Wikipédia:Torne acessíveis os artigos técnicos

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Recomendação
O que se segue é uma recomendação do livro de estilo.
As recomendações são elaboradas através da experiência da comunidade e auxiliam no crescimento e na prosperidade do projeto.
Prefira utilizar a página de discussão antes de uma modificação que altere o contexto.

Os artigos na Wikipédia deverão ser compreensíveis pela maior audiência possível. Para a maioria dos artigos isto significa acessíveis a um público mais geral.

Se um artigo estiver escrito de uma maneira demasiadamente técnica, mas o conteúdo permitir uma explicação mais acessível, então os editores são encorajados a reescrevê-lo.

Todas as tentativas razoáveis devem ser feitas para assegurar que o material seja apresentado na maneira mais acessível possível.

O público[editar | editar código-fonte]

Considere os tipos de leitores que podem encontrar um artigo técnico:

  • Pessoas que simplesmente não entendem o conceito. Tudo que pode ser feito aqui é tornar claro quais seriam os pré-requisitos para dominar antes que possam compreendê-lo: "No domínio da mecânica quântica ..."
  • O público em geral, sem formação técnica. Alguns temas técnicos são importantes por questões de política pública (como a engenharia genética) ou são assunto de curiosidade comum (como a mecânica quântica). Um esforço especial deve ser feito para explicar estes tópicos. Para outros temas altamente técnicos, deve ser claramente estabelecido a que área de estudo pertence o conceito, e se existem quaisquer aplicações práticas.
  • Pessoas que estudaram temas relacionados na faculdade, e acadêmicos de diferentes áreas ou diferentes especialidades. Este tipo de leitor pode estar tentando aprender o assunto em detalhe para o ensino ou para a sua própria necessidade de pesquisa, ou eles simplesmente precisam de uma explicação geral e curta (para satisfazer a sua curiosidade pessoal, para dar detalhes sobre algum outro conceito no qual estão mais interessados, ou para orientar-se para a área geral). Eles podem não ter algum conhecimento prévio, caso em que só vão ler artigos que sirvam de pré-requisito se eles tiverem um sério interesse. Ou eles podem já estar familiarizado com o campo ou campos de apoio, e só de algumas informações em em especial sobre este conceito.
  • Pessoas já familiarizadas com o assunto e procurando informações de referência. Desejamos que eles encontrem facilmente os detalhes que eles estão procurando. Um bom índice (e, portanto, uma boa divisão em seções) pode ajudar muito.

Formatar termos técnicos[editar | editar código-fonte]

Há três formas básicas usadas para ressaltar termos técnicos, são o itálico, negrito, e negrito itálico. Recomenda-se o seguinte uso destes estilos em artigos técnicos:

Itálico (escreve-se ''itálico''), usado para:

  • Nomenclatura binomial de organismos (Gênero espécie) são sempre em itálico, o nome do gênero tem a primeira letra maiúscula, o da espécie não tem. Níveis taxonômicos mais altos não são em itálico, mas tanto a categoria da classificação quanto seu nome são em maiúscula: Família Poaceae, nunca família Poaceae.
  • Palavras em língua estrangeira que não são geralmente usadas em português: zeitgeist (alemão "espírito da época"), mas não copyright (inglês "direitos autorais").
  • Termos técnicos ou científicos que são definidos acima no mesmo artigo (e aparecem lá em negrito itálico, veja abaixo), para demonstrar seu uso, ou enfatizar esse uso ao leitor. Embora seja padrão em livros-texto colocar em itálico ou negrito as palavras que possam ser novas para o leitor apenas na primeira vez em que a palavra aparece, é útil para o processo de aprendizagem se os termos recém-definidos que reaparecem forem definidos em itálico em alguma lugar do artigo na Wikipédia.
  • Termos que não são definidos neste ponto no texto, mas que são não obstante técnicos, embora provavelmente apareçam em muitos outros artigos na Wikipédia. Aqui se aplica a regra "enfatizar apenas na primeira vez em que é usado numa página". Ex.: (de Planta:

    Grupos deste nível de organização, coletivamente chamados briófitas, incluem...

  • Veja também: Wikipedia:Livro de Estilo, subseções Legendas e Palavras como palavras e Wikipedia:Cite as fontes para outros usos de texto oblíquo ou itálico.

Negrito (escreve-se '''negrito'''), usado para:

  • Primeiro uso do nome do artigo, no início do período de introdução.
  • Definições que são aspectos importantes discutidos no artigo, mas que não foram elevadas ao nível de subtítulo e não passam pelo teste do "termo técnico raro". Ex.: Corrente elétrica:

    Em eletricidade, corrente é qualquer fluxo de carga, geralmente através de um fio de metal ou outro condutor. Corrente convencional foi definida no início da história do estudo científico da eletricidade como um fluxo de carga positiva, embora agora saibamos que, no caso da condução metálica...

Negrito itálico (escrito como '''''negrito itálico'''''); usado para:

  • Primeira introdução de um termo técnico, que pode estar em uma frase de definição, ou ser imediatamente seguido por um termo não técnico entre parênteses. Ex.: (de Samambaia):

    Uma samambaia é definida como uma planta vascular que se reproduz por esporos que se espalham para iniciar uma alternância de gerações. Novas folhagens surgem por vernação (formação de folhas por desdobramento).

Como no exemplo acima da samambaia, qualquer dos três estilos descritos acima pode ser transformado em link se há uma explicação mais detalhada do termo técnico em um artigo separado. Pode não ser necessário, então, definir o termo no artigo se um link leva à definição. No entanto, para ajudar o leitor a continuar com o texto sem ter que deixar um artigo para mais detalhes, pode ser apropriado incluir um substituto não-técnico entre parênteses, como no exemplo da samambaia.

Podem ser utilizadas outras marcações para destacar palavras no texto. Alguns exemplos são a sintaxe HTML para o itálico (marcação <i> e </i>), para a indicação do título de obras (<cite> e </cite>) e as tradicionais aspas ("..."). Note, no entanto, que embora a aparência usual das tags de HTML <i> e <cite> seja a mesma em alguns navegadores, elas possuem significados diferentes: utilize <cite> somente para citar o título de um trabalho.

Ideias para melhorar a acessibilidade[editar | editar código-fonte]

Melhoras feitas para o benefício de leitores leigos ou semi-especializados também podem beneficiar leitores mais especializados ao oferecer contexto adicional, analogias úteis que podem ser utilizadas ao pensar ou transmitir um conceito, ao oferecer apoio visual, e tornar o texto mais claro. Mesmo experts, às vezes, se beneficiam ao compreender um assunto de diferentes pontos de vista. A seguir, algumas ideias que podem ser utilizadas para melhorar tópicos que são moderadamente ou altamente técnicos:

  • Coloque as partes mais acessíveis no início. É perfeitamente compreensível que as últimas seções de um artigo sejam altamente técnicas, se necessário. Aqueles que não estão interessados em detalhes, simplesmente pararão de ler em algum ponto, é por isto que o material no qual eles estão interessados deve vir primeiro. Seções relacionadas do artigo devem em geral começar no mesmo nível técnico, de tal forma que se o primeiro parágrafo, o parágrafo acessível do artigo, estiver interligado a uma seção no meio do artigo, a seção deveria começar acessível.
  • Adicione um exemplo concreto. Muitos artigos técnicos estão inacessíveis (e muito confusos mesmo para leitores especializados) apenas porque o assunto é abstrato. Procure exemplos de wikipédias em outras línguas, como as em alemão e em italiano, que possuem exemplos estatísticos.
  • Explique as fórmulas em português. Quando possível, mesmo para experts, pode ser útil explicar porque a fórmula tem certas características ou porque está escrito desta ou daquela forma. Explicar o "significado" da fórmula ajuda os leitores a acompanhar.
  • Adicione uma figura. Muitas pessoas aprendem melhor, e muitos conceitos técnicos são melhor transmitidos, por meio de representações visuais, em vez de palavras ou símbolos. Diagramas devem estar relacionados às representações simbólicas ou verbais onde for apropriado.
  • Use jargões e siglas moderadamente. Além de explicar jargões e expandir siglas em sua primeira utilização, é aconselhável o uso deles com parcimônia posteriormente, ou até mesmo não utilizar. Especialmente se há muitos novos termos a serem introduzidos de uma só vez, substituir o termo por uma palavra mais familiar em português poderia contribuir para reduzir a confusão (desde que a precisão não seja sacrificada).
  • Use linguagem similar a que você utilizaria em uma conversação. Muitos utilizam linguagem mais técnica quando escrevem artigos ou se apresentam em conferências, mas tentam utilizar uma linguagem mais compreensível em conversas. Entretanto é necessário um mínimo de formalidade: evite gírias.
  • Use analogias para descrever o assunto em termos cotidianos. As melhores analogias podem fazer a diferença entre a incompreensão e o entendimento completo. No entanto, a Wikipedia não é um livro-texto, então analogias devem ser escritas de forma enciclopédica e baseadas em fontes fiáveis. Explicações muito extensas sem uma fonte especificada podem constituir pesquisa inédita ou uma síntese inédita de pesquisas.
  • Não "emburreça" o artigo para torná-lo mais acessível. A acessibildade tem como objetivo a melhora do artigo em benefício dos leitores mais leigos (que devem ser a maior audiência), sem reduzir a precisão necessária para leitores mais especializados.

Ver também[editar | editar código-fonte]