Wikipédia:Os melhores artigos/Votação/Três Lagoas

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

IndicaçãoConteúdo e imagens compreensíveis. Crítico Sim? 17:07, 9 Dezembro 2006 (UTC)

  • Concordo - Uniemelk Pernambuco diga 00:41, 10 Dezembro 2006 (UTC) Agora sim. Ver coments. - Uniemelk Pernambuco diga 23:27, 29 Janeiro 2007 (UTC)
  • Neutro Squibb msg 22:13, 9 Dezembro 2006 (UTC)
  • Concordo JoãoFelipe hein? 01:24, 10 Dezembro 2006 (UTC) Ainda falta dar uma "azulada" no artigo.
  • Concordo Visconde 03:21, 10 Dezembro 2006 (UTC) Ler abaixo.
  • Concordo João Sousa msg 12:27, 10 Dezembro 2006 (UTC) - o artigo contém passagens opinativas. Mudando voto João Sousa msg 23:08, 2 Fevereiro 2007 (UTC)
  • Discordo ...mL 396... Fala aí 20:31, 10 Dezembro 2006 (UTC) LISTAS.... E MAIS LISTAS...
  • Neutro Łυαη fala! 20:49, 24 Dezembro 2006 (UTC) mas até agora foi o menos pior que eu vi até agora ([1][2][3]) O artigo melhorou bastante, mas um prettytable melhoraria muito e ampliar as informações sobre a bandeira e o brasão (que não mínimas e óbvias) também seria interessante. — Łυαη fala! 22:57, 9 Fevereiro 2007 (UTC)
  • Concordo Crítico sim? 17:07, 1 Janeiro 2007 (UTC)
  • Concordo Conhecer Digaê 20:09, 27 Janeiro 2007 (UTC) (está grande até demais!)
    Discordo falta adicionar referências (prettytable nas listas também cairia bem). Salles Neto Roraima msg 20:33, 27 Janeiro 2007 (UTC)
  • Neutro Poderia ter mais fotos da cidade em commons:Três Lagoas. --Lipe 2OO7 21:11, 27 Janeiro 2007 (UTC)
  • Concordo Lipe 2OO7 07:48, 6 Março 2007 (UTC)
  • Neutro Lijealso 21:38, 27 Janeiro 2007 (UTC)
  • Concordo mas a prettytable ia economizar esaço.... Salles Neto Roraima msg 12:49, 29 Janeiro 2007 (UTC)
  • Concordo Até o momento, o melhor artigo sobre algo de Mato Grosso do Sul. Alex Pereirafalaê 12:53, 29 Janeiro 2007 (UTC)
  • Concordo - um dos melhores artigos sobre municípios o comentário precedente não foi assinado por Dantadd (discussão • contrib.) Salles Neto Roraima msg
  • Concordo --Tonyjeff ¿Uíqui-o-quê? 10:34, 13 Fevereiro 2007 (UTC) Está muito bom; só tiraria o negrito das legendas das fotos.
  • Concordo --Nice msg 06:02, 7 Março 2007 (UTC)
  • Concordo --Jurema Oliveira 08:57, 7 Março 2007 (UTC) Bom trabalho, parabéns.
Comentários
  • Esse artigo não tá bom, mas tá no caminho, sugeriria aos editores aprofundar economia e melhorar o layout, além de algumas fotos atuais da cidade. Squibb msg 22:13, 9 Dezembro 2006 (UTC)
  • Boas informações, mas falta uma melhor organização, mais fotos, menos links vermelhos e menos listas. Coisas como "Generalidades" são úteis, mas deveriam ser dissipadas e espalhadas entre as categorias já existentes. - Uniemelk Pernambuco diga 00:41, 10 Dezembro 2006 (UTC)
  • Quando vi que Crítico iria colocar o artigo para votação, disse a ele que era uma decisão precipitada. Como editor desta página, estou ciente das fraquezas e necessidades dela. O trabalho de compilação de material é enorme e, portanto, vagaroso. Mas o artigo tem evoluído com consistência e acho que já é extremamente informativo não somente quanto à cidade, como também aos diversos assuntos tangenciais. Não acho que o argumento de links vermelhos deve ser usado contra ela, pois não é uma falha da página, mas, sim, da Wikipedia em português, que é muito, muito pequena - infelizmente. Eu poderia apagar os links e fingir que não existem, mas os links vermelhos nos lembram do trabalho a fazer. Cada um deles que é preenchido depende de muita pesquisa de minha parte e meus colaboradores. Sim, faltam fotografias atuais da cidade. No entanto, estou fora do país e não posso consegui-las no momento. De qualquer maneira, mesmo distante, fiquei impressionado pelo sucesso que o artigo tem feito, ao menos em Três Lagoas. Fiquei maravilhado com o quanto a página realmente tocou os treslagoenses, que a notaram e comentam sobre ela. Virou até alvo de disputa política. Pela primeira vez, informações da cidade são disponibilizadas desta maneira. Todos os treslagoenses que contribuíram de maneira significativa à cidade estão lá. São pessoas que outros treslagoenses reconhecem, foram seus vizinhos. As histórias, como das guerras civis, são chocantes e muitos treslagoenses de hoje em dia nem imaginariam uma situação daquelas. Enfim, acho que pelo efeito social que a página tem tido, merece ser destacada, pois quer dizer que está funcionando, apesar do quanto pode ser melhorada. E trabalho com esmero para que melhore. Sendo artista, saber que estou tocando as pessoas com este tipo de ativismo político é muito emocionante para mim. Esta página está colaborando com conhecimento que antes era muito difícil de compilar com tamanha rapidez. Apesar de ser uma nomeação precipitada, vou votar a favor porque não acho que a página mereça perder a votação devido à grande função social que já tem.--Visconde 03:21, 10 Dezembro 2006 (UTC)
  • O artigo melhorou bastante e pode melhorar ainda mais. mas que está ficando bonito não há dúvida. Crítico sim? 16:21, 1 Janeiro 2007 (UTC)
Visconde, o artigo está ficando ótimo! Parabéns! Em breve estará entre os melhores, não se preocupe. Saia um pouco pela cidade com sua máquina fotográfica, pois para mim, em artigos de cidades, imagens valem mais que mil palavras. abraços!! --Lipe 2OO7 21:12, 27 Janeiro 2007 (UTC)

Quanto mais texto colocarem, pior vai ficando: a relação de referências existentes (?) por quantidade de texto vai piorando. Lijealso 21:38, 27 Janeiro 2007 (UTC)

PS.: falo também de referências online (reputadas e imparciais) Lijealso 22:40, 27 Janeiro 2007 (UTC)

Até a wiki.en tem uma referência online (básica, para referenciar os dados estatísticos):

Lijealso 22:44, 27 Janeiro 2007 (UTC)

  • Por solicitação do Usuário:Visconde em minha página de discussão, deixo aqui algumas considerações com relação ao artigo. Infelizmente, estou sem muito tempo, portanto, nada melhor do que começar pela introdução do artigo. Posteriormente e caso os editores julguem pertinente, eu poderei sugerir outras alterações.
  1. A introdução: sinto um cheiro de "propaganda" no ar. Precisa ser deixado de lado o coração de admirador ou morador da cidade, para se construir um texto mais enciclopédico, mais neutro. Não use termos que carreguem "valores", por exemplo A cidade apresenta uma razoável distribuição de renda. O que vem a ser "razoável" para você pode não ser para outro. Caso queira manter a informação, é necessário citar fontes oficiais, que tragam dados estatísticos comparativos com outras regiões do estado, ou do país, ou do continente. O texto será do tipo: "A distribuição de renda da cidade comparada com a de outras cidades do estado (ou da região Centro-Oeste, ou Brasil) está na média, ou abaixo da média, ou entre as melhores, etc..." e colocar o link com a fonte para que outros usuários possam verificar a informação e futuramente atualizar o artigo, pois a qualidade da distribuição de renda hoje, poderá se modificar para melhor ou pior daqui a alguns anos. O mesmo para "bolsões de pobreza". Cite o artigo do jornal, da revista, etc... esta informação precisa ser comprovada.
    "Trata-se de um centro regional e tem todas as amenidades necessárias em um centro urbano". Muito vago. Do que se trata essas amenidades necessárias? Mesmo sendo a introdução apenas uma rápida apresentação do artigo, utilize termos mais objetivos, diretos. Mencione quais são essas "amenidades" (ou pelo menos algumas delas) e depois no corpo do artigo, na seção adequada, a desenvolva melhor.
    além de fornecer a seus cidadãos alta qualidade de vida. Aqui está o "coração". Não faça esse tipo de observação em um artigo enciclopédico. Deixe para o leitor fazer a sua própria avaliação. Apenas apresente a ele os fatos e dados e ele concluirá se a cidade fornece ou não tal qualidade.
    "possui acesso privilegiado às regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul do país e à América do Sul". Por que "à América do Sul"? A cidade já não se localiza na América do Sul? Ficaria correto dizer, por exemplo, "a outros países da América do Sul", ou "a outras regiões da América do Sul".
    "é esperado que até 2011 se torne a segunda cidade, em termos econômicos e políticos". Outra vez, esse tipo de "previsão" não fica bem em artigos enciclopédicos. Caso queira mantê-la, é necessário citar as fontes que projetaram essa posição para 2011.
    "Também foi apontada pela Revista Exame como um dos mais promissores pólos de desenvolvimento do Brasil". Aqui foi mencionada a fonte (Revista Exame), porém faltou incluí-la. Não se esqueça, mais uma vez, do princípio da verificabilidade. Em qual edição, página da revista eu posso encontrar tal afirmação?
  2. Hidrografia: A água potável de Três Lagoas, retirada de seus rios subterrâneos, é considerada a melhor de todo o Brasil. Evite termos como "a mais", "a melhor", "a principal", "a única", etc. Esse tipo de afirmação requer sempre que se cite a fonte.
  3. Expansão ao sul de Paranaíba e o início de Três Lagoas: Aquele trecho que vai de "Também se destacaram nestes momentos iniciais, em territórios do antigo município de Paranaíba..." até "Augusto, Maria, Teotônio e Vicência" está bem "cansativo" muito cheio de nomes sem muita relevância. Poderia ser suprimido ou "enxugado".
  4. Criação: Esta seção também está bem "chata" devido à insistência do editor em querer nomear todas as pessoas e famílias que pisaram ou passaram pelas terras da região. Este não é um artigo genealógico. Você precisa prender a atenção do leitor com fatos da origem da cidade que não seja apenas um "vomitar" de nomes totalmente desconhecidos da maioria e sem projeção nacional. Conte que no ano tal chegaram famílias de tal região ou país (sem precisar mencioná-las), ou que na região tal surgiu a primeira plantação de cana-de-açúcar e destilaria (sem mencionar o nome do proprietário). Omita, por exemplo, que Justino Rangel de França, funcionário da Construtora Machado de Melo & Cia, demarca o sítio urbano. A seção está cheia desses "pormenores" que desestimulam a leitura e como o Conhecer mencionou acima, deixam o artigo "grande até demais!". Se pelo menos fosse longo, mas trouxesse fatos interessantes... Por enquanto é o eu tenho como sugestão. Continuem com o bom trabalho. Bonás 19:03, 28 Janeiro 2007 (UTC)

Gostaria de agradecer às críticas construtívas dos usuários. Responderei pontualmente:

  • Referências: As referências sempre estiveram presentes no artigo, mas encontravam-se diluídas ao longo do texto. Agora as concentrei em uma seção de referências e notas.
  • Prolificidade de nomes de indivíduos que fizeram parte da história local: Este é um artigo sobre um local do Brasil, portanto não é minha preocupação citar indivíduos de projeção mais que local se estes não houver. Três Lagoas foi povoada através de uma “colônia”. Portanto, apontar os indivíduos e famílias formadores dessa colônia se faz importante. Tenho tentado manter os pormenores a um mínimo, mas estas informações são importantes.
  • Uso de palavras e expressões como razoável, amenidades necessárias, alta qualidade de vida: Essa terminologia faz parte de relatórios de órgãos como PNUD e IBGE, que se baseiam em infra-estrutura e qualidade de vida.
  • Uso de prettytable: Devido à maneira como tenho distribuído ilustrações pela página, o uso de quadros tomaria muito espaço na diagramação.
  • Imagens: A demora na adição de imagens atuais da cidade ao artigo se deve ao fato de eu estar fora do país. Tenho feito o que posso.

Ademais, gostaria de pedir aos usuários que votaram contra e que apontaram seus motivos que atualizem seus votos ou reclamações de acordo com as mudanças que tenho feito. Tenho levado as críticas em consideração e feito mudanças (ou as respondendo) e espero que os usuários acompanhem as mesmas uma vez que suas críticas originais se tornem obsoletas. Abraço. Visconde 05:04, 29 Janeiro 2007 (UTC)

Corrigir PIB. Salles Neto Roraima msg 12:51, 29 Janeiro 2007 (UTC)