Wikipédia:Escolha do portal em destaque

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Percurso para um portal em destaque
  1. Inicie um novo portal ou edite um já existente.
  2. Desenvolva um portal excelente
  3. Examine os critérios
  4. Apresente a candidatura
  5. Parabéns!
Escolha do Conteúdo destacado
ArtigosListasPortaisTópicos
Esta estrela simboliza um portal candidato a destaque
Esta estrela simboliza um portal candidato a destaque
Esta página tem como função a escolha do portal em destaque pela comunidade da Wikipédia em língua portuguesa. Um Portal em destaque é um portal que em função da sua elevada qualidade foi eleito para figurar entre os melhores da Wikipédia.

Antes de apresentar uma candidatura certifique-se que o portal se adequa ao perfil de um portal em destaque. O portal deve abranger um tema vasto e interessante, não deve violar qualquer tipo de direitos de autor e deve seguir o princípio da imparcialidade e as orientações. Para além disso, deve estar formatado segundo o estabelecido no Livro de Estilo (não pode, por exemplo, possuir ligações vermelhas demasiadas) e deve ter pelo menos uma imagem. Caso se trate da tradução de um portal de outra Wikipédia, a tradução deve estar bem feita. Não candidate um portal se ele desobedecer a qualquer uma destas condições.

Para um portal ser promovido a Portal Destacado, tem de ser estabelecido consenso que o mesmo cumpre todos os critérios. O consenso é construído entre os nomeadores e os avaliadores. Os nomeadores devem estar familiarizados o suficiente com o assunto do portal para responder a críticas durante o processo de avaliação. Aos nomeadores que não sejam contribuidores significativos para o portal, devem consultar os editores regulares da página antes de a nomearem.

Assume-se que todas as nomeações têm boa qualidade. Esta é a razão porque o foco do processo é gerar e resolver comentários críticos em relação ao critérios, e porque é dado mais peso a isto do que a declarações de apoio.

Como apresentar uma candidatura

Apenas editores com o estatuto de autorrevisor podem apresentar novas candidaturas.[1]

  1. Certifique-se que o portal cumpre todos os critérios para ser um portal em destaque.
  2. Na caixa que está localizada mais abaixo nesta página, com o título "Coloque o título da votação aqui", escreva o nome do portal (exemplo: Portal:Wikipédia) na barra e clique em "Criar votação".
  3. Surgirá uma nova página, na qual você deve escrever os motivos pelos quais candidata o portal (não se esqueça de assinar). O prazo de candidatura surgirá de modo automático.
  4. Clique aqui e coloque o seguinte código logo abaixo do cabeçalho da tabela, lembrando-se de substituir "nome do portal" pelo nome do candidato a destaque e corrigir o prazo:
    |-
    {{LinkEPD|nome do portal sem Portal:}}
  5. Coloque a predefinição {{Candidato a destaque}} no topo da página do próprio portal que deseja candidatar.[2]

Regras de votação

  1. Antes de se posicionar: Por favor verifique integralmente o portal candidato antes de argumentar. Não se argumenta pelo tema, mas pela qualidade do conteúdo. Evite argumentar com base em simpatias (ou antipatias) de natureza nacional, regional, ideológica, religiosa ou clubística.
  2. Como se posicionar: São admitidos argumentos de Apoio e Não apoio, que devem ser colocados na secção Comentários e sugestões, respeitando o turno de discussão e sempre em um novo parágrafo.
  3. Justificação: Recomenda-se que os argumentos contra sejam justificados, pois desta forma torna-se possível responder às críticas levantadas e melhorar os aspetos apontados. Os editores que votam contra são também convidados a editar o tópico para melhorá-lo. Argumentos contra sem qualquer tipo de justificação poderão ser ignorados.
  4. Cancelar argumento: Pode alterar o seu argumento durante o período da discussão. Para retirar um argumento é preferível riscá-lo (utilizando <s>....</s>) do que apagá-lo.
  5. Proposta interrompida: Qualquer discussão pode ser interrompida, independentemente de seu resultado, se o portal não cumpre os critérios apresentados em O que é um portal em destaque. Nesse caso a ligação para a página de discussão é transposto para a secção Candidaturas interrompidas. O aviso pode ser colocado com {{Candidatura interrompida|motivo|~~~~}}.
  6. Período de discussão: o período de discussão para cada tópico é de 30 dias, encerrando no mesmo horário em que começou.[3].

Como encerrar uma discussão

Terminado o tempo padrão de discussão (30 dias) verifica-se a existência ou não de consenso. Apenas editores com o estatuto de autorrevisor podem encerrar a candidatura.[4] Por razões óbvias, nem o proponente nem os principais editores do portal devem encerrar a discussão.

Candidatura aprovada (portal de destaque)

  1. Um portal será considerado "portal destacado" quando se verifica a seguinte condição:
    • Consenso obtido sendo todas as críticas respondidas de maneira satisfatória.
  2. Para encerrar a votação, edite a página da mesma e troque a predefinição {{EAD não concluída}} por {{Resultado EPD|data=data de término da votação|tipo=1}} no topo da página ou secção e a predefinição {{Resultado EPD/2}} no fim da página ou secção.
  3. Edite o portal em si e acrescente a predefinição {{portal destacado}} no fundo da página (abaixo das categorias)
  4. Na página de discussão do portal substitua {{candidato a destaque}} pela predefinição {{Destacado|data=data de término da votação}}.
  5. Acrescente o portal à lista de portais destacados.
  6. Retire da lista abaixo o link para a página de votação do portal.
  7. Adicione o nome do portal à Predefinição:NovoCD seguindo as instruções.
  8. Acrescente o portal à lista de candidaturas aprovadas. O link para a página da votação ("Wikipédia:Escolha do portal em destaque/Nome do portal") também deverá ser incluído.
  9. Acrescente o portal a {{Portal destacado aleatório}}, lembrando-se de editar a função #switch para o número de portais listados.
  10. No Wikidata, altere o emblema da página para "portal destacado".

Candidatura recusada

  1. Se o portal não foi eleito destaque dirija-se à página de discussão do mesmo e retire a predefinição {{candidato a destaque}}.

Para encerrar a votação, edite a página da mesma e troque a predefinição {{EAD não concluída}} por {{Resultado EPD|data=data de término da votação|tipo=2}} no topo da página ou secção e a predefinição {{Resultado EPD/2}} no fim da página ou secção.

  1. Retire da lista abaixo o link para a página de votação do portal.
  2. Acrescente o link para a votação à lista de candidaturas reprovadas.

Recandidatura de um portal

  1. O portal só poderá ser recandidatado passado um 30 dias sobre o fim da votação[5] e apenas se ocorreram modificações significativas do seu conteúdo.

Nota


Listagem cronológica de portais destacados
2009 2010 2011 2012 2013 2014 2015 2016 2017 2018 2019 2020 2021 2022 2023
Arquivo de candidaturas reprovadas
lista
Arquivo de candidaturas interrompidas
lista


Candidaturas

Coloque o título da votação aqui

Portal Ligações Prazo
Portal:Oriente Médio
Portal / Disc
23h23min UTC de 13 de agosto de 2023

Candidaturas interrompidas