Wikipédia:A enciclopédia livre

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Logotipo e slogan da Wikipédia em língua portuguesa.

"A enciclopédia livre" e "a enciclopédia livre que todos podem editar" são expressões que definem a Wikipédia. Frequentemente são citadas de forma incorreta, por isso esta página procura explicar com clareza a origem e significados destas expressões.

Nota prévia: o título completo desta página pode ser enganador; esta página não é um artigo enciclopédico, mas uma página interna da Wikipédia com o título "A enciclopédia livre" que pertence ao domínio Wikipedia e não ao domínio principal (artigos enciclopédicos).

Origens

Nupedia
The open content encyclopedia.
Primeiro logotipo e slogan da Nupedia.
Segundo logotipo e slogan da Nupedia.
Terceiro logotipo da Wikipédia em inglês. O primeiro a incorporar o slogan.

A Wikipédia em português tem como slogan "a enciclopédia livre" (no logotipo) e "a enciclopédia livre que todos podem editar" (na página principal) desde os seus primórdios. Teve origem na Wikipédia em inglês cujos slogans são "the free encyclopedia" e "the free encyclopedia that anyone can edit", que por sua vez teve origem na Nupedia, um projeto colaborativo diferente mas com algumas características semelhantes à Wikipédia.

A Wikipédia em inglês, a primeira a surgir, em 15 de janeiro de 2001, e as restantes que lhe seguiram, adquiriram bastante informação e experiência da Nupedia, que surgiu em 9 de março de 2000. A Nupedia, apesar de não ter sido o primeiro projeto colaborativo de conteúdo livre de uma enciclopédia na Internet, enfrentou muitas dificuldades. Ao longo do tempo foram desenvolvidas definições do projeto, políticas, procedimentos, organização assim como os próprios conteúdos enciclopédicos. A Wikipédia adquiriu muita dessa informação da Nupedia, incluindo o slogan e um dos logotipos que foi submetido ao concurso de ideias de criação de um logotipo para a Nupedia. Logotipo esse que não foi adotado pela Nupedia, mas foi aproveitado para o primeiro[1] logotipo da Wikipédia, diferente do atual.


Bem-vindo à Nupedia! Estamos a construir a maior enciclopédia internacional. Pode ser utilizada livremente.
 
"Nupedia", fonte.

O primeiro slogan da Nupedia foi "the open content encyclopedia"[2] que se traduz por "a enciclopédia de conteúdo aberto". Mais tarde, após um concurso de ideias de um logotipo para a Nupedia[3]o slogan foi alterado para "the free encyclopedia" em simultâneo com o logotipo da Nupedia, no qual o slogan estava incorporado (tal como a Wikipédia atualmente). Nessa alteração do logotipo e slogan da Nupedia, o autor da proposta explicou que "a enciclopédia de conteúdo aberto" era um termo críptico e pouco comum, por isso trocou por "a enciclopédia livre"[4]

Significado

No contexto da Nupedia e da Wikipédia, "conteúdo livre" e "conteúdo aberto" têm o mesmo significado e referem-se à licença em que são disponibilizados os textos, a Creative Commons Atribuição-Compartilhamento pela mesma Licença 4.0 International (CC-BY-SA) e, no caso do conteúdo mais antigo[5], a GNU Free Documentation License (traduzida por "licença de documentação livre GNU", por vezes abreviada por "GFDL" ou "GNU FDL"). Excetuando os direitos concedidos pelas licenças CC-BY-SA e GNU FDL, direitos de autor e direitos morais continuam na posse dos autores dos conteúdos disponibilizados na Wikipédia. Essa é uma das razões pela qual a Wikimedia Foundation não pode processar legalmente quem copiar conteúdos da Wikipédia e não respeitar a licença aplicável (CC-BY-SA ou GNU FDL); apenas os autores dos conteúdos o poderão fazer. Mas de acordo com essas licenças, os conteúdos são disponibilizados sem as típicas restrições de distribuição de conteúdos totalmente protegidos por direitos de autor, desde de que sejam respeitados os termos da licença como: manter a mesma licença, permitir que outros possam copiar e alterar o conteúdo, referir a origem ou pelo menos os autores principais dos textos, entre outras exigências. Por isso "livre", neste contexto, também significa que qualquer um é livre para utilizar o conteúdo, incluindo por exemplo a comercialização do mesmo sem ter que pedir autorização aos autores.

A Wikimedia Foundation, que suporta e gere a Wikipédia, também se define com a palavra "livre". A página principal do sítio da Wikimedia Foundation refere "Imagine um mundo em que cada ser humano tenha livre acesso à soma de todo o conhecimento."[6] Tem como missão "capacitar e unir pessoas ao redor do mundo para coletar e desenvolver conteúdos educacionais sob uma licença livre ou que estejam sob domínio público, distribuindo-os de forma efetiva e global."[7]. Além disso utiliza programas de licenças livres, como o MediaWiki, servidores Apache, Linux, OpenSolaris, MySQL e promovem a utilização e adoção de formatos de licença livre como o Ogg[8].

Outros significados

Algumas pessoas interpretam erroneamente a expressão "a enciclopédia livre que todos podem editar", muitas vezes devido aos diferentes significados da palavra "livre". Alguns deles aplicam-se à Wikipédia no seu todo ou em parte, mas não refletem necessariamente a intenção da existência da Wikipédia e devem ser compreendidos com precisão.

"Enciclopédia livre" não significa "enciclopédia a custo zero"

Na prática, qualquer pessoa que tenha acesso à World Wide Web pode ver o conteúdo da Wikipédia no sítio wikipedia.org sem ter que pagar qualquer montante. No entanto, não significa que o conteúdo da Wikipédia é totalmente não comercial. O conteúdo da Wikipédia pode ser vendido. A licença utilizada permite a distribuição comercial do conteúdo da Wikipédia. De fato, parte da Wikipédia já foi copiada para suportes ópticos, como DVD e CD, assim como impressa em papel e estas cópias foram distribuídas comercialmente.

Além disso, é proibido carregar para a Wikipédia qualquer tipo de conteúdo cujos direitos de autor apenas permitam a distribuição não-comercial, por não ser compatível com o significado de "livre" (free) conforme está definido nas licenças utilizadas na Wikipédia...

"Enciclopédia livre" não significa "qualquer pessoa pode editar como bem entender"

"A enciclopédia que todos podem editar" não se refere ao direito de qualquer editor contribuir com conteúdo de acordo com o seu ponto de vista. Alguns editores entendem que "todos podem editar" é uma extensão da palavra "livre". Isto está errado, conforme a frase abarca dois conceitos separados. "Livre" refere-se à licença, conforme explicado anteriormente; e "todos podem editar" refere-se ao facto que a Wikipédia é um wiki, um sítio que normalmente qualquer pessoa que tenha acesso à Internet, pode editar sem ter que pedir permissão. No entanto, a Wikipédia esforça-se por ser uma enciclopédia fiável para disponibilizar informação verificável e redigida segundo um ponto de vista neutro. Qualquer pessoa pode editar a Wikipédia de forma audaz, conforme bem entender, desde que o faça de acordo com estes objetivos. As edições que que não estejam de acordo com estes objetivos são normalmente revertidas e em casos extremos, os editores que as façam podem ser bloqueados.

"Enciclopédia livre" não significa "liberdade de expressão"

Uma definição comum de conteúdo livre (e software livre) é "livre como em liberdade de expressão, não como em cerveja grátis".[9] Mas mais uma vez, refere-se à licença da Wikipédia. A Wikipédia respeita a liberdade de expressão, mas não é uma política oficial. Para mais informações, consulte Wikipedia:Liberdade de expressão.

Notas

Ligações externas