Wikipédia:Texto alternativo para imagens

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Recomendação
O que se segue é uma recomendação da comunidade.
As recomendações são elaboradas através da experiência da comunidade e auxiliam no crescimento e na prosperidade do projeto.
Prefira utilizar a página de discussão antes de uma modificação que altere o contexto.
Atalho:
WP:ALT

Um texto alternativo ou substituto (texto alt) é utilizado para substituir uma imagem, quando a imagem não puder ser vista. Toda imagem visível deve possuir um texto alternativo, a menos que ela seja puramente decorativa, isto é, ela não tem função é utilizada apenas para formatação visual ou decoração.[1] O texto alternativo deve ser conciso e deve enfatizar os aspectos visuais mais importantes da imagem: ele deve resumir a essência da imagem ao invés de descrevê-la detalhadamente. Seu público alvo consiste de deficiente visuais que utilizam tecnologia assistida tal como leitores de tela/ecrã. O texto também deve fazer sentido em qualquer navegador gráfico no qual a apresentação de imagens é desativada, e ele deve se adequar com o texto a sua volta quando visualizado em um navegador web textual.

Na Wikipédia, as imagens tipicamente agem como ligações e, portanto, necessitam o texto alternativo, que é especificado com um parâmetro "alt=". Aqui está um exemplo da marcação wiki para uma imagem com o texto alt text, próximo ao que a imagem se assemelha no seu navegador.

Se você está usando um navegador gráfico padrão e quer ler o texto alt dessa imagem, solicite ao navegador para que ele apresente as propriedades da imagem.
No céu flamula uma bandeira vermelha com um cruz branca vertical, cuja barra vertical é deslocada na direção do mastro.
A bandeira nacional mais velha ainda em uso é a da Dinamarca do século XII, a Dannebrog.

[[Image:Dannebrog.jpg|thumb |alt=No céu flamula uma bandeira vermelha com um cruz branca vertical, cuja barra vertical é deslocada na direção do mastro. |A [[bandeira nacional]] mais velha ainda em uso é a da [[Dinamarca]] do século XII, a [[Bandeira da Dinamarca|''Dannebrog'']].]]

Neste exemplo, retirado do artigo bandeira, um leitor de tela lerá o seguinte texto:

"Link no céu flamula uma bandeira vermelha com um cruz branca vertical, cuja barra vertical é deslocada na direção do mastro. A link bandeira nacional mais velha ainda em uso é a da link Dinamarca do século XII, a link Dannebrog."

Se a marcação wiki não possuir o texto alt, o leitor de tela lerá, "Link ficheiro dois pontos Dannebrog ponto jota pê gê. A link bandeira nacional mais velha ainda em uso é a da link Dinamarca do século XII, a link Dannebrog." Isso daria nenhuma informação sobre a aparência da imagem.

Texto alt não é o mesmo que uma legenda. Texto alternativo tem como alvo aqueles que não podem ver a imagem, enquanto a legenda é voltada para todos os leitores. Em geral, o texto alternativo resume a aparência da imagem, enquanto a legenda auxilia todos os leitores a interpretarem a imagem, com foco em seus elementos mais essenciais e para conectar ela com o texto do artigo.

Objetivo[editar | editar código-fonte]

Textos alternativos atua como um substituto para uma imagem, para aqueles que não podem vê-la. Em contraste com as legendas, que são escritas para todos. O texto alt quase nunca é um substituto perfeito para a imagem ou uma descrição exaustiva da mesma; a intenção é apenas que o texto alt seja funcional, de modo que seja muito melhor do que nada para seus leitores. Navegadores que exibem o texto alt normalmente, fazem-o antes da legenda, então, uma boa prática é colocar texto alternativo antes da legenda na sintaxe de inserção de imagens da Wikipédia. Aqui está um exemplo retirado da introdução de Ptolomeu II Filadelfo, com quebras de linhas para que pudesse ser apresentada aqui:

Uma moeda de ouro com o busto de um homem e uma mulher gorda, emparelhados e perfilados. O homem está a frente e usa uma tiara e drapeados. Na parte superior da moeda está a palavra "ΑΔΕΛΦΩΝ".
Moeda do século III a.C. retrataando a co-governantes do Egito ptolemaico: Ptolomeu II (a frente), e sua irmã e esposa de Arsínoe II. A inscrição em grego adelfon significa "irmãos".

[[Imagem:Oktadrachmon Ptolemaios II Arsinoe II.jpg|thumb|alt=Uma moeda de ouro com o busto de um homem e uma mulher gorda, emparelhados e perfilados. O homem está a frente e usa uma tiara e drapeados. Na parte superior da moeda está a palavra "ΑΔΕΛΦΩΝ".|Moeda do século III a.C. retrataando a co-governantes do Egito ptolemaico: Ptolomeu II (a frente), e sua irmã e esposa de [[Arsínoe II do Egito|Arsínoe II]]. A inscrição em grego ''adelfon'' significa "irmãos".]]

Textos alternativos são úteis, por exemplo, quando alguém:

  • utiliza um leitor de tela/ecrã como JAWS ou ORCA (e.g., deficientes visuais)
  • utiliza navegadores textuais como Lynx (e.g., navegadores de telefones móveis)
  • utiliza um navegador gráfico com as imagens desabilitadas
  • não deseja baixar as imagens
  • navega os resultados de uma pesquisa Web
  • não consegue descarregar as imagens por problemas na conexão.

Deficientes visuais são o público alvo dos textos alternativos. A ausência de textos alt ou deviso a sua baixa qualidade é uma das maiores causas de frustrações de pessoas cegas na web.[2] Um estudo de 2008 sobre acesso de deficientes visuais a Wikipedia listou a falta de texto alt como o primeiro obstáculo.[3] Assim como os demais leitores, os deficientes visuais possuem diferentes necessidades, e o texto deve ser escrito tendo isso em mente. Por exemplo, relativamente pouco desses leitores são cegos de nascença: a grande maioria perdeu sua capacidade visual devido a degenerações relacionadas a idade, e esta maioria compreende termos visuais comuns bem.

Texto alternativo também é utilizado para outros propósitos. Por exemplo, o sistema de busca de imagens do Google utiliza-a para ajudar a apresentar as imagens apropriadas.

Essência[editar | editar código-fonte]

O texto alt deve comunicar a essência da imagem, isto é, o aspecto geral da imagem. A essência de uma imagem pode incluir qualquer um de seus aspectos visuais, incluindo composição, estilo e iconografia. Começando por descrever os aspectos mais marcantes da imagem e, em seguida cobrindo todos os detalhes importantes, aproximadamente na ordem em que um observador veria numa primeira vez. Por ser um texto geralmente lido em voz alta, e pode ser interrompido se o leitor desejar não escutá-lo, o texto inicial é o que mais provavelmente será lido.

Capture a essência de uma imagem.
Contexto Imagem Texto alt inadequado Texto alt adequado
Artigo sobre Milia Examplo de milia Lesões na pele extremamente pequenas, preenchidas com um material branco, sobre uma pálpebra de um adulto

Retratos[editar | editar código-fonte]

O texto alternativo para retratos deve começar com qual parte da pessoa é ilustrada, e então informando o sexo, idade aparante ou outro atributo evidenciado em uma primeira vista. Ele pode, então, listar qualquer detalhe que é importante ou óbvio numa observação um pouco mais cuidadosa da imagem. Detalhes casuais, como em que direção a pessoa está olhando, muitas vezes não vale a pena mencionar pois transmitem pouca informação sobre a aparência da pessoa. Use formulação neutra, ao descrever a aparência da pessoa, tomando cuidado em particular, ao descrever pessoas vivas; por exemplo, raça e deformidades físicas podem ser detalhes sensíveis. A primeira imagem num artigo devotado a uma pessoa geralmente é mais detalhada, para transmitir uma ideia precisa de como a pessoa se parece. Imagens posteriores no mesmo artigo podem ter um texto alternativo resumido, pois se presume que o leitor já conhece o texto descritivo da primeira imagem.

Dizer como uma pessoa se parece
Contexto Imagem Texto alt inadequado Texto alt adequado
Primeira imagem de Mary Bartelme
Cabeça e ombros de uma mulher séria em seus quarenta anos, com cabelo escuro e em um vestido com gola alta de renda alta e um camafeu em seu pescoço, estilo edwardiano
Bartelme por volta de 1913
Fotografia preto e branco, tirada em um estúdio, de alguém cuja cabeça está olhando para a esquerda e seu corpo está a um ângulo de 45 graus. Cabeça e ombros de uma mulher séria em seus quarenta anos, com cabelo escuro e em um vestido com gola alta de renda alta e um camafeu em seu pescoço, estilo edwardiano
Primeira imagem de Adelaide Anne Procter
Retrato 3 por 4 de uma mulher magra por volta dos 30 anos, vestida de preto. Seus olhos profundos fitam o telespectador. Seu cabelo escuro e liso é partido ao meio, sem uma franja, e o penteado cobre as orelhas, sendo esticado na direção de suas costas.
Retrato não datado de por Emma Gaggiotti Richards
Retrato da poeta e filantropista inglês Adelaide Anne Procter, mostrando uma mulher em um vestido do século 19 olhando diretamente para o fotógrafo. Retrato 3 por 4 de uma mulher magra por volta dos 30 anos, vestida de preto. Seus olhos profundos fitam o telespectador. Seu cabelo escuro e liso é partido ao meio, sem uma franja, e o penteado cobre as orelhas, sendo esticado na direção de suas costas.

Diagramas[editar | editar código-fonte]

O texto alternativo para diagramas deve transmitir a essência da informação diagramada, tal como o relacionamento entre os objetos diagramados. Ele não deve conter informações não importantes como detalhes decorativos. Se um diagrama contem um texto proeminente, o texto alternativo deve transcrevê-lo.

Mapas[editar | editar código-fonte]

Assim como os diagramas, os mapdas devem ter textos alternativos que elucidam a essência da informação útil neles contidas para o leitor, ao invés de detalhes detalhadados como cores e orientação. Se o restante do artigo assume conhecimendo do mapa, seu texto deve ser razoavelmente detalhados; do contrário, o texto alternativo pode dar simplesmente uma visão geral sobre o que o mapa diz.

Dizer o que mapas dizem sobre territórios mapeados.
Contexto Imagem Texto alt inadequado Texto alt adequado
A seção Geografia de Mumbai
Mumbai é uma estreita península no sudoeste da Ilha Salsette, que se localiza entre o Mar Árabe ao este, Thane Creek ao leste, e Vasai Creek ao norte. O ditrito suburbano de Mumbai ocupa a maior parte da ilha.
Mapa de Mumbai
Um mapa da da cidade indiana de Mumbai marcada pelas cores amarelo e verde Mumbai é uma estreita península no sudoeste da Ilha Salsette, que se localiza entre o Mar Árabe ao este, Thane Creek ao leste, e Vasai Creek ao norte. O ditrito suburbano de Mumbai ocupa a maior parte da ilha.
A seção Batalha de Batalha de Grand Port. Aqui, o texto adjacente descreve a geografia da balha em alguns detalhes.
Diagrama da batalha ilustrando as posições dos navios britânicos e franceses em relações a margem como descrita no texto.
Plano da batalha. Navios franceses estão em azul, e os britânicos em vermelho.
Navios azuis (ao oeste) e navios vermelhos (ao leste) manobram em uma baia entre Pointe Destiny até o sul e de Vieux Grand-Port para o norte. Os navios vermelhos seguem um canal de água profunda, precorrendo desde Île de la Passe no leste até Vieux Grand-Port; os navios azuis estão onde o canal se abre. Diagrama da batalha ilustrando as posições dos navios britânicos e franceses em relações a margem como descrita no texto
Localizada um pouco ao norte da borda sudoeste do País de Gales, na fronteira com a Inglaterra. País de Gales está no centro oeste da Grã-Bretanha.
Localização de Monmouth noPaís de Gales

Algumas predefinições como {{Mapa de localização}} geram automaticamente, por padrão, o texto alternativo, mas tipicamente esse texto não é útil para deficientes visuais, e é aconselhável sobrescrever o texto padrão por outro utilizando o parâmtro "alt". Por exemplo, na caixa de informação do artigo Monmouth,

{{Mapa de localização|País de Gales
 |lat=51.80893
 |long=-2.71938
 |rótulo=Monmouth
 |position=left
 |alt=Localizada um pouco ao norte da borda sudoeste do País de Gales, na fronteira com a Inglaterra. País de Gales está no centro oeste da Grã-Bretanha.
 |caption=Localização de Monmouth no [[País de Gales]]
}}

Galerias[editar | editar código-fonte]

Galerias de imagens são algumas vezes apropriadas para artigos. Infelizmente, a marcação <gallery>, uma forma fácil de gerar uma galeria, não suporta atualmente textos alternativos. Obug Wikimedia 18682 solicita que essa opção seja adiciona.

Vídeos e animação[editar | editar código-fonte]

O texto alternativo para vídeos e animações deve descrever brevemente todo o trabalho, não apenas a imagem inicial. As a full description typically requires too much length for alt text, it is good practice to put it in the Summary section of the file page; see Brevity.

Some readers are hearing-impaired and others use browsers without audio, so the alt text should not assume that the reader can hear a video. Prominent and brief words in the audio can be transcribed in the alt text, and it is helpful to provide a full transcript of the audio in the video's file description page.

Fórmulas matemáticas[editar | editar código-fonte]

O texto alt pode ser especificado para fórmulas matemáticas como um atributo da marcação math, dotado de marcações de citação. Por exemplo:

<math alt="Raiz quadrada de pi">\sqrt{\pi}</math>

gera a fórmula Raiz quadrada de pi cujo texto é "Raiz quadrada de pi". Para fórmulas simples como essa, uma tradução direta para o português fornece uma descrição curta e não ambígua. Em exmplos complexos, o texto alternativo é geralmente a própria marcação em si,sendo então aceitável e recomendável sua omissão. Por exemplo:

<math>\phi_n(\kappa) = \frac{1}{4\pi^2\kappa^2} \int_0^\infty \frac{\sin(\kappa R)}{\kappa R} \frac{\partial}{\partial R} \left[R^2\frac{\partial D_n(R)}{\partial R}\right]\,dR</math>

contem nenhum atributo "alt=", e gera:

\phi_n(\kappa) = \frac{1}{4\pi^2\kappa^2} \int_0^\infty \frac{\sin(\kappa R)}{\kappa R} \frac{\partial}{\partial R} \left[R^2\frac{\partial D_n(R)}{\partial R}\right]\,dR

onde o texto alternativo é simplesmente a marcação:

\phi_n(\kappa) = \frac{1}{4\pi^2\kappa^2} \int_0^\infty \frac{\sin(\kappa R)}{\kappa R} \frac{\partial}{\partial R} \left[R^2\frac{\partial D_n(R)}{\partial R}\right]\,dR


Limitações[editar | editar código-fonte]

O texto alt é limitado pelas restrições especificadas pela sintaxe Wiki e HTML, bem como as restrições de leitores de tela e outros navegadores.

Marção[editar | editar código-fonte]

Texto alternativos não podem conter marcação wiki ou HTML. Por exemplo, o seguinte exto alternativo inválido:

[[circa|c.]] 1860 {{dic|saia-balão}} contendo 3 m<sup>2</sup> de tecido

Nem "[[circa|c.]]", nem "{{dic|saia-balão}}" ou "<sup>" tem o efeito esperado em textos substitutos.

Quebra de linas[editar | editar código-fonte]

O texto alt deve estar apresentado em apenas uma linha, para evitar um bug MediaWiki. Em outras palavras, não adicione quebras de linhas no mesmo. Por exemplo

  <!-- Isto não funciona. -->
  [[Image:Example.png|20x20px|alt=Imagem
  de exemplo]]

gerará uma imagem "alt=Imagem de exemplo" cujo texto alternativo e título seriam ambos "alt=Imagem de exemplo". Aparentemente "alt=XXX" é tratada incorretamente como legenda quando XXX contém quebras de linhas.

Imagens puramente decorativas[editar | editar código-fonte]

Uma tabela com imagens puramente decorativas
Posição Nome País
1 Shizuka Arakawa JapãoJPN Japão
2 Sasha Cohen Estados UnidosUSA Estados Unidos
3 Irina Slutskaya RússiaRUS Rússia
4 Fumie Suguri JapãoJPN Japão
5 Joannie Rochette CanadáCAN Canadá

Uma imagem puramente decorativa é aquela que não tem função de transmitir nenhuma informação adicional útil porque é utilizada apenas para formatação visual ou decoração. Por exemplo, na tabela de patinação artística nas Olimpíadas de 2006 a direita, cada imagem de bandeira é puramente decorativa, porque não transmite nenhuma informação que não esteja informada pelo texto adjacente, como o nome dos países. Nada acontece ao clicar sobre a imagem.

Na marcação wiki, apenas imagem sem borda podem ser puramente decorativas; uma imagem "thumb" (miniatura) não pode ser simplesmente decorativa, pois a mesma possui uma função: algo acontece quando você clica nela.

Uma imagem puramente decorativa não deve ter ligação para outra página ou texto alt, de modo que os leitores de tela possam ingorá-las. Ícones e imagens sem ligações não devem texto alternativo se a imagem for puramente decorativa.[4]

Use "[[Imagem: ... |ligação=|alt=]]" para desabilitar o texto alternativo que seria gerado normalmente para a imagem. Por exemplo, [[Imagem:Checkmark green.svg|24x24px |link= |alt=]] gera uma imagem sem texto alternativo e sem ligação a outra página. Remover a ligação dessas imagens melhor a usuabilidade web, pois ter uma ligação poderia confundir o leitor.

História[editar | editar código-fonte]

Até 2008, o texto alternativo da imagem era automaticamente o mesmo da legenda, que resultava em duas desvantagens. Primeiro, isso significa que a a imagem da legenda era lida duas vezes pelo leitor de tela, uma para o texto alt e outra para a legenda em si. Segundo, legendas nem sempre descrevem suas imagens, mas sim seu significado para o leitor.

Um novo sistema foi introduzido em outubro de 2008.[5] Ele permite que os wikipedistas especifiquem o texto alt independentemente da legenda. A legenda é um parâmetro não nomeado na sintaxe, tal como antes; já o texto alternativo é especificado pelo parâmetro "alt=". Neste novo sistema, o texto alt serve para descrever a imagem a aqueles que não podem ver, enquanto a legenda transmite a informação essencial além do que pode ser visto.

O bug Wikimedia 19906 propõe que o texto padrão alternativo para uma imagem esteja em sua própria página de imagem, para simplificar o trabalho de especificar o texto alt para a mesma imagens em vários artigos.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Notas[editar | editar código-fonte]

  1. Hazaël-Massieux D (2007-05-28). Use the alt attribute to describe the function of each visual W3C Quality Assurance Tips for Webmasters.
  2. Lazar J, Allen A, Kleinman J, Malarkey C. (2007). "What frustrates screen reader users on the web: a study of 100 blind users". Int J Hum Comput Interact 22 (3): 247–69. DOI:10.1080/10447310709336964.
  3. Buzzi M, Leporini B (2008). "Is Wikipedia usable for the blind?". Proc 2008 W4A: 15–22. DOI:10.1145/1368044.1368049. 
  4. H67: Using null alt text and no title attribute on img elements for images that AT should ignore. In WAI 2008b.
  5. "Allow alt= attribute for images" (2008-10-08). MediaWiki r41837 – code review.

Referências[editar | editar código-fonte]