Wikipédia Discussão:Tutoria

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

O texto que aqui estava foi movido para: Wikipedia Discussão:Votações/Tutoria - Movida a discussão referente à fase de implantação da Tutoria, por isso é melhor que fique na página de discussão da votação, deixando lugar para discussões sobre o andamento do programa e eventuais mudanças necessárias. -- danilo_br msg -- 13:17, 1 Dezembro 2006 (UTC)

Primeira tutoria[editar | editar código-fonte]

  • O tutor GAD inaugurou o programa em 1º de dezembro, adotando o tutorado Herrhackl. Parabéns aos dois. -- danilo_br msg -- 13:46, 2 Dezembro 2006 (UTC)
Alguém poderia me arranjar um novato? Haha --Slade 11:52, 6 de Dezembro 2006 (Quarta-feira)
  • Slade, apesar do medo inicial de que não teríamos tutores suficientes, parece mesmo que os novatos não lêem o aviso de bem-vindos ou não se interessaram pela tutoria. Até agora somente três estão participando. Vamos ver se melhora. Abraços. -- danilo_br msg -- 13:10, 6 Dezembro 2006 (UTC)
Sempre que entrares na wikipédia, Slade, verifique se há alguém na categoria dos tutorados, daí é só fazer aquelas paradinhas, também estou procurando. Com relação a faltar tutores, creio que isso só poderá ser preocupante mais tarde, pois entram tutorados a cada dois dias, em média, logo esgotará o número de tutores, mas acho que isso não vai acontecer, pois um tutor pode tutorar mais pessoas e quando ele for tutorar outra, já deve ter acabado a primeira, portanto, vejo que, se mantermos nesse ritmo, não haverá problemas nenhum. Guilherme Augusto Γουλιέλμος 14:12, 6 Dezembro 2006 (UTC)

Oii! Queria saber se ainda há algum tutor disponível que poderia me ajudar. Estou com uma dificuldade grande em entender os códigos de edição da wiki e tenho algumas dúvidas quanto às referências. AH! Também não estou entendendo aonde devo me inscrever no programa.

--NeoVGF (discussão) 23h36min de 8 de dezembro de 2012 (UTC)

Tutorias para níveis mais avançados[editar | editar código-fonte]

Por quê não se faz um tutoria para os administradores, logo quando eles forem eleitos, assim como para burocratas? -- Andrevruas 23:40, 14 Dezembro 2006 (UTC)

Tutoria[editar | editar código-fonte]

O texto seguinte foi movido de: Wikipedia:Esplanada/geral#Tutoria PatríciaR discussão 19:01, 5 Março 2007 (UTC)

Ao pessoal da Tutoria: gostaria de saber o que um utilizador com 113 edições no domínio principal (e, pasmem, 570 no total; relação de 1 para 5) está fazendo tutorando outros três utilizadores. Leonardo Stabile msg 03:48, 1 Março 2007 (UTC)
Leonardo, o que tem que se apurar é se está sendo feito a tutoria corretamente ou não. As vezes se trata de alguém experiente com um usuário novo. Lipe 2OO7 18:12, 1 Março 2007 (UTC)
Ninguém quis saber muito do assunto quando foi discutido sobre a existência de critérios para definir quem seriam os tutores [1]. Bastava "a boa vontade dos mais experientes". Quem vai agora ter a boa vontade de dizer a determinadas pessoas que não têm o mínimo de competência para tutorar? Boa sorte... PatríciaR discussão 10:19, 1 Março 2007 (UTC)

Eu sinceramente transformaria a tal da tutoria em um projeto localizado em subpágina de algum usuário qualquer... (ou seja, retiraria dela qualquer traço de "procedimento formal" da comunidade, assim como ocorre com as userboxes em outras edições da Wikipédia). Confesso que não participei da discussão de sua implementação justamente por achar que ela deveria ser informal, mas está assumindo cada vez mais um caráter contrário.--g a f msg 14:48, 1 Março 2007 (UTC)

Eu prefiro apelar àqueles que votaram a favor de não haver critérios para tutores que por favor revejam a sua posição. Não vejo problemas na existência de um programa de tutoria, como já tinha dito anteriormente (embora continue a pensar que poderíamos sobreviver sem ele, mas agora que existe, existe), mas os moldes em que é feita uma tutoria deveriam ser revistos. É inadmissível alguém com tão poucas contribuições ser um tutor. PatríciaR discussão 17:05, 1 Março 2007 (UTC)

Agora eu me lembro daquele desenho com carros e motos falantes em que havia uma motoquinha ranheta que vivia dizendo: "eu te disse, eu te disse..." Dantadd 17:37, 1 Março 2007 (UTC)

FML, faça meu favor! Como se a figura não fosse conhecida. Pois é Dantadd, mas para alguns este projeto é brincadeira de política... Leonardo Stabile msg 19:14, 1 Março 2007 (UTC)
Desculpe Leonardo, eu desconheço. Lipe 2OO7 20:12, 1 Março 2007 (UTC)
Leonardo, dei uma olhada e não vi nada demais, somente um novato empolgado com a Wikipédia! E isso é ótimo! As vezes é bom sacudir a poeira, abra a mente, compreenda sua empolgação e guie o usuário ao invés de dizer que ele está "brincando" ou fazer qualquer outro insulto do gênero. É mais fácil falar a ele que não convém que ele faça tutoria agora, que espere aprender mais sobre as políticas internas. Pronto! Se é um caso isolado, não há motivo para alarde, e nem motivo para criar mais uma regra e aumentar a burocracia. Lipe 2OO7 20:15, 1 Março 2007 (UTC)
E desde quando um utilizador que deve ser guiado pode guiar os outros? Desde quando "brincadeira" foi direcionada ao utilizador em questão? É sobre a Tutoria que estamos todos falando. (Quanto a guiar os novatos, você já sabe minha opinião faz um tempo; talvez isto também sirva como referência). E, não, não é caso isolado, mas creio que isso você também desconhece. Como sugerido antes, que tal, ao invés de aumentar a burocracia (criando novas regras) ou manter a burocracia (guiando utilizadores que estão lá para guiar [?!? sim, muito estanho, mas bastante previsível]), eliminar a burocracia retirando a tutoria do domínio Wikipedia? Leonardo Stabile msg 21:31, 1 Março 2007 (UTC)

Nunca vi vantagem na "tuturia". Sempre achei que quando se dá as boas vindas a um novato, se ele tiver dúvidas vem perguntar a quem lhe deu essas boas vindas. Quando encontramos um erro feito por alguém quer seja novato ou não, temos obrigação de lhe explicar como é que as coisas devem ser feitas. (felizmente, já me chamaram a atenção para erros que cometi). Não me esqueço que foi o Nuno que me deu as boas vindas e que me aturou com uma série de perguntas sobre problemas que iam surgindo.--João Carvalho deixar mensagem 21:52, 1 Março 2007 (UTC)

Bem, a votação durou 15 dias ou 1 mês e ninguém apareceu reclamando, agora, quando já está em andamento, pessoas que nem opinaram começaram a falar que não queriam a tutoria. Teria feito isso antes. O programa de tutoria ajuda os novatos a se integrarem na wikipédia e, como o FML havia dito, não importa a qualificação e sim a qualidade de como está sendo a tutoria. Se um novato tem mais boa vontade que os experientes, que faça. Já foi ditado nas discussões que quase ninguém participava que candidatos que indicassem politicamente tinham que ser alertados e, se insistentes, poderiam até ser punidos com bloqueio ou proibidos de tutorar. Vejamos primeiramente a qualidade dessa tutoria, se não for boa, alerte o tal tutor normalmente. Difícil? Não arranjem tempestade em copa d'água. Desculpe qualquer expressão grosseira, mas não vejo esse tópico relevante. Reclamem depois que a tutoria dele acabar. Brasão de Santa Catarina.svg Guilherme Augusto Γουλιέλμος 22:59, 1 Março 2007 (UTC)

De pleno acordo. É perigoso estar falando mal dos outros, sem qualquer fundamento. Afinal, em um ambiente aberto como a wikipedia, quem é um bom tutor? A relação entre tutelando e tutor é completamente livre em um ambiente aberto. Qualquer um pode ser tutor, assim como qualquer um pode ser tutelando. Já encontrei pessoalmente usuários "experientes" fazendo coisas de criança, para mim mereceriam uma tutoria de bons modos. Afinal, ninguém sabe se o nível do tutelando é de doutorado, ou universitário, ou ginasial. Assim como ninguém sabe sobre a vagareza mental do mesmo. As vezes mais vale a paciência de um tutor com poucas edições do que a "expertise" de um tutor sem tempo de até prestar contas para com os bons modos. Como o Guilherme mencionou o que importa é a qualidade. Qualidade que não esta vinculada com o número de edições do tutor. Fora isso, deve-se evitar os erros na tutoria, como politicagem, etc. Abraços.    Mauro do Carmo   23:21 Quinta-feira, 1 de Março de 2007 (UTC)
Guilherme e Mauro: 10-skylt, Swedish roadsign.svg Perfeito! Lipe 2OO7 03:00, 2 Março 2007 (UTC)

Será assim tão difícil admitir que o processo não é perfeito? É neste rumo que acabam por ir todas as discussões? "Ah, não reclamaram na altura, agora caladinhos". Claro que há usuários experientes a fazer asneiras, quem atira a primeira pedra? Claro que há usuários experientes que são rudes, claro que há usuários que deveriam ser experientes e ainda fazem asneiras que é de bradar aos céus. Está a ser apontada uma (uma apenas) falha do sistema de tutoria que, a meu ver, é grave, pois põe na condição de tutor alguém que de certeza não tem condições de o ser. Há quem ainda não concorde com o sistema de tutoria? Há sim, mas agora está implementado, foi decidido pela comunidade, está feito e a decorrer. Isto quer dizer que é perfeito e não se mexe mais no assunto? Não andamos sempre a votar tudo e mais alguma coisa porque queremos afinar regras e políticas? Quando as coisas são feitas por uns, são perfeitas, quando são por outros têm e terão sempre falhas? Há possibilidade sequer de discutir este assunto seriamente, ou seja, com ambas as partes abertas ao diálogo? PatríciaR discussão 20:27, 2 Março 2007 (UTC)

Esqueceram-se que houve uma grande discussão antes da implementação do projeto. Nessa discussão a Patrícia já havia alertado sobre o problema de decisão de competência e eu já havia alertado sobre um utilizador estar moldando os novatos à sua maneira. Fora o desvio de foco, concluo. Leonardo Stabile msg 20:30, 2 Março 2007 (UTC)

Bem, não falo da patrícia e do Leonardo, me refiro a Dantadd e gaf, que sempre reclamam quando alguém tenta criticar o resultado de uma votação, agora, estes nem discutiram e fizeram o mesmo. Leonardo, estás enganado. Não há mobilização política, é só analisar as tutorias e punir que faz isso. Patrícia, é claro que está aberta as discussões, podemos fazer isso e impor limites para tutorar, como por exemplo... 3 meses de wiki e mais de 500 edições. É uma boa. Volto a dizer, desculpa se fui agressivo, mas não me referia a você. Peço só para ver o andamento da tutoria do novato, o que não deve durar mais de 15 dias, e, se ocorrer algum deslize, tomaremos uma atitude e discutiremos isso com bastante convicção. Mas se não quiserem arriscar. Vamos tentar pôr uma solução. Brasão de Santa Catarina.svg Guilherme Augusto Γουλιέλμος 22:39, 2 Março 2007 (UTC)

Patrícia, não sei se chegou a ler tudo aí encima, principalmente sobre o que eu, Guilherme e Mauro falamos. Eu, pelo menos, nunca disse que "está votado e pronto", pelo contrário! Eu sempre fui a favor de, sempre que necessário, rever-se as políticas, seja eu contra ou a favor, quantas vezes e criando quantas votações forem necessárias. --- O que eu disse, e pelo que entendi do Mauro e Guilherme, é que nós devemos analisar como está sendo feito a tutoria, e não por quem está sendo feita. Se ela está sendo feita de maneira inadequada, que se contacte quem a está fazendo e se tome as devidas providências. Mas, se ela está sendo bem feita, não importa se o usuário em questão é novato, se tem X ou Y contribuições ou nada disso, só importa se ele faz bem feito (o que eu não sei no caso acima específico), é isso que quis dizer. Muitas vezes, os novatos são mais empolgados que os mais velhos, e por isso geralmente estão mais dispostos a ajudar os outros que chegam em seguida, isso é normal. Tem gente que pega as coisas de forma muito fácil e rápida, não é o número de contribuições que vai diferenciar isso. Pra mim o sistema está bom, não sei se perfeito, eu apenas disse "perfeito" em relação ao que o Guilherme e Mauro falaram, não ao sistema em si. --- Além disso, como eu disse, muita gente some daqui e entra depois de um tempo com um usuário novo; e, se a pessoa que está ensinando já conhece a Wikipédia? É por isso que precisamos analisar como está sendo feita, e não quem. --Lipe 2OO7 02:41, 3 Março 2007 (UTC)

Lipe, eu leio toda e qualquer discussão na íntegra antes de comentar, não só os comentários que quero. Dá-me mais margem de trabalho e evito fazer figura triste. Quanto a coisas em concreto.

Atenção: esta é de facto a excepção. Tenho visto algum bom acompanhamento de usuários recém-registados por parte de tutores. Continuo a achar que foi uma boa iniciativa. Mas isso não impede que se façam ajustes, sejam eles propostos por pessoas que haviam discutido o assunto anteriormente ou não. As 500 edições sugeridas pelo Guilherme Augusto parecem-me um bocadinho exageradas :D mas algo nessa linha de pensamento seria bom. Que tal no mínimo as mesmas exigências que para o direito ao voto, de preferência enfatizando o número de edições válidas no domínio principal (200, por exemplo?)? A mim parece-me razoável. PatríciaR discussão 17:47, 5 Março 2007 (UTC)

Bem, 500 edições foi realizada à proporção de 3 meses. Mas vejo que a sua proposta foi melhor Patrícia. Voltando ao assunto e fugindo da proposta, realmente é um caso grave e tem que ser revisto, se há tutoriados sem respostas e que sabem mais que os tutores. Então acho que deve ser repensada o limite, como mesma falaste. O tutor já deve estar integrado na wikipédia. Brasão de Santa Catarina.svg Guilherme Augusto Γουλιέλμος 23:24, 5 Março 2007 (UTC)

Subscrevo totalmente a Patrícia.-GAD discussão ð contribuições 01:56, 6 Março 2007 (UTC)

Dúvidas[editar | editar código-fonte]

Olá. Gostava de tirar uma dúvida. Este usuário, que, supostamente, está a ser tutorado por mim, nunca mais editou desde que o adoptei. Se ele não editar durante o próximo mês, que faço? Simplesmente dou a tutoria como finalizada? Belanidia Olá! 13:05, 6 Março 2007 (UTC)

Depende do seu bom-senso, se quiser esperar que ele volte, tudo bem, não vai fazer diferença. Mas, se quiser, faça como eu fiz, ficou um tempão sem editar ou sem perguntar, finalize a tutoria. Brasão de Santa Catarina.svg Guilherme Augusto Γουλιέλμος 20:25, 6 Março 2007 (UTC)
Ok, obrigada! Vou esperar mais um tempinho ... mas não acredito que volte ... as suas duas únicas edições foram: inserir a tag da tutoria na sua página e deixando uma pequena mensagem na minha discussão ... e sumiu! Bem, obrigada! Belanidia Olá! 20:29, 7 Março 2007 (UTC)

chat[editar | editar código-fonte]

que tal incluir um link para o chat, para tirar dúvidas rápidas ou para quando o tutor não estiver presente? Waldirmsg 20:55, 13 Março 2007 (UTC)

Symbol support vote.svg Concordo - Muito útil, os meus tutorados às vezes ficam cheios de pressa ...e eu não estou sempre cá! Se bem que isso devia ser usado com cuidado, senão o novato passa a usar sempre esse meio, e perde-se o valor da tutoria. Como se ia controlar isso? Belanidia Olá! 22:37, 13 Março 2007 (UTC)

Café dos Tutores[editar | editar código-fonte]

Oi ... que tal criar um café dos tutores? Era bom! Que acham? Belanidia Olá! 20:01, 15 Março 2007 (UTC)

Pode ser, que tal propor isso na dinamarcaEsplanada? Brasão de Santa Catarina.svg Guilherme Augusto Γουλιέλμος 20:13, 15 Março 2007 (UTC)

Hum, ok! Vou fazer isso ... trouxe primeiro para aqui para saber o que o pessoal achava. Gostei da parte da dinamarca (hilário). Belanidia Olá! 15:48, 16 Março 2007 (UTC)

Ok, tá proposto aqui. Agradeço a vossa opinião! Obrigada, Belanidia Olá! 22:32, 17 Março 2007 (UTC)

Dúvidas sobre a Tutoria[editar | editar código-fonte]

Olá... tenho algumas dúvidas ... saudáveis, acho!

  • Um usuário pode ser tutorado duas vezes? Se não ... alguém confirma, ou deve confirmar isso? Se sim, pode ser pelo mesmo tutor?
  • Porque a maior parte dos usuários que ajudam no Café dos Novatos não faz tutoria? Afinal ... são coisas muito parecidas, não? Os dois conceitos não deviam estar ligados? Não deveria haver, pelo menos, maior cooperação entre as duas tarefas?
  • Quando um novato que está no programa de tutoria faz algo de errado e o tutor ainda não lhe disse nada, mas um outro usuário viu ... a quem ele deve avisar, o novato ou o seu tutor? Notem que este assunto pode ser delicado!

Eu sei que não há regras para isso que perguntei ... mas o que eu quero saber é o que acham que deveria ser feito...! Amo este programa, espero que vá longe! Bjs, Belanidia Olá! 20:54, 22 Março 2007 (UTC)


Estranho que não ande ninguém por aqui...! Ninguém me respondeu! Mas também não faz mal, pois tenho mais perguntas:

  • O que fazer se o novato não segue os conselhos do tutor?
  • Que acontece se o tutor orientar mal o novato, isto é, se não responder às perguntas do novato, ou se fizer aquilo o que o tutor não deve fazer?

Ah, e além disso, concordo com as opiniões dadas acima, de que o tutor deveria, pelo menos, ter direito ao voto. A Tutoria é muito importante, é preciso que se vejam estas coisas TODAS antes que haja casos de extrema gravidade e que tenhamos de andar a discutir infinitamente, não acham? Alegre Ou acham que não? Belanidia Olá! 22:22, 24 Março 2007 (UTC)

  • Se o tutor se porta mal não é grande tutor, poderá ser destituído se alguém tiver essa vontade justificadamente (o senso comum manda muito). O tutor aconselha, não obriga, mas se o novato estiver a fazer erros prejudiciais à wiki deliberadamente, está a incorrer em qualquer das penalizações previstas... Eduardo 20:56, 26 Março 2007 (UTC)
    • Como se faz para destituir o tutor? Belanidia Olá! 11:22, 7 Abril 2007 (UTC)

Avisa-se na Esplanada ou no possível futuro café dos tutores e o pessoal decide por quanto tempo ele é afastado, dependendo da forma. Põe-se na Página de Tutoria o nome do tutor em uma secção: Usuários proibidos de serem tutores.

Exemplo:

  • Esplanada:
    • O usuário Robson 437 está influenciando ideologicamente os tutoriados, podendo ser visto em X e Y.
    • Usuários decidiram afastá-lo por 2 meses da tutoria.
  • Página da Tutoria
    • Robson 437 - entre 09/04/2007 e 09/06/2007 - Influência Ideológica

Eu acho que tem que ser assim. Concordas? Brasão de Santa Catarina.svg Guilherme Augusto Γουλιέλμος 21:23, 9 Abril 2007 (UTC)

Terá que provar que o tutor é inapto ao cargo, através de links apontando para seus equívocos, ou para as suas omissões. (se bem que tem gente que é tutor e que sabemos que ainda são novatos). Depois teríamos que ir avisar na página dos tutorados que o seu tutor é incapaz. Na realidade o pessoal experiente não deseja ser tutor e fica satisfeito que existam usuários novatos que tentam ajudar.--OS2Warp msg 00:44, 10 Abril 2007 (UTC)
Ok, entendi. Se bem que 2 meses afastado da tutoria não é suficiente, na minha opinião. Deveriam ser, aí uns 6 meses, pelo menos. para o ex-tutor corrigir os seus erros e poder limpar a sua imagem (contando que para destituir o tutor, o caso seria sério). Mas tenho pena que não existam mais usuários experientes a tutorar, o programa é bom e ainda pode ser melhorado. É pena! É que há novatos e novatos (eu num posso falar muito, pois não tenho grande experiênciam, mas contando que existe pessoal a tutorar muito mais novato e inexperiente que eu...). Obrigada pelas respostas - elas poderão fazer falta num futuro próximo. Belanidia Olá! 10:12, 10 Abril 2007 (UTC)
Vejam algumas sugestões aqui e comentem, se for o caso. Cumprimentos a todos. Belanidia Olá! 10:12, 10 Abril 2007 (UTC)
Concordo em gênero e número com suas sugestões. Os dois meses foram apenas um exemplo, nada na prática. Abraços. Brasão de Santa Catarina.svg Guilherme Augusto Γουλιέλμος 17:12, 10 Abril 2007 (UTC)

Prazos da tutoria[editar | editar código-fonte]

Pessoal... sou eu de novo! Bem, eu andava aí sem nada para fazer e lembrei-me de ir ver todas as tutorias em andamento. Fi-lo uma a uma ... sabem o que encontrei?

Encontrei 22 tutorias em andamento com data "expirada".

Citação: Na página da Tutoria "alguém" escreveu: «A tutoria não tem prazo de duração, bastando que qualquer dos envolvidos ache conveniente seu término, não sendo aconselhável que se estenda por um período maior que trinta dias.»

Bem, eu encontrei uma tutoria em andamento já por 4 meses e meio. Tristeza Tudo certo que "a tutoria não tem prazo de duração" - mas, o que isso quer dizer é que a tutoria pode durar uma semana, duas semanas, ou três semanas e meia (dependendo da vontade de tutor e tutorado) mas não pode durar mais de 30 dias. É isso que lá diz!

Ora, pessoalmente, eu não concordo com 30 dias de tutoria. Acho que, em certos casos, isso pode ser pouco. Não deveríamos discutir isso então? Alterar isso, se for o caso? Vejo que os outros tutores também não devem concordar - é isso que interpreto da sua atitude em manter as tutorias no activo por tanto tempo.

Se, por outro lado, foi esquecimento em finalizar a tutoria, por favor, revejam isso - no fim da tutoria devem ser retirado a UB referente à mesma, da página do tutorado e da página do tutor. Isso é importante! Alegre

Notem, no entanto, que muitas das tutorias "em andamento" já com meses de duração, não estão, na prática, em andamento ... antes, estão totalmente paradas. Isso não é bom, pois há novatos já há dias a precisar de tutor.

Vejam bem este assunto,por favor. Os tutores têm a grande responsabilidade de orientar o novato. Uma das coisas que devemos incutir nos novatos é a "obediencia às regras" (ou, caso haja discordância delas, a luta pela sua mudança - mas nunca a sua desobediência). Mesmo que o que esteja lá na página da tutoria não sejam regras rígidas ... devíamos segui-las e assim dar um bom exemplo! Se conseguirmos que as regras mudem, aí, passamos a fazer diferente.

Que me dizem? Lácia Msg !!! 12:28, 24 Abril 2007 (UTC)

Lúcia, bem observado. Eu estou aguardando dar trinta dias para acabar com duas tutorias minhas, uma bem sucedida, outra mais ausente. Penso que não se deve ser rígido quanto ao tempo de duração, mas mais que 60 dias, acho que é desnecessário. Em tempo, acho que a sua userbox de finalização de tutoria deveria se tornar oficial. Alex Pereira msg 12:34, 24 Abril 2007 (UTC)
Digo que
Symbol support vote.svg Concordo com suas observações, Lúcia. Veja bem, eu mesmo encerrei algumas tutorias por falta de participação na Wikipédia, mas acabei entendendo errado como era para ser encerrada e mudada o conteúdo do tal usuário.
Se é, como um usuário que conheço, para falar que é tutor de muitos usuários e o tal nem atender ou não receber dúvidas do tutorado, a sugestão que dou é de ser "automaticamente" encerrada a tutoria caso o usuário não se manifeste (tutor ou tutorado) nesse período sobre o encerramento. --ArmagedonBandeira do estado de São Paulo.svg>>> Pode falar que te escuto! 18:30, 24 Abril 2007 (UTC)

Symbol support vote.svg Concordo com a Lúcia.Eu também estou tentando cancelar duas tutorias.As duas foram fracassadas.Não tive contato com eles.--Lufigueiredo fale comigo! Brasil 19:38, 24 Abril 2007 (UTC)

Symbol support vote.svg Concordo Acredito que até essa tutoria de 4 meses e meio seja a minha. Sad.png, mas também estou tentando finalizá-la, por MSN. Thiago R Ramos disc 21:16, 24 Abril 2007 (UTC)

  • Que óptimo que estão a concordar! A minha ideia concreta seria a seguinte: na maioria dos casos, 30 dias será suficiente; mas, se por acordo do tutor e tutorado se achar necessário mais tempo, poderá haver até mais 30 dias de tutoria. Note-se que não estamos a falar de tutorias sem efeito (aquelas em que os novatos se evaporam, hehe), mas sim daqueles casos em que a tutoria está sendo bem sucedida, mas que o novato (ou mesmo o tutor) ainda não se acha preparado para "remar" sozinho! Em todo o caso, a tutoria nunca, em situação alguma deverá exceder os 60 dias.
    • Quanto aos casos daqueles novatos que simplesmente desaparecem, o que eu tenho feito é o seguinte - falo-lhe algumas vezes, vejo se editou, se não houver resposta, deixo de vigiar (e adopto mais um novato), mas só encerro a tutoria no fim dos 30 dias. Se virem na minha página da tutoria, tenho vários tutorados, mas muitos não editam. Penso que o importante é não perder a prática nem o ânimo. Penso que, de um maneira geral, o programa tem corrido muito bem! Parabéns a todos!
      • Digam qualquer coisa do "prazo" acima ... talvez fosse bom o limite máximo de 60 dias ser transformado em regra, para que não estejam tutorias em andamento por meses a fio. Agradeço a vossa participação. Lácia Msg !!! 21:27, 24 Abril 2007 (UTC)

Acho que podemos fazer algo mais ou menos assim: quando atingido os 60 dias, no caso de o tutorado não houver editado dentro de um certo prazo, que pode ser 15 dias por exemplo, sem ter dado motivos, a tutoria deve ser finalizada. Aí podemos filtrar somente as tutorias inúteis que ultrapassarem prazo. Thiago R Ramos disc 01:12, 25 Abril 2007 (UTC)

  • Bem, todos concordamos, então, que o prazo pode ir, eventualmente, até aos 60 dias, por mútuo acordo entre tutor/tutorado, mas que nunca pode ultrapassar essa data, certo? Alguém me pode dizer o que é necessário para por isso em prática? É que isso eu não sei ... hehehe! Lácia Msg !!! 19:43, 25 Abril 2007 (UTC)
  • Essa é uma discussão específica; não altera senão os envolvidos diretamente no projeto de tutoria; Seria, entretanto, interessante colocar em a seção Anúncios da Esplanada que este novo prazo está sendo proposto, porque afetará futuros tutores e tutorados, além de chamar a atenção de alguns distraídos para o projeto; Cria-se, antes, uma proposta de votação em Wikipedia:Tutoria/aumento de prazo, por exemplo onde, na discussão, as propostas serão debatidas e, depois, votadas, tal como ocorre nas demais votações... O anúncio na Esplanada creio seja necessário para "bicudos" como eu, de fora do projeto, em querendo, metermos o bedelho e bedelharmos à vontade! he, he... Abraços, Conhecer ¿Digaê 00:32, 28 Abril 2007 (UTC)

Quanto ao anúncio na Esplanada tudo bem. Mas temos que fazer uma votação normal? Já parece haver tanto consenso.... Thiago R Ramos disc 12:48, 28 Abril 2007 (UTC)

Eu concordo com a lúcia... Eu tenho uma tutoria que está até hoje em duração e o tutorado só me fez 3 perguntas...

Maurício Knevitz, o Punk Rocker! Diga meu amigo !

  • Para mim, um mês é o máximo. PS: o que decidiram sobre a questão de quem pode ser tutor? Slade 20:17, 28 de Abril 2007 (Sábado)

Olha, alguém que não concorda ... obahh é estreia. Bem vindo à discussão Slade. Alegre Tua opinião é bem-vinda; poderias apenas indicar um motivo para teres essa opinião (isto é - máximo um mês)? Também, se for possível, poderias dizer-me o que fazer quando encontro tutorias com 4 meses de andamento (ou mais), e o tutor não está nem com vontade de finaliza-la? Relativamente a quem pode ser tutor, bem, não decidimos nada, eu já comentei, já dei a minha opinião (para mim tutor teria um mínimo de 500 edições no domínio principal) - mas já que mais ninguém se pronunciou e para já temos uma outra questão em mãos, penso isso anda em banho maria (mas k um dia isso vai dar problemas, isso vai, mas fazer o k?). Fico contente de ver mais alguém se interessando sobre o assunto. Lácia Msg!!! 23:00, 28 Abril 2007 (UTC)

Bem o motivo é a minha proópria opinião; somente uma questão de gosto pessoal, hehe. Quanto às tutorias de quatro meses, acho que a saída é iniciar uma votação que decida todas as pontas soltas no projeto da Tutoria, mas repito, é a minha opinião. Slade 23:46, 28 de Abril 2007 (Sábado)

Talvez a Lúcia estaja certa.Mas por outro ponto de vista, acho que quando um tutorado tem muitas dúvidas, pode ficar o tempo que quiser a perguntar ao seu tutor. Mais as tutorias que se extendem sem resposta é melhor estar a corrigir, se não serão novatos demais para tutorar.Uma tutora com a Lúcia, eu vejo que tem muitos tutorados, sempre que adotamos um que não há necessidade estamos perdendo tempo.Acho que todos os tutores que tiverem um tutorado que "não pergunta", pode-se finalizar a tutoria. Pedro Henri Desembuche ! 18:24, 4 Maio 2007 (UTC)

Sim Pedro. A questão não seria prolongar as tutorias que estão paradas ... seria prolongar (se assim decidido pelo tutorado e pelo tutor) as que estão a funcionar (ou seja, em que o tutorado pergunta e o tutor responde) mas que 30 dias não são suficientes. De qualquer maneira, o que é importante mesmo é que se decida de uma vez o prazo máximo de duração - para que as tutorias não durem mais do que devem durar. Logo logo vou fazer uma proposta de alteração para corrigir falhas do programa (ainda não o fiz porque tenho andado muito ocupada), está muito breve! Belanidia Msg!!! 18:39, 4 Maio 2007 (UTC)

Tutoria (café)[editar | editar código-fonte]

O texto seguinte foi movido de: Esplanada propostas Lusitana 09:34, 26 Abril 2007 (UTC)

Olá! Estive a pensar e acho que seria bom termos, na esplanada, um Café dos Tutores, onde o tutores poderiam ajudar-se mutuamente, num sentido de cooperação entre eles, onde os maiores beneficiados seriam os tutorados. O que acham? Belanidia Olá! 16:05, 16 Março 2007 (UTC)

Symbol support vote.svg Concordo com a idéia. Alex Pereiradisc - falaêBandeira de Mato Grosso do Sul.svg 16:43, 17 Março 2007 (UTC)

Symbol support vote.svg Concordo plenamente com essa idéia.

Symbol support vote.svg Concordo Brasão de Santa Catarina.svg Guilherme Augusto Γουλιέλμος 13:27, 18 Março 2007 (UTC)

Symbol support vote.svg Concordo Haha - Pikolas disc -contribs 14:13, 18 Março 2007 (UTC)

Symbol support vote.svg Concordo Gostei da idéia.Maurício Knevitz, o Punk Rocker! Diga meu amigo !

Symbol support vote.svg Concordo com absoluta certeza, já que é uma ótima idéia! --ArmagedonBandeira do estado de São Paulo.svg>>> Pode falar que te escuto! 22:45, 18 Março 2007 (UTC)

Symbol support vote.svg Concordo! Waldirmsg 01:36, 19 Março 2007 (UTC)

Symbol support vote.svg Concordo! Marcelo Marcelo A. deixar mensagem 22:35, 9 Abril 2007 (UTC)

Deviam fazer-se esta pergunta: já alguma vez foi necessário? Por outras palavras, o número de ocorrências desse tipo [de discussão] na Esplanada é tal que justifique a separação para um Café dedicado? -- Nuno Tavares 01:47, 19 Março 2007 (UTC)

Symbol support vote.svg ConcordoPedro Ribeiro & Oliveira

Olá! 19:00, 9 Abril 2007 (UTC)

Café dos Tutores onde tutores podem colocar dúvidas uns aos outros? Eu acho é que os tutores estão a precisar de tutores... Lusitana 14:08, 19 Março 2007 (UTC)

Penso que a necessidade é discutível, especialmente porque é um programa em expansão (neste momento está no início, ainda). Ou seja, talvez venha a ser cada vez mais preciso, mesmo que agora ainda o seja pouco. De qualquer maneira, trouxe o assunto aqui com o objectivo de se "ir pensando no assunto". É bom que os tutores estejam unindo seus esforços, numa tentativa de haver cada vez mais um critério comum a todos eles ... até porque, a meu ver, há muita coisa que fica "ao critério do freguês" e cada tutor faz à sua maneira, e isso pode nem sempre ser bom para o novato. Na minha opinião há muitas muitas coisas a serem discutidas, ou num café, ou numa págima de discussão, claro. Mas é para se ir pensando, só isso! Belanidia Olá! 14:12, 19 Março 2007 (UTC)

Não enfiando a carapuça pelo que a Lusitana disse, mas aproveito para dizer que entendo o que ela quer dizer com essa expressão. É na tentativa de melhorar certas coisas do projecto Tutoria que esse café deveria existir. Belanidia Olá! 14:16, 19 Março 2007 (UTC)

Aproveitando a dica da Lusitana, poder-se-ia reorganizar o Café dos Novatos e torna-lo mais eficiente para os Tutores ... e para a Tutoria (já que os dois conceitos estão relacionados) ... que acham? Belanidia Olá! 22:45, 19 Março 2007 (UTC)

Podia-se dividir o café dos novatos por tipos de dúvidas, por exemplo..., e colocar lá o link para a página da tutoria (para acompanhamento personalizado). Enfim, há mtas hipóteses... Lusitana 11:17, 23 Março 2007 (UTC)

É uma boa ideia ... e assim não precisávamos de criar um outro café. Penso também que era bom haver mais cooperação entre os tutores e os que ajudam os novatos (no café). Penso que são trabalhos muito parecidos ...! Belanidia Olá! 13:23, 23 Março 2007 (UTC)

A ideia de melhorar o Café dos Novatos também me parece melhor. Ozalid 00:37, 24 Março 2007 (UTC)

E como faríamos isso? Além do mais ... gostaria também de ver abordados alguns dos pontos que falei aqui ... mas ninguém me tem respondido, certamente andam todos muito ocupados...! Belanidia Olá! 20:53, 26 Março 2007 (UTC)

Tá respondido Eduardo 20:59, 26 Março 2007 (UTC)

O texto seguinte foi movido de: Esplanada propostas Lusitana 09:34, 26 Abril 2007 (UTC)

Exibição de tutores em predefinição[editar | editar código-fonte]

O texto seguinte foi movido de: Esplanada propostas Lusitana 09:40, 26 Abril 2007 (UTC)

Olá comunidade. Venho aqui propor um box o qual faz identificar os tutores da Wikipédia. Assim que os usuários novatos os procurarem poderá ver quem mais é e perguntar a dúvida ao usuário em questão do momento. A box poderá ser mudada através dos comentários e de suas devidas modificações. Caso seja aprovada, será criada a predefinição ou a Userbox Tutores.

Tutores
Alexanderps | Armagedon | Educorpo | FlipDarius | Gdamasceno | Guilherme Augusto | Jota Morais | Lilianne | Lucas Figueiredo | Belanidia | Luis Dantas | Marcelo A. | Pedro00 | Pilha | Porantim | Thiago R Ramos

Usuários que concordam com a criação da box para os usuários tutores
  1. --ArmagedonBandeira do estado de São Paulo.svg>>> Pode falar que te escuto! 18:18, 4 Abril 2007 (UTC)
  2. TheMente 23:43, 4 Abril 2007 (UTC) num deveria existir um para sysops e burocratas tbm?
  3. Pedro Ribeiro & Oliveira Olá! 20:08, 5 Abril 2007 (UTC)
  4. --Abrivio 14:37, 5 Abril 2007 (UTC)
  5. Brasão de Santa Catarina.svg Guilherme Augusto Γουλιέλμος 15:38, 5 Abril 2007 (UTC)
Usuários que discordam com a criação da box para os usuários tutores
  1. Symbol declined.svg Discordo --Fabianopires 22:14, 5 Abril 2007 (UTC)
  2. Alex Pereirafalaê 23:45, 5 Abril 2007 (UTC)
  3. Al Lemos 01:36, 7 Abril 2007 (UTC)
  4. Marcelo Marcelo A. deixar mensagem 22:39, 9 Abril 2007 (UTC)
  5. MachoCarioca oi 19h44min de 3 de Setembro de 2008 (UTC) O que não dá ideia a falta do que fazer por aqui, hem? :-)
Comentários

A box poderia ser colocada no final do programa de tutoria, para indicar quais são os tutores, seria muito bem atribuida a essa página. Deveria também haver uma para os tutorados. Concordo com a implamentação.Pedro Ribeiro & Oliveira Olá! 20:14, 5 Abril 2007 (UTC)


Poderias, por favor, explicar melhor a utilidade? Penso que não percebi bem! Desculpa! Belanidia Olá! 18:38, 4 Abril 2007 (UTC)

Claro, sem problemas. A utilidade desta box será para os usuários novatos identificarem quem são os usuários tutores, "ampliando" (de certa forma) e organizando os dados que eram da Categoria:!Tutores. Além disso, essa box, se aprovada, poderá ser colocada nas páginas de usuários tutores. Será adicionada também na página inicial da Tutoria. Deveria também ter uma para os tutorados. Eu concordo com a implementação da box.
Essa box mostrará o misto de usuários que estão com tutoria(s) em andamento ou outros que são tutores, mas não está tutorando usuários. --ArmagedonBandeira do estado de São Paulo.svg>>> Pode falar que te escuto! 18:59, 4 Abril 2007 (UTC)
Em outras palavras, será para identificar mais facilmente os tutores da Wikipédia. --ArmagedonBandeira do estado de São Paulo.svg>>> Pode falar que te escuto! 19:00, 4 Abril 2007 (UTC)
Mas se pretende aplicar esse box a quais páginas? Não se esqueçam que, para constar nessa lisa, o usuário só tem que colocar um userbox na própria página, vai ter que editá-lo tb? Até acho interessante, mas não vejo uso para ele, ainda.  Porantim  »  11:00, 5 Abril 2007 (UTC)

Eu pretendo aplicar às páginas Wikipedia:Tutoria (no final, para ser exato) e nas diversas páginas de tutores, facilitando assim, a aqueles que (talvez) estão passando na página do tal usuário tutor, a navegação pelas outras páginas de usuários dos mesmos (tutores). O usuário tutor só vai ter o trabalho de adicionar a sua lista de editar isto: {{Wikipedia:Userbox/Tutores}}. Não terá o trabalho de copiar toda codificação necessária para exibir a tal userbox. --ArmagedonBandeira do estado de São Paulo.svg>>> Pode falar que te escuto! 12:00, 5 Abril 2007 (UTC)

Desculpa a insistência ... mas realmente não consigo perceber a sua utilidade: para quê que o tutorado precisa de saber quem são os outros tutores? Não vai achar que pode ficar a perguntar coisas a qualquer um (e não é que não possa perguntar - mas perder-se-ia o valor da tutoria se o novato entendesse assim), ou até que pode escolher o seu tutor? Mas, por outro lado, não me oponho à sua criação. Mas, sério que não consigo perceber a utilidade, desculpa! Belanidia Olá! 12:24, 5 Abril 2007 (UTC)
  • Faço minha as palavaras da Lucia qual a utilidade? Quanto a criar uma para administradores temos hoje cerca de setenta imagina o tamanho da predefinição. --Fabianopires 22:14, 5 Abril 2007 (UTC)
Sou tutor, acho até interessante a informação, mas para isso, já há as userboxes de Tutor e Tutorado. Boa a intenção, mas não vejo objetividade. Alex Pereiradisc - falaêBandeira de Mato Grosso do Sul.svg 23:45, 5 Abril 2007 (UTC)

A não ser que a idéia por trás dessa userbox seja "vejam, eu sou um tutor" ;) - Al Lemos 01:36, 7 Abril 2007 (UTC)

Seria mais ou menos isso, Al Lemos. Como já disse, facilitaria, assim, a navegação dos usuários pelas páginas de usuários tutores, não necessitando de "ir" até a categoria para saber quem são os tais usuários. --ArmagedonBandeira do estado de São Paulo.svg>>> Pode falar que te escuto! 17:50, 8 Abril 2007 (UTC)

texto anterior O texto seguinte foi movido de: Esplanada propostas Lusitana 09:40, 26 Abril 2007 (UTC)

Tutoria de lusófonos no Commons[editar | editar código-fonte]

O texto que aqui estava foi movido para: Wikipedia Discussão:Tutoria/Commons 03h34min de 7 de Setembro de 2008 (UTC)

Wikipédia 2010 - discussões sobre tuturia[editar | editar código-fonte]

Dar BV e virar tutor

Symbol declined.svg Discordo

Se eu ver um usuário novato editando, só poderei dar as boas vindas se eu virar seu tutor ? E se eu não quiser tutorar ninguém ? Não poderei dar as boas vindas ? Isso apenas faria com que menos pessoas dessem as BV. Apenas tutores dariam, e isso sobrecarregaria o trabalho deles.

Mandar aviso para tutor

Symbol declined.svg Discordo

No meio de tantos avisos a enviar de cada vez, vc acha que as pessoas se darão ao trabalho de olhar a página de usuário para ver se ele é tutorado e quem é seu tutor ? A maioria dos novatos não tem tutor, então na maior parte das vezes procurar se tem ou não tutor será uma perda de tempo, e desistimulará isso. Além da maioria dos avisos são mandados automaticamente através de butões de atalho (tipo FastButton).

O tutor deveria vigiar a discussão do tutorado, e sempre que alguém enviar algum aviso, substituí-lo por uma mensagem mais objetiva.

O que poderia ser feito é colocar alguns nomes de tutores ativos (teria que estar sempre atualizando, caso um tutor não editasse por 1 semana) na BV. Essa é uma proposta que apareceu no projeto marketing. Faria uma lista de tutores ativos, e a predef de BV colocaria 3 nomes aleatórios dessa lista na mensagem.

=> Rjclaudio msg 12h28min de 13 de julho de 2009 (UTC)

Primeiro, acho que há muita gente na Wikipédia capaz de realizar uma tutoria, e não só os que aparecem na actual lista de tutores. A ideia, é ainda muito primitiva, e estamos aqui exactamente para a discutir. Há várias hipoteses, também pode ser: todos dão as boas vindas, e quem quiser depois adopta o usuário
Mas como também está sugerido, penso que a utilização de uma escala de avisos, acalmaria um pouco os animos, e não seria tão duro com os novatos João P. M. Lima (discussão) 13h46min de 13 de julho de 2009 (UTC)
Teoricamente todos que queiram dar tutoria colocam seu nome na lista de tutores. Se o nome não consta lá é pq não quer ser tutor. Se a teoria não bate com a realidade, então tem algo errado na divulgação da lista. Pq o objetivo da lista é justamente reunir interessados em ajudar os novatos, discutir maneiras de fazer isso, onde achar novatos que precisam de ajuda, etc. Enfim, todos os usuários dispostos a ajudar novatos se reunem ali. Esse é o objetivo da lista. (poderia até ser um projeto). Mas a idéia é a mesma, só trocar "tutor" por "está diposto a ensinar passo-a-passo ao novato". Todos os tutores recebem recomendações para procurar na lista de usuários recém-cadastrados que fizeram alguma edição possíveis novos tutorados. Isso já é usado. Nenhuma idéia nova. O que falta é divulgar as existentes. O que falta é transformar a teoria da lista de tutores em prática : juntar todos os interessados.
A idéia da escala de avisos já foi aceita na esplanada. Novamente, falta apenas trabalho braçal de traduzir os avisos da wiki.en e depois de tudo traduzido discutir se algum aviso precisa de melhoras. O principal, e o mais difícil de conseguir, é fazer as pessoas que mandam avisos usar esses avisos mais específicos e de diferentes níveis. E isso não há campanha que resolva. É questão de tempo. E possivelmente adaptar programas como FastButton, para a pessoa escolher "outros avisos" aparecer uma lista de avisos específicos e uma lista de níveis de aviso.
=> Rjclaudio msg 14h01min de 13 de julho de 2009 (UTC)

Tutores ativos[editar | editar código-fonte]

Amigos tutores, nós somos, mais ou menos, 50 tutores, dos quais 26 tem 34 tutorias em andamento (ou seja, mais tutorados que tutores). Temos três pedidos a 5 dias. Será que teremos "alguéns" para ajudar, bastariam 3 tutores adotando cada um dos novatos. Vamos lá, pessoal. Abraços Mwaldeck msg 02h24min de 29 de março de 2010 (UTC)

Na verdade, não somos 50. Digamos que, 50 têm o título, e apenas meia dúzia trabalham. Mas já assim há muito tempo ... daí que alguns tutores tenham muitas (muitas mesmo) tutorias em simultâneo. BelanidiaMsg 13h15min de 29 de março de 2010 (UTC)
Pois é, Bela. O problema disso é que alguns ficamos sobrecarregados. Tutor não é um estatuto que se atribui ou se retira e isso faz com que tenhamos listados quase 50 e poucos (a metade pelo menos) seja atuante. Será que poderíamos pensar em "remover" o direito de ser tutor por um período de inatividade? Ou estou sendo "rigoroso" demais para um projeto voluntário? Abraços Mwaldeck msg 19h27min de 30 de março de 2010 (UTC)

Bem, penso que remover direito de ser tutor não ia resolver nada, né? Lista de espera de tutorados iria permanecer igual, ou pior, pois se algum tutor inactivo, querendo vir ajudar (em algum momento de maior disponibilidade), encontrasse seu direito de tutorar removido ... pior a emenda que o soneto!!! Antigamente, quando eu tinha tempo, eu mesma contacta alguns tutores nas suas páginas de discussão a pedir que adoptassem novatos. Quem sabe mais logo à noite eu tenho um tempinho e faço isso ...! Bj. BelanidiaMsg 18h21min de 31 de março de 2010 (UTC)

Embora registrado desde 2005, somente agora estou começando a editar. Me inscrevi há quase um mês (em 11 de Julho de 2010) no programa de tutoria, mas até agora não apareceu ninguém disposto a me aturar. Bom, estou fazendo o que posso, lendo os guias e manuais, editando e criando artigos, tirando dúvidas com outros usuários... Sendo autodidata... Acho que falta pouco para não precisar mais de um tutor. Quem sabe eu possa contribuir em breve adotando algum novato!? ;)

Gostaria muito de poder contar com alguém para esclarecer algumas dúvidas mais avançadas e discutir assuntos relacionados aos projetos wiki. Forte abraço! Tonelada (discussão) 01h35min de 4 de agosto de 2010 (UTC)

Coloco-me a disposição para ajudar. Fra Amats disputatio 01h38min de 4 de agosto de 2010 (UTC)

2 cats?[editar | editar código-fonte]

Qual a diferença de Categoria:!Wikipedistas tutores pra Categoria:!Tutores? A userbox está fazendo as 2 categorizações ao mesmo tempo (e ainda assim uma tem mais páginas q a outra) Rjclaudio msg 20h45min de 18 de fevereiro de 2011 (UTC)

Realmente é verdade, mas também não faço ideia da diferença. Será que encontrando o criado, poderíamos perguntar se tem diferença uma e outra? BelanidiaMsg 15h56min de 21 de fevereiro de 2011 (UTC)
O criador não edita faz quase 3 anos... !Silent (Contact) 16h03min de 21 de fevereiro de 2011 (UTC)
Hum! Não sei então. Mais logo tentarei se há alguma diferença. Se não vir nada, tentarei contactar o criador, talvez via e-mail, não sei, a ver se diz algo. Se depois de tudo isto não obtivermos resposta, e parecer não haver diferença nenhuma, talvez seja melhor permanecer apenas uma das categorias. O que acham? BelanidiaMsg 16h10min de 21 de fevereiro de 2011 (UTC)
Sim, e de preferência a categoria que possui mais nomes. !Silent (Contact) 16h13min de 21 de fevereiro de 2011 (UTC)

Convite[editar | editar código-fonte]

Achei {{Tutoria/Convite}}, podemos chamar os novatos pra tutoria. Editei pra usar um campo opcional projeto, e passarei a enviar o convite pros novatos que se inscreverem em wikiprojetos. Rjclaudio msg 16h08min de 5 de abril de 2011 (UTC)

Eita. Não conheci isso, achei ótimo. Vou começar a usar também. BelanidiaMsg 12h33min de 7 de abril de 2011 (UTC)

To mandando vários convites qnd os novatos se inscrevem nos projetos. Mas temos um backlog aqui. São 11 interessados na tutoria, sem nenhum tutor. Rjclaudio msg 18h41min de 17 de maio de 2011 (UTC)

Quando criei esse "convite" anunciei na esplanada, bom que mais tutores estão usando, :) Amats (ID 274593) d 23h53min de 17 de maio de 2011 (UTC)


Rjclaudio, parece que foi coisa passageira, já que voltou tudo ao normal. Tudo adotado, neste momento. BelanidiaMsg 21h36min de 28 de maio de 2011 (UTC)

Desisto[editar | editar código-fonte]

Me retirei da lista de interessados em participar do programa de Tutoria, pois esperei 11 dias e, nenhum editor experiente me contactou.

Geovani.s (discussão) 12h51min de 20 de maio de 2012 (UTC)

Oi Geovani, bem vindo à Wikipédia. Que pena que desistiu, tenho a certeza de que logo logo iria começar o programa. Nada o impede de se inscrever de novo, claro, se quiser. :) BelanidiaMsg 17h07min de 21 de maio de 2012 (UTC)
Oi Belanidia, obrigado pela solidariedade. Bem, fiquei um bom tempo à espera e ninguém apareceu, entretanto, já estou aprendendo sozinho como a wikipédia funciona e até já fiz muitas contribuições, mas, não sei se estas estão completamente em acordo com os padrões de qualidade da wikipédia, por isso quis entrar na tutoria para que alguém me acompanhasse e, também para poder interagir um pouco mais com os wikipedistas.

Geovani.s (discussão) 20h07min de 21 de maio de 2012 (UTC)

Fazemos o seguinte, se por acaso ainda quiser participar, é só dizer: eu estive a atualizar as minhas tutorias, e ainda tenho vaga para mais um! Se vir que já não faz falta ... amigos à mesma! :) Claro que, como novato, as suas edições são patrulhadas e pode sempre recorrer a alguém, diretamente, em caso de necessidade. Mas tem feito um bom trabalho (apenas vi por alto)! BelanidiaMsg 20h18min de 21 de maio de 2012 (UTC)
Pois bem Belanidia, entrarei novamente no programa de tutoria, e gostarei muito que sejas minha tutora.Geovani.s (discussão) 22h04min de 21 de maio de 2012 (UTC)
Feito. :) Bem vindo ao programa. Estarei a seu dispor para o que precisar, tanto aqui na Wikipédia, como por msn (pode ver o endereço na minha página de usuário, numa das userboxes). BelanidiaMsg 14h43min de 22 de maio de 2012 (UTC)

Coloquem um link para a Tutoria no Café dos novatos[editar | editar código-fonte]

Coloquem um link para a Tutoria no topo ou em lugar de fácil acesso no Café dos novatos. JAMALmsg 03h39min de 31 de janeiro de 2013 (UTC)

Redesign[editar | editar código-fonte]

Gente a pagina tá muito bagunçada, vou ver se penso em algo para um redesign. Di msg 00h31min de 25 de novembro de 2013 (UTC)

Força! :) Queremos é ideias novas!!! BelanidiaMsg 14h54min de 27 de novembro de 2013 (UTC)