Wikipédia Discussão:Votações/Tutoria

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

O texto seguinte foi movido de: Wikipedia Discussão:Tutoria - A discussão abaixo é referente à fase de implantação da Tutoria, por isso é melhor que fique na página de discussão da votação. -- danilo_br msg -- 13:14, 1 Dezembro 2006 (UTC)

Proponho que se crie um sistema de tutoria, ou acompanhamento de novatos, ou qualquer nome que se queira dar, que funcionaria assim: Cria-se uma página, editores interessados se cadastram e novatos interessados também.

Então o editor acompanha o novato digamos por 30 dias, orientando, verificando suas edições, dando dicas, etc.

A cada novato que requisitar o serviço, um editor vira seu "tutor" e passa a vez para o próximo na lista.

Adiciona-se links no Wikipedia:Boas-vindas, {{bv}} e outros para divulgar para os novatos.

Talvez prevenisse alguns desentendimentos como no caso do Usuário:Arthur Penna, que foi até bloqueado e pode virar um vândalo por causa disso, como esse.

O que acham? -- danilo_br msg -- 19:19, 2 Novembro 2006 (UTC)

Tópicos para discussão[editar código-fonte]

Fontes de informação sobre o assunto[editar código-fonte]

Assuntos relacionados[editar código-fonte]

Modelos e exemplos[editar código-fonte]

Comentários[editar código-fonte]

Danilo, creio que você possa estar falando do Wikipedia:Café dos novatos. Por favor me corrija caso eu esteja errado. Lipe FML_ 19:21, 2 Novembro 2006 (UTC)
  • Não, não. O Wikipedia:Café dos novatos é para tirar dúvidas eventuais, o que proponho é um acompanhamento pessoal do novato por um único editor durante todo o período. Assim, se o novato criar um artigo sem interwiki, cat, etc. o editor dá a dica. Se o novato entrar no "programa de acompanhamento" nem vai precisar tirar dúvida no café pois terá um editor "só pra ele". Entendeu? -- danilo_br msg -- 19:26, 2 Novembro 2006 (UTC)
Danilo, eu sei que é boa a sua intenção, mas acho que muita gente iria pensar duas vezes antes de se registar na Wikipédia se soubesse que iria ser vigiado por 30 dias. Existem tutoriais para serem lidos, documentação essa que está mencionada na caixa de boas vindas. Quando editores mais experientes vêem os menos experientes a fazer alguma coisa incorrecta (e às vezes vice versa!), deve-se simplesmente corrigir e avisar com bons modos. Eu diria que esta solução resulta na maioria das vezes. PatríciaR discussão 19:28, 2 Novembro 2006 (UTC)
Entendi! Uma vez foi proposto algo parecido, uma espécie de "tutor" mas não lembro muito bem o motivo dessa idéia não ter sido aceita muito bem. Eu acho que isso poderia ser feito naturalmente. Por exemplo: se algum administrador está sem paciência para ensinar um novato, que o "repasse" a quem tem mais paciência. Você levantou uma boa questão. Também achei um absurdo o bloqueio de 24 horas do novato Arthur Penna D​ C​ E​ F. É uma pena, porque o usuário não fez nada demais (inclusive, eu concordo parcialmente com o que ele fez, e até compreendo) e podemos estar perdendo um potencial bom editor e pior: podemos estar ganhando um vândalo em potencial! abraço, Lipe FML_ 19:32, 2 Novembro 2006 (UTC)
  • Exatamente FML. Patricia, como eu disse, o novato só iria receber a tutoria se desejasse, se solicitasse o tutor na página própria, por isso a importância de divulgar nas outras páginas. Eu, por exemplo, gostaria de ter podido tirar dúvidas sempre com o mesmo editor, pois as vezes são duvidas simples e não dá vontade de toda hora perguntar no café. E também receber dicas de como poderia melhorar minhas edições. Abraços. -- danilo_br msg -- 19:33, 2 Novembro 2006 (UTC)

Sim Apoio a idéia, pois já que boa parte dos admins não tem tempo pra explicar o funcionamento pros novatos, e as vezes os respondem grosseiramente. Também acho que 30 dias seria um tempo longo pra ficar monitorando, mesmo assim acho que seria melhor do que o Café dos Novatos, pois seria uma consulta indivudual com um tutor especifico. ( - P1LH4 + ) pois não?! 19:38, 2 Novembro 2006 (UTC)

  1. só deve ter tutor quem pedir pra ter;
  2. cada user só pode ter um tutor;
  3. o tutor deve auxiliar mostrando a documentação a ser seguida;
  4. ensinar a maneira mais prática e completa de se editar artigos;
  5. e introduzi-lo na "política" da wiki.

-- danilo_br msg -- 19:47, 2 Novembro 2006 (UTC)

Mau mau, eu nunca vi um usuário novato ter uma resposta grossa, fosse de um sysop ou não. Fundamente essa acusação, por favor. Pessoalmente, estou sempre disponível para atender a dúvidas, mas não estou sempre online... Muitas vezes recorro a outros usuários para perguntar coisas e nunca fui maltratada por isso. Se calhar é o modo como se pergunta... ;)
Sendo um sistema voluntário, parece-me uma ideia interessante. Mas encontro outro problema: quem diz que o usuário X ou Y tem competência para ser um tutor? Quem decide quem é competente ou não? Poderíamos talvez fazer um período de teste, mas como isso implica mexer em alguma da nossa documentação interna, eu peço que esperem por mais comentários. PatríciaR discussão 10:23, 3 Novembro 2006 (UTC)
Nunca viu um usuário recebendo respostas grosseiras?! Então das duas uma, ou eu não sei o que é uma grosseria e estou interpretando errado, ou você não está por dentro da conduta de alguns admins. Aliás não irei me ocupar procurando provas pra uma coisa que está muitas vezes evidente ;]. ( - P1LH4 + ) pois não?! 14:04, 3 Novembro 2006 (UTC)

Patrícia, desculpa a sinceridade extrema, mas as pessoas te tratam bem porque é mulher. Veja o exemplo recente do novato Artur. Ele foi recebido praticamente com um "bloqueio", bela recepção! abraço. Lipe FML_ 14:13, 3 Novembro 2006 (UTC)

Acho a idéia da tutoria bem legal. -GAD discussão ð contribuições 20:33, 3 Novembro 2006 (UTC)

Eu acho a idéia de um tutor rxcelente. Quanto a ter competência ou não, acho uma questão simples. A principal condição para ser um tutor seria se voluntariar a isto, estar disposto a ajudar alguém. A principal habilidade requerida seria a boa vontade e a paciência de ensinar e de aprender junto para poder ajudar. Se uma pessoa dseja ajudar, poderá ser útil dividindo o que sabe, por pouco que seja, e se dispondo a aprender aquilo que porventura também não saiba e o novato precisa/deseja saber. E se por alguma razão, o tutor não for lá tão habilidoso quanto o novato desejaria, este sempre poderá desistir de pedir ajuda, sem necessariamente criar atrito ou desconforto por isso. Mas acho pouco provável que alguém que se voluntarie a ajudar vá ser desagradável, grosseiro ou impaciente. Não acho é que deva haver nenhum tipo de pré-seleção ou eleição para tutores voluntários, mas sim, uma lista em que quem desejasse ser tutor se inscreveria e onde os novatos iria procurar ajuda. Sem grandes burocracias ou formalidades em torno disto. Pelo menos é como vejo. Isso me fez lembrar um painel que existe na Escola da Ponte em que as crianças podem ir lá colocar seus nomes em duas listas distintas: eu posso ajudar em e eu preciso de ajuda em, e as listas servem para que as crianças trabalhem de forma colaborativa e voluntária. Quem precisa de ajuda pode ir ver quem se dispõe a judar naquele assunto, e da mesma forma quem deseja ajudar pode ir ver a outra lista e encontrar alguém precisando da ajuda que ela pode dar. Espírito de equipe, de time. Vejo a idéia do Danilo dentro desse mesmo espírito. Saudações, Martiniano Hiláriocuma? 21:09, 3 Novembro 2006 (UTC)
Onde estudei existiam monitores, que eram alunos do terceiro ano (em Portugal o "último ano"). Eles ajudavam os menores que tinham dúvidas pequenas. O mais interessante era a interação que existia entre esses alunos. Acho que com a "tutoria" o mesmo deve acontecer aqui na Wikipédia.-GAD discussão ð contribuições 21:29, 3 Novembro 2006 (UTC)

Concordo Apoio totalmente. Guilherme Augusto Γουλιέλμος 21:45, 3 Novembro 2006 (UTC)

  • A idéia é boa, o prazo de 30 dias me parece grande... Como é essencialmente voluntária, a participação. Quanto ao fato de ser "competente" para uma "tutoria", aventado pela PatríciaR, imagino que qualquer editor mais experiente possa sim, dirimir as dúvidas básicas ou, naquilo que eventualmente não souber, remeter a outros... O verdadeiro problema, aqui, são as divisões que existem, onde alguns usuários insistem em fazer proselitismo para suas idéias... acho que, quanto a isto, bastaria um tutorial para tutores... (a redundância é inevitável). Quanto a esta discussão e propostas mais detalhadas, julgo oportuno, por fim, que passe para uma página própria, mesmo que provisória... Conhecer Digaê 22:47, 3 Novembro 2006 (UTC)
E pronto... O processo de Bolonha já chegou à wikipédia... --Brian Boru 23:12, 3 Novembro 2006 (UTC`)
Ótima idéia, a prática de mentoring é muito utilizada na administração moderna, e traz bons resultados, em vários sentidos, de produtividade a trabalho em equipe. Parabéns, pode começar a redigir algo que terá o meu apoio. Glumresponder 03:07, 4 Novembro 2006 (UTC)

Descobri algo na en:wp que talvez interesse a vocês, entrem aqui. A idéia é boa, mas prefiro não me comprometer com os novatos. Eu instruo e vigio alguns deles, mas prefiro que tenham a liberdade de tirar dúvidas e conversar com quem quiserem. De qualquer modo, alguns deles talvez prefiram ter um tutor. Montemor Courrège Faroe ||msg|| 15:51, 4 Novembro 2006 (UTC).

Citação: FML escreveu: «Patrícia, desculpa a sinceridade extrema, mas as pessoas te tratam bem porque é mulher.» LOL PatríciaR Sabes como é... esse teu feitiozinho... o que te vale é mesmo seres mulher LOL Quando é que tiram este idiota da Wikipédia? -- Nuno Tavares 18:48, 4 Novembro 2006 (UTC)

Citação: Nuno Tavares escreveu: «Quando é que tiram este idiota da Wikipédia?» Ué, pensei que insultos fossem proibidos aqui na Wiki. ( - P1LH4 + ) pois não?! 21:18, 4 Novembro 2006 (UTC)

Pilha tem toda a razão: Insultos deviam ser banidos da Wikipedia. Por outro lado, dizer a verdade merece castigo, é? o comentário precedente não foi assinado por 84.90.228.166 (discussão • contrib.) 01:45, 5 Novembro 2006 (UTC)
A tal "sanção de insultos" só se aplica a usuários que começam com F e terminam com L; além disso, é permitido ofender usuários que também começam com F e terminam com L. Lipe FML_ 01:45, 5 Novembro 2006 (UTC)

Contra, contra, contra. Apesar de ter gostado da idéia a primeira vista, uma reflexão sobre o assunto me levou a mudar a opinião. Moldar usuários às "características do bom editor da Wikipédia" é um conceito muito subjetivo e para o qual não existe manual ou tutorial. Uma das grandes vantagens da Wikipédia é a liberdade e flexibidade que os usuários possuem para contribuir sem que ninguém lhes diga o que fazer. A documentação está lá bem definida, leia quando e como quiser, interprete à sua maneira. Caso algumas edições estejam erradas os avisos são dados e espera-se que o usuário leia-os para que não cometa os erros novamente. Utilizar a tutoria resulta que o tutor acaba "moldando" o adotado de acordo com SUAS opiniões e posicionamentos aqui no projeto. Quem apóia o fair use irá gerar apoiadores de fair use, quem apóia a eliminação de todas as bandas com menos de dois álbuns lançados irá gerar usuários também com a mesma opinião, assim como os usuários que marcam fonte desconhecida em imagens ou os que categorizam. Deixem que os novatos entendam o projeto à sua maneira. Um tutor nunca terá condições em explicar todos os papéis desempenhados por aqui. Um tutor nunca terá condições de explicar que para artigos com muitas imagens o bom é alternar o posicionamento, vez no lado direito, vez no lado esquerdo. Um tutor nunca terá condições de explicar como funcionam os critérios de notoriedade, pois até entre os veteranos existe conflito de opiniões. Se o usuário esqueceu os interwikis tudo bem, cedo ou tarde ele irá perceber que todos os artigos devem ter e começará a editar corretamente. Penso na Wikipédia como um projeto um tanto atemporal, sem data para um término. Forçar um novatos com objetivos positivos a acertar na primeira ou segunda tentativa é um exagero, contanto que ele tenha boas intenções ele pode acertar na centésima. Leonardo Stabile msg 21:54, 4 Novembro 2006 (UTC)


Leonardo, ninguém molda ninguém. O máximo que acontece é haver identificação de idéias. Na realidade, ainda que de início as idéias do tutor possam parecer as mais adequadas a um novato, isto será uma questão de tempo e ele descobrirá ou formará sua própria opinião sobre cada coisa. Nenhum tutor teria poder de fazer lavagem cerebral, nem novato é sinônimo de inexperiência de vida, é apenas inexperiente na Wiki. E uma pessoa que porventura tenha a tendência a se deixar levar pelas idéias alheias, fará isso com ou sem tutor. Saudações, Martiniano Hiláriocuma? 00:32, 5 Novembro 2006 (UTC)
  • Caro Leonardo, eu acredito que a tutoria deve se referir aos aspectos de edição, por exemplo, orientar o novato a categorizar um artigo criado, manter a imparcialidade, etc. mas claro que existirão tutores que tentarão aliciar o novato. Justamente pela wikipédia ser heterogênea é que haverão tutores de todos os feitios. Mas isso não pode ser feito sem a presença do tutor? E além disso, creio que o tutor que tentar aliciar o novato ficará mal visto pelo mesmo, pois como você disse, este mais cedo ou mais tarde entenderá o projeto à sua maneira. Achei boa a idéia de criar um "Tutorial de tutoria" que pode alertar o tutor e novato quanto a isso também. Se você colocar seu nome na lista de tutores, pode orientar o novato a alternar as imagens de posição e alertá-lo sobre a polêmica quanto os critérios de notoriedade. Abraços. -- danilo_br msg -- 01:45, 5 Novembro 2006 (UTC)
Eu acho que não precisaria ser nada "oficial" ou "formal", e acho que uma pessoa poderia ter diversos tutores, dependendo de quem quisesse ajudar e quem estivesse online, como já acontece. Acho que seria bem interessante algo como "Tutorial dos tutores", inclusive recomendando que o tutor não tente usar o novato para reforçar suas idéias em relação ao projeto. Lipe FML_ 01:51, 5 Novembro 2006 (UTC)
O tutor, ou mentor, normalmente é uma pessoa adotada e reconhecida pelo tutorado como tal. Acho que poderiamos caminhar neste sentido. Várias pessoas se colocariam como voluntários a tutor, e o novato, na medida que fosse se identificando com alguem, adotaria este alguem como tutor. Glumresponder 20:09, 5 Novembro 2006 (UTC)


Esta ideia já foi discutida, sugerida inicialmente pela Clara C.. Talvez não seja má ideia rever a discussão. Entretanto, reforço a minha opinião: quem quiser ser tutor, que seja. Não é necessário criar nem política nem regulamentação nenhuma para isso. Por outras palavras, se lhe apetecer controlar determinado editor, não precisa de ter nem autorização nem justificação. É assim que a Wiki funciona. -- Nuno Tavares 20:14, 5 Novembro 2006 (UTC)

Eu acho uma idéia válida pois, no início, apesar da boa vontade, temos muitas dúvidas sobre as mínimas coisas (e às vezes, até medo de cometer erros irreparáveis) e ter alguém com disposição para esclarecê-las é muito bom, além de fazer com que o novato se sinta incluído. Num primeiro contato com a Wiki, é dificil encontrar nos tutoriais exatamente a resposta para as dúvidas que surgem. Eu mesma solicitei e obtive explicações às minhas dúvidas iniciais e sou muito grata. --Nice msg 20:37, 5 Novembro 2006 (UTC)

Independentemente do mérito ou não da proposta, parece-me que há coisas mais urgentes a tratar, como páginas pouco desenvolvidas ou páginas que precisam de ser recicladas. Se alguém tem dúvidas existem locais onde a pessoa se pode dirigir; se alguém faz algo menos correcto é possível apontar o que foi feito e sugerir a forma correcta. Para além de que isso pode fazer com a Wikipédia se transforme num fórum. --JLCA 20:56, 5 Novembro 2006 (UTC)


Eu também acho que não é necessário se criarregulamentações, políticas ou seja lá o que for. A única coisa que o tutor precisa é a disposição de ajudar e expressar isso de forma que os novatos o encontrem. Qualquer um pode ter a iniciativa de tentar acompanhar os novatos, isto seria apenas uma forma de tornar isso acessível a quem chega. Eu acho que para implementar isto bastariam duas coisas: 1) a criação do local onde os voluntários colocariam seus nomes e um link para este local na predef de bv. O resto seguiria o curso normal. Saudações, Martiniano Hiláriocuma? 21:01, 5 Novembro 2006 (UTC)

Mas o tutor tem que ser muito competente e só auxiliar o usuário. Pois algum tutor poderá influenciá-lo na hora de votar ou a ir contra outro usuário. Por isso, acho que 1 mês está bom. E o tutor tem que ser avaliado para não cometer essas irregularidades. Por isso que acho que precisa de algo mais formal e regulamentado. Guilherme Augusto Γουλιέλμος 21:07, 5 Novembro 2006 (UTC)

Quando a Wikipédia tiver regras e políticas suficientes, perde a graça toda. Aliás, com as (alegadamente?) poucas, já muitos BONS EDITORES se foram embora.. -- Nuno Tavares 21:16, 5 Novembro 2006 (UTC)
E não estou aver, digo, não entendo como que isso possa ser vigiado, e quem faria tal policiamento. E como faria isso? Além de me parecer impraticável, me parece totalmente absurdo. Ou teremos de criar um policiamento para todas as formas de interação amistosa aqui dentro, pois em qualquer situação alguém pode estar tentando convencer, fazer a cabeça, influenciar, sei lá. O verdadeiro e único controle possível está nas mãos da pessoa que é alvo da tentativa. somente ela pode escolher se deixar levar ou não. Toda tentativa de rgulamentar isso seria utópica, além de subestimar a pessoa do novato. Sou da opinião que ou se cria isto apenas como uma forma simples de facilitar os primeiros momentos do novato, ou se for para criar um sitema cheio de normas, com votações pra isto e aquilo, desnomeações (?) etc. acho melhor nem perder tempo com isso e deixar como está, e assim, quem gostou da idéis que fique atento aos novois registros, comece a dar boas vindas e incluir uma mensagem mais pessoal se colocando à disposição para ajudar. Saudações, Martiniano Hiláriocuma? 21:26, 5 Novembro 2006 (UTC)
Concordo contigo e reitero o que você mesmo disse: "Nenhum tutor teria poder de fazer lavagem cerebral, nem novato é sinônimo de inexperiência de vida, é apenas inexperiente na Wiki". Cria-se uma página apenas para organizar e unificar, sem necessidade de sistemas e regulamentações.-GAD discussão ð contribuições 21:36, 5 Novembro 2006 (UTC)
Com o Martiniano Hilário, isso não é regra ou norma, nem mesmo política, seria uma página de insentivo, uma ferramenta a mais, que auxiliaria às pessoas encontrarem a informação certa na hora certa. Não há como tornar norma a existencia de tutores, já que por definição um tutor é alguem que serve de apoio e referência interna ao tutorado. Glumresponder 21:52, 5 Novembro 2006 (UTC)

Resumindo: podemos então criar o Wikipedia:Tutorial dos tutores? Acho que um manual, explicando como se portar com os novatos, com algumas outras instruções e tal, já seria suficiente, sem nada formal ou "oficial". Lipe FML_ 23:12, 5 Novembro 2006 (UTC)


Ótimo. Concordo, só temos que produzir um texto e colocá-lo em votação. Guilherme Augusto Γουλιέλμος 23:36, 5 Novembro 2006 (UTC)

Acho que se o pessoal concordar, começamos a escrever o texto do zero e usamos a página de discussão para melhorá-lo. Acho que não é necessário criar todo um texto e botar pra votação. Lipe FML_ 23:51, 5 Novembro 2006 (UTC)
  • Se quiserem posso preparar um modelo de página de tutoria amanhã a partir da minha idéia inicial de voluntariado (tanto do tutor quanto do novato), junto com algumas diretrizes e começamos a discutir em cima dele para vermos se há consenso e sabermos o que votar se for necessário. -- danilo_br msg -- 23:56, 5 Novembro 2006 (UTC)

Pois eu achava que nem precisava disso. Bastaria criar a tal página onde iria concentrar o registro dos voluntários, a qual teria um cabeçalho explicativo do que se tratava, para quando os novatos chegassem lá. E se colocaria um link na predef de bv, dizendo algo como se precisar de alguma ajuda mais específica pode procurar ajuda [aqui]. Cada um ajudaria dentro de seu estilo e disponibilidade. E só. Saudações, Martiniano Hiláriocuma? 00:06, 6 Novembro 2006 (UTC)

Talvez o que poderia ter era os voluntários serem agrupados em sublistas de acordo com sua área mais forte. Por exemplo, poderia ter tutores que estão mais inteirados das políticas de imagens, outros que acha que pode ajudar em outro aspecto, e assim o novato iria poder escolher de acordo com sua necessidade mais significativa e poderia inclusive consultar mais de um tutor, se quisesse. Não precisaria ser algo exclusivo (esse novato émeu e ninguém tasca Hein? não faria sentido). Saudações, Martiniano Hiláriocuma? 00:12, 6 Novembro 2006 (UTC)
  • Mas isto não é como funcionam atualmente os cafés? Eu gostaria de ter sido acompanhado por um editor experiente quando me registrei na wiki, para me dar dicas e poder tirar dúvidas, reiterando que só participará o editor que estiver disposto e os novatos que quiserem. E este "programa" de ajuda ao novato pode poupar muito trabalho para nós se desde o começo ele aprender a categorizar, colocar interwiki, predefinições, saber o que pode, o que não pode, tirar suas dúvidas, etc. -- danilo_br msg -- 00:21, 6 Novembro 2006 (UTC)
Gostei da idéia de, na lista, especificar algumas habilidades e até preferência por qual área prefere ajudar. Lipe FML_ 01:56, 6 Novembro 2006 (UTC)
O que acontece é que "certas pessoas" que ainda não entenderam o sentido da coisa, e pensam que o fato de ser tutor vai gerar hierarquia, domínio e "represália" dos nvatos; A essas pessoas só tenho uma coisa a dizer: Não tomaremos vocês como exemplo! O que se tem a abordar aqui é um sentido de união (amizade) e ajuda ao próximo coisa que não se vê muito por partes. (entendam como quiserem) ( - P1LH4 + ) pois não?! 14:54, 6 Novembro 2006 (UTC)
  • Isto, fazer com que o novato se integre à comunidade, se sinta acolhido, bem-vindo, e possa apresentar seu melhor potencial como editor rapidamente, com a ajuda do tutor. -- danilo_br msg -- 15:32, 6 Novembro 2006 (UTC)

Funcionamento[editar código-fonte]

Baseado na en:Wikipedia:Adopt-a-User, vou explicar como funcionaria.

  • Um novato interessado entra na página de tutoria e digita uma predefinição em sua página de usuário. Isto adiciona uma userbox e o inclui numa categoria, que podemos chamar de "Tutoriados".
  • Um editor experiente, que queira ser tutor após ler o "Tutorial de tutoria", coloca uma predefinição em sua própria página de usuário. Isto adiciona uma userbox e o inclui numa categoria, que podemos chamar de "Tutores".
  • Um tutor olha na categoria "tutoriados" e escolhe um novato. Vai até a página de usuário dele e troca a predefinição de "tutoriado" por uma que indica que é seu tutor a partir daquele momento. A categoria muda para "tutoriado atendido".
  • O tutor troca em sua própria página de usuário a predef de "tutor" por uma que indica quem é seu "tutoriado". A categoria muda para "Tutoria completada".
  • O tutor inclui na página de discussão do novato uma Mensagem de adoção.
  • A tutoria se inicia.

Alguém tem outra idéia, isso me parece bem prático, quase como nomear uma página para eliminação. -- danilo_br msg -- 16:54, 6 Novembro 2006 (UTC)

Deve existir?[editar código-fonte]

Para mim está claro que pode existir, pois os benefícios são enormes: o novato será integrado à comunidade e incentivado a participar de discussões e votações; será prevenido vandalismo; suas edições ganharão qualidade; só participará quem desejar; etc. não vejo por que alguém seria contra. Deve constar como recomendação? -- danilo_br msg -- 17:26, 6 Novembro 2006 (UTC)

Concordo-GAD discussão ð contribuições 17:43, 6 Novembro 2006 (UTC)
Concordo Saudações, Martiniano Hiláriocuma? 18:20, 6 Novembro 2006 (UTC)
Concordo ( - P1LH4 + ) pois não?! 19:52, 6 Novembro 2006 (UTC)
Concordo Guilherme Augusto Γουλιέλμος 20:56, 6 Novembro 2006 (UTC)
Concordo Lipe FML_ 17:19, 7 Novembro 2006 (UTC)
Concordo- Conhecer Digaê 13:37, 8 Novembro 2006 (UTC)

Prazo da tutoria[editar código-fonte]

Deve haver um prazo determinado ou ser decidido pela conveniência dos envolvidos? -- danilo_br msg -- 17:26, 6 Novembro 2006 (UTC)

Prazo determinado[editar código-fonte]

Concordo, com possibilidade de prorrogação caso haja necessidade e desejo das partes.-GAD discussão ð contribuições 17:43, 6 Novembro 2006 (UTC)

Prazo conveniente[editar código-fonte]

Requisitos para ser tutor[editar código-fonte]

  • Para mim não precisa ter requisitos, basta o editor achar que é experiente o bastante para ser um tutor, mas pode ser uma regra simples também, podemos usar a regra já existente do Wikipedia:Direito ao voto. -- danilo_br msg -- 17:26, 6 Novembro 2006 (UTC)

Sem necessidade de requisitos[editar código-fonte]

Com obediência a requisitos[editar código-fonte]

Tutorial do tutor[editar código-fonte]

Deve explicar como funciona a tutoria (mais detalhadamente do que a página de tutoria), como fazer para ser tutor e conter as premissas do que pode e do que não deve fazer um tutor. Concordam? -- danilo_br msg -- 17:26, 6 Novembro 2006 (UTC)

Comentários[editar código-fonte]

Espero que não se crie/implemente nenhum tutorial antes desta discussão chegar a algum consenso sobre a existência do mesmo. Saudações, Martiniano Hiláriocuma? 18:23, 6 Novembro 2006 (UTC)

  • Pessoal, tem uns esboços em [1]. Se puderem comentar ou adicionar, seria legal. -- danilo_br msg -- 18:17, 7 Novembro 2006 (UTC)

E como avisaremos aos novatos sobre a tutoria? E como escolheremos os tutores? Guilherme Augusto Γουλιέλμος 18:55, 7 Novembro 2006 (UTC)

Li todos os comentários mas não achara. Entretanto, esquecera-me do início, que eu já lera antes. Esse foi um lapso. Desculpe. Guilherme Augusto Γουλιέλμος 20:19, 7 Novembro 2006 (UTC)

  • Hm, acho que eu devia ter criado aqueles tópicos aqui embaixo, mas agora já foi. -- danilo_br msg -- 20:36, 7 Novembro 2006 (UTC)

Só não foi esclarescido uma coisa, creio que não fui tão claro: Como será escolhido o tutor do usuário X? Sorteio, ou o primeiro tutor que se disponibilizar fará? Um tutor poderá tutoriar vários usuários? Guilherme Augusto Γουλιέλμος 23:14, 7 Novembro 2006 (UTC)

Eu concordo com a idéia do tutor, como expressei anteriormente, acho que é válida e útil. Por outro lado, acho que a coisa está tomando a forma que eu acho menos desejável, que é exatamente essa tentativa de normatização de algo que deveria ser simples (no meu ponto de vista). Para mim a coisa poderia realmente ser implementada apenas com o uso de uma lista única de voluntários e um aviso na predef de bv. O mais seguiria informalmente, o novato entraria em contato com o voluntário que achasse se enquadrar nas suas necessidades (caso fosse usada a idéia que dei em algum lugar dos voluntários estarem dispostos na lista por suas áreas mais fortes e/ou de sua preferência) e veria sua disponibilidade. Acho que já contribuí com o que podia nesse assunto. Daqui pra frente, como vejo que as discussões irão girar em torno desse conjunto de pequenas normas, vou me retirar por estar convicto de que em nada poderei contribuir e por achar que se vai investir bastante tempo a essa parte. A idéia de tutoria conta com meu apoio, porém o desenrolar do formato vai ter de seguir sem mim Hein?. Bom trabalho aos que continuarem, e deixo apenas um pedido, tentem achar o caminho mais simples pra tudo e não desperdicem tempo com o que não for realmente imprescindível para a idéia funcionar bem. Saudações, Martiniano Hiláriocuma? 23:37, 7 Novembro 2006 (UTC)
Martiniano Hilário, não acho que esteja muito complicado, tem apenas uma página contendo a lista de Tutores e interessados em ter um Tutor. Além da predefinição. Aqui estamos apenas decidindo coisas para organizar. Espero que continue apoiando-nos. Guilherme Augusto Γουλιέλμος 00:04, 8 Novembro 2006 (UTC)
  • Guilherme, por mim basta o tutor ir até a categoria ou página de tutoria, ver se há algum novato que deseja participar e "adotá-lo". Acho que seria legal pegar um novato de cada vez, para dar chance de todos os tutores participarem, mas vai depender do número de tutores e de tutoriados, não é? -- danilo_br msg -- 23:48, 7 Novembro 2006 (UTC)

Ok. Obrigado. Guilherme Augusto Γουλιέλμος 00:04, 8 Novembro 2006 (UTC)

  • Dei uma modificada na página de tutoria para adequar tudo à uma página só e explicar melhor o funcionamento. Eu estou achando que estão concordando com o que estou fazendo, ok, qualquer coisa gritem. -- danilo_br msg -- 00:26, 8 Novembro 2006 (UTC)

Só acho que deve ser mencionado que o prazo não poderá estrapolar 45 dias, que é o tempo exigido pelo direito do voto. Não sei se concordam comigo? E tente estruturar um pouco melhor a página. Vê como ficou e, se não gostar, reverta. Guilherme Augusto Γουλιέλμος 00:42, 8 Novembro 2006 (UTC)

  • Por mim tudo bem, vamos ver se os demais concordam (tem pouca gente participando da discussão, não acha?). Se quiser e puder, crie os outros modelos de predefinição ou melhore os atuais. -- danilo_br msg -- 01:11, 8 Novembro 2006 (UTC)
Fiz algumas mudanças.-GAD discussão ð contribuições 01:19, 8 Novembro 2006 (UTC)

O trabalho em equipe é lindo quando funciona! Lipe FML_ 01:38, 8 Novembro 2006 (UTC)

Isso enche meus olhos de lágrimas . ( - P1LH4 + ) pois não?! 10:25, 8 Novembro 2006 (UTC)

  • Dei uma melhorada no {{bv}} e adicionei os outros modelos que faltavam. Estamos avançando. -- danilo_br msg -- 12:29, 8 Novembro 2006 (UTC)

Muito bom. Guilherme Augusto Γουλιέλμος 18:23, 8 Novembro 2006 (UTC)

Acrescentei uma coisa: Tutores inativos. Eu, por exemplo, terei que me ausentar em janeiro e não poderei tutoriar. Guilherme Augusto Γουλιέλμος 18:27, 8 Novembro 2006 (UTC)

  • Se ninguém mais quiser que algo seja modificado, acho que podemos colocar em prática a tutoria. A partir daí creio que teremos uma visão melhor de como ela estará funcionando para fazermos pequenos ajustes. -- danilo_br msg -- 23:04, 10 Novembro 2006 (UTC)
Que comecem os jogos!!! Haha ( - P1LH4 + ) pois não?! 02:13, 11 Novembro 2006 (UTC)

A wiki não precisava aceitar isso? Guilherme Augusto Γουλιέλμος 11:26, 11 Novembro 2006 (UTC)

  • Mas não foi aprovado aí em cima por 6x0? Foi iniciada discussão na esplanada/propostas, foi movido pra cá e colocado anúncio na esplanada/anúncios. Não há controvérsias, assim não há que se falar em votação oficial. Concordo que será posta em prática em tempo recorde, mas isto não é uma coisa boa? -- danilo_br msg -- 13:23, 11 Novembro 2006 (UTC)
  • Não estão funcionando as predefinições "adotei" e demais quanto ao link do nome do usuário, podem dar uma olhada no mau funcionamento aqui: Usuário discussão:Danilodn; predefinições estão aqui: [2]. Engraçado que o link para página de discussão funciona, só o para página de usuário que não. Outra coisa: tem como listar automaticamente os usuários constantes nas categorias "Tutores" e "Tutoriados" na página principal Wikipedia:Tutoria? Fora isso, já está quase tudo feito, falta modificar o aviso "bv", mas tem que estar tudo pronto para quando os novatos começarem a chegar Alegre. Quem quiser adicionar o {{tutor}} na página de usuário já pode. -- danilo_br msg -- 16:21, 11 Novembro 2006 (UTC)
  • As Userbox já estão funcionando, graças ao Gdamasceno. O Giro720 também fez umas mudanças. Agora falta alguém descobrir como listar os usuários das categorias "tutores" e "tutoriados" na página. Depois podemos pedir a algum admin para modificar o aviso de bem-vindo para que os novatos comecem a vir. -- danilo_br msg -- 02:42, 12 Novembro 2006 (UTC)
  • P.S. O modelo do aviso "bv" já existe em [3]. -- danilo_br msg -- 02:55, 12 Novembro 2006 (UTC)
  • Também imaginei que pode ser interessante ter um registro das tutorias realizadas, por exemplo uma categoria que contivesse o "nome do tutor-nome do tutoriado". Mas nem imagino como podemos implementar isso. -- danilo_br msg -- 03:03, 12 Novembro 2006 (UTC)

A categoria "tutorias em andamento" já podia ser assim, e depois passava-se para a categoria "tutorias completadas". Alguém tem alguma idéia? -- danilo_br msg -- 03:04, 12 Novembro 2006 (UTC)

  • Está em andamento a votação sobre o programa de Tutoria em [4]. -- danilo_br msg -- 13:41, 15 Novembro 2006 (UTC)

Aviso aos navegantes[editar código-fonte]

Eu pretendia não me envolver com essa "iniciativa", mas não resisti e vim aqui dar meu pitaco. O verbo é "tutorar" e quem está sob "tutoria" é "tutorado" e não "tutoriado". Dantaddσυζήτηση 20:36, 16 Novembro 2006 (UTC)

  • Acho que consertei todos. Obrigado pela dica. Ficou meio esquisito "tutorado", mas tudo bem. -- danilo_br msg -- 21:37, 16 Novembro 2006 (UTC)

Ok. Obrigado por dizer o correto. Guilherme Augusto Γουλιέλμος 22:12, 16 Novembro 2006 (UTC)

É como "monitorar" -> "monitorado" e não "monitoriado". Dantaddσυζήτηση 22:16, 16 Novembro 2006 (UTC)

Não encontrei tutorado no Houaiss Multimídia. Talvez seja um termo obsoleto, ou talvez eu seja ignorante no assunto e o meu dicionário esteja um pouco incompleto. Não seria mais adequado "tutelado"? Acho que soa melhor. Aproveito para deixar a minha opinião sobre o projeto (não sei se seria aqui). Sou realmente indiferente, pois isso apenas formaliza algo que já é feito (ao menos eu faço às vezes). Mas toda tentativa é válida e acho que estão faltando mais iniciativas para a criação de projetos que possam melhorar a estrutura da pt:wp. Quem sabe esse aí dá certo... talvez haja uma demanda muito grande que não conhecíamos. Montemor Courrège Faroe ||msg|| 00:54, 17 Novembro 2006 (UTC).
  • Para mim não é a mesma coisa, tutelado dá idéia de protegido, o que não é o caso. Na falta de coisa melhor, fica essa palavra feia. -- danilo_br msg -- 14:29, 18 Novembro 2006 (UTC)