Wikipédia:Projetos escolares e universitários

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Para uma visão da Wikipédia em relação às escolas, ver «FAQ das Escolas» (em inglês) .


Se é docente ou professor numa escola, politécnico ou universidade, encorajamo-lo a usar a Wikipédia nas aulas para demonstrar como é que um endereço Web de conteúdo aberto funciona (ou não). Não é a primeira pessoa a fazê-lo e muitos destes projectos tiveram como resultado tanto o aumento de conhecimentos dos estudantes, como acrescentar conteúdo útil à Wikipédia. Uma vantagem em relação aos trabalhos habituais é o estudante lidar com uma situação no mundo real, o que não é só mais educacional, como também torna interessante a elaboração do trabalho («o mundo vê o meu trabalho»), resultando, provavelmente, numa maior dedicação. Além disso, dá uma oportunidade aos estudantes de colaborarem nos apontamentos e artigos da disciplina e o esforço pode ficar em linha para referência, em vez de ser esquecido ou deitado fora, como costuma acontecer com os relatórios em papel ou os sistemas informáticos que são reinicializados rotineiramente.

O WikiProjecto Coordenação de turma existe para ajudar os educadores que incluem trabalhos de edição da Wikipédia nas suas aulas. Faça perguntas a voluntários experientes da Wikipédia na página de diálogo. As instruções para docentes e professores e as instruções para estudantes são recursos úteis. Tem, também, o modelo de descrição da disciplina (ementa, no Brasil) que pode querer utilizar.

Linhas de orientação[editar código-fonte]

Por favor, tenha em conta as seguintes recomendações:

  1. Primeiro, pratique, antes de distribuir trabalho aos alunos. Crie uma conta na Wikipédia e passe algum tempo a editar artigos. Faça-o durante o tempo suficiente para receber opiniões sobre o seu trabalho, de preferência até receber opiniões negativas (e, se tiver sorte, não razoáveis) que o ajudarão a perceber alguns dos aspectos mais problemáticos da Wikipédia. Se não quiser associar essas edições ao seu nome académico, pode criar facilmente um pseudónimo - mas, por favor, crie uma conta para si mesmo.
  2. Apresentações. Quando quiser criar um projecto, por favor, descreva o que está a fazer, de forma breve, nesta página, sob o título «Projectos em curso» e, se acha que é bastante diferente, esteja à vontade para deixar uma nota na secção anúncios da Esplanada. Inclua alguma informação para contactos para o caso de precisar de ser contactado sobre o projecto. A sua página de diálogo de utilizador da Wikipédia é suficiente, se a consulta regularmente, para ver mensagens novas.
  3. Mantenha-se no mundo real. Por favor, não encoraje os seus alunos a criarem páginas sem sentido ou adicionarem lixo aos artigos. Apesar das páginas serem, normalmente, limpas em pouco tempo, isso ainda é feito manualmente por pessoas que preferiam envolver-se em trabalho mais produtivo nos artigos da enciclopédia. Além disso, os estudantes podem ser impedidos de editar a Wikipédia por «vandalismo». Em casos extremos, isso pode resultar no bloqueio de toda a escola. Se quer que os estudantes «aprendam wiki» primeiro, por favor, peça-lhes para lerem a Ajuda:Página principal e indique-lhes a Wikipedia:Página de testes para quaisquer testes ou prática de edição que queiram fazer.
  4. Testar e Evitar. Pode ser uma boa ideia, ainda que possa não ser fácil, criar o seu próprio wiki e usá-lo, primeiro, para experiências. Use o programa MediaWiki que pode ser instalado em Linux, Windows ou Mac OS X - ver «Manual de instalação» (em inglês)  e «Como começar um wiki» (em inglês) . Se alguns estudantes não quiserem apresentar trabalhos na Wikipédia (que sujeita o conteúdo à Licença GNU de Documentação Livre), podem usar esse wiki, como alternativa, para apresentarem as versões finais dos trabalhos.
    • Uma alternativa mais simples do que criar o seu próprio wiki é usar um dos muitos «wikis públicos» (em inglês) .
  5. Nomes de utilizadores. Por favor não crie contas com nomes de utilizador numéricos iguais aos números de estudante na escola ou universidade. Ainda que isso possa ser conveniente, de início, se os estudantes continuarem a editar na Wikipédia, podem muito bem querer fazê-lo sob o próprio nome ou um pseudónimo mais chamativo. Para os outros wikipedistas, também se torna confuso, reverem uma série de edições, feitas por utilizadores, com nomes muito parecidos.
  6. Leia o manual. Encoraje os estudantes a lerem as páginas ligadas à Ajuda:Página principal - elas devem responder a muitas questões.
  7. Direitos de autor. Por favor tenha em mente os Wikipedia:Direitos de autor. Nem tudo o que se encontra na Web pode ser copiado e, mesmo o que pode, pode não ser compatível com a nossa licença. Isto aplica-se tanto a texto como a imagens. por favor lembre-se de que os estudantes podem trabalhar a partir dos apontamentos da disciplina. Certifique-se de que isso é aceitável. Para além disso, pode ter que se certificar de quem detém a propriedade sobre o trabalho dos estudantes nas aulas. Se a propriedade é da instituição, verifique se tem autorização para o divulgar. Se é dos estudantes, assegure-se de que tem o consentimento legítimo, provavelmente por escrito, para exigir que adicionem material à Wikipédia.
  8. Resuma e analise. Uma vez terminado um projecto, muito se agradece que se possa ler uma descrição dos resultados. Pode ser numa página à parte, se for longo, ou nesta página, sob o título «Projectos anteriores».
  9. Nada de pesquisas inédita. A Wikipédia não é local para se publicar ideias, descobertas ou artigos novos. Uma enciclopédia não é uma revista científica. Familiariza-se com as políticas relevantes: «Nada de pesquisa inédita» e «O que a Wikipédia não é».
    • Investigação original. Para publicar ou trabalhar em projectos de investigação original, por favor, considere o projecto associado à Wikipédia, disponível na Wikiversidade. Espera-se que projectos e publicação de dados e actividades de investigação originais continuem dentro dos limites duma política evolutiva, tal como em qualquer instituição respeitada. Com páginas concebidas para apoiarem as comunidades de aprendizagem, a Wikiversidade é muito mais flexível do que esta enciclopédia, para lidar com actividades de aprendizagem e publicação de dados específicos.
  10. «Há muitos outros wikis,» (em inglês)  muitos deles com políticas editoriais diferentes da Wikipédia. A Wikipédia é o wiki mais visitado do mundo e um dos maiores. Os artigos da Wikipédia tendem a aparecerem nas primeiras páginas de resultados da pesquisa no Google. A proeminência da Wikipédia atrai um grande número de novos editores, alguns dos quais não sabem da existência de muitos outros wikis. Como as políticas editoriais da Wikipédia são muitos mais exigentes do que a facilidade com que um artigo é editado pode sugerir, inicialmente, muitos artigos criados por editores novos são eliminados. Pode-se dizer que alguns editores novos seriam mais bem sucedidos editando noutro lado, por exemplo, em wikis onde são abordados temas específicos, com exigências menores de imparcialidade, verificabilidade e nada de pesquisa inédita. Opte pela Wikipédia somente se quiser participar na criação de uma enciclopédia gratuita de grande qualidade e não, simplesmente, porque é o primeiro e único wiki de que ouviu falar.

Consultar também a página de recomendações adicionais.

Considerações e sugestões[editar código-fonte]

As políticas da Wikipédia lusófona são uma combinação de linhas de orientação escritas e costumes não documentados, que podem ser de difícil compreensão para um principiante. A maioria dos wikipedistas ajudarão a orientar os inexperientes e explicarão como se faz. No entanto, para bem da disciplina oferecida, recomenda-se vivamente que contribua aqui e se familiarize com a Wikipeia antes de começar com os estudantes. Eles terão menor probabilidade de terem problemas aqui se lhes puder dar orientação apropriada.

É especialmente importante considerar o que os estudantes vão contribuir aqui. A Wikipédia é uma enciclopédia e tem certos padrões algo nebulosos para aos seus temas. Uma leitura de o que a Wikipédia não é ajuda a encontrar os limites dos assuntos.

À medida que a Wikipédia se expande, os estudantes podem ter alguma dificuldade em encontrar assuntos apropriados para os quais não existe um artigo. A não ser que tenha em mente tópicos específicos que sabe serem apropriados, tente o seguinte, em vez de exigir aos estudantes que criem sozinhos artigos novos.

Modelo educacional[editar código-fonte]

Há um modelo que pode ser facilmente copiado e adaptado para criar um programa wiki para a disciplina na Wikipédia. Ver: Wikipedia:Projectos/Escolares e universitários/Modelo Piotrus e Vapmachado.

Exercícios sugeridos[editar código-fonte]

[Por favor, adicione mais]

Projectos em curso[editar código-fonte]

Aos estudantes, solicita-se que adicionem {{Projecto educacional}}:

Este artigo está a ser desenvolvido e/ou revisto no âmbito de um projecto educacional.

Partes do texto podem estar erradas, não verificadas, ser parciais, disputadas e/ou objeccionáveis por qualquer outra razão. Por favor, utilize a página de diálogo deste artigo, do editor (ver história), ou do projecto, antes de fazer (ou considerar fazer) alguma alteração ou marcação. A todos, desde já, os maiores agradecimentos.

no cimo do artigo que criarem ou alterarem significativamente, e {{WikiProjecto Escolares e universitários}}:

no cimo da página de diálogo dos artigos que editarem no âmbito destes trabalhos.


Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil (1ª semestre de 2021)[editar código-fonte]

Lise Fernanda Sedrez leciona história em especial história das Américas. http://www.sedrez.com/UFRJ/html/anos_sessenta.html. A tarefa atribuida aos alunos consiste em escreverem verbetes sobre temas discutidos no curso, dentro das regras da Wikipédia em português. O projeto termina a 19 de outubro de 2021.


Universidade Nova de Lisboa, Portugal (2ª semestre de 2009)[editar código-fonte]

Virgilio A. P. Machado lecciona logística principalmente a alunos de engenharia industrial. A tarefa atribuída aos alunos consiste em aprenderem o funcionamento dos sites wiki e escreverem artigos relacionados com a logística na Wikipédia em português. O projecto termina a 29 de Julho de 2009.

Projectos anteriores[editar código-fonte]

Universidade Nova de Lisboa, Portugal (2ª semestre de 2008)[editar código-fonte]

Virgilio A. P. Machado lecciona logística principalmente a alunos de engenharia industrial. A tarefa atribuída aos alunos consiste em aprenderem o funcionamento dos sites wiki e a escreverem artigos relacionados com a logística na Wikipédia em português. Dois estudantes gregos inscreveram-se no curso, por isso o projecto deles é também realizado na Wikipédia em inglês. O projecto terminou a 31 de Julho de 2008.

Subpáginas deste projeto:

Em português


Em inglês

Bibliografia[editar código-fonte]

Casos de estudo[editar código-fonte]

Livros[editar código-fonte]

  • Em português
    • PINHEIRO, Eduardo - Wikipédia: guia prático de consulta e edição. Vila Nova de Famalicão, Portugal: Centro Atlântico, 2007. ISBN 978-989-615-037-2

Ligações externas[editar código-fonte]