Wikipédia:Presumir a boa-fé

Esta é uma versão em áudio do artigo. Clique aqui para ouvi-lo.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Wikipédia:Assumir a boa-fé)
Políticas e Recomendações da Wikipédia
Cinco pilares
É uma enciclopédia

Rege-se pela imparcialidade

Tem conteúdo livre

Possui normas de conduta

Não possui regras fixas
Políticas de conteúdo
Princípio da imparcialidade

Verificabilidade

Nada de pesquisa inédita

Biografias de pessoas vivas

Convenção de nomenclatura
Colaboração
Edição

Consenso

Civilidade

Não faça ataques pessoais

Assédio moral

Não proferir ameaças judiciais

Como resolver disputas
Diretórios
Livro de estilo

Lista completa de políticas

Lista completa de recomendações

Presumir a boa-fé (ou assumir a boa-fé) é um princípio fundamental em qualquer ambiente colaborativo, assim como em qualquer wiki, incluindo a Wikipédia. Como permitimos a edição por qualquer pessoa, assumimos que a maioria das pessoas que trabalham no projeto estão a tentar ajudar o projeto, não prejudicá-lo. Se isto não fosse verdade, um projeto como a Wikipédia estaria condenado desde o princípio.

Assim, quando puder presumir que algo é um erro bem-intencionado, corrija-o sem simplesmente reverter ou chamá-lo de vandalismo. Quando discordar de alguém, lembre-se que ele provavelmente acredita estar a ajudar o projeto. Considere usar as páginas de discussão para se explicar e dê aos outros a oportunidade de fazer o mesmo. Assim, podemos evitar mal-entendidos e prevenir a escalada dos problemas. Seja particularmente paciente com os novatos, que estarão pouco familiarizados com a cultura e as regras da Wikipédia.

Presuma boa-fé, pois alguns erros foram bem-intencionados, ajude as boas intenções e não as recrimine.

O comportamento irregular de um principiante parece-lhe apropriado e habitualmente indica o desconhecimento ou a má compreensão da cultura da Wikipédia. É frequente para um principiante acreditar que uma política que não lhe é familiar deva ser alterada para adaptar-se à sua experiência noutro sítio. Da mesma forma, muitos novatos trazem consigo experiência e conhecimentos pelos quais esperam respeito imediato. Comportamentos resultantes destas expectativas não são necessariamente malévolos.

Presumir a boa-fé é sobre intenções, não sobre ações. Pessoas bem-intencionadas cometem erros, e você deve corrigi-las quando o fizerem. O que não se deve fazer é agir como se o seu erro fosse deliberado. Corrija-o, mas não o castigue. Haverá pessoas na Wikipédia com as quais não concordará. Mesmo que estas estejam erradas, isso não significa que elas estejam a tentar estragar o projeto. Haverá ainda pessoas com as quais achará que é difícil de trabalhar. Isso pode significar apenas que ela não tem determinada afinidade contigo. Não é necessário que atribuamos a um editor ações por má-fé, mesmo que essa má-fé seja (aparentemente) óbvia. Todas as nossas contramedidas (por exemplo: reverter, bloquear) podem ser realizadas na base do comportamento e não das intenções.

Claro que existe uma diferença entre presumir a boa-fé e ignorar as más ações. Se espera que as pessoas assumam boa-fé de si, assegure-se de demonstrá-la. Não coloque o fardo nos outros. Gritar "assume a boa-fé" às pessoas não o desculpa de não explicar as suas ações, e tornar esta não-explicação um hábito irá convencer as pessoas que está a agir de má-fé.

Quando uma guerra de edições está ao rubro, é fácil esquecermo-nos de presumir a boa-fé.

Ouça o artigo (info)

noicon
Este áudio foi criado a partir da revisão datada de 15 de junho de 2011 e pode não refletir mudanças posteriores ao artigo (ajuda).

Presumir a má-fé

Se presumir a má-fé, algumas coisas podem acontecer:

  • Ataques pessoais: Uma vez que tenha realizado um ataque pessoal, o alvo provavelmente irá presumir a má-fé. A guerra de edições tornar-se-á ainda mais feia. As pessoas, tal como os elefantes, raramente esquecem.
  • Perder de vista a política de NPOV (ponto de vista neutro). O ideal é fazer os artigos aceitáveis para todos. Cada reversão (em vez de mudança) de uma edição preconceituosa é uma derrota do NPOV, não importa o quão estrondosa a edição possa ter sido. Considere descobrir por que a outra pessoa sentiu que o artigo estava sendo preconceituoso. Então, se possível, tente integrar o seu ponto de vista, mas nos termos que você considera neutros. Se cada lado praticar isto, então irão encontrar o NPOV, ou algo mais ou menos semelhante.

Corrigir o erro de alguém (mesmo que pense que foi deliberado) é melhor do que acusá-lo de mentir, porque a pessoa não irá reagir bem à acusação. Corrigir uma frase adicionada que você sabe estar errada é muito melhor do que simplesmente apagá-la.

Esta recomendação não requer que os editores continuem a presumir a boa-fé ante a evidência do contrário. Vandalismo, ataques pessoais e guerras de edição podem causar a perda da boa-fé.

Não seja um anjo do mal; possua boa fé.

Ver também

Ligações externas