Wikipédia Discussão:Projetos/Música/Instrumentos musicais

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Discussões anteriores movidas para O texto que aqui estava foi movido para: Wikipedia Discussão:Projetos/Música/Instrumentos musicais/Arquivo Cralizemsg 15:42, 2 Janeiro 2007 (UTC)

Infobox[editar | editar código-fonte]

Agora entendi que você quer fazer uma infobox..(lembrei que raios era isso ) rs.. Então.. eu não sei exatamente como a fazer.. Mas posso fuçar, e desenvolve-la... Bom.. mas precisamos decidir que informações essa infobox deve conter...

  • Nome do intrumento..
  • ...

Gabriel:ahn? 23:39, 1 Março 2006 (UTC)


Aqui vai uma proposta de conteúdo inicial. Na en há uma versão na qual podemos nos basear, alterando a formatação para o nosso padrão: en:Template:Infobox_Instrument

Autoharpa
Imagem opcional.
*Link para exemplo sonoro.
Nomes em outras línguas
Classificação
Extensão

Range balalaika.png

Instrumentos relacionados
Artigos relacionados
  • Lista de executantes
  • Lista de fabricantes
  • outros
  • Nome
    • Imagem (Opcional. O campo deve ser escondido se este parâmetro não for informado.)
    • Exemplo sonoro (Opcional)
    • Nomes em outras línguas (discutir se é realmente necessário, já que existem os interwikis)
  • Classificação
(Talvez aqui possa ser colocado o "truque" das categorias citado acima, fazendo com que para cada classificação seja chamada uma outra predefinição classificada na categoria apropriada.)
Deve permitir a inclusão de mais de uma classificação
  • Extensão
Indica a faixa do instrumento através de texto ou imagem. (Opcional. Caso haja muitas extensões ou o instrumento não tiver altura definida esta informação deve ser dada no texto). O commons possui várias imagens de extensão em Commons:Category:Instrument_ranges.
  • Instrumentos relacionados

Links para instrumentos do mesmo tipo ou da mesma família (opcional)

  • Artigos relacionados

Podemos discutir ainda se, a exemplo do infobox-filme (projeto cinema) adotaremos um esquema de cores diferente para cada classificação (por exemplo, amarelo para cordas, marrom para percussão, azul para sopros, etc) o comentário precedente não foi assinado por cralize (discussão • contrib.)

Acho perfeito. Mas amarelo é feio ein? huahuauhauhuah Acho bem legal mesmo. Parabéns. Temos que decidir as cores... Acho que sopro tem que ser Amarelo meio ouro.. porque todos são dessa cor haha .. enfim.. vão ser esses as infos da user box? Gabriel:ahn? 13:41, 2 Março 2006 (UTC)

De acordo. As cores eu só citei como exemplos (também não gosto desse amarelo). Podemos criar a predef e fazer testes até chegarmos às cores e formatos definitivos.

Quanto ao conteúdo, podemos acrescentar ainda uma seção com os estilos musicais em que cada instrumento é mais frequentemente utilizado. O que vcs acham? Cralizemsg 15:23, 2 Março 2006 (UTC)

Modelo[editar | editar código-fonte]

Para facilitar a discussão acrescentei o infobox ao artigo Gaita

Para permitir a formatação condicional, criei o campo classe. Por enquanto só criei o formato de Sopro Palheta Livre (SPL) que mostra as classificações: Instrumento de sopro, Aerofone, Palheta livre, inclui a categoria Instrumentos de sopro e configura a cor dos títulos. Caso este sistema esteja bom criarei as demais classificações. Para a utilização da predefinição vejam Predefinição Discussão:Infobox Instrumento.

Eu acredito que os campos extensão e artigos relacionados estejam sobrando. São informações que variam muito e pode deixar o artigo feio caso haja muito a ser listado (artigos relacionados, por exemplo, podem ser inúmeros). Melhor, nesse caso, seria manter essas informações ao longo do texto, onde é possível comportá-las mais adequadamente. Também não fico muito satisfeito com instrumentos relacionados mas enfim... é que estou sempre a me preocupar desse infobox ficar gigantesco. Mesmo o item classificação torna-se redundante quando já há, no rodapé, espaço apropriado para categorizar o objeto do artigo. Tenho minhas dúvidas em relação a esse infobox... Tonyjeff 15:56, 16 Maio 2006 (UTC)


Uso de material com copyright[editar | editar código-fonte]

Eu percebi que o usuário usuário:violino tem buscado ampliar os rtigos sobre clavicórdio e espineta, porém acredito que ele está copiando literalmente o conteúdo de [1] e [2], respectivamente. Curiosamente, alguém havio feito o mesmo anonimamente em outubro de 2005. Como faz somente um semana que comecei a contribuir para wikipedia, eu não sei o que devo fazer... --Narazadd 07:24, 2 Janeiro 2007 (UTC)


Quando alguém copia o material de um site, apaga-se o conteúdo q é cópia e coloca no sumário de edição a causa da retirada (VDA endereço do site de cópia).

Se o artigo inteiro é cópia, marca-se com a tag {{VDA2|''endereço do site de cópia}}

Predefinição:Rjclaudio/ass15:15, 2 Janeiro 2007 (UTC)

Retomada das discussões[editar | editar código-fonte]

Pessoal, aproveitando o início do ano, poderíamos retomar algumas das discussões desse projeto. Me parece que há consenso em movê-lo para um subprojeto do Wikiprojeto música. Poderíamos aproveitar o momento para definirmos algumas questões ainda pendentes. Apenas como sugestão, proponho os seguintes pontos de discussão:

  • Predefinições do projeto - Possivelmente criar predefinições para identificar os artigos e para convidar usuários, a exemplo do que já ocorre no Wikiprojeto música erudita. Discutir o formato e os textos das predefinições existentes, sobretudo o infobox (ver tópico acima) e a {{predefinição: instrumentos musicais}} que tem sido colocada em alguns artigos.
  • Discussão dos padrões - Já existe em Wikipedia:Projetos/Instrumentos musicais/Modelos uma proposta de formato para os artigos, mas elas ainda não tiveram nenhum comentário. Gostaria de saber a opinião dos participantes sobre esses modelos.
  • Definição de tarefas pendentes e prioridades de colaboração.
  • Definição de critérios de qualidade e, possivelmente, a edição conjunta de alguns artigos para que possam se tornar destaque. Um dos artigos que, na minha opinião, já se encontra pronto para ser destacado é Gaita-de-fole. Infelizmente quando foi proposto pelo Tonyjef não teve votação suficiente (eu mesmo não votei porque estava fora da WP nessa época), mas podemos reapresentar a candidatura e fazer as alterações necessárias para atender aos critérios.

Caso tenham outras sugestões, por favor apresentem. Obrigado Cralizemsg 12:32, 2 Janeiro 2007 (UTC)

Beleza Cralize, justamente um dos fatores que me desmotivaram quanto a esse projeto foi justamente o silêncio doutros participantes em diversas ocasiões, fosse quando fora proposto o artigo Gaita-de-fole para destaque, fosse para questões como a adoção do infobox. No geral, eu só acho que o modelo de artigo não deveria ser tão rígido, permitindo que cada participante possa variar um pouco em cima do tema. E que um artigo fosse criado adotando todos os padrões propostos, para que tenhamos uma idéia mais clara de como ficariam as propostas em conjunto na prática. Abraços. --Tonyjeff ¿Uíqui-o-quê? 01:42, 3 Janeiro 2007 (UTC)

Pré-definição Instrumentos Musicais[editar | editar código-fonte]

Acabei de traduzir o artigo da Wiki anglófona sobre a Viola da gamba.

Como fui convidado a participar deste grupo entrei aqui para ver como poderia contribuir.

Inseri o infobox sobre Instrumentos musicais e, no final do artigo a pré-definição, mas reparei que faltavam alguns instrumentos de corda (justo a viola da gamba e a vihuela, uma espécie de antepassado do violão, que encabeça a família de instrumentos da qual faz parte a viola da gamba) e tomei a liberdade de incluí-los, mas quanto ao popular violão, que também não está incluído no grupo, deixei de incluir. Há alguma razão especial para o violão não estar classificado entre os instrumentos de corda? Roberto Vieira 20:00, 21 Janeiro 2007 (UTC)

Roberto, como este projeto esteve um pouco inativo por um tempo, esta pré-definição que você citou não havia sido discutida ainda. Só há umas duas semanas ela foi incluída na página do projeto pelo RJClaudio. Pelo que me parece, a pessoa que criou esse quadro só incluiu os instrumentos da orquestra ocidental. Na verdade, não gosto muito desse tipo de separação, que dá a impressão de que somente os instrumentos "orquestrais" são importantes e deixa de fora uma infinidade de instrumentos mais "populares". Se formos, no entanto, acrescentar todos os instrumentos nesse box ele tomará proporções impraticáveis. Talvez o que possamos fazer seja criar uma predefinição para cada categoria principal (sopros, cordas e percussão ou outra classificação), com o conteúdo oculto por padrão e agrupadas em um bloco de navegação, como as utilizadas em artigos sobre países (para um exemplo vejam Brasil). Caso estejam de acordo, posso fazer as alterações necessárias. Cralizemsg 21:41, 21 Janeiro 2007 (UTC)
Symbol support vote.svg Concordo Concordo com a mudança da predefinição para o uso de tabelas extensíveis (nunca soube o noe correto, mas é esse q passei a usar). Mas a do brasil só não gostei muito porque ficou muitas predefinições, ocupou muito espaço. Por mim agrupava algumas delas em uma tabela extensível aninhada pra diminuir o espaço. Mas para cá acho q não seria necessário.
Por mim seguia a divisão das subcategorias da Categoria:Instrumentos musicais. Rjclaudio msg 00:22, 22 Janeiro 2007 (UTC)
Symbol support vote.svg Concordo Concordo, também, com a alteração proposta. Tudo o que for para simplificar e tornar as páginas um pouco mais leves e mais objetivas é bem-vindo, em minha opinião. De qualquer modo, acredito, que sempre aparecerão instrumentos não previstos inicialmente, como será feita a inclusão na prédefinição? Qualquer usuário poderá incluir novos instrumentos na relação? (Eu fiz isso, mas sem saber se devia/podia ou não).Roberto Vieira 14:45, 22 Janeiro 2007 (UTC)

Acho q qualquer um poderia adicionar links. Só o que é para ser evitado sem discussões é mudança de layout. Só que tabela extensível aumenta um pouco mais o código, e alguns ips podem não entender bem onde colocar. Esse é o único defeito, mas não é grande. Rjclaudio msg 15:09, 22 Janeiro 2007 (UTC)

Criei as predefinições para sopros, cordas e percussão. Ainda falta criar a de teclados. Gostaria que olhassem os lay-outs que criei e fizessem as alterações necessárias antes de publicarmos definitivamente: {{Instrumentos musicais/percussão}}, {{Instrumentos musicais/sopros}} e {{Instrumentos musicais/cordas}}. Há ainda um lay-out alternativo para sopros e cordas. Eu prefiro a versão que deixei por último, em que as subdivisões estão mais claras, mas gostaria que dissessem o que pensam. Tentei colocar as três predefinições em um bloco de navegação chamadas através da predefinição {{Instrumentos musicais}}, mas, por motivos que não consegui descobrir, a combinação não ficou satisfatória e aparecem linhas em branco entre uma tabela e a próxima. Vejam musicais&oldid=4786745 aqui o que estou dizendo. Caso alguém saiba como solucionar esse problema eu ficaria grato. Cralizemsg 19:26, 26 Janeiro 2007 (UTC)

Alterei a predefinição principal com frames de navegação. Para fins de documentação, creio que a discussão sobre o lay-out deva ser feita em Predefinição Discussão:Instrumentos musicais Cralizemsg 14:13, 28 Janeiro 2007 (UTC)

Proposta[editar | editar código-fonte]

Olá pessoal!

Inscrevi-me neste projecto há mais de um ano, mas como tenho estado também envolvido em outros projectos não tenho tido tempo para pegar nisto a fundo. Tenho algumas propostas a fazer, e muitas, muitas perguntas. Em vez de deixar para depois, à espera que eu tenha um texto «todo bonitinho» acerca das minhas perguntas, achei melhor colocá-las pouco a pouco.

A pergunta/proposta de hoje prende-se com a organologia. Observando os artigos sobre organologia, sobre os instrumentos e as categorias penso que o assunto precisa de um bocadinho de arrumação.

Nesta parte do mundo em que vivemos temos dois grandes sistemas de classificar os instrumentos: o sistema tradicional e o sistema científico.

Como vocês todos sabem, o sistema tradicional é aquilo que aprendemos na escola e que vem desde os tempos da Grécia antiga: de cordas, de sopro, de percussão. O que vocês todos sabem também é que as orquestras sinfónicas ocidentais expandiram (ou subdividiram) essa classificação. Só que, nas obras que eu consultei nem sempre essa classificação coincide. Em algumas obras eu vi a classificação:

  • cordas;
  • madeiras;
  • metais;
  • percussão (incluindo inclusive instrumentos rítmicos que não eram de percussão);
  • teclas (incluindo piano, cravo, órgão, etc.);

Em outras obras eu vi:

  • cordas;
  • madeiras;
  • metias;
  • percussão (incluindo inclusive instrumentos rítmicos que não eram de percussão);
  • outros instrumentos (incluindo qualquer outro instrumento que não estivesse incluído nos grupos acima);

O sistema científico é mais recente, teve início nos fins do séc. XIX, e classifica os instrumentos consoante a produção sonora, como todos sabem: aerofones, cordofones, idiofones, membranofones, e mais recentemente electrofones.

Ora bem vêm aqui as minhas perguntas:

  • Qual dos dois sistemas de classificação deve ser adoptado neste projecto (infoboxes, categorias, etc)?
    • a classificação tradicional tem as seguintes vantagens: é de fácil apreensão e é largamente conhecida por leigos (sinceramente, se eu entrar na loja e perguntar por «idiofones» em vez de «instrumentos de percussão», a coitada da atendedora fica atrapalhada... Alegre);
    • mas tem as seguintes desvantagens: é uma classificação usada na cultura ocidental (na China, por exemplo, é diferente), não é sistemática (ora classifica pelo modo como é produzido o som — cordas —, ora pelo material — madeiras, metais —, ora pelo tipo de acção — percussão), e não abrange todos os instrumentos (como se classifica um rombo? É um aerofone, sem dúvida, mas não é um instrumento de sopro...);
    • a classificação científica tem as seguintes vantagens: é sistemática e rigorosa, é aplicável a todos os instrumentos do mundo (inclusive a instrumentos que ainda não foram inventados) e á largamente usada por especialistas.
    • mas tem as seguintes desvantagens: não é de fácil apreensão e implica conhecimentos de acúsitca e de organologia;
  • Se for adoptada a classificação tradicional, o quê que se adopta? Os três grupos que aprendemos na escola primária (cordas, sopro, percussão) ou uma classificação das orquestras (e qual delas?)?
  • Se for adoptada a classificação científica, qual delas é que se adopta? A classificação de Hornbostel–Sachs não é a única.

Sendo assim, aqui vem a minha proposta. Porque não se adoptam as duas classificações em paralelo? Isto aqui é uma enciclopédia, e um dos objectivos de uma enciclopédia é exactamente ensinar. Assim, qualquer consulente ao consultar um artigo sobre (um) instrumento(s) musical(ais) passa logo a estar informado sobre os dois sistemas. Para isso seria necessário um trabalho mais aprofundado de ver como é que são as subdivisões das classes na classificação tradicional, de que classificação científica estamos a falar, a que nível o instrumento pertence, etc., etc.

O quê que acham?

Ten Islands (discussão) 12h05min de 15 de Junho de 2008 (UTC)

Passou-se um mês e meio, e nenhuma resposta? Pelos vistos eu vou ter de tratar disso sozinho... Lágrima Ten Islands (discussão) 11h40min de 2 de Agosto de 2008 (UTC)

Seção de manutenção para artigos de arte[editar | editar código-fonte]

Dividi as cats de manutenção por assunto (além da divisão atual por data) e coloquei uma seção no projeto para as cats de arte. Não é tão específico mas é melhor que a categoria genérica que tinha antes, e para quem conhece a área uma rápida passada dá pra identificar se tem algum artigo do projeto precisando de ajuda. De vez enquando passem por lá e ajudem na manutenção. Qualquer sugestão de melhoria (exceto deixar essas cats mais específicas) é bem-vinda. => Rjclaudio msg 19h41min de 29 de agosto de 2009 (UTC)

Escala comum de qualidade[editar | editar código-fonte]

Está em discussão na esplanada uma proposta para unificar os critérios de avaliações de artigos no âmbito dos WikiProjectos e da Wikipedia:Versão 1.0. Se este WikiProjecto tiver interesse em participar na discussão, por favor façam ouvir-se aqui. Obrigado, GoeBOThe (discussão) 10h38min de 14 de dezembro de 2009 (UTC)

Alguém aí?[editar | editar código-fonte]

Este projecto ainda está activo? é que.... Eu estou aqui a trabalhar no bandolim e afins, e apreciava alguma ajuda.

Cumpr's JozePedro (discussão) 20h06min de 5 de agosto de 2010 (UTC)

Wikiprojetos 2.0[editar | editar código-fonte]

Caros editores. Face ao declínio dos projetos e ao número cada vez menor de editores ativos, está em discussão na esplanada uma proposta para concentrar os esforços dos editores, agrupando wikiprojetos com temas semelhantes, gerindo os poucos recursos que temos de forma mais sustentável. Gostaria de os convidar a participar na discussão, acreditando que através da união podemos fazer mais e melhor trabalho e mais facilmente cativarmos novos editores. Polyethylen (discussão) 06h00min de 24 de novembro de 2012 (UTC)