Wikipédia:Wikipédia na Universidade/Guia do Embaixador

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Apresentação para o treinamento de novos embaixadores
Apresentação sugerida sobre a Wikipédia para uma primeira aula


Princípios dos Embaixadores[editar código-fonte]

1. Sempre seja amistoso

Como embaixador da Wikipédia, você é o primeiro ponto de contato dos novos usuários com a Wikipédia. A maneira como você os trata vai formar a opinião deles sobre a Wikipédia. Mostre respeito e simpatia para com as pessoas que você está ajudando. Assuma a boa fé nos seus atos e considere que os outros também estão agindo assim. Esteja presente no aprendizado dos novos usuários e esteja sempre disposto ao contato. Encoraje-os com críticas assertivas, positivas e construtivas. Facilite a comunicação aberta e honesta com a finalidade de atingir bons resultados. Seja paciente com as pessoas que têm menor habilidade com o computador.

2. Demonstre paixão pela Wikipédia

Influencie os utilizadores novos com entusiasmo, promova a nossa visão - "Imagine um mundo onde todos tenham livre acesso à soma de todo conhecimento humano". E demonstre familiaridade com as políticas e normas da comunidade, especialmente com os cinco pilares. Submeta-se às decisões da comunidade e incentive os novatos a fazerem o mesmo.

3. Atue como defensor dos novos utilizadores

Esteja consciente de que novos utilizadores frequentemente precisam de ajuda; eles não estão familiarizados com o ambiente e não têm conhecimento dos processos e normas da comunidade. Encontre maneiras de defendê-los na interação com usuários experientes e outros intervenientes. Dê-lhes espaço para crescer e se inserir no projeto.

4. Comunique-se com clareza

Esteja presente em todas as conversas. Traduza os conceitos mais complexos de maneira que seus ouvintes compreendam com facilidade. Reserve tempo para ouvir atentamente o que é dito aleatoriamente. Mostre-se humano. Use com cuidado os jargões e siglas, sempre explicando seu significado.

5. Ouça e compartilhe abertamente

O Programa de Embaixadores pertence, em última análise, a vocês, os Embaixadores, que são os líderes e a força motriz por trás do programa. Assuma responsabilidade, compartilhe sobre o que funciona e o que não funciona, seja criativo, seja audaz e provocativo ao compartilhar idéias com seu grupo! Ao mesmo tempo, quando estiver em dupla, dê a seu colega Embaixador chance para fazer o mesmo; ouça com sinceridade e permaneça aberto à diversidade de opiniões.

6. Divirta-se!

Seu maior proveito é aprender se divertindo com a Wikipédia! Aproveite e crie oportunidades para demonstrar seu contentamento. E se alguma coisa que você está fazendo não te dá prazer, compartilhe abertamente. Alguém estará disposto a te ajudar. Permita-se sair do quadrado. Reflita sobre o que está dando certo, mude aquilo que não está bom e experimente novas maneiras de agir. E fique atento para o seu próprio desempenho no transcorrer do programa. Escolha tarefas que se adequem às suas habilidades, ou habilidades que você está buscando desenvolver. Nós todos estamos aprendendo juntos.

Papéis do Embaixador[editar código-fonte]

  • Embaixador de campus em uma faculdade ou curso universitário: o papel principal do embaixador de campus tem sido dar suporte a cursos que utilizam a Wikipédia, discutindo com professores o plano de aulas e as tarefas práticas passadas aos alunos, fazendo apresentações sobre a Wikipédia, explicando questões básicas, conduzindo oficinas em que estudantes tiram dúvidas e praticam - e articulando-se com os Embaixadores Online, que acompanham os estudantes e novos editores pela Internet, quando ocorrerão as atividades na Wikipédia e melhores formas de ambos darem apoio aos estudantes de um curso.
  • Organizador de clubes da Wikipédia: alguns embaixadores organizaram ou estão organizando "clubes" no campus. Embora ser embaixador não signifique necessariamente ter que desenvolver essa atividade.
  • Tutor de estudantes: o principal papel do embaixador online é atuar como tutor dos estudantes, com atenção individualizada, acompanhando o programa nos cursos assistidos presencialmente pelo embaixador de campus. Os estudantes podem solicitar ajuda ao tutor de sua preferência ou o próprio tutor pode se apresentar ou ser apresentado pelo embaixador de campus ou mesmo pelo embaixador online.
  • Treinador de embaixadores de campus: são embaixadores que conduzem treinamento de novos embaixadores, tanto wikipedistas experientes quanto novatos.

Tarefas do Embaixador[editar código-fonte]

Embaixador de Campus[editar código-fonte]

Planejamento com o professor: você deverá alinhar com o professor as atividades que os embaixadores desenvolverão ao longo do semestre durante a orientação que ocorrerá junto a Wikimedia Foundation no começo do semestre. Se você for de uma cidade que não participará desse encontro, você deve reunir-se com o docente responsável pela disciplina e alinhar as atividades a serem desenvolvidas ao longo do semestre e quando elas serão desenvolvidas. Isso será importante para os embaixadores online ficarem atentos quando as atividades no wiki começarão.

Mantenha embaixadores online informados: se você é o embaixador de campus que trabalhará como ponto de contato de uma disciplina, precisará informar os outros embaixadores envolvidos com essa disciplina através da página de discussão da disciplina e dos e-mails desses embaixadores. Mande um e-mail ou deixe um recado na página de discussão dos outros embaixadores alguns dias antes das atividades começarem a ocorrer.

Primeiras instruções para os estudantes: recomendaremos aos professores que eles recolham os e-mails dos estudantes. Se você receber essa lista de e-mails ou algum outro canal de comunicação que possa falar com todos estudantes antes da primeira aula presencial, peça por e-mail o seguinte:

  1. criarem suas contas na Wikipédia <http://pt.wikipedia.org> assim que receber a lista e para que eles enviem seus nomes de usuários para vocês.
  2. informe qual o endereço da disciplina aqui na Wikipédia a partir do endereço <http://educacao.wikimedia.org> e peça para eles enviarem seus logins (= nomes de usuário) para vocês e coloque na seção “Alunos” da página da disciplina - isso deverá ser completado na primeira aula presencial para completar todos nome. Não esqueça que cada página de estudante deverá ter a caixa de usuário {{Estudante Wikipédia na Universidade}}
  3. passe o endereço do Guia do Estudante e peça para eles lerem antes da primeira aula presencial dos embaixadores de campus: <http://pt.wikipedia.org/wiki/WP:Wikipédia_na_Universidade/Guia_do_Estudante>

Aulas presenciais: Como embaixador de campus, você precisará adequar sua aulas sobre a Wikipédia e o programa conforme o que foi planejado pelo professor com você em relação ao tempo que poderá ser usado para esse tipo de atividade. Veja algumas sugestões de aulas desenvolvidas por outros embaixadores e sinta-se a vontade em adaptá-las: sugestões de aulas.

Embaixador online[editar código-fonte]

Vigiar todos verbetes do curso: se você foi colocado em contato com um professor e o embaixador ou embaixadores de campus de um determinado curso, vigie todas páginas de teste dos verbetes que serão trabalhados. Não espere o estudante entrar em contato com você para tirar dúvidas sobre a construção de um verbete da Wikipédia. Entre em contato com ele através de sua página de discussão indicando possíveis melhorias - você pode fazer algumas pequenas melhorias e deixar que o estudante continue fazendo outras após suas dicas.

Vigiar sempre o Café dos novatos: esse será o canal de comunicação wiki onde os estudantes farão suas perguntas. Vigie sempre o Café dos novatos e seja pró-ativo quando vir um estudante postando uma dúvida. Lembre-se que um usuário novo ainda está aprendendo a usar a ferramenta wiki e poderá não ter tanta facilidade em acompanhar a página onde ele colocou sua dúvida, portanto entre em contato com ele através de sua página de discussão.

Embaixador de campus e online[editar código-fonte]

Vigiar página de discussão dos embaixadores: discussões gerais sobre o projeto devem ser feitas na página de discussão dos embaixadores:

portanto vocês sempre precisarão vigiar essa página para as novidades que surgirão nela.

Criar página dos estudantes: colocar a caixa de usuário para cada estudante e o nome do seu respectivo curso e período

Reuniões online quinzenais: os embaixadores de campus organizarão com os embaixadores online encontros online via IRC ou skype para discutirem o andamento do curso. A partir dessas reuniões, embaixadores de campus tentarão sincronizar com os embaixadores online estratégias eficientes para auxiliarem os estudantes remotamente. O que foi decidido em cada reunião será relatado na página de discussão da disciplina, portanto se não puder participar de um encontro, fique atento nas mudanças dessa página.