Wikipédia Discussão:Projetos/Evolução

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Boas-vindas à página de discussão do Wikiprojeto Evolução!
  • Esta página destina-se à discussão sobre páginas da Wikipédia relacionadas a Evolução. Comentários sobre outros temas poderão ser apagados ou movidos.
  • Dúvidas gerais de edição wiki devem ser expostas em Tire suas dúvidas.
  • Por favor, acrescente novas seções no fim da página.


Primeiros esforços[editar código-fonte]

Gostaria primeiramente de saudá-los e agradecer pelo convite a participar do projeto. Gostaria agora de propor alguns primeiros esforços que seriam interessantes para facilitar nosso trabalho futuro, além dos já propostos que considero muito válidos. O primeiro deles seria organizar a árvore de categorias. Há muitos artigos que poderiam estar em subcategorias e também um pouco de sobreposição entre categorias (como a categoria Biologia Evolutiva por exemplo).Leonardo Ré-Jorge (discussão) 20h57min de 20 de Maio de 2008 (UTC)

Bem vindo. Sim, também notei alguma incoerência quando copiei as categorias. Alguma sugestão de como organizar, categorias a adicionar, fundir, etc.? Junto abaixo a actual árvore de categoria para facilitar a discussão.

GoEThe (discussão) 21h22min de 20 de Maio de 2008 (UTC)

Proposta inicial:

Não sei onde colocar as categorias faltantes: Categoria:Sociobiologia, Categoria:Memética e Categoria:Simbiose. As duas primeiras são campos bastante específicos e restritos, que ganharam popularidade devido aos livros do Dawkins, mas que não são tão essenciais para a teoria evolutiva. A simbiose acho que ficaria melhor apenas nas categorias de ecologia, mas não estou certo. Quanto à categoria:Criacionismo, não sei se ela deveria ser uma subcategoria de evolução. Talvez alguns de seus artigos que devessem constar também na árvore de Evolução, mas não toda a categoria. O que acham?Leonardo Ré-Jorge (discussão) 22h31min de 20 de Maio de 2008 (UTC)

Óptimo, acho que a Categoria:Memética é problemática. Tive a dar uma olhadela na árvore de categorias na wikipédia inglesa, mas não ajudou muito. Julgo que devemos dividir a categoria evolução em áreas temáticas:

Julgo que assim será mais fácil organizar os sub-itens. Nas sub-disciplinas iriam a sociobiologia e a memética, assim como a filogenética, genética populacional e também poderíamos adicionar a Categoria:Evo-Devo para a Biologia evolutiva do desenvolvimento e a Paleontologia. A segunda seria para todas as biografias que encontrássemos. Na terceira englobaria a Extinção, a Mutação e a Especiação. A literatura inclui os livros, mas pode mais tarde incluir alguns artigos de referência ou revistas cientificas. Para a última, haverá alguma sobreposição com o WikiProjeto História da ciência, mas isso é positivo. O que acham? GoEThe (discussão) 07h18min de 21 de Maio de 2008 (UTC)

Gostei dessa subdivisão proposta, só acho que a categoria:História evolutiva, se for tratar da História do pensamento evolutivo, acredito que deveria ter esse nome, já que pode causar confusão com temas como Origem da vida e registro fóssil. Além disso, esses temas ficaram um tanto "órfãos". Entrariam em sub-disciplinas? Além disso, acho a genética populacional deve entrar em processos evolutivos, já que trata diretamente desses processos (forças evolutivas e suas consequências). De resto, gostei, poucas categorias e bastante claras.Leonardo Ré-Jorge (discussão) 12h12min de 21 de Maio de 2008 (UTC)
Sim, mudei acima a categoria para Categoria:História do pensamento evolutivo. O registo fóssil pode ir para paleontologia. A origem da vida não sei muito bem o que fazer, está relacionado com a evolução, mas não está dentro da evolução. É a mesma história com o criacionismo.
Quanto à genética populacional é mais complicado, ela trata de processos, mas é também uma disciplina. GoEThe (discussão) 13h27min de 21 de Maio de 2008 (UTC)
A genética populacional é complicado mesmo, pois eu ao menos colocaria quase todos os seus artigos em processos evolutivos. Podemos manter essa categoria como subcategoria de processos evolutivos (além de estar em genética). O que acham?
Com relação a registro fóssil, eventos de extinção e etc., concordo com a proposta. A origem da vida continua um pouco deslocada, talvez a categoria abiogênese (que eu mudaria para origem da vida) entrasse como subcategoria de Categoria:Sub-disciplinas e áreas de estudo ligadas à Evolução. Leonardo Ré-Jorge (discussão) 17h37min de 21 de Maio de 2008 (UTC)
Estive a pensar na origem da vida (muito filosófico, hã? ;)). A Abiogênese é uma teoria científica sobre a origem da vida, mas Origem da vida pode ser também qqr mito de criação das mais variadas religiões. Por isso, sou a favor de manter a categoria Abiogénese. GoEThe (discussão) 14h42min de 22 de Maio de 2008 (UTC)
Acredito que abiogênese fique um tanto restrito, por um lado, e possa causar confusão com geração espontânea, como o próprio artigo destaca. Talvez Categoria:Origem da vida (biologia)? Senão também podemos ficar com abiogênese por enquanto, como subcategoria de Categoria:Sub-disciplinas e áreas de estudo ligadas à Evolução. Não é nada de tão problemático, perto da confusão que está a categoria agora.
Acredito que o esquema geral já esteja está bom o suficiente para começarmos essas mudanças. O que acham?Leonardo Ré-Jorge (discussão) 16h48min de 22 de Maio de 2008 (UTC)
PS: só para constar, na wiki-en há uma categoria origin of life, que trata do que pretendemos. O artigo en:Abiogenesis está nela.
Mas nem a categoria origin of life, nem o artigo abiogenesis, está na categoria evolução. Não existe neste momento nenhuma categoria onde caiba. eu sugeria passarmos a categoria abiogenese para a categoria biologia. Pelo menos para já. Vamos então reorganizar isto. GoEThe (discussão) 17h31min de 22 de Maio de 2008 (UTC)
Ok. Podemos começar então.Leonardo Ré-Jorge (discussão) 12h23min de 23 de Maio de 2008 (UTC)

Pedi aos robôs para marcarem todos os artigos com a {{Evolução/Marca}}. GoEThe (discussão) 15h29min de 23 de Maio de 2008 (UTC)

Próxima tarefa[editar código-fonte]

Alguém tem alguma ideia para uma tarefa urgente a fazer? Senão proporia fazer uma colaboração do mês para melhorar algum artigo. GoEThe (discussão) 08h09min de 25 de Maio de 2008 (UTC)

Não consigo pensar em nada de específico, além de conteúdo. Como funcionaria essa colaboração do mês? Leonardo (discussão) 13h57min de 25 de Maio de 2008 (UTC)
Funcionaria mais ou menos como no artigo Evolução. Dividiríamos os artigos em secções e/ou tarefas e traduziríamos, expandiríamos, melhoraríamos, etc. um artigo de cada vez à escolha. GoEThe (discussão) 14h20min de 25 de Maio de 2008 (UTC)
Gostei. Gostaria de propor que iniciássemos pelos artigos das forças evolutivas: Mutação, Seleção natural, Deriva genética e Fluxo gênico. Como o de seleção já está bastante bom, eu tinha começado a trabalhar na tradução de Mutação em Usuário:Leonardorejorge/Mutação, mas o artigo em inglês não está tão bom assim, faltam referências e tem algumas classificações confusas. Apesar disso, é muito superior ao artigo daqui. O que acham, será que vale a pena traduzir? Leonardo (discussão) 14h37min de 25 de Maio de 2008 (UTC)
Hmmm! Realmente o artigo da mutação em inglês, não tá óptimo, mas sempre é melhor do que o que está cá. Acho óptima ideia. Quando tiver algum tempo, vou ajudar-te na tradução. Entretanto, podemos abrir mais uma secção na página do projecto para a colaboração do mês, pondo lá o link para essa página. GoEThe (discussão) 13h45min de 26 de Maio de 2008 (UTC)

Tabela de avaliação[editar código-fonte]

Adaptei a tabela Wikipedia:Projetos/Anfíbios e Répteis/Avaliação para ser usada pelo projecto Evolução. Agradecia o contributo de todos para formulação da tabela de importância e algum comentário à tabela de qualidade. A tabela pode ser vista aqui. GoEThe (discussão) 16h10min de 2 de Junho de 2008 (UTC)

Bem, se não houver objecções, pode-se começar a classificar os artigos dentro do projecto de acordo com a tabela. Pedia aos membros do projecto de, ao editar um artigo ligado ao projecto, verificarem na página de discussão se o artigo já foi avaliado. Se mais pessoas estiverem dispostas a isso, podemos dividir o trabalho de avaliação dividindo por categorias por exemplo. GoEThe (discussão) 14h40min de 19 de Junho de 2008 (UTC)

O artigo Evolução aparecerá hoje na página principal e ficará até domingo. GoEThe (discussão) 19h32min de 24 de Setembro de 2008 (UTC)

Escala comum de qualidade[editar código-fonte]

Está em discussão na esplanada uma proposta para unificar os critérios de avaliações de artigos no âmbito dos WikiProjectos e da Wikipedia:Versão 1.0. Se este WikiProjecto tiver interesse em participar na discussão, por favor façam ouvir-se aqui. Obrigado, GoeBOThe (discussão) 10h34min de 14 de dezembro de 2009 (UTC)[responder]

Criei um livro baseado na {{Evolução2}}. Podemos discutir se outros artigos podem ser incluídos, ou tentar melhorar os artigos incluídos no livro. Ou fazer outros livros, conforme o interesse. GoEThe (discussão) 12h37min de 2 de junho de 2010 (UTC)[responder]

História do pensamento evolutivo[editar código-fonte]

Ando a pensar candidatar o artigo História do pensamento evolutivo para destaque. Gostaria, no entanto, que outras pessoas o revissem antes de o fazer, pois já sei que lá avalia-se mais a forma do que o conteúdo. Obrigado desde já, GoEThe (discussão) 14h12min de 14 de junho de 2010 (UTC)[responder]

Introdução
Introdução à evolução - Nível 4.
Evolução - Artigo destacado
História evolutiva da vida - Intro traduzida, falta o resto
Cronologia da evolução - Esboço
História
História do pensamento evolutivo - Artigo destacado
Lamarquismo - mínimo
Saltacionismo - mínimo
Ortogénese - mínimo
A Origem das Espécies - bastante extenso, mas precisa de estruturação, notas ao longo do texto, e análise crítica
Darwinismo - Esboço
Síntese evolutiva moderna - nível 3. Precisa de notas ao longo do texto.
Conceitos básicos
Hereditariedade - esboço
Aptidão - mínimo
Origem comum - Nível 2/3. Precisa de um pouco de extensão e referências.
Evidências da evolução - Nível 3. Listas precisam de ser incorporadas, e notas ao longo do texto.
Mecanismos
Adaptação (biologia) - Esboço
Deriva genética - Esboço
Fluxo gênico - Esboço
Mutação - Nível 3/4
Selecção natural - Nível 3/4
Especiação - Nível 3. Precisa de mais referências.
Filogenética
Filogenia - Nível 2
Cladística - Nível 2
Cladograma - Mínimo
Filogenética molecular - Esboço
Campos
Biologia evolutiva do desenvolvimento - Nível 2.
Evolução molecular - esboço
Evolução humana - Nível 3
Psicologia evolutiva - Esboço
Impacto social
Controvérsia da criação vs. evolução - Mínimo
Criacionismo - Nível 3
Design inteligente - Nível 4. Atenção à imparcialidade.
Efeito social da teoria evolutiva - Esboço.

GoEThe (discussão) 13h06min de 20 de setembro de 2010 (UTC)[responder]

Cientistas premiados[editar código-fonte]

Criei Anexo:Lista de prêmios de ciência e Categoria:Cientistas premiados. Vou categorizar todos os cientistas que receberam algum prêmio.

Faço a proposta de todos os cientistas premiados serem classificados como importância 3 por um bot, podendo depois ser avaliado individualmente se a importância deve aumentar para 4 ou não. Rjclaudio msg 16h09min de 17 de maio de 2011 (UTC)[responder]

Wikiprojetos 2.0[editar código-fonte]

Caros editores. Face ao declínio dos projetos e ao número cada vez menor de editores ativos, está em discussão na esplanada uma proposta para concentrar os esforços dos editores, agrupando wikiprojetos com temas semelhantes, gerindo os poucos recursos que temos de forma mais sustentável. Gostaria de os convidar a participar na discussão, acreditando que através da união podemos fazer mais e melhor trabalho e mais facilmente cativarmos novos editores. Polyethylen (discussão) 05h25min de 24 de novembro de 2012 (UTC)[responder]

Criação de lista para notificações de discussões com interesse para participantes do projecto[editar código-fonte]

De acordo com a discussão da Esplanada, criei uma lista para notificação para quem se interessar em discussões no âmbito da Biologia. Podem inscrever-se em Módulo:Notificação projetos/grupos/Biologia. A lista é opt-in pelo que não irei adicionar os já participantes neste projecto. Para notificar os membros da lista de discussões relevantes, seja em página de discussão, quer em páginas para eliminar, escolhas de artigo em destaque, etc., basta usar o código {{notificação projetos|Biologia}}. GoEThe (discussão) 12h55min de 23 de junho de 2023 (UTC)[responder]