Wikipédia Discussão:Projetos/Televisão/Telenovelas

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Como já existem vários artigos de novelas e já há uma forma mais ou menos padronizada de criá-los prefiro começar as discussões aos poucos, primeiro confirmando a estrutura atual.

Em pelo menos 2 artigos em que estou editando atualmente (Os Mutantes - Caminhos do Coração e A Favorita - novelas rivais, por sinal) foram feitas mudanças na estrutura das seções dos artigos e não houve grandes críticas contrárias.

Vou colocar a estrutura dos artigos e vcs dizem se concordam ou não. Essa estrutura depois será usada para criar o Livro de Estilo do projeto, que servirá de padrão para todos os artigos de novelas.

  • História:
    • Novela anterior (caso seja continuação de outra novela).
    • Sinopse.
    • Tramas/Fases (ainda não foi discutido a divisão da seção história; e se houver).
    • Temas Recorrentes.
  • Produção:
    • Inspiração, Gravação, Cenário, Mudança de enredo e intérpretes
  • Exibição:
    • Audiência.
    • Recepção (inclui aqui a repercussão dos profissionais -prêmios- e dos críticos e público -comentários sobre pontos específicos da novela)
  • Elenco:
    • Personagens centrais.
    • As crianças e adolescentes.
    • Participações especiais.
    • Apresentando.
  • Elementos da novela:
    • Personagens ou Grupos
    • Lugares
    • Perfis dos Personagens Centrais
    • (...) = Específicos da trama
  • Trilha Sonora
  • Outras mídias
    • (...) = Filmes, jogos, revistas, livros, etc. Qualquer outra mídia baseada na trama
  • Referências
  • Ver também
  • Ligações externas

Concordam com essa organização geral ? Depois discutimos mais profundamente cada uma das seções.

=> Rjclaudio msg 11h48min de 2 de Dezembro de 2008 (UTC)

Concordo. Organização bem ampla. Bisbis msg 18h29min de 2 de Dezembro de 2008 (UTC)
Concordo. Uma telenovela qualquer estaria bem exposta com estes elementos. Victor Rezende (comente) 19h56min de 2 de Dezembro de 2008 (UTC)

Os melhores artigos[editar código-fonte]

Não conheço muito os artigos de forma geral, mas já vi alguns e vi como é o padrão. Neste caso os melhores artigos atuais para mim são Os Mutantes - Caminhos do Coração e A Favorita. Pretendo tentar destacar algum deles (ou os dois, se der).

Tem algum bom artigo perdido por aí que vale a pena dar uma olhada ? Algum artigo com uma seção extra, uma informação que ainda não pensamos, uma imagem boa mas fora dos padrões (ator, cantor, cenário) ?

=> Rjclaudio msg 12h02min de 2 de Dezembro de 2008 (UTC)

Concordo com o que você disse do artigo "A Favorita", e, podemos, sim, destacar todos (se conseguirmos). Pode ser uma das metas do projeto. Victor Rezende (comente) 17h28min de 2 de Dezembro de 2008 (UTC)

Informações[editar código-fonte]

Como já se manifestaram a favor da organização das seções, começarei a falar sobre as informações de cada seção. A maioria das informações não necessita de discussões pois já são de uso normal.

Como são muitas coisas, e nem tudo precisará ser debatido (provavelmente alguns serão apenas Concordo/Discordo), colocarei todos os meus comentários no mesmo lugar.

  • História : Novelas normalmente são longas. É aconselhável falar de toda a novela, do início ao fim, ou apenas uma sinopse inicial ? É melhor falar de tudo junto seguindo a linha do tempo da novela, ou separar de acordo com as tramas quando elas conseguem ser independentes o suficiente ?
  • Audiência : Na esplanada já teve discussão para eliminar qualquer audiência sem fontes. Também há reclamações constantes sobre números de audiência dia-a-dia (hj teve x pontos de audiência, semana passada y, na outra z, ...). Tenho deixado apenas a audiência do primeiro e último dia, e a maior e menor audiência. Não acho tão importnate citar a audiência quando X matou Y, Z traiu W, etc.
A audiência da exibição original deve ter maior destaque. Em casos de reprises ou exibições em outros canais/países, quando feitas em pouca quantidade )apenas a original + 1 reprise) concordo em colocar as mesmas informações que a exibição original.
Mas em casos de muitas reprises (reprisou 3, 4 vezes, ou 20 vezes) já acho melhor falar apenas comparações gerais com a exibição original. A melhor estréia foi da exibição de 2004, a pior de 2008. A maior audiência foi de 2006, a pior de 2002, (...)
  • Repercussão : Qual o melhor, "Repercussão" ou "Recepção" ? Nesta seção incluiria paródias feitas por outros programas (como o Casseta & Planeta3 o charges.com.br, Pânico na TV, etc). Indicações a prêmios também deve constar na seção ?
  • Elenco : a proposta atual é de ordená-lo de acordo com a abertura da novela, e em casos onde dois nomes mudam de ordem aleatoriamente eles seriam ordenados alfabeticamente.
A proposta de divisão em "Centrais, Crianças, Participações especiais" segue a divisão das aberturas das novelas. Já vi divisões com separações para "Apresentando", "Atores convidados" e "Elenco de Apoio". Já teve outras divisões com "Protagonista"/"Antagonista"/"Co-protagonista"/"secundário"/"terciário"/... Qual das duas é preferível ?
A lista foi substituída por uma Tabela Ordenável, permitindo assim a ordenação pela ordem de abertura (padrão), nome do ator ou nome do personagem. Já teve colunas na tabela para o campo indicando o papel do persongem (protagonista, ...). É aconselhável colocar esse parâmetro nas tabelas ?
  • Trilha sonora : A lista de músicas deve conter o nome da música, cantor/banda, e de quem é o tema na novela (tema de abertura, tema do personagem X, ...). Já ouve a sugestão de usar uma tabela para fazer melhor essa separação entre os campos. Embora às vezes pode tornar o artigo cheio de tabelas eu não vejo como deixar apenas uma lista pode ser melhor. Algum comentário ? Lista ou tabela ?
Na A Favorita há uma separação das músicas com "e ainda". O que seria essa separação ?
  • Referências : Na wiki.en percebi o costume de colocar referências apontando para um site falando sobre o CD lançado. Isso é uma boa referência tanto para o CD como para as músicas presentes nele. Também devemos fazer o mesmo por aqui ? Sempre que uma novela tiver um CD colocar um link para um site que tenha a lista de músicas do CD ?
Quais informações precisam de referência ? Claro que números/estatística em geral precisam (audiencia), e prêmios também, mas história e elenco não tem necessidade. E a produção ? Cenários, inspiração ? Todos os cenários e inspirações precisam de uma referência ? Ou se subentende do mesmo modo que as seções de história, personagens e lugares ?
  • Imagens : Para a imagem da infobox já falaram em alguma discussão por aí que o padrão atual é colocar a imagem do intérprete que faz o protagonista da novela. Continuamos com esse padrão ? Para novelas que tenham sido premiadas, se um ator sem ser o protagonista recebeu algum prêmio, é preferível colocar a imagem do ator premiado, ou do protagonista ? Pq se ele recebeu prêmio deve ter tido uma atuação ou destaque maior na novela.
Para o corpo do texto além das imagens dos atores da novela, cantores das músicas, e cenários da gravação, há mais alguma idéia de outra imagem que se possa utilizar ?

Bem, isso é tudo que consigo pensar por hora. Depois das discussões quando eu tentar montar o livro de estilo deve surgir mais algumas dúvidas.

=> Rjclaudio msg 20h42min de 2 de Dezembro de 2008 (UTC)

Concordo. Adorei a elaboração para discussão das idéias. Só sugiriria que na parte da história, coloquem somente uma sinopse da novela, sem contar detalhes acerca da mesma. Uma seção de sinopse, seja de filme ou novela, não deve na minha opinião estragar a surpresa do leitor detalhando todo o acontecimento da trama, até porque as "sinopses que temos aqui" são na maioria das vezes cansativas e são um resumo de todos os acontecimetos da novela do começo ao fim. As sinopses devem ser filtradas, se revelando de fato como sinopses. Na parte de elenco, creio que não há necessidade de colocar na tabela de elenco o campo para "classificação do personagem", já que haverá uma seção própria pra isso: Personagens ou Grupos. Mas não gosto dessa parte de agrupar personagens no artigo como protagonista, antagonista e etc., mesmo sendo fora da tabela de elenco, pois creio que isso irá incluir grande demanda de usuários que irão se manifestar de tal modo lá que colocarão o elenco todo da novela nessas classificações, fazendo um novo tipo de elenco no artigo, na ordem em que desejarem e com isso, voltará tudo como era antes: Usuários vindo editar o artigo somente para mudar a posição de alguma personagem e sua classificação. E outra, e personagens ambígüos? Como seriam os mesmo classificados aqui? Como definir se o mesmo é "mocinho" ou "vilão", já que no começo da trama eram de um jeito e ao final da mesma de outro? O que tem mais força? O começo da novela ou o que ele foi ao fim dela? Mais uma vez isso acarretará uma guerra de egos e pontos de vista distintos em minha opinião e isso não será viável. Quanto a Trilha Sonora, tem que haver músicas postadas somente que se encontram oficialmente nos CDs da novela. Tudo o que sair disso, na minha opinião, deverá ser retirado.
Murilo RJ (discussão) 21h45min de 2 de Dezembro de 2008 (UTC)
Concordo com o q disse sobre Protagonista/etc.
Sobre as histórias, acabei de perceber, se já temos a seção de "Temas recorrentes" isso já vai dar uma boa idéia sobre as diversas tramas da novela. Então já acho desnecessário se aprofundar e fazer essa separação.
Então passo a prefirir só as sinopses. Agora, algumas novelas são divididas em fases. Por exemplo, a CdC (mutantes) possui três fases. Neste caso prefiro uma sinopse para cada uma das fases do que uma única sinopse falando apenas do início. A divisão em fases já dirá ao leitor que se trata de uma nova parte da trama e que provavelmente estragará as surpresas caso ele ainda não tenha chegado nesta parte. Nos casos onde essa separação em fases puder ser feita (e a separação for oficial) eu gostaria de usá-la. É como se fosse diferentes temporadas do programa, diferentes novelas, uma sequencia da outra, e se fosse isso cada uma teria sua sinopse própria.
Sobre as músicas, o que fazemos com novelas que ainda não tem CDs lançados ? Mesmo tendo ouvido a música, identificado, e que tenha fontes sobre quais são as músicas, deixamos de lado essa informaçõa ?
=> Rjclaudio msg 21h55min de 2 de Dezembro de 2008 (UTC)
Concordo com você que no caso das novelas separadas por fases, acho sim mais adequado que façam uma sinopse de cada fase distinta. Mas só nesses casos, nos demais, uma sinopse unigênita seria o mais adequado, ou seja, uma resenha bem eleborada da novela sem detalhar ela excessivamente. Vejo que os usuários gostam de relatar a vida de todos os personagens da trama na sinopse e isso meio que degride o texto, fazendo dele algo infundado e com uma leitura excessivamente cansativa e extravagante. Sobre as músicas, nem sempre uma música que toca na novela será lançada em algum encarte oficial de uma trilha sonora da mesma, já vi muito disso acontecer! Para chegar tal conclusão, preferiria ouvir mais opiniões, mas prefiro no entanto deixar registrado aqui, que se acaso fossem colocar as músicas das novelas cujo CD ainda não fora lançado, que se seguissem junto a sessão algum alerta de que aquela informação não é oficialmente comprovada. Da minha parte, preferiria esperar que a trilha sonora fosse divulgada oficialmente, mas sei que um grande número de pessoas buscam a Wikipédia para se localizar sobre a trilha sonora da novela. Mas acharia mais adequada colocar Trilha Sonora somente quando fossem divulgados oficialmente as músicas, para não criar especulações ou informações falsas.

Murilo RJ (discussão) 22h18min de 2 de Dezembro de 2008 (UTC)

Livro de estilo[editar código-fonte]

Já que ninguém quis comentar mais resolvi fazer logo o livro de estilo. Espero que vocês leiam e opinem, e depois poderemos começar a usar fazendo mudanças nos artigos de novelas.

Trilha Sonora / Música

Creio ter feito uma confusão mais acima quando falei desse assunto, já que o termo "Trilha Sonora" é usado para falar dos álbuns que contem as músicas das novelas. Neste caso a intenção é ter uma seção para falar das músicas, estando elas em álbm ou não. Por isso mudei o título da seção.

=> Rjclaudio msg 17h27min de 5 de Dezembro de 2008 (UTC)

Ficou ótimo cara! Parabéns! Tomara que aos poucos, todos os artigos acabem aderindo a esse seu projeto que está excelente! Muito bom mesmo...

Murilo RJ (discussão) 18h18min de 5 de Dezembro de 2008 (UTC)

Perfeito. Está muito bom. É exatamente isso que a maioria dos artigos sobre telenovelas estão precisando: ordem e excelentes informações de como fazê-las. Espero também que, quando esses ideais forem vistos e analizados, todos os artigos sobre telenovelas aderissem ao mesmo modo. Parabéns. - Caique Del Buono Fernandes (discussão) 20h49min de 5 de Dezembro de 2008 (UTC).
  • Me parece muito bom o padrão desenvolvido. GRS73 msg 23h36min de 6 de Dezembro de 2008 (UTC)

Tenho visto a separação de "Convidados", "Participações especiais" e "Elenco de apoio". Alguém pode me explicar a diferença entre os três? Para mim é tudo a mesma coisa. No máximo, imagino uma distinção de "Elenco de apoio" e "Participações especiais", mas, convidados para mim é dispensável.

E quero retirar a separação de "Apresentando". Os atores são novos ? Sim, são. Mas mesmo assim eles devem entrar ou na seção de "Personagens centrais" ou no de "Elenco de Apoio". Não acho que seja um fato tão importante assim que vá mudar a novela. Mas se for realmente importante ainda pode ser feito uma frase na descrição do "Elenco" (espero que tenha pelo menos alguns comentários e não só uma lista pura e simples) sobre os atores novatos.

=> Rjclaudio msg 01h29min de 6 de Dezembro de 2008 (UTC)

Pra mim as seções de "Personagens centrais" e "Crianças e Adolescentes" só devem ter nomes que apareceram na abertura da novela. Qualquer outro ator irá para "Participações especiais" ou "Elenco de apoio". Assim depois que "Persoangens centrais" e "Crianças e Adolescentes" forem ordenados de acordo com a abertura, qualquer alteração neles sem que a abertura tenha mudado de ordem pode ser revertida. OK ? => Rjclaudio msg 14h31min de 6 de Dezembro de 2008 (UTC)
Apresentando refere-se a atores novos, que nunca fizeram uma novela global antes (ou qualquer outro tipo de novela). No artigo A Favorita, notei que atores veteranos, como José Mayer, Glória Menezes e Tarcísio Meira se encontram nessa denominação na sua edição, mas não está correto isso viu, pois eles são veteranos da casa, e por isso, se encontram creditados bem no final da mesma na abertura no "como", que indica um certo destaque que a casa fornece a suas "jóias raras", denominando até o nome do seu personagem junto ao seu... O começo e o fim meio que "prestigiam" o ator em si em uma abertura... Já atores convidados, concordo que é uma frescura tremenda! Mas é uma maneira de não mecher mais na ordem do elenco né, bem como "Apresentando", "Participações Especiais"... Entendo e concordo que dá vontade de colocar tudo na tabela de elenco mesmo, afinal, tudo é do elenco fixo mesmo, mas infelizmente as mudanças continuarão e a ordem será mechida e alterada constantemente como vêem acontecendo há tanto tempo aqui... Armazenando tudo como a abertura nos mostra, pelo menos é uma forma de nos livrarmos desse problema... E concordo com o que está fazendo, pelo menos assim os artigos terão uma organização a mais e serão mais viáveis, mas eu particularmente colocaria tudo como a abertura nos mostra, se não, não vai demorar muito, começarão a mecher no elenco tudo outra vez, agindo assim, pelo menos, isso acaba permanentemente e no fim, o elenco estará lá do mesmo jeito, esteja em uma tabela só ou não... Murilo RJ (discussão) 16h24min de 6 de Dezembro de 2008 (UTC)

O meu problema é com as aberturas que mudam. Usando a CdC como exemplo em uma abertura um ator está no início (elenco central) e na outra já está nos "convidados", e em outra em "participações especiais". Como fazer nesses casos ? Onde colocar ?

Entendo que a abertura mude conforme a novela muda, para incluir novos personagens e retirar os antigos. Então como fazer para pegar uma abertura que tenha todo o elenco ?

Se alguém chega e adiciona um nome no elenco, como vou saber se está na posição certa ou não? Se alguém muda um nome de lugar (ou passa para outra tabela), ele mudou por vontade própria ou foi a abertura que mudou ?

A abertura não é algo fixo que possa ser usada como referência ao longo do tempo, esse que é meu problema atual.

=> Rjclaudio msg 17h38min de 6 de Dezembro de 2008 (UTC)

Na verdade, demos é azar de no momento as aberturas mudarem tanto assim ultimamente. Em A Favorita houve uma alteração sim devido a saída de Juliana Paes da trama e em Negócio da China foi por causa do vício em cocaína de Fábio Assunção, pois normalmente as aberturas JAMAIS mudam ou se alteram... É que em ambos os casos, ocorreram fatalidades inesperadas infelizmente, que tiveram de sofrer essas absorções... Mas você está certo... Essas ordens de elenco das aberturas que estão nos artigos, são da primeira versão da abertura do primeiro capítulo da novela, postadas pelo Youtube... Normalmente ficaria com a primeira versão que foi ao ar, que é a original de fato... Mas também pode-se optar por modificá-las quando isso ocorre (que é raramente)... Mas entendo a dificuldade disso nesses casos, o bom é que isso aconteceu somente agora, antigamente nenhuma abertura quase se alterava, só mudaram devido a esses acontecimentos inesperados mesmo, você vai ver que nos artigos de outras novelas é diferente... Em A Favorita ainda mudaram um pouco a abertura do vídeo original do primeiro capítulo no artigo heim! Rosi Campos mesmo não era creditada no primeiro capítulo da novela e Mariana Ximenes vinha antes de Murilo Benício (vide o vídeo do Youtube), mas mudaram isso devido a saída de Juliana Paes da novela... Mas entendo sua dificuldade, o bom é que isso acontece MUITO raramente... Mas nesses casos, melhor optar pelo vídeo original então e alterar o que lembrar, e outra, as modificações são mínimas também e dá para contornar isso sossegado... Mas esses acontecimentos de mudanças na abertura não é tão comum assim, acredite... Murilo RJ (discussão) 20h10min de 6 de Dezembro de 2008 (UTC)
Concordo com o usuário Murilo RJ. Victor Rezende (comente) 20h14min de 6 de Dezembro de 2008 (UTC)

OK, entendi. Vcs que conhecem mais sobre esses assuntos que mandam. Agora outro assunto : o "elenco de apoio" e "participações especiais". É necessário mesmo escrever todo mundo que já atuou na novela, mesmo que apenas em 1 capítulo só aparecendo por alguns minutos ? Porque desse jeito a seção vai ficar imensa.

Estava comentando com o Victor que eu prefiro postar todo mundo da abertura na seção de "Elenco principal" (subdividida de acordo com a abertura), e outros atores que participaram em vários capítulos mas não ganharam nome na abertura na seção "Elenco de apoio".

Agora eu queria alguma idéia pra saber quando adicionar ou não um nome no "Elenco de apoio". Eu acho listas imensas de "Anexo:Lista de participações especiais de XXX" meio sem sentido, pq as participações especiais não vão afetar a novela, só o ator, que neste caso essa participação já estaria presente na lista de trabalhos dele.

=> Rjclaudio msg 20h43min de 6 de Dezembro de 2008 (UTC)


Para mim, deveria-se fazer a parte "Outros" em negrito, quando o personagem faz parte da novela, mas não é creditado na abertura, por exemplo, e, os atores que fazem pequenas participações de, no máximo, uma semana, deveriam ser creditados no elenco de apoio.

Victor Rezende (comente) 21h de 6 de Dezembro de 2008 (UTC)

Todos os atores ? Até aquele que só apareceu 2 minutos para dar um tiro no fulaninho ? Minha idéia é separar os que aparecem na Abertura dos que não aparecem. Se não aparece na abertura ele pode aparecer na novela durante 1 mês inteiro que para mim ainda tem que ficar junto com os outros do Elenco de apoio. => Rjclaudio msg 21h11min de 6 de Dezembro de 2008 (UTC)

Eu concordo com você, mas, para mim, todos os atores deveriam constar, pois todos fizeram esse trabalho. Seja por um dia, uma semana, um mês ou na novela inteira. Podemos colocar todos os personagens, sim. Aqueles que foram mais importantes à trama e ficaram durante um ou mais meses, ficariam na seção "Participações Especiais" e aqueles que apareceram em um dia, dois ou até mesmo em uma semana, ficariam no "Elenco de Apoio". => Victor Rezende (comente) 22h52min de 6 de Dezembro de 2008 (UTC)

E os figurantes, também ? Afinal eles participaram, pelo menos por alguns minutos ou alguns dias. Sinceramente, pra mim o ideal era ter algum site oficial com a listagem completa de atores e aí poderíamos deixar apenas os principais por aqui. Mas como não temos isso ...
Prefiro passar o "Elenco de Apoio" e a "Participações especiais" para um anexo com a lista completa do elenco e deixar só o "Elenco central" no artigo da novela. Senão é capaz de termos o elenco ocupando mais espaço do que o resto do artigo (como já aconteceu, e não deveria acontecer nunca).
Pode ser ? Assim mantém a listagem completa em um lugar e deixa só os principais no artigo.
=> Rjclaudio msg 23h20min de 6 de Dezembro de 2008 (UTC)

Concordo. Podemos, sim, fazer um anexo para cada novela, colocando o "elenco de apoio" e as "participações especiais". Mas, tenho uma dúvida. Em Negócio da China, por exemplo, entrarão dois personagens: Violante Gonçalves e Otávio vividos por Cláudia Jimenez e Thiago Lacerda. Ela, será secundária e ele, o protagonista, que virá para substituir Fábio Assunção. Onde eles ficariam?

Victor Rezende (comente) 23h38min de 6 de Dezembro de 2008 (UTC)

  • A única observação que faço é que essa idéia de citar todo mundo do elenco, não me parece o ideal. Citar pessoas que nem nome de personagem tem apenas por que apareceram vai acabar apenas criando a falsa impressão de que figurantes são relevantes, pois serão citados em vários artigos. GRS73 msg 23h42min de 6 de Dezembro de 2008 (UTC)
Fabiano, só aparecerão nas listas os atores em que o personagem tem nome, esse é o mínimo. Se tiver outros critérios pode sugerir.
Victor, nesse caso não sei. Se a abertura da novela não mudar para colocar eles no mínimo vamos precisar de alguma fonte externa para dizer que o Thiago é protagonista, e que a Cláudia é secundária e importante. Se em nenhum lugar falar que os dois são importantes quem somos nós para julgar isso ? Podemos criar uma seção no artigo da novela para esses casos (personagens importantes que não são citados na abertura da novela), mas só ficariam listados os personagens que tiverem alguma fonte atestando a importância. Se não tiver fonte vai para o anexo.
=> Rjclaudio msg 23h52min de 6 de Dezembro de 2008 (UTC)

Eu concordo com você. Portanto, vamos começar a trabalhar!!! Victor Rezende (comente) 23h56min de 6 de Dezembro de 2008 (UTC)

Falta definir qual será o nome da subseção /subtítulo para os importantes que não aparecem na abertura. E gostaria de esperar a opinião do Murilo RJ. Imagino que ele concorde, mas esperar um dia a mais não fará diferença. => Rjclaudio msg 00h06min de 7 de Dezembro de 2008 (UTC)

Infelizmente, não havia lido o que o usuário Rjclaudio havia escrito. Por isso, já fiz um anexo das Participações Especiais de Negócio da China e já arrumei o elenco. Gostaria que vocês o vissem para depois opinar aqui ou em minha página de discussão. Vejam, por favor, a página de Negócio da China na seção Elenco e depois, nas participações especiais.

Victor Rezende (comente) 00h10min de 7 de Dezembro de 2008 (UTC)

Se o elenco que está no artigo é só os atores que aparecem na abertura está bom. Algumas pessoas podem ser contra criar anexo com pouco conteúdo, mas eu penso diferente, pelo menos neste caso é para manter organizado o artigo principal. Vamos esperar o Murilo antes de fazer alterações em massa. => Rjclaudio msg 00h30min de 7 de Dezembro de 2008 (UTC)
Concordo que o mais viável seria sim a idéia de separar os que aparecem na abertura dos que não aparecem. Isso seria fundamental ao meu ver para que o artigo fique mais definido e oficial como a novela nos mostra de fato. E gostei das sugestões dadas aqui para isso. Achei excelente a idéia dos anexos! Quanto a definição da subseção /subtítulo para os importantes que não aparecem na abertura, acho pouco provável que os atores, no caso de Negócio da China por exemplo, Thiago Lacerda e Cláudia Jimenez, acabem não sendo creditados na abertura posteriormente. Mas concordo com o usuário Rjclaudio, que caso isso venha a acontecer, que coloquem os mesmos nos anexos. Mas peço para que tomemos cuidados nas palavras que usamos aqui, como "Elenco de Apoio" e "Participações Especiais". Participações Especiais, usaremos como a abertura nos mostra, tratada como uma participação especial de um determinado ator/atriz naquela novela, e isso não quer dizer que a palavra "participação especial" deve ser tratada no seu sentido limitado a ao pé da letra para a mesma. Nas telenovelas, a palavra participação especial nem sempre referem-se a atores/atrizes que sairão da trama futuramente, longe disso, temos diversos exemplos que isso nem sempre ocorre e que não é verídica tal idéia e informação (como Helena Ranaldi em A Favorita, cuja personagem peramencerá até o fim e a mesma é creditada junto a participações especiais ao lado de personagens que já sairam da trama). Por isso, peço para que nesses casos, nessas pequenas participações, usemos o termo "Elenco de Apoio" que referem-se a personagens cujo fim se adeque a sua não-permanência na novela de modo significativo e cujo mesmos não são creditados na abertura principalmente. Limitando assim, participações especiais somente para a abertura da novela no artigo, tratando a mesma como as suas demais subscalas: atores convidados, fulano como sicrano, etc. No mais, adorei as idéias e estou plenamente de acordo com todas elas, só não gostei do termo 'participação especial' nos anexos mesmo, creio que isso irá causar certa confusão devido a nossa utilização desse termo no artigo principal da novela, seguindo os critérios da abertura. Elenco de Apoio seria o mais adequado creio eu, e, ao invés de colocar "Elenco" que coloquem "Elenco de Apoio" também nos anexos, separando o relevante do irrelevante desta forma. O que acham? Murilo RJ (discussão) 14h05min de 7 de Dezembro de 2008 (UTC)


Victor, como falei, só vamos colocar o Thiago Lacerda e a Claudia Jimenez no artigo da novela se tiver uma referencia falando que eles são importantes apesar de não estarem na abertura da novela. Como nao tem referencia deixa no anexo. Quando achar alguma referencia ou eles aparecerem na abertura passa de volta pro artigo. Senão qualquer um vai pegar os nomes do anexo e colocar no artigo pq acha que ele é importante (e voltamos a situação inicial).

Murilo, concordo. Melhor deixar apenas "Elenco de Apoio" no nome do anexo. E usar "Participacoes especiais" apenas conforme aparece na abertura.

=> Rjclaudio msg 16h09min de 7 de Dezembro de 2008 (UTC)

Bom, para se ter uma boa lista de elenco, acho que deve ter os protagonistas em uma seção, daí na outra seção os secundários, depois apresentando, depois os atores convidados, depois as crianças e depois as participações especiais. E acho também que deve ser na ordem da abertura da novela, pois é o modo mais confiável da ordem de importância (pois é o autor que decide isso). E se na abertura da novela X estiver em ordem alfabética, também devemos colocar na ordem alfabética. Se o nome de alguns atores não estiverem na abertura, acho também que devemos fazer uma nova seção. - Caique Del Buono Fernandes (discussão) 23h08min de 7 de Dezembro de 2008 (UTC).

Pela ausência de comentários considero então esta parte da discussão encerrada. Já passei para o Livro de Estilo as conclusões que chegamos depois desta discussão. => Rjclaudio msg 21h09min de 9 de Dezembro de 2008 (UTC)

Atualizações do livro de estilo[editar código-fonte]

Como estou editando constantemente o livro de estiloi para incluir outras informações que não me veio a cabeça até agora usarei esta seção para citar as atualizações conforme vou fazendo. Mudanças diretamente no livro de estilo só são feitas para informações que considero não serem polêmicas, caso contrário estarei trazendo para a discussão. => Rjclaudio msg 21h21min de 9 de Dezembro de 2008 (UTC)

9/12

Comentários sobre a forma do texto. Evitar o "formato de lista" (que normalmente vem do desmembramento da seção "Curiosidades", mas que deve ser revisado depois) e evitar parágrafos pequenos de duas ou três linhas. => Rjclaudio msg 21h21min de 9 de Dezembro de 2008 (UTC)

12/12
  • Recepção : Inclui exemplos como "Participação de celebridades da vida real", "Merchandising" e "Posar nu(a)"
  • Produção : Comparação de personagens / elementos da novela
  • Imagens : Não colocar imagens na seção de elenco (atrapalha a tabela), e ao invés disso colocar na seção de "Personagens"
  • Elenco : Inseri informações sobre o anexo do elenco de apoio, já que ainda não tínhamos nada específico para estas páginas.

=> Rjclaudio msg 13h26min de 12 de Dezembro de 2008 (UTC)

  • Eu sugiro que em cada telenovela seja colocada a classificação, e que atualizem o livro de estilo. A censura é muito importante.

=> André Bortoli

Novas novelas[editar código-fonte]

Peço que vigiem, pelo menos no início, artigos sobre novas novelas pois eles tendem a estar no padrão antigo, a terem a seção de curiosidades, e muitas vezes a conterem VDAs do site da emissora ou de sites de notícia (principalmente a primeira versão da sinopse). Colocar o artigo no padrão desde o início já vai criar o hábito dos editores a editar do modo "correto".

Editei o artigo Revelação (telenovela) colocando no padrão e retirei VDA da seção de sinopse. Mas é provável que alguém recoloque outro VDA caso a seção continue vazia.

Peço que vigiem o artigo por pelo menos uma semana, que é o momento crítico. Depois vcs podem retirar da lista de vigiados se quiserem.

=> Rjclaudio msg 12h47min de 10 de Dezembro de 2008 (UTC)

O que será do projeto no futuro ?[editar código-fonte]

Deixei meus comentários em Wikipedia Discussão:Projetos/Televisão#Wikipedia:Projetos/Televisão/Telenovelas.

Resumindo por aqui

depois de criarmos o livro de estilo (LdE) e termos um tempo para melhorar o LdE, receber mais sugestões, e também para nos adaptarmos ao LdE, esperar usuários/novatos/ips se adaptarem ao LdE, e adaptarmos alguns dos artigos ao LdE, sinceramente não vejo mais necessidade de um projeto tão específico assim.

Discussões, quando não forem específicas de artigos (se forem deverão ser feitas na página de discussão do artigo) ainda poderão ser feitas na página de discussão do projeto televisão.

Como já adiantamos bastante o livro de estilo creio que daqui a 1 ou 2 semanas já vamos parar de usar esta página.

Então minha previsão é de daqui a 15 dias acabar com este projeto e passarmos a usar o projeto televisão.

(não quero que depois este projeto fique às moscas, com quase 50 pessoas na lista de interessados e nenhuma discussão ou discussões sem resposta nenhuma)

Concordam ?

=> Rjclaudio msg 22h42min de 10 de Dezembro de 2008 (UTC)

Claro que concordo. Tudo ficou ótimo. Já peguei férias esse semestre e se quiser formaterei alguns artigos de telenovelas (antigas e atuais) seguindo todo esse critério, para assim, tentarmos padronizar TODOS os artigos de telenovelas daqui de acordo com esse modelo. Só estou esperando de fato a aceitação e concretização disso aqui e um parecer definitivo antes de sair formatando. Ficou tudo perfeito, de verdade. Se cada pessoa aqui formatar um artigo de telenovela seguindo esse modelo e critério acabaremos rapidamente com o projeto antigo e o novo será adotado e aceito de imediato o mais rápido possível. Mais uma vez, parabéns.

Murilo RJ (discussão) 00h21min de 11 de Dezembro de 2008 (UTC)

O ideal, é irmos adotando aos poucos, pelo menos no início. Pq apesar da teoria ser boa sempre acabamos lembrando de algo quando a aplicamos. O anexo do elenco de apoio, por exemplo, esquecemos de escrever que era em ordem alfabética. :As linhas gerais estão boas, e acho que todos concordaram. Então podemos fazer as mudanças.
O ideal é fazermos no máximo três artigo por dia pq dá tempo de algum ip/usuário comentar as mudanças e termos sugestões e mudarmos antes de mexer em tudo.
Fazendo 3 por dia (3 de cada usuário que quiser fazer isso, não 3 no total. E são no Máximo 3 por dia) teremos no mínimo 21 artigos no final da semana. Se depois disso ninguém comentar nada e não tivermos nenhuma nova idéia dou por finalizado o livro de estilo.
=> Rjclaudio msg 00h50min de 11 de Dezembro de 2008 (UTC)

Preenchendo a Infoboxe {{Info televisão}}[editar código-fonte]

Elenco

No campo de Elenco da infoboxe não poderemos colocar todo o elenco que aparece na seção de "Elenco" do artigo. Quais atores colocar ? Não acho necessário citar todos ou vários pq já tem a lista completa no artigo.

Pensava em colocar apenas os 3 ou 4 primeiros atores que aparecem na seção de elenco. Até pq a ordem/quantidade/quais atores constarão na infoboxe tb pode dar confusão.

Pode ser ?

=> Rjclaudio msg 18h04min de 11 de Dezembro de 2008 (UTC)

Concordo. Em relação as escolhas da ordem dos atores, creio que seria melhor colocarmos os que aparecem primeiro na abertura de fato, para não causar excesso em edições novamente. Quanta a quantidade, teriamos que decidir um número exato. Voto nos três primeiros nomes que aparecem na sessão de elenco. Murilo RJ (discussão) 19h14min de 11 de Dezembro de 2008 (UTC)
Concordo. Acho que os cinco primeiros nomes bastam, pois o elenco já tem uma seção própria. Victor Rezende (comente) 19h38min de 11 de Dezembro de 2008 (UTC)
Uma opção é colocar os nomes que aparecem na primeira "tela" da abertura. Algumas novelas mostram 2 nomes ao mesmo tempo na primeira vez que aparece os nomes do elenco, outras mostram 3 ou 5. Se 5 aparecem primeiro ao mesmo tempo como vamos decidir qual dos 5 colocar ? Apesar de ter uma ordem (esquerda->direita + cima->baixo) seria melhor colocar todos os 5 que apareceram. Embora uma novela ter 5 e outra ter 2 pode causar confusão/problemas. => Rjclaudio msg 19h49min de 11 de Dezembro de 2008 (UTC)
Que tal adicionar algo como [[Título do artigo#Elenco|ver elenco]]? Bisbis msg 21h12min de 11 de Dezembro de 2008 (UTC)
Também pode ser, mas aí qual o objetivo de usarmos o campo do elenco para fazer o link para uma seção do artigo ? Se for para colocar apenas o link prefiro que não usemos o campo. Ocupa menos espaço, e td mundo vai achar a seção de elenco do mesmo jeito. => Rjclaudio msg 00h28min de 12 de Dezembro de 2008 (UTC)
Aliás, até gostei da idéia. Sugiro não usarmos o campo do Elenco pois já temos uma seção com a lista completa e já ordenada e de fácil acesso. Menos trabalho para editar/manutenção/ordenar/reverter/etc. => Rjclaudio msg 00h31min de 12 de Dezembro de 2008 (UTC)


Anterior/posterior

Não acho necessário este campo. Já temos as predefs de rodapé informando as sequencias. Para novelas que já foram exibidas várias vezez isso também atrapalha. Claro, podemos falar só a anterior/posterior da exibição original.

Mas não acho que informar a sequencia de novelas seja realmente importante para o artigo da novela. Quem vai no artigo da novela não está procurando informações sobre outras novelas, apenas daquela. E se estiverem procurando tem no rodapé.

Infoboxe seria apenas para falar de informações essenciais à novela, que não é o caso.

Podemos parar de usar estes parâmetros ?

=> Rjclaudio msg 18h04min de 11 de Dezembro de 2008 (UTC)

Concordo. Sempre achei aquilo uma inutilidade pura. Murilo RJ (discussão) 19h14min de 11 de Dezembro de 2008 (UTC)
Concordo. Acho até redundante. Bisbis msg 09h56min de 7 de fevereiro de 2009 (UTC)[responder]

Como alguns usuários estavam sendo contra certas seções de audiência nos programas estavamos com uma sugestão no projeto telenovelas. Mas preferi levar o caso para instâncias maiores (esplanada/propostas) já que alguns dos usuários que reclamaram não são dos projetos ligados a área e podem ter uma opinião diferente sobre o assunto.

Peço que leiam a seção na Esplanada Propostas (está um pouco grande, como sempre são os meus textos) e comentem.

=> Rjclaudio msg 01h51min de 12 de Dezembro de 2008 (UTC)

Fim do projeto[editar código-fonte]

Depois de quase 1 mês sem novos comentários por aqui acho que o projeto já deu o que tinha que dar. Gostaria de mandar esta página para a ER, mover o LE para subpágina direta do projeto televisão, e passarmos a discutir qualquer coisa necessária no projeto televisão. Mas antes de mandar vou precisar da resposta dos membros do projeto :

Posso mandar para ER esta página e passarmos a usar o projeto TV para centralizar discussões futuras ? => Rjclaudio msg 20h56min de 11 de Janeiro de 2009 (UTC)

Concordo. Victor Rezende (comente) 22h48min de 11 de Janeiro de 2008 (UTC)
Discordo da deleção da página. Ela precisa ser mantida como arquivo para eventuais consultas no futuro. Bisbis msg 09h55min de 7 de fevereiro de 2009 (UTC)[responder]

Seção de manutenção para artigos de arte[editar código-fonte]

Dividi as cats de manutenção por assunto (além da divisão atual por data) e coloquei uma seção no projeto para as cats de arte. Não é tão específico mas é melhor que a categoria genérica que tinha antes, e para quem conhece a área uma rápida passada dá pra identificar se tem algum artigo do projeto precisando de ajuda. De vez enquando passem por lá e ajudem na manutenção. Qualquer sugestão de melhoria (exceto deixar essas cats mais específicas) é bem-vinda. => Rjclaudio msg 19h41min de 29 de agosto de 2009 (UTC)[responder]

Escala comum de qualidade[editar código-fonte]

Está em discussão na esplanada uma proposta para unificar os critérios de avaliações de artigos no âmbito dos WikiProjectos e da Wikipedia:Versão 1.0. Se este WikiProjecto tiver interesse em participar na discussão, por favor façam ouvir-se aqui. Obrigado, GoeBOThe (discussão) 10h22min de 14 de dezembro de 2009 (UTC)[responder]

Livro de estilo[editar código-fonte]

Está aberta uma discussão sobre a atualização do livro de estilo dos artigos sobre telenovelas. Participem! Alegre Bisbis msg 16h29min de 17 de fevereiro de 2010 (UTC)[responder]

Inativando o projeto[editar código-fonte]

Conforme sugeri em 2009 em #Fim do projeto, proponho inativar o projeto por não haver necessidade de uma página específica para telenovela qnd podemos discutir tudo no projeto televisão.

Rjclaudio msg 20h50min de 3 de novembro de 2012 (UTC)[responder]