Wikipédia:Votações/Reforma na Política de Eliminação

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Reforma na Política de Eliminação.
  • Fase atual: Cancelada
  • Fase seguinte: ----

Ver também

É proposta uma mudança na política de eliminação, substituindo a votação pura e simples por uma prévia tentativa de consenso, através do método ESR.

  • Abertura da discussão: 5 de Outubro
  • Fecho da discussão: a determinar


Histórico da questão

Já faz algum tempo, a comunidade vem questionando o atual sistema de eliminação por votação. Muitas vezes após isso, este assunto foi levado à Esplanada, onde muitos usuários demonstraram seu descontentamento com as atuais PEs, onde muitas vezes nem todas as opiniões a respeito dos artigos são consideradas, havendo pouca argumentação e sim uma votação pura e simples.

Recentemente, houve uma tentativa de consenso, onde foi proposta uma transição do atual sistema de votação para outro sistema que se baseasse, total ou parcialmente, no consenso. Tal tentativa de consenso acabou finalizada sem resolução.

Em meados de 2009, foi aprovado o novo método de eliminação chamado ESR, que se baseia numa pré-tentativa de consenso, onde um editor marca um artigo para votação, e outro editor qualquer poderá sempre retirar a marcação, desde que melhore o artigo e/ou argumente o porquê se manifesta contrariamente à eliminação. Caso o impasse permaneça, aí sim a ESR é transformada em votação, dando assim tempo para que ambas as partes exponham seus pontos de vista.

No entanto a ESR ainda é considerada um sistema alternativo à PE, e cabe unicamente ao proponente escolher entre PE ou ESR na hora em que propõe a eliminação de um artigo. Essa aleatoriedade não ajuda a diminuir totalmente o problema como deveria, pois continua mantendo alto o número de votações existentes simultaneamente, quando de fato seria interessante que menos votações existissem, ou seja, somente aquelas onde a conciliação fosse falha.

Justificativa da proposta


É de senso comum na Wikipedia atualmente que muitas votações de eliminação tem produzido resultados injustos. Um grande exemplo que pode ser citado é Wikipedia:Páginas para eliminar/Ciagym Futsal Maringa, onde o resultado terminou manter graças a participação de socks ilícitos. Com a descoberta de tais socks, e consequente eliminação de seus votos, o novo resultado deveria ser, pelas regras, APAGAR. No entanto, não há nenhuma justificativa séria que justifique a eliminação de tal artigo, pois ele está devidamente referenciado e se encontra dentro dos Critérios de notoriedade. Todos os problemas apontados durante a votação acabaram sendo consertados. Mesmo assim os votantes pela eliminação não mudaram seus votos.

Esse tem sido um problema frequentemente apontado pelos participantes das PEs, o fato de que muitas pessoas votam uma vez e não mais participam do debate. Propõem eliminação e não retiram o voto por mais que o artigo seja melhorado, o que contraria frontalmente o espírito wiki, que se baseia na melhoria dos artigos problemáticos, sempre que possível, devendo a eliminação ser somente um último recurso.

O sistema de PEs atual, segundo muitos usuários, contraria ainda Wikipedia:Consenso, página que recomenda o consenso como método inicial de resolução de disputas, indicando a votação somente para quando todas as tentativas de acordo fracassarem. Como pode haver consenso nas PEs se os artigos já entram em votação antes de lhes ser dada a chance de serem melhorados?

Esta propostas, no entanto, caso aprovadas, serão válidas experimentalmente por 2 meses, e após isso a comunidade discutirá novamente se deseja mantê-las ou revogá-las. A proposta 1 indicará que inicialmente, haverá uma semana para discussão pura a respeito do que fazer com o artigo avaliado, e caso não se obtenha o consenso, mais uma semana para se votar as opções sugeridas. Já a Proposta 2 procura implementar a desconsideração de argumentos falsos em votações.

Possíveis vantagens destas mudanças[editar código-fonte]

  • Tornará as discussões de eliminação mais participativas.
  • Minimizará as arbitrariedades nas eliminações.
  • Incentivará a melhoria dos artigos ao invés da ênfase na eliminação.
  • Possibilitará que os interessados em evitar as eliminações melhorem totalmente o artigo ou contra-argumentem antes de a votação se iniciar, evitando assim um pré-julgamento.

Possíveis desvantagens destas mudanças[editar código-fonte]

  • Exigirá maior atenção por parte da comunidade, além de exigir também grande maturidade e disposição a buscar o consenso.


Proposta 1[editar código-fonte]

Mudar Wikipedia:Eliminação semirrápida

As eliminações semirrápidas constituem um processo de eliminação de páginas cuja supressão é suposta não controversa mas que não cumprem os critérios de eliminação rápida. As páginas marcadas com {{subst:esr|1=razão}} podem ser eliminadas por um administrador depois de quatro dias a partir de sua nomeação, se ninguém objetar. A lista dos artigos nomeados para eliminação por este método pode ser encontrada na categoria !Páginas para eliminação semirrápida.

Dada a natureza mais simples do processo de eliminação semirrápida frente aos outros métodos de eliminação, usuários novatos ou pouco experientes com os procedimentos internos da Wikipédia podem preferir usar este método em detrimento dos outros. Neste caso, editores experientes são encorajados a ajudar o editor novato, corrigindo o eventual uso inadequado deste método.

Como nomear uma página para eliminação semirrápida[editar código-fonte]

Se acredita que a eliminação de um artigo será consensual, siga os seguintes passos:

  1. Revise o histórico do artigo para verificar se não foi vítima de vandalismo recente e se não foi mantido após outra nomeação.}}
  2. Adicione {{subst:esr|1=justificativa~~~~}} no início da página. A predefinição {{esr}} calcula corretamente a data de finalização e completa a predefinição {{esr2}}
  3. Considere vigiar a página para acompanhar sua evolução.
  4. Considere avisar o criador do artigo ou seus autores principais educadamente sobre a proposta que acaba de realizar.

Quais artigos não devem ser nomeados para eliminação semirrápida[editar código-fonte]

Um artigo só deve ser nomeado para eliminação semirrápida se sua supressão parecer incontroversa. Não devem ser propostos:

  • Artigos que foram mantidos depois de uma nomeação para eliminação por votação.
  • Artigos com longo histórico e muitos editores. Se o artigo já foi trabalhado por vários usuários, é muito improvável que sua eliminação seja incontroversa. Neste caso, considere diretamente uma proposta de eliminação por votação.
  • Artigos que se enquadram em alguma regra de eliminação rápida. Neste caso, proponha diretamente para eliminação rápida.

Como endossar uma nomeação[editar código-fonte]

Se você encontrar um artigo em eliminação semirrápida e concorda com sua eliminação e acredita que pode ser útil endossar a justificação, preferencialmente para citar a atual política de eliminação, adicione um novo parâmetro (3, 4,...) às justificativas anteriores na predefinição {{esr2}}. O resultado ficará semelhante a este:

  • {{esr2|1=data da eliminação|2=(Justificativa anterior e assinatura, manter.)|3=Nova justificativa.~~~~}}

Para justificativas posteriores, basta acrescentar mais um item (4, 5, etc.) à predefinição {{esr2}}:

  • {{esr2|1=data da eliminação|2=(Justificativa anterior e assinatura, manter.)|3=(Justificativa anterior e assinatura, manter.)|4=Nova justificativa.~~~~}}

Como impugnar uma nomeação, caso discorde dela[editar código-fonte]

Se você encontrar um artigo em eliminação semirrápida e discorda de sua eliminação, siga os seguintes passos:

  1. Assegure-se de que você conhece bem as políticas da Wikipédia lusófona, em especial a política de eliminação.
  2. Retire o aviso {{esr2}} da página.
  3. Justifique por que não considera a proposta válida no sumário de edição ou na página de discussão do artigo. Desmarcação sem justificativas poderão ser revertidas.
  4. Avise o editor que fez a proposta e os editores que, por ventura, a tenham endossado.
  5. Procure melhorar o artigo e sobretudo corrigir os problemas que levaram a ESR.
  6. Considere fortemente nomear a página da eliminação por votação, sobretudo quando não conferir melhorias significativas ao artigo.

Se você encontrar um artigo em eliminação semirrápida e concorda com sua eliminação, mas discorda do método utilizado, sinta-se a vontade para corrigir:

  • Artigos nomeados para eliminação semirrápida que se enquadram rigorosamente em alguma regra de eliminação rápida pode ser nomeados para eliminação por este procedimento.
  • Artigos nomeados para eliminação semirrápida sob a única justificativa de que constituem violação de direitos autorais devem ser renomeados através dos procedimentos descritos em Ajuda:Guia de eliminação/Tutorial de nomeação de eliminação por problemas de direitos autorais.
    • Observe que em alguns casos, um artigo sob violação de direitos autorais pode ser eliminado pela eliminação semirrápida contanto que seu conteúdo devesse ser eliminado mesmo que não constituisse violação de direitos do autor.

Se você nomeou um artigo para eliminação semirrápida e alguém impugnou sua marcação sem nomeá-lo por outro método de eliminação e você continua defendendo a supressão do artigo, considere indicá-lo para nomeação por votação. Evite fazer uma nova nomeação para eliminação semirrápida.

Procedimento de limpeza para administradores[editar código-fonte]

O administrador responsável pela eliminação da página, que não deve ser o próprio proponente da eliminação, deve seguir os seguintes passos:

  1. Verificar o histórico da página e confirmar que o artigo esteve corretamente proposto durante o período mínimo.
  2. Verificar se a versão marcada não era fruto de vandalismo.
  3. Verificar se página não foi mantida depois de uma nomeação por votação.
  4. Se decidir manter a página, seguir os mesmos procedimentos descritos na seção Como impugnar uma nomeação, caso discorde dela.
  5. Se decidir eliminar a página, eliminar também sua página de discussão, se existente, e corrigir os afluentes quanto pertinente. Não elimine uma página apenas porque ele foi anunciada durante o período devido sem receber oposição, elimine apenas se concordar com a supressão da página.


PARA:

As eliminações semirrápidas constituem a primeira fase do processo de eliminação de páginas que não se enquadrem nas regras de Wikipedia:Eliminação rápida e nem sejam WP:VDA. As páginas marcadas com {{subst:esr|1=razão}} podem ser eliminadas por um administrador depois de quatro dias a partir de sua nomeação, se ninguém objetar. A lista dos artigos nomeados para eliminação por este método pode ser encontrada na categoria !Páginas para eliminação semirrápida.

Dada a natureza de busca do consenso que deve nortear a wikipedia, artigos não devem passar diretamente por votação de eliminação, sem passarem primeiramente pela proposição de eliminação semirrápida, a menos que ja tenham sido votados anteriormente ou possuam longo histórico de edições.

Como nomear uma página para eliminação semirrápida[editar código-fonte]

Sempre que entender que um artigo não é pertinente à Wikipedia, mas este não se enquadrar nas regras de ER, não for VDA, não possuir longo histórico de edições e nunca tiver sido votado antes, siga os seguintes passos:

  1. Revise o histórico do artigo para verificar se não foi vítima de vandalismo recente e se não foi mantido após outra nomeação.
  2. Adicione {{subst:esr|1=justificativa~~~~}} no início da página. A predefinição {{esr}} calcula corretamente a data de finalização e completa a predefinição {{esr2}}
  3. Considere vigiar a página para acompanhar sua evolução.
  4. Considere avisar o criador do artigo ou seus autores principais educadamente sobre a proposta que acaba de realizar.

Quais artigos não devem ser nomeados para eliminação semirrápida[editar código-fonte]

  • Artigos que foram mantidos depois de uma nomeação para eliminação por votação.
  • Artigos com longo histórico e muitos editores. Se o artigo já foi trabalhado por vários usuários, é muito improvável que sua eliminação seja incontroversa. Neste caso, considere diretamente uma proposta de eliminação por votação.
  • Artigos que se enquadram em alguma regra de eliminação rápida. Neste caso, proponha diretamente para eliminação rápida.

Como endossar uma nomeação[editar código-fonte]

Se você encontrar um artigo em eliminação semirrápida e concorda com sua eliminação e acredita que pode ser útil endossar a justificação, preferencialmente para citar a atual política de eliminação, adicione um novo parâmetro (3, 4,...) às justificativas anteriores na predefinição {{esr2}}. O resultado ficará semelhante a este:

  • {{esr2|1=data da eliminação|2=(Justificativa anterior e assinatura, manter.)|3=Nova justificativa.~~~~}}

Para justificativas posteriores, basta acrescentar mais um item (4, 5, etc.) à predefinição {{esr2}}:

  • {{esr2|1=data da eliminação|2=(Justificativa anterior e assinatura, manter.)|3=(Justificativa anterior e assinatura, manter.)|4=Nova justificativa.~~~~}}

Como impugnar uma nomeação, caso discorde dela[editar código-fonte]

Se você encontrar um artigo em eliminação semirrápida e discorda de sua eliminação, siga os seguintes passos:

  1. Assegure-se de que você conhece bem as políticas da Wikipédia lusófona, em especial a política de eliminação.
  2. Retire o aviso {{esr2}} da página.
  3. Justifique por que não considera a proposta válida no sumário de edição ou na página de discussão do artigo. Desmarcação sem justificativas poderão ser revertidas.
  4. Avise o editor que fez a proposta e os editores que, por ventura, a tenham endossado.
  5. Procure melhorar o artigo e sobretudo corrigir os problemas que levaram a ESR.
  6. Considere fortemente nomear a página da eliminação por votação, sobretudo quando não conferir melhorias significativas ao artigo.

Se você encontrar um artigo em eliminação semirrápida e concorda com sua eliminação, mas discorda do método utilizado, sinta-se a vontade para corrigir:

  • Artigos nomeados para eliminação semirrápida que se enquadram rigorosamente em alguma regra de eliminação rápida pode ser nomeados para eliminação por este procedimento.
  • Artigos nomeados para eliminação semirrápida sob a única justificativa de que constituem violação de direitos autorais devem ser renomeados através dos procedimentos descritos em Ajuda:Guia de eliminação/Tutorial de nomeação de eliminação por problemas de direitos autorais.
    • Observe que em alguns casos, um artigo sob violação de direitos autorais pode ser eliminado pela eliminação semirrápida contanto que seu conteúdo devesse ser eliminado mesmo que não constituisse violação de direitos do autor.

Se você nomeou um artigo para eliminação semirrápida e alguém impugnou sua marcação sem nomeá-lo por outro método de eliminação e você continua defendendo a supressão do artigo, considere indicá-lo para nomeação por votação. Evite fazer uma nova nomeação para eliminação semirrápida.

Procedimento de limpeza para administradores[editar código-fonte]

O administrador responsável pela eliminação da página, que não deve ser o próprio proponente da eliminação, deve seguir os seguintes passos:

  1. Verificar o histórico da página e confirmar que o artigo esteve corretamente proposto durante o período mínimo.
  2. Verificar se a versão marcada não era fruto de vandalismo.
  3. Verificar se página não foi mantida depois de uma nomeação por votação.
  4. Se decidir manter a página, seguir os mesmos procedimentos descritos na seção Como impugnar uma nomeação, caso discorde dela.
  5. Se decidir eliminar a página, eliminar também sua página de discussão, se existente, e corrigir os afluentes quanto pertinente. Não elimine uma página apenas porque ele foi anunciada durante o período devido sem receber oposição, elimine apenas se concordar com a supressão da página.


Mudar Wikipedia:Eliminação por votação

DE:

Eliminação por votação é um dos três procedimentos empregados na Wikipédia para a eliminação de páginas ou imagens. Um editor propõe o item para a apreciação da comunidade listando-o em uma página especial (WP:PE ou WP:IE, respectivamente). Durante um período de tempo estabelecido, os editores votam se o item deve ser mantido ou apagado. Findo este prazo, os votos são computados e um administrador elimina-o ou não, conforme a decisão dos usuários.

O método de eliminação por votação é o mais tradicional de entre os três empregados na Wikipédia e o que mais requer a atenção e os esforços da comunidade. Quando um usuário julga que uma página ou imagem não é adequada para o projeto, ele pode listá-la em uma página especial (WP:PE ou WP:IE, respectivamente) para que outros editores se manifestem a respeito da questão. Estes, então, exprimem a sua opinião votando por eliminar ou manter o item.

As votações ocorrem durante um certo período de tempo. Findo este prazo, os administradores realizam a limpeza da página de votação. Aplicando critérios estabelecidos pela própria comunidade, eles contabilizam os votos e determinam se o item deve ou não ser apagado, procedendo em seguida conforme o resultado.

Qualquer usuário pode nomear um item, mas apenas editores com direito ao voto podem votar pela eliminação ou manutenção. Esta medida foi adotada em agosto de 2005 com o objetivo de diminuir a possibilidade de fraudes através do uso de sockpuppets e se aplica a todas as votações da Wikipédia.

Ao votar, os editores optam em certos casos por uma solução intermédia entre eliminar e manter. Quando um usuário acredita que a página não deve permanecer como verbete individual, embora o conteúdo possa ser aproveitado em algum outro verbete, ele pode votar por um redirect, indicando a página para onde o redirecionamento deve ser realizado. Esta opção também é válida quando o título é um erro crível que pode vir a ser empregado muitas vezes como critério de busca.

Após um item ser nomeado para eliminação, existem condições especiais que devem ser satisfeitas para que ele possa voltar a ser nomeado, qualquer que tenha sido o resultado da nomeação anterior.

Um equívoco comum na Wikipédia é imaginar que um artigo eliminado por este método não pode ser recriado durante seis meses após a eliminação. Isso não é verdade. O que ocorre é uma confusão com outra regra, que determina que um artigo mantido por uma votação não pode ser renomeado novamente para eliminação em um prazo de seis meses. Ou seja, qualquer artigo pode ser recriado após ser eliminado por votação, desde que possua um conteúdo diferente do anterior e compatível com as políticas e recomendações da Wikipédia lusófona.

Embora o princípio permaneça o mesmo, existem certas diferenças entre a eliminação de páginas e imagens na Wikipédia. A principal delas consiste na própria organização das páginas de votação. Para verbetes, emprega-se uma estrutura complexa que consiste em subpáginas agrupadas por data. Para imagens, as votações são todas concentradas em WP:IE. Em termos práticos, isto significa que o processo de nomeação e votação é bem mais simples neste segundo caso do que no primeiro. Os prazos de duração das votações também são distintos, assim como os tipos de votos, uma vez que imagens são ou eliminadas ou enviadas para o Commons (não existem as opções "manter" ou "redirect").

O processo de eliminação por votação foi instituído na Wikipédia em abril de 2004. Na época, ainda com poucos editores, todas as votações ocorriam diretamente em WP:PE e os resultados eram contabilizados adotando-se maioria simples entre os votos contra e a favor da eliminação. Com o aumento do número de usuários e do interesse pelas votações para eliminação, esta metodologia mostrou-se cada vez mais ineficiente. A quantidade significativamente maior de nomeações e votos fez das WP:PE uma das páginas mais longas e editadas do projeto, e conflitos de edição tornaram-se frequentes.

A fim de minimizar estes problemas, foi aprovada em dezembro de 2005 uma primeira reforma do sistema de eliminação. Entre outros pontos, passou-se a adotar uma estrutura mais ágil para a organização das votações (em subpáginas) e a permitir a eliminação rápida de conteúdo impróprio. A partir de então, também foram modificados os critérios para considerar uma página eliminada ou mantida, exigindo-se 75% de diferença e um número mínimo de votos.

Foi aprovada em setembro de 2006 uma segunda reforma, que introduziu aprimoramentos na estrutura das WP:PE (agrupamento por data) e estabeleceu normas para situações especiais até então não previstas, tais como renomeações e justificação de nomeações. O prazo de duração das votações, originalmente fixado em 15 dias, também foi reduzido nesta ocasião para 7 dias.

Finalmente, em abril de 2007, a comunidade decidiu alterar a proporção de votos para que uma página seja eliminada, dos anteriores 75% para os 2/3.

Em março de 2009, a comunidade decidiu que votos não-justificados deveriam passar a ser desconsiderados. No mês seguinte, também decidiu-se que caso o criador do artigo a ser eliminado fosse um usuário registrado e relativamente participativo, seria de bom tom conversar com este antes de propor para eliminação o artigo poro ele criado, para que assim fosse possível resolver eventuais problemas, como falta de fontes ou indicação de relevância. Esta seria uma medida para resolver possíveis conflitos, sem no entanto constituir uma obrigação do proponente da eliminação.

Outros métodos[editar código-fonte]

Além da eliminação por votação, a Wikipédia conta ainda com mais dois métodos para eliminar itens: eliminação rápida e eliminação por problemas de direitos autorais. Estes procedimentos são mais simples e exigem menos esforços da comunidade, pois em ambos os casos não é preciso consultar os editores. Existe também a Wikipedia:eliminação semirrápida que funciona como um método intermediário entre a eliminação por votação e a eliminação rápida. Dadas certas condições, os administradores podem passar diretamente à eliminação, sem necessidade de votação.

Regras formais[editar código-fonte]

Eliminação de páginas[editar código-fonte]

1. As páginas nomeadas para eliminação permanecem listadas por 7 dias em WP:PE. Durante este período, os editores votam se ela deve ser eliminada ou mantida.

2. Os editores votam sobre o conteúdo atual da página e não apenas sobre a validade ou não de seu título. Em outras palavras, se o editor julgar que o conteúdo do verbete não é enciclopédico, ele pode votar pela eliminação mesmo se considerar que o título poderia figurar na Wikipédia com um conteúdo melhor.

3. As votações são realizadas em subpáginas de WP:PE, agrupadas por data.

4. As nomeações podem ser realizadas por qualquer editor, inclusive anônimos.

5. Só podem votar, entretanto, os editores que possuem direito ao voto.

6. Todo editor que nomear uma página deve necessariamente justificar a nomeação.

7. O voto, entretanto, é facultativo. O editor que fizer a nomeação pode optar por não votar.

8. Quando for sugerida uma solução intermediária, o ideal é que se notifiquem os editores que já votaram, para ver se desejam mudar o voto.

9. Findo o prazo estabelecido, o destino da página é decidido do seguinte modo:

9.1. Eliminação: a página deve ser eliminada desde que pelo menos 2/3 dos votos sejam a favor da eliminação e que haja um mínimo de 4 votos a favor.
9.2. Manutenção: a página deve ser mantida desde que pelo menos 2/3 dos votos sejam contra a eliminação e que haja um mínimo de 4 votos contra.
9.3. Solução intermediária: deve ser seguida uma solução intermediária entre eliminar e manter desde que pelo menos 2/3 dos votos sejam contra a eliminação e que haja um mínimo de 4 votos contra, bem como que a maioria dos votos seja para esta solução, comparando-se com os votos recebidos pela manutenção da página. Exemplos de solução intermediária: tornar a página um Redirect para outro artigo, fundir com outro artigo, mudança de título.

:9.4. Inconclusiva: se nenhuma das situações anteriores for atingida (a favor ou contra a eliminação), o administrador deverá prorrogar o prazo de votação nas WP:PE por mais uma semana, deixando uma nota específica no local da votação a referir o facto.

9.5. Após prazo de inconclusão: se, após o término do prazo da prorrogação, não for atingida a condição necessária para eliminação, a página será mantida ou será seguida a solução intermediária.

10. Quando uma página já votada e eliminada é recriada posteriormente, ela pode ser renomeada para as WP:PE a qualquer tempo, desde que seu conteúdo seja significativamente diferente daquele à época da eliminação. Caso contrário, a página deverá ser indicada para eliminação rápida sob a regra #5.

11. Uma página já votada e mantida ou mantida com uma solução intermediária só pode tornar a ser nomeada para as WP:PE após um prazo de seis meses a contar da última nomeação. Caso uma renomeação seja feita antes deste prazo, a nova página de votação iniciada pode ser colocada para eliminação rápida segundo a regra #21.

12. Votos não justificados deverão ser desconsiderados.


PARA

Eliminação por votação é um dos quatro procedimentos empregados na Wikipédia para a eliminação de páginas ou imagens, sendo usada para casos onde não houve consenso durante uma eliminação semirrápida, sendo considerado a segunda fase deste. Um editor propõe o item para a apreciação da comunidade listando-o em uma página especial (WP:PE ou WP:IE, respectivamente). Durante um período de tempo estabelecido, os editores votam se o item deve ser mantido ou apagado. Findo este prazo, os votos são computados e um administrador elimina-o ou não, conforme a decisão dos usuários.

O método de eliminação por votação é o mais tradicional de entre os quatro empregados na Wikipédia e o que mais requer a atenção e os esforços da comunidade. Quando um usuário julga que uma página ou imagem não é adequada para o projeto, ele pode listá-la em uma página especial (WP:PE ou WP:IE, respectivamente) para que outros editores se manifestem a respeito da questão. Estes, então, exprimem a sua opinião votando por eliminar ou manter o item.

As votações ocorrem durante um certo período de tempo. Findo este prazo, os administradores realizam a limpeza da página de votação. Aplicando critérios estabelecidos pela própria comunidade, eles contabilizam os votos e determinam se o item deve ou não ser apagado, procedendo em seguida conforme o resultado.

Qualquer usuário pode nomear um item, mas apenas editores com direito ao voto podem votar pela eliminação ou manutenção. Esta medida foi adotada em agosto de 2005 com o objetivo de diminuir a possibilidade de fraudes através do uso de sockpuppets e se aplica a todas as votações da Wikipédia.

Ao votar, os editores optam em certos casos por uma solução intermédia entre eliminar e manter. Quando um usuário acredita que a página não deve permanecer como verbete individual, embora o conteúdo possa ser aproveitado em algum outro verbete, ele pode votar por um fundir ou redirect, indicando a página para onde o redirecionamento deve ser realizado. Esta {{verde|[[última}} opção também é válida quando o título é um erro crível que pode vir a ser empregado muitas vezes como critério de busca.

Após um item ser nomeado para eliminação, existem condições especiais que devem ser satisfeitas para que ele possa voltar a ser nomeado, qualquer que tenha sido o resultado da nomeação anterior.

Um equívoco comum na Wikipédia é imaginar que um artigo eliminado por este método não pode ser recriado durante seis meses após a eliminação. Isso não é verdade. O que ocorre é uma confusão com outra regra, que determina que um artigo mantido por uma votação não pode ser renomeado novamente para eliminação em um prazo de seis meses. Ou seja, qualquer artigo pode ser recriado após ser eliminado por votação, desde que possua um conteúdo diferente do anterior e compatível com as políticas e recomendações da Wikipédia lusófona.

Embora o princípio permaneça o mesmo, existem certas diferenças entre a eliminação de páginas e imagens na Wikipédia. A principal delas consiste na própria organização das páginas de votação. Para verbetes, emprega-se uma estrutura complexa que consiste em subpáginas agrupadas por data. Para imagens, as votações são todas concentradas em WP:IE. Em termos práticos, isto significa que o processo de nomeação e votação é bem mais simples neste segundo caso do que no primeiro. Os prazos de duração das votações também são distintos, assim como os tipos de votos, uma vez que imagens são ou eliminadas ou enviadas para o Commons (não existem as opções "manter" ou "redirect").

O processo de eliminação por votação foi instituído na Wikipédia em abril de 2004. Na época, ainda com poucos editores, todas as votações ocorriam diretamente em WP:PE e os resultados eram contabilizados adotando-se maioria simples entre os votos contra e a favor da eliminação. Com o aumento do número de usuários e do interesse pelas votações para eliminação, esta metodologia mostrou-se cada vez mais ineficiente. A quantidade significativamente maior de nomeações e votos fez das WP:PE uma das páginas mais longas e editadas do projeto, e conflitos de edição tornaram-se frequentes.

A fim de minimizar estes problemas, foi aprovada em dezembro de 2005 uma primeira reforma do sistema de eliminação. Entre outros pontos, passou-se a adotar uma estrutura mais ágil para a organização das votações (em subpáginas) e a permitir a eliminação rápida de conteúdo impróprio. A partir de então, também foram modificados os critérios para considerar uma página eliminada ou mantida, exigindo-se 75% de diferença e um número mínimo de votos.

Foi aprovada em setembro de 2006 uma segunda reforma, que introduziu aprimoramentos na estrutura das WP:PE (agrupamento por data) e estabeleceu normas para situações especiais até então não previstas, tais como renomeações e justificação de nomeações. O prazo de duração das votações, originalmente fixado em 15 dias, também foi reduzido nesta ocasião para 7 dias.

Finalmente, em abril de 2007, a comunidade decidiu alterar a proporção de votos para que uma página seja eliminada, dos anteriores 75% para os 2/3.

Em março de 2009, a comunidade decidiu que votos não-justificados deveriam passar a ser desconsiderados. No mês seguinte, também decidiu-se que caso o criador do artigo a ser eliminado fosse um usuário registrado e relativamente participativo, seria de bom tom conversar com este antes de propor para eliminação o artigo poro ele criado, para que assim fosse possível resolver eventuais problemas, como falta de fontes ou indicação de relevância. Esta seria uma medida para resolver possíveis conflitos, sem no entanto constituir uma obrigação do proponente da eliminação.

Em outubro de 2009, a comunidade decidiu também que a eliminação por votação só deveria ocorrer nos casos onde a eliminação semirrápida fosse tentada primeiro, como forma de orbigatoriamente tentar uma tentativa de consenso sobre o assunto.

Outros métodos[editar código-fonte]

Além da eliminação por votação, a Wikipédia conta ainda com mais três métodos para eliminar itens: eliminação rápida, eliminação por problemas de direitos autorais e Wikipedia:Eliminação semirrápida. Os dois primeiros destes procedimentos são mais simples e exigem menos esforços da comunidade, pois em ambos os casos não é preciso consultar os editores. Já a Wikipedia:eliminação semirrápida é a primeira fase do sistema de eliminação por votação, uma vez que eliminações por votação só devem ser criadas quando for proposta a eliminação por consenso, via ESR, e esta fracassar. Dadas certas condições, os administradores podem passar diretamente à eliminação, sem necessidade de votação.

Regras formais[editar código-fonte]

Eliminação de páginas[editar código-fonte]

1. As páginas nomeadas para eliminação permanecem listadas por 7 dias em WP:PE. Durante este período, os editores votam se ela deve ser eliminada ou mantida.

2. Os editores votam sobre o conteúdo atual da página e não apenas sobre a validade ou não de seu título. Em outras palavras, se o editor julgar que o conteúdo do verbete não é enciclopédico, ele pode votar pela eliminação mesmo se considerar que o título poderia figurar na Wikipédia com um conteúdo melhor.

3. As votações são realizadas em subpáginas de WP:PE, agrupadas por data.

4. As nomeações podem ser realizadas por qualquer editor, inclusive anônimos.

5. Só podem votar, entretanto, os editores que possuem direito ao voto.

6. Todo editor que nomear uma página deve necessariamente justificar a nomeação.

7. O voto, entretanto, é facultativo. O editor que fizer a nomeação pode optar por não votar.

8. Ao iniciar-se uma votação, é fortemente recomendável que opções intermediárias sejam pensadas e colocadas entre as opções de voto. Quando estas não forem inicialmente sugeridas, e posteriormente for sugerida uma solução intermediária, o ideal é que se notifiquem os editores que já votaram, para ver se desejam mudar o voto.

9. Findo o prazo estabelecido, o destino da página é decidido do seguinte modo:

9.1. Eliminação: a página deve ser eliminada desde que pelo menos 2/3 dos votos sejam a favor da eliminação e que haja um mínimo de 4 votos a favor.
9.2. Manutenção: a página deve ser mantida desde que pelo menos 2/3 dos votos sejam contra a eliminação e que haja um mínimo de 4 votos contra.
9.3. Solução intermediária: deve ser seguida uma solução intermediária entre eliminar e manter desde que pelo menos 2/3 dos votos sejam contra a eliminação e que haja um mínimo de 4 votos contra, bem como que a maioria dos votos seja para esta solução, comparando-se com os votos recebidos pela manutenção da página. Exemplos de solução intermediária: tornar a página um Redirect para outro artigo, fundir com outro artigo, mudança de título.
9.4 REVOGADO.
9.5. Se, não for atingida a condição necessária para eliminação, a página será mantida ou será seguida a solução intermediária.

10. Quando uma página já votada e eliminada é recriada posteriormente, ela poderá passar novamente por uma proposta de eliminação semirrápida, e em caso de discordância nesta eliminação, pode ser renomeada para as WP:PE a qualquer tempo, desde que seu conteúdo seja significativamente diferente daquele à época da eliminação. Caso o conteúdo seja igual, muito parecido, ou incontestavelmente inferior ao da versão anterior, a página deverá ser indicada para eliminação rápida sob a regra #5.

11. Uma página já votada e mantida ou mantida com uma solução intermediária só pode tornar a ser nomeada para as WP:PE após um prazo de seis meses a contar da última nomeação. Caso uma renomeação seja feita antes deste prazo, a nova página de votação iniciada pode ser colocada para eliminação rápida segundo a regra #21.

12. Votos não justificados deverão ser desconsiderados.


Em Wikipedia:Política de eliminação, alterar:

A Eliminação é o processo pelo qual páginas ou imagens são removidos dos servidores da Wikipédia. Eliminar uma página não é o mesmo que esvaziar uma página. Uma página esvaziada pode ser editada e preenchida de novo e seu histórico continua acessível. Uma página eliminada desaparece, perde-se o histórico, podendo no entanto ser criada outra vez.

Razões para deleções[editar código-fonte]

As razões para eliminação incluem, mas não são limitadas a, o seguinte (sujeito à condição que a melhora ou a eliminação de uma seção de ofensa, se prático, são preferíveis à eliminação de uma página inteira):

  • Violações de direitos autorais e outro material que está dentro da política fair-use não aceito na Wikipédia em português.
  • Vandalismo, inclusive redirecionamentos inflamatórios, páginas que existem só para desacreditar o seu sujeito, absurdo evidente, ou linguagem inarticulada
  • Publicidade ou outro spam sem conteúdo relevante (mas não um artigo sobre um sujeito relacionado com publicidade)
  • Conteúdos iguais em páginas diferentes (a menos que fundir ou redirecionar seja apropriado)
  • Artigos que não podem ser possivelmente atribuídos a fontes fiáveis, incluindo neologismo, teorias originais e conclusões, e artigos que são disparates (mas não artigos que descrevam disparates notáveis)
  • Artigos nos quais todas as tentativas de encontrar fontes fiáveis para verificá-los falharem
  • Artigos cujo sujeito não consegue se encontrar na guia de notoriedade relevante
  • Artigos que quebram a política de Wikipedia:Biografias de pessoas vivas.
  • Predefinições redundantes ou inúteis de outra maneira.
  • Categorias que representam supercategorização.
  • Imagens que são não usadas, obsoletas, ou estão na política fair-use.
  • Qualquer outro uso de artigo, predefinição, projeto, ou nome de usuário que é ao contrário da política estabelecida para nomes.
  • Qualquer outro conteúdo não conveniente à uma enciclopédia.
Páginas que não se encaixarem nos padrões da Wikipédia podem ser eliminadas.

Páginas ou imagens eliminadas deixam de existir nos servidores após a eliminação. Páginas esvaziadas continuam existindo, porém sem conteúdo. Uma ligação interna para uma página eliminada é exibida na cor vermelha; para uma página esvaziada, ao contrário, ela aparece na cor azul, mesmo que a página em questão esteja vazia.

Páginas eliminadas ficam guardadas durante algum tempo em uma espécie de "lixeira", visível apenas aos administradores. As páginas podem ser restauradas, isto é, a eliminação de páginas pode ser revertida. As imagens eliminadas, pelo contrário, são retiradas imediatamente do servidor e não podem ser revertidas, nem tampouco visualizadas.

Todas as eliminações ficam registradas no log de deleção, visível por todos os usuários em Especial:Log.

A eliminação é contrária ao espírito inicial da cultura wiki. Esta possibilidade foi introduzida na Wikipédia devido à proliferação de material que nada tinha a ver com uma enciclopédia. Por esta razão, a função de eliminação de páginas só está disponível para administradores. Os administradores não escolhem, entretanto, quais páginas ou imagens devem ser excluídas. Eles apenas executam a função de eliminação de acordo com uma decisão que é tomada por toda a comunidade (vale lembrar que nas votações para eliminação os votos dos administradores valem tanto quanto o voto de qualquer usuário, visto que eles não possuem privilégios editoriais em relação aos demais).

Procedimento[editar código-fonte]

O procedimento de eliminação de páginas ou imagens é manual, o que significa que os itens são removidos dos servidores um a um. Na barra de ferramentas superior que aparece para administradores, encontra-se uma aba que não existe para os demais editores, conforme indicado na figura abaixo.



Para eliminar o item, o administrador clica nesta aba, preenche um formulário indicando a razão para a eliminação e confirma a operação.

Existem quatro métodos distintos para eliminação de páginas na Wikipédia lusófona.

  • Eliminação por votação: o método mais tradicional de eliminação consiste em nomear um artigo para eliminação. O item é listado em uma página especial (Wikipedia:Páginas para eliminar) e os editores votam se o artigo deve ser mantido ou apagado. Findo um prazo estipulado previamente, os votos são computados e um administrador elimina ou não o item, conforme a decisão da comunidade.
  • Eliminação rápida (ER): certos tipos de itens não precisam passar pelo processo tradicional de votação para serem eliminados. Trata-se de páginas ou imagens para as quais a comunidade deliberou que pode ser aplicada uma regra de eliminação rápida (ER). Nesses casos, as páginas simplesmente recebem uma marcação especial. Ao deparar-se com uma página indicada para ER, o administrador confirma a validade da marcação à luz das normas vigentes e, em caso positivo, elimina a página.
  • Eliminação por problemas de direitos autorais: páginas e imagens que sejam comprovadamente violações de direitos autorais (VDA) recebem uma marcação especial e permanecem de "quarentena" por um período de tempo estabelecido pela comunidade. Se, após esse prazo, não forem substituídas por outras sem este problema, são eliminadas pelos administradores. No caso de imagens, não é necessário comprovar o VDA, basta que seu status de direitos autorais seja desconhecido.

* Eliminação semirrápida: método considerado alternativo, intermediário entre a Eliminação por Votação e a Eliminação Rápida, foi instituído oficialmente em 26 de junho de 2009. É um meio termo entre a votação de eliminação e a eliminação rápida. Devem receber esta marcação os artigos aos quais se acredita que possam apresentar alguma notoriedade, no entanto têm o conteúdo muito mal-desenvolvido, com propaganda, aparente pesquisa inédita ou sejam simples esboços que não apresentem o motivo de sua relevância. A marcação ESR significará que o criador e demais interessados terão um prazo para melhorar o artigo ou explicar em sua aba de discussão o porquê de ele ser enciclopédico. Se a marcação não resultar em nenhuma melhoria dentro do tempo proposto, qualquer administrador poderá eliminá-lo. Se uma melhoria ou argumentação for tentada nesse meio tempo, mas não se conseguir chegar a um consenso sobre o assunto, o artigo poderá ser encaminhado para votação (PE).

Para cada um destes quatro métodos, existem critérios e regras que definem em que situações as páginas ou imagens podem ser eliminadas e como devem ser apurados os resultados das votações para eliminação.

Documentação[editar código-fonte]

As ligações abaixo apresentam, de modo organizado, toda a documentação disponível na Wikipédia a respeito do processo de eliminação. Ver também Ajuda:Guia de eliminação.

Eliminação por votação[editar código-fonte]

  • Wikipedia:Eliminação por votação: descreve de forma geral o processo de eliminação por votação. Aborda as regras formais para eliminação segundo esta metodologia, e contém links para os resultados de votações anteriores e das decisões históricas da comunidade que deliberaram sobre o assunto.
  • Tutorial de nomeação: descreve todos os passos necessários para a nomeação de uma página ou imagem para eliminação. Contém recomendações e dicas sobre situações especiais, tais como nomeações múltiplas e renomeações.
  • Tutorial de votação: recomendações gerais sobre como votar e como contribuir para manter o processo de eliminação eficiente.
  • Tutorial de limpeza: voltado para administradores, descreve todos os passos necessários para executar a limpeza das páginas e imagens listadas para eliminação.
  • Onde ocorrem as votações para eliminação de páginas: Wikipedia:Páginas para eliminar (WP:PE) e Wikipedia:Imagens para eliminar (WP:IE)

Eliminação rápida[editar código-fonte]

  • Wikipedia:Eliminação rápida: descreve de forma geral o processo de eliminação rápida. Aborda as regras formais para eliminação segundo esta metodologia, e contém links para os resultados das decisões históricas da comunidade que deliberaram sobre o assunto.
  • Tutorial de nomeação: descreve todos os passos necessários para marcar páginas para eliminação rápida.
  • Tutorial de limpeza: voltado para administradores, contém recomendações gerais sobre como eliminar páginas por ER.
  • Neste link são listadas todas as páginas e imagens marcadas para eliminação rápida: Categoria:Páginas para eliminação rápida.

Eliminação por problemas de direitos autorais[editar código-fonte]

Eliminação semirrápida[editar código-fonte]

Wikipedia:Eliminação semirrápida, descreve de modo geral o processo de eliminação semirrápida, aprovado após esta votação


PARA

A Eliminação é o processo pelo qual páginas ou imagens são removidos dos servidores da Wikipédia. Eliminar uma página não é o mesmo que esvaziar uma página. Uma página esvaziada pode ser editada e preenchida de novo e seu histórico continua acessível. Uma página eliminada desaparece, perde-se o histórico, podendo no entanto ser criada outra vez.

Razões para deleções[editar código-fonte]

As razões para eliminação incluem, mas não são limitadas a, o seguinte (sujeito à condição que a melhora ou a eliminação de uma seção de ofensa, se prático, são preferíveis à eliminação de uma página inteira):

  • Violações de direitos autorais
  • Vandalismo, inclusive redirecionamentos inflamatórios, páginas que existem só para desacreditar o seu sujeito, absurdo evidente, ou linguagem inarticulada
  • Publicidade ou outro spam sem conteúdo relevante (mas não um artigo sobre um sujeito relacionado com publicidade)
  • Conteúdos iguais em páginas diferentes (a menos que fundir ou redirecionar seja apropriado)
  • Artigos que não podem ser possivelmente atribuídos a fontes fiáveis, incluindo neologismo, teorias originais e conclusões, e artigos que são disparates (mas não artigos que descrevam disparates notáveis)
  • Artigos nos quais todas as tentativas de encontrar fontes fiáveis para verificá-los falharem
  • Artigos cujo sujeito não consegue se encontrar na guia de notoriedade relevante
  • Predefinições redundantes ou inúteis de outra maneira.
  • Categorias que representam supercategorização.
  • Imagens que são não usadas, obsoletas.
  • Qualquer outro uso de artigo, predefinição, projeto, ou nome de usuário que é ao contrário da política estabelecida para nomes.
  • Qualquer outro conteúdo não conveniente à uma enciclopédia.
Páginas que não se encaixarem nos padrões da Wikipédia podem ser eliminadas.

Páginas ou imagens eliminadas deixam de existir nos servidores após a eliminação. Páginas esvaziadas continuam existindo, porém sem conteúdo. Uma ligação interna para uma página eliminada é exibida na cor vermelha; para uma página esvaziada, ao contrário, ela aparece na cor azul, mesmo que a página em questão esteja vazia.

Páginas eliminadas ficam guardadas durante algum tempo em uma espécie de "lixeira", visível apenas aos administradores. As páginas podem ser restauradas, isto é, a eliminação de páginas pode ser revertida. As imagens eliminadas, pelo contrário, são retiradas imediatamente do servidor e não podem ser revertidas, nem tampouco visualizadas.

Todas as eliminações ficam registradas no log de deleção, visível por todos os usuários em Especial:Log.

A eliminação é contrária ao espírito inicial da cultura wiki. Esta possibilidade foi introduzida na Wikipédia devido à proliferação de material que nada tinha a ver com uma enciclopédia. Por esta razão, a função de eliminação de páginas só está disponível para administradores. Os administradores não escolhem, entretanto, quais páginas ou imagens devem ser excluídas. Eles apenas executam a função de eliminação de acordo com uma decisão que é tomada por toda a comunidade (vale lembrar que nas votações para eliminação os votos dos administradores valem tanto quanto o voto de qualquer usuário, visto que eles não possuem privilégios editoriais em relação aos demais).

Procedimento[editar código-fonte]

O procedimento de eliminação de páginas ou imagens é manual, o que significa que os itens são removidos dos servidores um a um. Na barra de ferramentas superior que aparece para administradores, encontra-se uma aba que não existe para os demais editores, conforme indicado na figura abaixo.



Para eliminar o item, o administrador clica nesta aba, preenche um formulário indicando a razão para a eliminação e confirma a operação.

Existem quatro métodos distintos para eliminação de páginas na Wikipédia lusófona.

  • Eliminação por votação: o método mais tradicional de eliminação consiste em nomear um artigo para eliminação. O item é listado em uma página especial (Wikipedia:Páginas para eliminar) e os editores votam se o artigo deve ser mantido ou apagado. Findo um prazo estipulado previamente, os votos são computados e um administrador elimina ou não o item, conforme a decisão da comunidade. A partir de outubro de 2009, este passou a ficar condicionado ao método eliminação semirrápida (ESR), devendo ser utilizado somente quando o primeiro for tentado e sofrer oposição.
  • Eliminação rápida (ER): certos tipos de itens não precisam passar pelo processo tradicional de votação para serem eliminados. Trata-se de páginas ou imagens para as quais a comunidade deliberou que pode ser aplicada uma regra de eliminação rápida (ER). Nesses casos, as páginas simplesmente recebem uma marcação especial. Ao deparar-se com uma página indicada para ER, o administrador confirma a validade da marcação à luz das normas vigentes e, em caso positivo, elimina a página.
  • Eliminação por problemas de direitos autorais: páginas e imagens que sejam comprovadamente violações de direitos autorais (VDA) recebem uma marcação especial e permanecem de "quarentena" por um período de tempo estabelecido pela comunidade. Se, após esse prazo, não forem substituídas por outras sem este problema, são eliminadas pelos administradores. No caso de imagens, não é necessário comprovar o VDA, basta que seu status de direitos autorais seja desconhecido.

* Eliminação semirrápida: método considerado alternativo, intermediário entre a Eliminação por Votação e a Eliminação Rápida, foi instituído oficialmente em 26 de junho de 2009, como um meio termo entre a votação de eliminação e a eliminação rápida. A marcação ESR significará que o criador e demais interessados terão um prazo para melhorar o artigo ou explicar em sua aba de discussão o porquê de ele ser enciclopédico. Se a marcação não resultar em nenhuma melhoria dentro do tempo proposto, qualquer administrador poderá eliminá-lo. Se uma melhoria ou argumentação for tentada nesse meio tempo, mas não se conseguir chegar a um consenso sobre o assunto, o artigo poderá ser encaminhado para votação (PE). A partir de iutubro de 2009, este método passou a funcionar como uma peneira para as votações, sendo obrigatório antes que estas sejam tentadas

Para cada um destes quatro métodos, existem critérios e regras que definem em que situações as páginas ou imagens podem ser eliminadas e como devem ser apurados os resultados das votações para eliminação.

Documentação[editar código-fonte]

As ligações abaixo apresentam, de modo organizado, toda a documentação disponível na Wikipédia a respeito do processo de eliminação. Ver também Ajuda:Guia de eliminação.

Eliminação por votação[editar código-fonte]

  • Wikipedia:Eliminação por votação: descreve de forma geral o processo de eliminação por votação. Aborda as regras formais para eliminação segundo esta metodologia, e contém links para os resultados de votações anteriores e das decisões históricas da comunidade que deliberaram sobre o assunto.
  • Tutorial de nomeação: descreve todos os passos necessários para a nomeação de uma página ou imagem para eliminação. Contém recomendações e dicas sobre situações especiais, tais como nomeações múltiplas e renomeações.
  • Tutorial de votação: recomendações gerais sobre como votar e como contribuir para manter o processo de eliminação eficiente.
  • Tutorial de limpeza: voltado para administradores, descreve todos os passos necessários para executar a limpeza das páginas e imagens listadas para eliminação.
  • Onde ocorrem as votações para eliminação de páginas: Wikipedia:Páginas para eliminar (WP:PE) e Wikipedia:Imagens para eliminar (WP:IE)

Eliminação rápida[editar código-fonte]

  • Wikipedia:Eliminação rápida: descreve de forma geral o processo de eliminação rápida. Aborda as regras formais para eliminação segundo esta metodologia, e contém links para os resultados das decisões históricas da comunidade que deliberaram sobre o assunto.
  • Tutorial de nomeação: descreve todos os passos necessários para marcar páginas para eliminação rápida.
  • Tutorial de limpeza: voltado para administradores, contém recomendações gerais sobre como eliminar páginas por ER.
  • Neste link são listadas todas as páginas e imagens marcadas para eliminação rápida: Categoria:Páginas para eliminação rápida.

Eliminação por problemas de direitos autorais[editar código-fonte]

Eliminação semirrápida[editar código-fonte]

Wikipedia:Eliminação semirrápida, descreve de modo geral o processo de eliminação semirrápida, aprovado após esta votação e rediscutido em Wikipedia:Votações/Reforma na Política de Eliminação


As alterações acima devem ser feitas?
SIM
NÃO

Ainda em Wikipedia:Eliminação por votação

Propõe-se também acrescentar ao sistema de eliminação por votação, independentemente da aprovação, ou não, da proposta 1, os itens descritos em verde abaixo:

Regras formais Eliminação de páginas 1. As páginas nomeadas para eliminação permanecem listadas por 7 dias em WP:PE. Durante este período, os editores votam se ela deve ser eliminada ou mantida.

2. Os editores votam sobre o conteúdo atual da página e não apenas sobre a validade ou não de seu título. Em outras palavras, se o editor julgar que o conteúdo do verbete não é enciclopédico, ele pode votar pela eliminação mesmo se considerar que o título poderia figurar na Wikipédia com um conteúdo melhor.

3. As votações são realizadas em subpáginas de WP:PE, agrupadas por data.

4. As nomeações podem ser realizadas por qualquer editor, inclusive anônimos.

5. Só podem votar, entretanto, os editores que possuem direito ao voto.

6. Todo editor que nomear uma página deve necessariamente justificar a nomeação.

7. O voto, entretanto, é facultativo. O editor que fizer a nomeação pode optar por não votar.

8. Quando for sugerida uma solução intermediária, o ideal é que se notifiquem os editores que já votaram, para ver se desejam mudar o voto.

9. Findo o prazo estabelecido, o destino da página é decidido do seguinte modo:

9.1. Eliminação: a página deve ser eliminada desde que pelo menos 2/3 dos votos sejam a favor da eliminação e que haja um mínimo de 4 votos a favor. 9.2. Manutenção: a página deve ser mantida desde que pelo menos 2/3 dos votos sejam contra a eliminação e que haja um mínimo de 4 votos contra. 9.3. Solução intermediária: deve ser seguida uma solução intermediária entre eliminar e manter desde que pelo menos 2/3 dos votos sejam contra a eliminação e que haja um mínimo de 4 votos contra, bem como que a maioria dos votos seja para esta solução, comparando-se com os votos recebidos pela manutenção da página. Exemplos de solução intermediária: tornar a página um Redirect para outro artigo, fundir com outro artigo, mudança de título. 9.4. Inconclusiva: se nenhuma das situações anteriores for atingida (a favor ou contra a eliminação), o administrador deverá prorrogar o prazo de votação nas WP:PE por mais uma semana, deixando uma nota específica no local da votação a referir o facto. 9.5. Após prazo de inconclusão: se, após o término do prazo da prorrogação, não for atingida a condição necessária para eliminação, a página será mantida ou será seguida a solução intermediária. 10. Quando uma página já votada e eliminada é recriada posteriormente, ela pode ser renomeada para as WP:PE a qualquer tempo, desde que seu conteúdo seja significativamente diferente daquele à época da eliminação. Caso contrário, a página deverá ser indicada para eliminação rápida sob a regra #5.

11. Uma página já votada e mantida ou mantida com uma solução intermediária só pode tornar a ser nomeada para as WP:PE após um prazo de seis meses a contar da última nomeação. Caso uma renomeação seja feita antes deste prazo, a nova página de votação iniciada pode ser colocada para eliminação rápida segundo a regra #21.

12. Votos não justificados deverão ser desconsiderados, sendo válidas como justificativas a simples concordância com outro usuário. Não serão aceitas, no entanto, justificativas genéricas como "é relevante" ou "irrelevante", "merece ficar", "não merece ficar", entre outros, sem que se especifique o porquê desta opinião.

13. Votos cujas justificativas forem claramente falsas deverão ser desconsiderados pelo administrador responsável pelo fechamento da votação. Por exemplo: "o artigo tem fontes", quando ele obviamente não as tem; ou "o artigo não possui fontes", quando ele claramente as tem.

14. Se um problema for resolvido durante a votação, os votos que apontarem este problema cujo único motivo para eliminação deverão ser desconsiderados pelo administrador que encerrar a votação. Higordouglas (Discussão)

Esta inclusão poderá ser feita ?

A favor
Contra
Comentários