Ajuda:Tutorial/Registo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 Introdução Criar conta Página de testes Edição Formatação Ligações internas Referências Ligações externas Discussão A reter Domínios Projetos relacionados Tópicos avançados Regras simplificadas 
Como criar uma conta na Wikipédia (1:13s)

O registo / registro ou a criação de uma conta na Wikipédia é necessário para editar a maioria das páginas, inclusive artigos.

Qualquer pessoa está convidada a participar da Wikipédia, independentemente de se registar ou não. Sem uma conta, é possível alterar páginas de discussão, enviando mensagens, e nas páginas de Ajuda.


Benefícios de criar uma conta na Wikipédia

Melhor experiência de navegação

O registo irá permitir-lhe configurar vários aspectos da apresentação e edição da Wikipédia. Um dos benefícios de registrar-se é a possibilidade de manter uma lista de artigos vigiados, que podem ser desde os artigos em que participa (facilitando a monitorização dos mesmos) até artigos que considera de relevo numa pesquisa que esteja a efetuar.

Privacidade dos dados

Um utilizador não identificado será reconhecido apenas pelo seu endereço IP. Esta identificação irá constar nos históricos de edição e na sua assinatura. Este endereço revela mais informação sobre si que o seu nome de utilizador.

Direito ao voto

Ter uma conta é um dos critérios para o direito ao voto e assim participar nas votações da Wikipédia. O registro também facilitará a sua comunicação com outros editores, pois possibilita que você tenha uma página de discussão sua, onde outras pessoas podem deixar mensagens.

Estatutos

Por último, apenas utilizadores registados podem ser nomeados Administradores ou outros grupos de usuários com direitos de acesso adicionais.