Wikipédia:Wikiamor

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Crystal Clear mimetype txt.png Este ensaio contém conselhos ou opiniões de um ou mais contribuidores da Wikipédia. Ensaios não são políticas nem recomendações, mas podem representar práticas já bem difundidas na comunidade ou ainda pontos de vista de minorias. Sinta-se livre e até encorajado para melhorar a página ou discutir na página de discussão, mas tenha prudência ao considerar esses pontos de vista já previamente trabalhados.
Wikiheart.png

Wikiamor (inspirado no inglês WikiLove) ou mesmo "espírito wiki" se refere ao espírito de amizade e compreensão mútua entre os wikipedistas.

Devido à natureza da Wikipédia, que necessita do trabalho conjunto de todo tipo de pessoa, com visões de mundo muitas vezes radicalmente diferentes — de religiosos fanáticos até humanistas laicos, de conservadores a progressistas, etc. — é muito fácil que discussões peguem fogo e acabem em "brigas" ou nos famosos "flamewars". Muitas opiniões opostas terminam (ou não terminam nunca) em conflitos, que, às vezes, tomam proporções gigantescas.

Mas, no fundo, todos nós estamos aqui por uma única razão: nós amamos organizar, estruturar informação e principalmente fazer com que nosso humilde conhecimento se torne livre na forma de uma enciclopédia chamada Wikipédia. Lembre-se sempre: a Wikipédia não é primordialmente um fórum de discussão, a Wikipédia é um projeto que coleta e organiza o que sabemos.

Se nós mantivermos esse foco, esse objetivo em comum, nesse amor por compartilhar a sabedoria, nesse amor pelo conhecimento, se nós nos concentrarmos no ponto de vista neutro quando estivermos em dúvida e se tentarmos compreender o outro lado da questão, podendo ouvir de coração aberto o que o outro tem a dizer sem preconceitos, conseguiremos alcançar o "estado de Wikiamor".

Não há segredo para seguir o Wikiamor:

  • Lendo e compreendendo sempre o que está em Wikipedia:Normas de conduta;
  • Respeito à opinião alheia;
  • Amor aos colegas de trabalho e também aos novatos;
  • Seguir as políticas da Wikipédia, por mais que não concorde plenamente e por mais que lute para mudar alguma delas;
  • Não se zangue, seja tolerante e esteja sempre cool, tranquilo, relaxado.
  • Busque fazer amizades inusitadas, com aqueles com quem mais tem atrito;
  • Perdoe e esqueça;
  • Lembre-se que, por trás das máquinas, há pessoas de carne e osso, com sentimentos e idéias diferentes das suas.

Alegre-se editando! E que o Wikiamor se espalhe por toda a Internet! Alegre