Portal:Conteúdo destacado

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
The featured content star
The featured content star

Conteúdo destacado na Wikipédia

Conteúdo destacado representa o melhor que a Wikipédia tem a oferecer. Esta página faz ligações com todos os conteúdos destacados da Wikipédia e apresenta um exemplo de cada tipo de conteúdo selecionado aleatoriamente.

Conteúdo destacado aleatório

Para ver abaixo outra seleção aleatória de conteúdos destacados, clique aqui.

Escolha dos conteúdos destacados

Você pode participar do processo de seleção dos destaques em:

Conteúdo destacado:

Conteúdo bom:

Revalidação:

Artigo destacado aleatório

El Chavo del Ocho (Chaves no Brasil e em Angola) é uma série de televisão mexicana de comédia de situação criada e protagonizada por Roberto Gómez Bolaños e produzida pela Televisión Independiente de México (posteriormente, Televisa) e exibida pela primeira vez em 20 de junho de 1971 no Canal 8. A série relata as experiências de um grupo de pessoas que moram numa vila, onde Chaves interage com seus amigos ocasionando mal-entendidos e discussões entre os vizinhos, num tom geralmente cômico. O roteiro veio de um esquete escrito por Bolaños, onde uma pobre criança de oito anos discutia com um vendedor de balões em um parque. Ele deu importância ao desenvolvimento dos personagens, aos quais foram distribuídas personalidades distintas. Desde o início, seu criador percebeu que o seriado seria destinado ao público adulto, não ao infantil, mesmo se tratando de adultos interpretando crianças. O elenco principal é composto por Bolaños, María Antonieta de las Nieves, Ramón Valdés, Florinda Meza, Carlos Villagrán, Edgar Vivar, Rubén Aguirre, Angelines Fernández, Horacio Gómez e Raúl Padilla.

Apesar de sua conclusão no início da década de 1990, a série foi transmitida continuamente em vários países desde então. Em 2011, tinha-se conhecimento de vinte países que ainda o emitiam como parte de sua programação regular. Em 2006, foi estreada a sua versão em desenho animado, um programa baseado nesta série, cujo criador e produção, são os mesmos. Nesta versão, Chiquinha não faz nenhuma aparição já que sua intérprete Maria Antonieta de las Nieves enfrentou Bolaños por direitos autorais. Entre alguns produtos derivados do programa, incluem o livro El diario del Chavo del Ocho, o musical El Chavo animado - Show en vivo (estreado em 2010), um vídeo-jogo para Wii lançado em 2012, assim como aplicativos para Facebook e dispositivos móveis da Apple. A cultura popular de El Chavo del Ocho continua com o status de ser um dos melhores programas de entretenimento mais reconhecidos e com mais sucesso na televisão espanhola. (leia mais...)

Lista destacada aleatória

A lista dos singles que alcançaram a primeira posição da Billboard Hot 100 em 2018 é uma tabela musical norte-americana publicada semanalmente pela revista Billboard. Os dados usados para cada publicação são recolhidos pelos serviços Nielsen SoundScan com base em vendas físicas e digitais de cada canção, e ainda popularidade nas principais estações de rádio do país, streaming nos serviços online e número de transmissões do respectivo vídeo musical no YouTube. Começando com as edições de 2018, plataformas mantidas por anúncios como o YouTube refletem menos nos cálculos do que serviços mantidos por assinaturas pagas, como o Spotify e Apple Music. A Billboard geralmente faz a publicação da tabela musical com uma diferença entre 4 a 10 dias de antecedência. Todavia, a edição de 3 de janeiro foi excepcionalmente publicada fora deste período pois a revista estava alterando a data de atualização de suas tabelas musicais. Em 2018, onze canções alcançaram o topo da tabela musical pela primeira vez. Um décimo segundo, "Perfect", de Ed Sheeran com ou sem Beyoncé, iniciou a sua corrida no topo em 2017 e foi, portanto, excluído.

Nove artistas conseguiram posicionar um tema na primeira posição da Hot 100 pela primeira vez, quer como artistas principais ou convidados. Eles são: Camila Cabello, Young Thug, Childish Gambino, Ty Dolla Sign, XXXTentacion, Bad Bunny, J Balvin, Ariana Grande e Travis Scott. "Havana", de Cabello com participação de Young Thug, levou 23 semanas para alcançar o cume da tabela, igualando assim o recorde de ascenção mais lenta ao topo por uma artista feminina, estabelecido pela cantora australiana Sia com o tema "Cheap Thrills" em 2016 e Patti Austin com "Baby, Come to Me" em 1982. Ademais, Cabello tornou-se na terceira artista de sempre a ocupar o primeiro posto da tabela oficial de singles e álbuns em simultâneo com um trabalho de estreia, após Britney Spears em 1999 e Beyoncé em 2003.

Imagem destacada aleatória

Uma lontra-marinha da espécie Enhydra lutris, em Morro Bay, Califórnia, EUA.

Conteúdo recentemente destacado

Artigos Imagens Listas Portais Tópicos