Wikipédia:Encontros/WikiNorte/1/Conclusões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

O texto seguinte foi movido de: Wikipedia Discussão:Encontros/WikiNorte


E pronto, com as faltas do Guilbor e Nikitta, o Wikiencontro correu bem e marcou-se já outro para Gaia, para 24 de Junho (WikiSãoJoão? - será necessário levar alho-porro? E martelinhos?).

Principais conclusões:

  • O Dantadd não se chama Dantas.
  • Os Wikipedistas de Braga fizeram jus à rivalidade com Guimarães? (é uma questão, não uma conclusão).
  • A sobremesa "especial" do Etc. merece um artigo na Wikipédia e foi considerada enciclopedicamente relevante.
  • O Fair use quase não foi abordado.
  • O Waldir descobriu que o seu pai é careca.
  • As diferenças linguísticas entre brasileiros e portugueses continuam a ser um dos principais assuntos de conversa. Mas cremos que a Wikipédia é um excelente meio de aproximação dos povos irmãos.
  • Ninguém cala o Dantadd (que bateria em pontos ao Fidel Castro na duração dos discursos).
  • Perdemos em relação à WikiOlissipo na quantidade de Wikipedistas efectivos, mas se contarmos com duas presenças de futuros Wikipedistas, podemos dizer que foi o maior encontro wikilusófono.
  • Fotografias em breve, após aprovação dos fotografados. Manuel Anastácio 17:55, 21 Abril 2007 (UTC)
Mais fotos de comida não, que maldade a fazer aos colegas que estão fora desse país à beira-mar plantado... :D
Agora é a minha vez: as fotos?? Quero fotos!! PatríciaR mensagem 19:46, 21 Abril 2007 (UTC)

Só depois da aprovação dos fotografados... Sorry... Manuel Anastácio 20:15, 21 Abril 2007 (UTC)

  • O Gil é mais novo que eu pensava.
  • O AntoniusJ tem mesmo cara de António.
  • O Dantadd fala pelos cotovelos!
  • O Lgrave tem uns óculos altamente!
  • O Manuel de Sousa tem voz de locutor de rádio.
  • O Anastácio é super-simpático (também, como anfitrião, não era de esperar outra coisa, né?)
  • Parágrafo único: aparentemente, os wikipedistas são linguistas natos...

PS - Aventuras posteriores ao encontro serão depois descritos numa crónica apropriada... (coming soon )

PPS - Nós nem suspense fazemos: as fotos simplesmente NÃO VÃO ser carregadas no commons, ponto final. E mai' nada! heheh

--Waldirmsg 21:07, 21 Abril 2007 (UTC)

Manuel de Sousa[editar código-fonte]

Na sequência do estrondoso sucesso que foi o encontro de hoje na Cidade Berço, apalavrámos já a próxima reunião de trabalho para a Imbicta, tida como a Capital do Trabalho!

Por coincidência, este ano a noite de São João é de sábado para domingo. Pelo que podemos fazer o nosso almoço no sábado, dia 23 de Junho. Como a melhor vista do Porto é obtida a partir da margem esquerda, a minha intenção era fazer o próximo almoço no Cais de Gaia, mas não sei se tal será possível, por causa dos preparativos para as celebrações sanjoaninas que costumam ter no rio o seu centro nevrálgico. Vamos a ver...

Como será no São João e porque o alho-porro (que, pelo menos por estes lados, não é alho-francês, mas sim o bravo ou silvestre) é o adereço tradicional destas festas, sugiro, desde já, o nome Wikiporro para o encontro.

Não tem nada a ver com a cidade, nem com a região, nem, muito menos, com o país. Seria tão-somente uma singela homenagem que faríamos àquele pobre vegetal que resiste heroicamente à invasão dos martelinhos de plástico made in China! Quem quiser ver as coisas de outra maneira, pode sempre interpretar que Wikiporro é uma verdadeira pedrada no charco no que ao naming dos encontros wikipedistas diz respeito; que denota as nossas preocupações ambientalistas (o verde contra o derivado do petróleo); que é uma afirmação clara de uma postura antiglobalização -- Abaixo a exploração da mão-de-obra chinesa de baixo custo; viva a horta do Sr. Joaquim! --; que um sem-número de outros pensamentos elevados...

Como não diz nada, mas pode querer dizer tudo, Wikiporro é um nome vencedor! E, se as coisas derem para o torto, pode-se sempre dizer: "Mas que grande wikiporra..."

Deixo-vos com estas elucubrações de elevado timbre e votos de continuação de bom fim-de-semana! Um abraço, Manuel de Sousa 22:43, 21 Abril 2007 (UTC)

LOL... Acho que Wikiporro parece ser um pouco obsceno para os brasileiros... Manuel Anastácio 22:56, 21 Abril 2007 (UTC)

1-Manteve-se o nome do encontro em WikiNorte e prometeu-se que qualquer encontro de wikipedistas em Portugal seria Wikinorte pois seria sempre a norte de qualquer território brasileiro.(esta última parte foi inventada ;) )

2-Apesar de aturado debate não se chegou a um consenso sobre como se pronuncia o nome da igreja: se "gualtér" ou "guálter". Novos encontros ficaram de imediato marcados para prosseguir o debate exaustivamente até se encontrar um amplo consenso sobre o assunto.(e ainda nem tinhamos provado a sobremesa do "e.t.c."!)

3-Constatou-se que as variantes brasileira e europeia do português são significativas, tendo sido necessário por várias vezes pedir a ajuda de tradutores especializados para que a conversa prosseguisse o seu rumo.(Dantadd: afinal como é mesmo que se diz "praxe académica" em português do Brasil?).

4-Analisou-se exaustivamente se o exercício físico a que fomos forçados após o almoço, subindo os 613 metros do monte da Penha, deveria passar a ser uma prova obrigatória para conquistar o direito ao voto. Não se chegou a estabelecer um consenso alargado pois alguns defendiam que tal subida fosse feita transportando às costas a colecção completa da Enciclopédia Britânica.

Nos poucos minutos em que se debateram assuntos sérios e transcendentes, rapidamente ofuscados pela sobremesa gualteriana falou-se de:

1-Em como todos estavamos orgulhosos pelo privilégio que nos era dado de podermos participar em tal projecto (alguns diziam projeto mas uma votação esmagadora obrigou-os a usar a norma pt-EU sob risco de não provarem a sobremesa).

2-Em como este grande convívio inter-países e inter-culturas nos vem dando uma enorme riqueza: a riqueza da diversidade, a sabedoria da compreensão mútua.

3-Em como a Wikipédia não deve ser um local elitista em que apenas os especialistas escrevem sobre os "seus" assuntos, mas em que todos os wikipedistas (difícil aqui o consenso entre wikipedista, usuário ou utilizador) são uns "recolhedores" de saber, que andam pelas fontes "recolhendo" o que elas contêm e o transmitem à comunidade e ao mundo.

4-Em como é urgente definir critérios de relevância que, não sendo atingidos, obrigariam os defensores da permanência de certos artigos a explicar a característica especial ou particular que justificasse a importância da sua existência.

5-Em como é importante manter a correcção sintáctica e gramatical dos artigos, respeitando cada uma das variantes do português, mas sendo intransigente para com os erros de um e outro lado do Atlântico.

Sobre a epopeia do regresso de alguns wikipedistas aos seus lares e o facto de um deles se encontrar no momento em que escrevo a bordo de um navio hospital a caminho sabe-se lá de onde, mas certamente a bem da comunidade wikipedista, foi feito um pacto de silêncio entre os intervenientes, até para salvaguarda da integridade física de alguns, pelo que nada mais se pode dizer.

Caso alguma destas conclusões não reflicta o consenso pode-se sempre marcar um Wikinorte extraordinário para elaboração de um novo texto...

António 23:00, 21 Abril 2007 (UTC)


António: é Gualtér mesmo. Os Vimaranenses têm voto na matéria. O santo é deles, apesar de ter vindo de Itália. Gualtér. Não Guálter. Manuel Anastácio 01:20, 22 Abril 2007 (UTC)

É, em Guimarães é mesmo Gualtér. Tenho um guimaranense cá em casa que também diz assim. E esse santo será este? É provável que seja, foi figura importante na ordem dos beneditinos, que por sua vez tiverem muita influência nessa região, havia (há?) um convento importante em Vermoim. MarioM 02:24, 22 Abril 2007 (UTC)

E praxe académica no Brasil, é trote, creio eu... Manuel Anastácio 01:21, 22 Abril 2007 (UTC)

Foi um encontro memorável. Guimarães é uma cidade muito interessante e os participantes eram simpáticos e bons conversadores. Seguem as minhas conclusões, por tópicos:

  • O restaurante onde almoçámos serve uns pratos cinco estrelas e a sobremesa da casa é muito saborosa e original;
  • O Waldir sujou o seu casaco (de cor preta) com queijo amanteigado. Depois tentou retirar a sujidade, sem sucesso;
Calúnia!!... É claro que consegui limpar! E a prova é que estou neste preciso momento usando o mesmíssimo casaco, que ainda não viu uma gota de água desde esse dia :P Waldirmsg 00:46, 25 Abril 2007 (UTC)
  • O Dantadd não se chama DantasHaha;
  • O Dantadd tentou ensinar-me a falar fluminense, caipira e paulistano. O resultado foi desastroso, principalmente no que toca ao caipira;
  • Também aprendi a dizer "olá" em hebraico;
  • Expusemos as diferenças entre Portugal e Brasil, tanto a nível linguístico, como a nível sócio-cultural;
  • Os conflitos de edição, as políticas oficiais e a essência democrática da Wikipédia foram outros temas abordados;

Já está marcado outro encontro, desta vez em Gaia, no dia 24 de Junho. Quiçá, o WikiEncontro com mais participantes lusófonos de sempre... Gil 23:39, 21 Abril 2007 (UTC)

PS: O regresso a casa foi (e está a ser) uma verdadeira aventura para alguns... E mais não posso contar.

Ora cá vão os meus bitaites:

  • Como aparentemente sou o que moro mais perto, fui o último a chegar: típico! PS: Acordei às 11h45, mesmo assim não cheguei muito atrasado! PPS: Antes chegar tarde do que não aparecer!
  • Primeira impressão: isto é uma pura mentira, o Anastácio não tem caracóis!
  • Segunda impressão: O António tem cara de António e o Manuel tem cara de Manuel. Resultado: é fácil identificá-los nas fotos O link está vermelho? Azar...
  • Seguiu-se um debate acalorado sobre o nome da igreja (Gualtér vs Guálter). Ao fim de 37 segundos de debate, e como não estávamos a chegar a um consenso, o Anastácio propôs que nos deslocássemos para o Restaurante Etc, o que foi logo aprovado por unanimidade!
  • Já no restaurante, seguiu-se o momento alto do dia: engordar 3 kilos atacar a famosérrima Sobremesa Especial. Imediatamente ali decidimos que possui notoriedade suficiente e portanto tem direito a figurar na Wikipédia!
  • Durante todo o almoço assistiu-se a animado debate onde se discutiram os mais diversos assuntos. Segue-se o sumário de edições:
N 16:00 Discussão:Almoço (18293 mudanças) . . (+36 286 382) . . (Histórico) [Manuel de Sousa (35×)‎; Manuel Anastácio (39×)‎‎; AntoniusJ‎ (29×); Gil mnogueira‎ (8×); Waldir‎ (26×); Lgrave (30×); Dantadd (18145×)]
  • A seguir ao almoço decidimos ir à Penha de teleférico. Ó Anastácio, como é que este link está vermelho?!?
  • A única nota de relevo aqui foi que estivemos a abanar um penedo! Link vermelho? paciencia++;
  • De volta a Guimarães, e já em cima da hora para as respectivas viagens de regresso a casa+, discutimos a possibilidade de um WikiNorte2: francesinhas no Cais de Gaia, lá pelo São João foi a ideia final que ficou.
+: As peripécias da viagem de regresso serão contadas oportunamente

E prontos, foi isto mais ou menos (mais menos do que mais) o que se passou. Posso dizer que fiquei cativado pela simpatia de todos e que fiquei cliente portanto contem comigo para o WikiNorte2. Uma última nota para a excelente organização do Anastácio! --Lgrave ? 02:46, 22 Abril 2007 (UTC)

Hum... Já sei quem vai fazer a acta no próximo Wikiencontro... Manuel Anastácio 12:32, 22 Abril 2007 (UTC)

Minhas impressões:

  • Eu falo apenas o estritamente necessário (a meu critério, obviamente)
  • O Manel Sousa é um erudito
  • O Gil é um cara legal, mas um dos poucos portugueses que eu tenho dificuldade de entender (algumas palavras apenas...)
  • Morgana Pepper, vulgo Waldir, é um cara pacífico, mas diz muita coisa que eu não consigo compreender (informatiquês)
  • O LGrave, vulgo L-Tumba, foi o que mais falou durante o encontro
  • O AntoniusJ é um diplomata na escrita, mas desceu a lenha - com razão - em comportamentos dalguns cabeças-de-bagre
  • O Manel Anastácio não gosta de Braga, apenas das bracarenses
  • Nikitta é homem ou mulher? A dúvida persiste
  • Guilbor não apareceu

Bom, antes de mais nada, gostaria (gostava) de agradecer o António pela carona (bulééia) que deu a mim e à Morgana Pepper. O Waldir estava suando frio ao ver que teria de dormir ao relento na leal e invicta. Tocou a mim dormir num navio-hospital em Viana...Hei-de volta a Viana, já diz a estátua...

Aprendi também que "penedo que abana" é uma "rocha que balança"...esses murrugas, hehehe

Enfim, foi uma tarde prazerosa...e uma noite dormindo num navio vazio que rangia por todos os poros. Depois ainda apanhei ao chegar em casa. Dantadd 14:46, 23 Abril 2007 (UTC)

  • Espero sinceramente que não tenha sido com o meu rodo. PARG 18:10, 23 Abril 2007 (UTC)

LOL Dantadd a resposta esta aqui. -- Nikitta 18:19, 23 Abril 2007 (UTC)

L-Sepultura fáxavor, e só falo apenas o estritamente necessário E quando é que colocas fotos das nódoas negras? Super cool --Lgrave ? 18:31, 23 Abril 2007 (UTC)

Não gosto de Braga??? À conta de que Santo??? Vivo em Guimarães, mas nunca fui de rivalidades bairristas... Vê lá em que saco é que me pões. Manuel Anastácio 20:37, 23 Abril 2007 (UTC)

É brincadeira...assim como eu não falo muito você gosta de Braga, oras. Dantadd 22:48, 23 Abril 2007 (UTC)

Lá isso é verdade. Não falas muito... Falas muuuuuuuito!... eheheh!... Manuel Anastácio 22:51, 23 Abril 2007 (UTC)

Dan, não só falas muito como precisas de tradutor... O que são murrugas? E cabeças-de-bagre? MarioM 18:26, 24 Abril 2007 (UTC)

Breve interrupção (?) nas conclusões[editar código-fonte]

Caros colegas,

ora, concluir é muito fácil! Agora, eu quero que vocês provem que estiveram lá! O Lgrave já desmascarou a farsa do Manuel Anastácio. Quem será o próximo? - J.P. Watrin 19:25, 23 Abril 2007 (UTC) (Rindo a rodos, RaR!)

Farsa??? Uma pessoa agora não pode mudar de penteado???Manuel Anastácio 20:35, 23 Abril 2007 (UTC)

Se começam a dar com a lingua nos dentes isto é que vai ser. Amigos presentes: não se esqueçam do pacto que fizemos! António 20:51, 23 Abril 2007 (UTC)
  • Suspeito que esse pacto seja o de inventar uma história que começa num navio-hospital e termina numa sobremesa estranha. Manuel, passaste falsas impressões para o povo daqui, o que o qualifica como elemento farsante. - J.P. Watrin 00:15, 24 Abril 2007 (UTC)
Era para ser o contrário. Hein? - J.P. Watrin 00:17, 24 Abril 2007 (UTC)

Aqui vão as minhas fotos (sem a minha pessoa - só o Dantadd é que tem fotos onde eu apareço). Sem farsas:

... Continuo em breve. Agora tenho de ir trabalhar. Manuel Anastácio 08:31, 24 Abril 2007 (UTC)

Continuação:

That's all, folks!... O Dantadd tem mais fotos... Manuel Anastácio 14:19, 25 Abril 2007 (UTC)

Faltava esta: o Dantadd a fotografar o grupo, atrás das árvores... Manuel Anastácio 22:05, 25 Abril 2007 (UTC)


Peço desculpa por não ir, mas, já agora, quem é aquele míudo?--Guilbor discussão 01:18, 26 Abril 2007 (UTC)

É o futuro da Wikipédia... Manuel Anastácio 15:12, 26 Abril 2007 (UTC)

  • Muito bem, as provas estão aqui, agora, quem é quem? - J.P. Watrin 00:33, 30 Abril 2007 (UTC)
Aceitam-se apostas --Lgrave ? 01:00, 30 Abril 2007 (UTC)

Para quem não viu, aqui há mais fotografias: http://www.flickr.com/photos/63605133@N00/sets/72157600111511840/ . Dantadd 23:30, 30 Abril 2007 (UTC)