Wikipédia Discussão:Projetos/Ciência da computação

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Boas-vindas à página de discussão do Wikiprojeto Ciência da computação!
  • Esta página destina-se à discussão sobre páginas da Wikipédia relacionadas a Ciência da computação. Comentários sobre outros temas poderão ser apagados ou movidos.
  • Dúvidas gerais de edição wiki devem ser expostas em Tire suas dúvidas.
  • Por favor, acrescente novas seções no fim da página.

A área de ciencias da computação é gigantesca ... o ideal seria dividir esse projeto em vários outros, mas melhor esperar enquanto temos pouca gente.

E ainda não vi direito como está a situação da wiki.pt , vou dar uma olhada melhor com o tempo, mas tenho certeza q tem gente q sabe mais sobre algumas áreas, então deixo pra esses q se manifestem ...

=> Rjclaudio msg 17:47, 5 Janeiro 2007 (UTC)

NMO, este wikiprojecto deveria ser fundido com o Portal:Tecnologias de informação, ou vice-versa. Será mais fácil de manter um portal actualizado, se este reflectir o esforço de um wikiprojecto... -- Nuno Tavares 22:35, 5 Janeiro 2007 (UTC)

E pra que serveria um projeto quando se tem um portal ? Eu acho q não é necessário fundir os fdois, e sim ter uma integração. E o projeto vem na frente, porque necessita de maior contribuição, sendo o portal apenas atualizações, q não precisam ser constantes.

Realmente, manter o portal atualizado vai precisar de interação com o portal, mas cada página teria a sua discussão pra ser tratada em separado, mas ainda assim incentivando os membros do projeto a participarem também do portal, e vice-versa.

O ideal seria que esse projeto se dividisse em outros, visto a grande área de cobertura da ciência da computação, e nesse caso a fusão com o portal acabaria atrapalhando a organização.

Tem muitos portais por aí, e muitos deles também tem um projeto. eu acho melhor ficar separado, colocando um link em cada um avisando.

=> Rjclaudio msg 23:13, 5 Janeiro 2007 (UTC)

Já faz tempo que estou querendo alterar o nome desta categoria e sub-categorias com nomes derivados para uma versão em português do termo, nada mais adequado que discutir por aqui. Algumas sugestões que surgiram conversando informalmente com outros usuários foram Sítios (conflito com sítios físicos que por ventura mereçam artigo), Sítios (informática) (meu preferido até então), Sítios Web (ainda assim mantém o termo em inglês Web), Sítios da Web, Sítios da Internet (inadequado). Alguém teria novas sugestões ou opiniões diversas? Leonardo Stabile msg 05:10, 6 Janeiro 2007 (UTC)


Eu to achando melhor o Sítios (informática). Se for pra traduzir, que se traduza completamente sem deixar termos em ingles como Web. E já vi várias vezes utilizarem o termo Sítios na wikipédia, então melhor traduzir mesmo.

=> Rjclaudio msg 13:10, 6 Janeiro 2007 (UTC)

Predefinição Infocaixa Hardware[editar código-fonte]

Eu procurei e não achei e parece que não temos. Temos que bolar uma infocaixa para Hardwares. Eu fui editar um artigo sobre USB e não achei uma infocaixa pra colocar dados. o comentário precedente não foi assinado por Bruno.pedrozo (discussão • contrib.)

Boa idéia, entretanto penso que, pela pluralidade dos tipos de hardware existentes, somente uma infocaixa não seria o suficiente, a não ser que seja uma bastante genérica. A wiki.en resolveu esse problema com cinco infocaixas de hardware:

Por ser USB, creio que a infocaixa que você estava procurando era a do barramento, não? Concordo com a criação de uma genérica, que tenha informações básicas como nome, imagem, ano de invenção, uso, interfaces, fabricantes... Leonardo Stabile msg 02:54, 21 Fevereiro 2007 (UTC)

Exato. É essa mesmo. Eu mesmo posso criar ou precisamos de votação ou alguém para criar? Bruno.pedrozo fale 17:19, 28 Fevereiro 2007 (UTC)

Sinta-se à vontade para criar, não há impedimentos. Se tiver tempo te ajudo a espalhar pelos artigos. Leonardo Stabile msg 20:36, 28 Fevereiro 2007 (UTC)
Ótimo. Obrigado. Talvez eu crie pelomenos uma infocaixa hoje.

Bruno.pedrozo fale 17:40, 28 Fevereiro 2007 (UTC)

Infocaixa Sites/Sítios[editar código-fonte]

É outra Predefinição que eu gostaria de propor, pois não achei nem na nossa Wikipédia, nem na versão inglesa. Acho que não deveríamos utilizar a infocaixa Software para classificar sites. E, criando uma infocaixa única para sites, poderíamos inserir informações mais detalhadas como dividir em cores e exibir informação caso o site seja um Comércio Eletrônico, Comunidade Virtual, Site empresarial, Serviço, etc. E também exibir informações quanto à segurança dos sites.
Bruno.pedrozo fale 17:45, 28 Fevereiro 2007 (UTC)

Somente como referência: Template:Infobox Website. As ligações da wiki.en que estou passando não significam que a info-caixa deva ficar igual ou parecida, é somente uma referência para quebrar menos a cabeça ao fazer uma para nós na wiki.pt =). A idéia das cores já é usado hoje em {{info álbum}}, creio que pode ser portada sem problemas. Só peço encarecidamente para usar o termo sítio e não site quando ela for feita. Sds, Leonardo Stabile msg 20:56, 28 Fevereiro 2007 (UTC)

Título auto-explicativo. Bruno Pedrozomsg 11h49min de 8 de Fevereiro de 2008 (UTC)

A ausência de discussão indica consenso =). --Leonardo Stabile msg 22h21min de 8 de Fevereiro de 2008 (UTC)

Estou dando uma olhada nas listas da wikipedia e achei algumas do projeto que fiquei na dúvida antes de mandar para PE. Ainda tenho esperança que alguém vá responder.

É comum uma página para exemplos de Linguagem de Programação ? Achei Lista de exemplos de Euphoria.

"gettext" é importante o suficiente para ter uma Lista de softwares que usam gettext ?

=> Rjclaudio msg 17h43min de 13 de Novembro de 2008 (UTC)

Quanto à lista de exemplos de códigos, já havia criado Anexo:Lista de exemplos de código C++ justamente para retirar aquele conteúdo do artigo principal. Não é o tipo de coisa que se elimina, até porque no caso do C++ está sendo referenciado diretamente no texto do artigo principal, mas não saberia dizer de momento se o local correto é o wikisource. Quanto à lista de softwares, até que o conteúdo tem seus méritos. Não parece ser divulgação, está referenciado. Na máximo generalizar, algo como "Lista de softwares que usam internacionalização", classificando por software de tradução. --Leonardo Stabile msg 07h13min de 14 de Novembro de 2008 (UTC)

Estava trabalhando nesse artigo, tentando deixá-lo destacado (não sei se conseguirei, preciso de opinião), e incorporei as informações do artigo de inglês.

Como não entendo muito de informática, minha tradução da seção de "Falhas de segurança" pode ter tido alguns problemas. Alguém poderia passar lá dar uma olhada ? Ver quais ligações é importante colocar, se precisa traduzir algum termo (como "log out" e "hijacking"), essas coisas.

=> Rjclaudio msg 12h19min de 20 de Novembro de 2008 (UTC)

Será que poderiamos traduzir alguns artigos para Opera e Mozilla? Seriam bons destaques! ⇨HotWiki 01h09min de 31 de março de 2009 (UTC)[responder]

Categorização[editar código-fonte]

Categorizei os seguintes artigos sem categoria para o Wikiprojeto:Ciência da Computação:

Como faço para me inscrever no Wikiprojeto:Ciência da Computação?

Litrix Linuxer (discussão) 19h49min de 26 de abril de 2009 (UTC)LitrixLinuxer[responder]

O que mais posso ajudar á fazer além disso[editar código-fonte]

Pelo o que vi existem muitos artigos não-categorizados no WikiProjeto, ao qual já categorizei mais alguns.Acho inclusive que existem na Wikipédia mais artigos não-categorizados do que categorizados. Mas o que mais poderia ajudar á fazer além disso?

Litrix Linuxer (discussão) 15h46min de 29 de abril de 2009 (UTC)LitrixLinuxer[responder]

Você pode criar artigos procurando por ligações vermelhas ou acessando Wikipedia:Artigos pedidos/Tecnologia#Informática, revisar artigos, especializar categorias muito genéricas como Categoria:Informática (por tema) ou Categoria:Programas de computador (por finalidade, plataforma), adicionar predefinições do projeto nos artigos que não as tem, melhorar mínimos ou esboços. --Leonardo Stabile msg 04h50min de 1 de maio de 2009 (UTC)[responder]

Árvore de busca binária[editar código-fonte]

Alguém disposto a melhorá-lo? É um bom artigo, mas está sofrrível se comparado com o nível de outros artigos destacados. Não gostaria de vê-lo sendo revalidado, já que são muito poucos os artigos destacados na área de informática.

Fica aqui a sugestão... =) Kleiner msg 23h53min de 18 de outubro de 2009 (UTC)[responder]

Escala comum de qualidade[editar código-fonte]

Está em discussão na esplanada uma proposta para unificar os critérios de avaliações de artigos no âmbito dos WikiProjectos e da Wikipedia:Versão 1.0. Se este WikiProjecto tiver interesse em participar na discussão, por favor façam ouvir-se aqui. Obrigado, GoeBOThe (discussão) 10h32min de 14 de dezembro de 2009 (UTC)[responder]

Fusão de Predefinições[editar código-fonte]

as predefinições {{Info/Dispositivo}} e {{Infobox computador}}, estava editando ambas as predefinições e descobri que assim como a {{Info/Console}} são inspiradas na en:Template:Infobox information appliance, a {{Console}} ficaria intacta e as 2 poderiam ser uma só.Hyju (discussão) 01h21min de 18 de fevereiro de 2010 (UTC)[responder]

Na minha opinião não é benéfico, ou teríamos que usar a classe topo.computador em todos dispositivos, ou não a usaríamos para nada. Daemorris discussão 13h29min de 18 de fevereiro de 2010 (UTC)[responder]

entendo, eu estava tentando ver se conseguia topos variáveis, a Info Dispositivo é usada para vários aparelhos, a Info Computador precisa de mais campos, é o caso de traduzir os que podem ser utéis.Hyju (discussão) 14h53min de 18 de fevereiro de 2010 (UTC)[responder]

Eu posso converter a {{Infobox computador}} para a {{info}}, desse modo fica muito mais fácil adicionar campos, fazendo com que eu me sinta disposto a fazê-lo. Já que você também está disposto, Hyju, basta fazer uma lista dos campos que você acredita necessários, de preferência um abaixo do outro (ordenando de acordo com a preferência), sem nenhum alinhamento (para ficar mais fácil copiar e colar), exemplo:
[[Conectividade]]
Disponibilidade
Mídia
[[Sistema Operativo]]
Daemorris discussão 15h34min de 18 de fevereiro de 2010 (UTC)[responder]
| conectividade = 
| disponibilidade = 
| midia = 
| sistema_operativo = 
| camara = 
| entrada = 
| alimentacao = 
| cpu             = <!-- processador central -->
| memoria =
| ecra = <!-- ecrã ou tela -->
| dimensoes = 
| online           = <!-- Serviços online -->
| dispositivo_tactil =
| antecessor       = <!-- dispositivo anterior -->
| sucessor         = <!-- dispositivo sucessor -->

.Hyju (discussão) 19h48min de 18 de fevereiro de 2010 (UTC)[responder]

Feito Daemorris discussão 21h03min de 18 de fevereiro de 2010 (UTC)[responder]

Cientistas premiados[editar código-fonte]

Criei Anexo:Lista de prêmios de ciência e Categoria:Cientistas premiados. Vou categorizar todos os cientistas que receberam algum prêmio.

Faço a proposta de todos os cientistas premiados serem classificados como importância 3 por um bot, podendo depois ser avaliado individualmente se a importância deve aumentar para 4 ou não. Rjclaudio msg 16h09min de 17 de maio de 2011 (UTC)[responder]

Tessellation/Tesselação[editar código-fonte]

Fiz um trabalho para a faculdade sobre Tessellation, e gostaria de compartilhar o conteúdo aqui na Wikipédia. Tessellation é um método de quebra de polígonos, e aumenta muito os detalhes gráficos do jogo. Eu queria perguntar sobre como vai ser o nome do artigo: Tessellation ou Tesselação? O termo mais usado na internet é Tessellation mesmo, mas a Nvidia traduziu o termo para "tesselação" nesse link. No caso, se for escolhido "Tesselação", eu devo criar um artigo chamado "Tesselação (design gráfico)"? E como faria para redirecionar o termo "tessellation" para esse artigo? Obrigado. Kendry (discussão) 01h40min de 27 de junho de 2011 (UTC)[responder]

Olá Projeto! O anexo acima, vinculado com este projeto, está em votação --> Wikipédia:Páginas para eliminar/Anexo:Lista de provedores brasileiros. Talvez tenham interesse em melhorar + contextualizar a entrada e/ou duvidar da necessidade/relevância deste anexo. --Gunnex msg contrib 09h41min de 22 de novembro de 2011 (UTC)[responder]

Eliminação de Sintaxe de linguagens de programação[editar código-fonte]

Propús para eliminação por votação o artigo Sintaxe de linguagens de programação; apenas avisando quem estiver interessado. --Ricvelozo (discussão) 23h55min de 6 de dezembro de 2011 (UTC)[responder]

Alguém mais entendido no assunto poderia pronunciar-se sobre a fusão dos dois artigos acima. GoEThe (discussão) 00h17min de 10 de novembro de 2012 (UTC)[responder]

Wikiprojetos 2.0[editar código-fonte]

Caros editores. Face ao declínio dos projetos e ao número cada vez menor de editores ativos, está em discussão na esplanada uma proposta para concentrar os esforços dos editores, agrupando wikiprojetos com temas semelhantes, gerindo os poucos recursos que temos de forma mais sustentável. Gostaria de os convidar a participar na discussão, acreditando que através da união podemos fazer mais e melhor trabalho e mais facilmente cativarmos novos editores. Polyethylen (discussão) 05h28min de 24 de novembro de 2012 (UTC)[responder]