Wikipédia:Transclusão

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
O que se segue é um artigo informativo sobre a Wikipédia, que foi entendido como consensual em Wikipédia:Esplanada/propostas/Oficializar artigos informativos (30mai2012).
Prefira utilizar a página de discussão ou até mesmo a esplanada antes de fazer uma modificação que altere o contexto.

Transclusão é a inclusão de conteúdo de um documento em outro documento através de referência. No contexto da Wikipédia, é o uso de funcionalidades predefinidas do MediaWiki para incluir o mesmo conteúdo em múltiplos documentos sem a necessidade de editá-los separadamente. A transclusão de predefinições é a forma comum de usar mensagens predefinidas, e é implementada utilizando-se uma marcação de predefinição, como na forma abaixo:

{{Nome da predefinição}}

Geralmente pode-se querer utilizar uma predefinição, mas por uma razão ou outra pode-se não querer utilizar a transclusão. A cópia automática uma única vez do conteúdo/resultado de uma predefinição para a localização especificada é chamada de substituição ou sublusão (substituição + transclusão). Para subcluir o conteúdo/resultado de uma predefinição, a sintaxe da predefinição deve ser modificada de transcluir para substituir, bastando adicionar subst: depois das chaves de abertura, ficando a sintaxe final da seguinte forma:

{{subst:Nome da predefinição}}

Como a transclusão funciona[editar | editar código-fonte]

Transclusion-simple.png

Para transcluir qualquer página fonte (dentro de um mesmo projeto MediaWiki, como a pt:Wikipedia), inclua o seguinte código na página alvo:

{{:ALGUMAPÁGINA}}

Onde a página alvo A com este código é apresentada, o motor vai incluir naquele local não o código em si, mas o conteúdo/resultado completo da página fonte B, no caso ALGUMAPÁGINA (a sintaxe completa da transclusão pode ser vista no quadro ao lado).

Transclusion-multiple-foo.png
Transclusion-multiple-twit.png

Por exemplo, criar uma caixa de navegação sobre eventos ocorridos nas ilhas do pacífico. A tranclusão cria uma ligação "viva" entre a página da predefinição e a(s) página(s) alvo, através da qual as mensagens apareceriam. Quando a predefinição fosse editada, todas páginas alvo seriam editadas também.

Outro exemplo seria a criação de uma predefinição na Wikipédia com os locais onde ocorreram os jogos olímpicos, e depois transcluí-la nas páginas sobre cada evento. Conforme novos jogos forem realizados, basta atualizar uma única lista, uma única vez, e a ligação será consultada na próxima vez que o artigo for apresentado, mostrando as alterações.

Etimologia[editar | editar código-fonte]

Ted Nelson cunhou o termo em seu livro de 1982, Literary Machines (em português: Máquinas Literárias). Ted Nelson também é o inventor dos termos "hipertexto" e "hipermídia".

Transclusão Parcial[editar | editar código-fonte]

Ao utilizar os termos "noinclude", "onlyinclude" e "includeonly" da linguagem de marcação, é possível transcluir apenas partes de um todo ao invés dele mesmo. Estas transclusões parciais também são obtidas ao transcluir-se de outras páginas, como subpáginas. Frequentemente é útil não transcluir algumas informações, como a documentação de uso de uma predefinição.

Como um exemplo de como esta técnica pode ser aplicada para simplificar a criação de artigos de resumo, veja esta revisão do artigo Pathology (em português: Patologia) na Wikipédia anglófona, que consistia de uma coleção de seções introdutórias trancluídas de diversos artigos principais.

Marcação[editar | editar código-fonte]

Há três pares de etiquetas que podem ser utilizados no wikitexto para controlar como a transclusão afeta elementos de uma predefinição ou artigo.

Elas determinam se o wikitexto é apresentado ou não, em sua própria página, a qual chamaremos de "", ou em outra página onde ela é transcluída, que chamaremos de "acolá".

  • <noinclude> este conteúdo não será apresentado acolá </noinclude>. Estas etiquetas não possuem efeitos .
  • <includeonly> este conteúdo será apresentado apenas acolá, e não será apresentado </includeonly> (como tinta invisível visível apenas através de transclusão).
  • <onlyinclude> este conteúdo será apresentado e não será apresentado acolá </onlyinclude> mas o resto do conteúdo será excluído da apresentação acolá.

Não podem haver vários elementos de tal seção. Além disso, eles podem ser aninhados. Todas as representações possíveis são realizáveis. Por exemplo, para apresentar acolá uma ou mais seções da página use as etiquetas de marcação <onlyinclude>. Para acrescentar texto acolá, envolva a adição com as etiquetas <includeonly> acima, dentro, ou abaixo da seção. Para omitir porções da seção, encapsule-as com etiquetas <noinclude>.

Para auxiliar a memória, insira a frase Na Transclusão entre as duas palavras para obter "noNaTransclusãoInclude", "includeNaTransclusãoOnly" e "onlyNaTransclusãoInclude" (esta dica funciona melhor em inglês: In Transclusion).

Subpáginas[editar | editar código-fonte]

Pode-se cortar e colar o texto a ser transcluído em uma subpágina, e depois utilizar o nome da subpágina na predefinição de transclusão. Esta implementação só pode ser usada com subpáginas do espaço de Usuário, Discussão ou Wikipedia; atualmente, subpáginas não podem ser criadas em artigos.

Exemplo: você quer discutir a eliminação e redirecionamento de Pussycat para Cat. Primeiro, crie a subpágina Discussão:Pussycat/Vamos eliminar pussycat!, escreva seu comentário nela, depois transclua-a em Discussão:Pussycat e Discussão:Cat usando a predefinição {{Discussão:Pussycat/Vamos eliminar pussycat!}}. Comentários postados em qualquer das páginas (que na verdade estarão sendo postos na predefinição) será mostrado em ambas.

Páginas especiais[editar | editar código-fonte]

Algumas páginas em Especial:Páginas especiais podem ser transcluídas, como Especial:Todas as páginas, Especial:Índice de prefixo, Especial:Ficheiros novos (em implementação), Especial:Páginas novas, Especial:Mudanças recentes, Especial:Alterações relacionadas, etc.

Exemplos:

  • {{Especial:Todas as páginas/Geral}} – uma lista de páginas começando em "Geral"
  • {{Especial:Índice de prefixo/Geral}} – uma lista de páginas cujo prefixo é "Geral"
  • {{Especial:Ficheiros novos/4}} – uma galeria das 4 mídias mais recentemente carregadas
  • {{Especial:Páginas novas/5}} – uma galeria das 5 páginas mais recentemente criadas
  • {{Especial:Mudanças recentes/5}} – as 5 mais recentes mudanças
  • {{Especial:Alterações relacionadas/Geral}} – mudanças recentes nos afluentes de "Geral"

Exceto por Especial:Alterações relacionadas, a palavra/número após a barra pode ser omitida, fornecendo uma lista de páginas sem um ponto de partida específico, ou uma lista com o comprimento padrão.

Páginas relacionadas a MediaWiki transclusão[editar | editar código-fonte]

Predefinições[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]