Wikipédia:Treinamento/Embaixadores/Dicas de avaliação

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
  Treinamento  
 
  Embaixadores  


          Menu     Recursos     Página 37 de 39

Dicas para avaliar as contribuições dos alunos

Encontrar uma boa maneira de dar notas às tarefas da Wikipédia pode ser um desafio para os instrutores. Dependendo da complexidade da tarefa e de suas próprias prioridades, os instrutores podem assumir diversas abordagens diferentes de avaliação. Como ponto de partida, os educadores devem seguir estas três dicas básicas ao decidir como avaliar o trabalho dos alunos:

1. Conheça os nomes de usuário de todos os alunos na Wikipédia.

Sem conhecer os nomes de usuário dos alunos na Wikipédia, você não poderá avaliá-los. Crie uma página do curso na Wikipédia antes do início do período. Peça a todos os alunos que se inscrevam na página do curso. Quando todos os alunos assinarem a lista, você pode voltar mais tarde e clicar em "contribuições do usuário" (na barra de menu à esquerda da tela do navegador) para ver todas as atividades do aluno na Wikipédia

2. Seja específico em relação às suas expectativas

Ser específico sobre o que é esperado dos alunos é crucial para avaliá-los. Por exemplo: a tarefa dos alunos poderia ser adicionar no mínimo 3 novas seções a um artigo existente. Os alunos também poderiam ser solicitados a adicionar no mínimo 8 referências em um artigo existente que não apresente as fontes apropriadas, etc.

Observação: não avalie os alunos com base no que permanece na Wikipédia. Há muitos fatores que podem contribuir para o conteúdo de um aluno não permanecer na Wikipédia, e se os alunos acreditarem que precisarão lutar pelo controle de um artigo por causa de sua nota, isso poderá causar conflitos com outros editores. Lembre-se: a edição da Wikipédia é um ambiente de redação colaborativa que é movido pela verificabilidade, notoriedade e ponto de vista neutro – e tudo isso gera desafios para os alunos. Além disso, escrever para uma enciclopédia é diferente de escrever uma monografia persuasiva típica.

3. Divida a tarefa da Wikipédia em marcos principais

De acordo com a experiência de muitos educadores, uma abordagem de marcos para as tarefas da Wikipédia provou ser útil tanto para avaliar o desempenho como para concluir o trabalho e dar nota à contribuição do aluno. Além disso, ela permite que os alunos e editores da Wikipédia se envolvam no processo exclusivo de edição e colaboração de colegas encontrado na Wikipédia.