Wikipédia Discussão:Projetos/Países/Europa

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Boas-vindas à página de discussão do Wikiprojeto Europa!
  • Esta página destina-se à discussão sobre páginas da Wikipédia relacionadas a Europa. Comentários sobre outros temas poderão ser apagados ou movidos.
  • Dúvidas gerais de edição wiki devem ser expostas em Tire suas dúvidas.
  • Por favor, acrescente novas seções no fim da página.

/Arquivo

Subdivisões[editar código-fonte]

Proponho subdividir os artigos dos 50 paises, em regiões historico-geograficas, para melhor adaptar construir os artigos. Alguém é de acordo? Eu tenho uma divisão preliminar. Leonardo Mio (discussão) 17h56min de 7 de Abril de 2008 (UTC)

Não entendi direito, quais seriam as divisões ? É dividir o artigo, ou criar artigos falando sobre grupos de países ? Dá pra colocar a lista por aqui ? => Rjclaudio msg 18h51min de 7 de Abril de 2008 (UTC)
Acho que me expressei mal. Na verdade, é para o projeto. Na verdade é agrupar os artigos para o projeto. Ao invés de ter os tais subprojetos, teriamos um agrupamento de artigos com assuntos em comum. Como por em "Paises Ibéricos" Espanha, Portugal e Andorra. Em Leste Europeu, Rep Tcheca, Eslovaquia, Polônia, Romênia, Moldavia e Hungria. Assim, pode-se pessoas trabalhando em "grupos de artigos" ao invés de um unico artigo ou em todo o projeto. Leonardo Mio (discussão) 19h10min de 7 de Abril de 2008 (UTC)

Ah, sim, concordo com isso. Melhor mesmo. Por mim já pode implementar. => Rjclaudio msg 19h18min de 7 de Abril de 2008 (UTC)

  • O tópico "Subdivisões" não deveria ser um sub-tópico de "Geografia"? É o modelo que vi ser utilizado na wiki-en, e me pareceu mais lógico. Saudações a todos, RafaAzevedo msg 15h47min de 1 de Maio de 2008 (UTC)
Na verdade essas subdivisões que a gente fala ali em cima é para o projeto mesmo hehehehe. Quanto aos artigos em si, eu não vejo onde ela faz parte da geografia. Nos artigos que eu visitei, os europeus, estão todos em seções diferentes "Divisões Admnistrativas" que eu acho melhor do que "Subdvisões". Nos artigos da Europa, pretende-se manter o padrão. A geografia é mais para falar sobre Relevo, Clima, Fauna... Leonardo Mio (discussão) 17h35min de 1 de Maio de 2008 (UTC)

Olá, estou precisando de que algum membro do projeto me ajude na tradução do artigo.Não tenho muito tempo e estou tradzindo, na maioria, da wiki em espanhol e francês.Grato-<font="aharoni" color="aqua">Matheus Powiedz? 04h29min de 27 de Junho de 2008 (UTC)


Eu não percebi porque mudaram o sistema de avaliação dos artigos, é desnecessário criar uma página, porque não usar a página de discussão é para isso que elas existem. é importante usar sempre o mesmo sistema em todos os projecto, com esta alteração o bot deixará de funcionar neste projecto, isso significa que actualização das estatística e da matriz terá que ser feita à mão. Mesmo que queiram criar uma página para justificar a nota nos artigos, a melhor solução é acrescentar um link na {{Europa/Marca}} e manter o numero como deve ser sempre utilizado: {{Europa/Marca|qualidade=?|importância=4}} --Rei-artur 20h58min de 13 de Agosto de 2008 (UTC)

Substituída por:
{{Marca de projeto|qualidade|{{subst:rev}}|motivo=...|projeto1|importância|projeto2|importância|...}}
--João Carvalho deixar mensagem 20h52min de 4 de julho de 2014 (UTC)[responder]
Mas justamente, eu tô preparando que os "50 artigos" dos países da Europa sofram uma revisão baseada numa tabela de classificação que eu tô traduzindo da Wiki-en. Após a revisão, "cada país" terá a sua página de revisão para que seja mais fácil saber as deficiências do artigo. Quanto a criar essas páginas, é justamente para poder editar mais fácil, pq eu não rodo um bot. Sei que você é quem cuida do WP:1.0 e faz as matrizes. É mais fácil então manter como era antes? Leonardo Mio (discussão) 07h40min de 14 de Agosto de 2008 (UTC)
o que acontece é que ao retirar o numero e colocar uma página ({{Europa/Marca|qualidade={{Wikipedia:Projetos/Países/Europa/Revisões/Notas/{{PAGENAME}}}}|importância=4}}), o bot não vai "ver" os resultado, logo esses artigos vão ficar sempre com nota 0. Em relação à tabela da wiki.en, não é uma boa solução traduzir, o importante é seguir os mesmos critérios que estão a utilizados em todos os projectos, para que um artigos com nota 3 do projecto Europa seja semenhando a um de nota 3 no projecto das Aves.
O sistema utilizado na wiki.en é mais complexo, o que nós optamos por cá é mais simples. Enquanto na wiki:en existe 7 critérios (Destacado,Muito Bom,Bom,Regular,Fraco,Muito Fraco,Ruim), mas nós só usamos 4 critérios (Destacado,medio,esboço mais desenvolvido,pequeno esboço), ou seja nós juntamos o fraco,muito fraco e o ruim num só, fica tudo no pequeno esboço.--Rei-artur 19h24min de 14 de Agosto de 2008 (UTC)
eu anulei o comentário anterior, olhei melhor para a página e percebi que estão a usar o sistema wiki.en apenas para a avaliação interna, a avaliação geral estão a utilizar o nosso sistema, ou seja, a qualidade de 0-5 e importancia de 0-4.
outro ponto que eu não percebi, porque razão todos os paises tem nota 4 de importancia, existem paises muito mais importantes que outros. A Inglaterra é muito mais importância que o Chipre ou Malta...--Rei-artur 20h05min de 14 de Agosto de 2008 (UTC)
Para o projeto, todos os 50 artigos de países tem a mesma importância, ou seja 4. A importância é do artigo para o projeto e não do país para com a Europa, mesmo que artigos como França e Alemanha sejam mais vistos que os da Bielorrússia e Montenegro. Os de menor importância serão os artigos afluentes desses países, como os que contam a História, Cultura, as cidades.. Leonardo Mio (discussão) 08h54min de 15 de Agosto de 2008 (UTC)
ok, agora percebi, concordo a com a inclusão dos tópicos, em relação cidades é preferível criar um projecto independente, próprio para as cidade é o que acontece com as de Portugal, até porque já existe outro projecto só para as capitiais --Rei-artur 09h20min de 15 de Agosto de 2008 (UTC)

Erro na localização no mapa[editar código-fonte]

Há cidades da Bretanha, e.g. Rennes ou Tressé, que têm deslocada a sua posição no mapa. Ao não conhecer o foro onde postar isto, posto-o aqui. Cumprimentos.--Maañón o quê? 08h34min de 19 de Outubro de 2008 (UTC)

Muito estranho, as coordenadas estão certas, mas a localização no mapa està errada. Eu olhei outras cidades como Strasbourg, Marseille, Metz e Paris e todas estavam certas. O problema parece é com as cidades que estão à oeste do meridiano de Greenwich, em que algumas estão erradas como Rennes e Saint Malo, mas Lorient està certo. Leonardo Mio (discussão) 11h48min de 19 de Outubro de 2008 (UTC)

Projeto Armênia[editar código-fonte]

Bem eu não sei se vocês já repararam, mas existem dois projetos Armênia, eles possuem os mesmos membros, mas não são os mesmos projetos:

A única diferença deles é que um tem a predefinição de "WikiProjetos relacionados" e o outro não. mario jr (discussão) 19h59min de 2 de setembro de 2009 (UTC)[responder]

Escala comum de qualidade[editar código-fonte]

Está em discussão na esplanada uma proposta para unificar os critérios de avaliações de artigos no âmbito dos WikiProjectos e da Wikipedia:Versão 1.0. Se este WikiProjecto tiver interesse em participar na discussão, por favor façam ouvir-se aqui. Obrigado, GoeBOThe (discussão) 10h25min de 14 de dezembro de 2009 (UTC)[responder]

Kosovo é historicamente Sérvia. --Santista1982 18h57min de 19 de dezembro de 2009 (UTC)[responder]

Como entrar no projeto? Luisa.Fridman32 (discussão) 23h13min de 18 de agosto de 2020 (UTC)[responder]