Wikipédia Discussão:Projetos/Teologia

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Copiando de Wikipédia/Projetos :

A página do projeto mostra que o objetivo é apenas as subáreas da teologia cristã. Neste caso, proponho ou a mudança do nome para Teologia Cristã, ou colocar todo aquele conteúdo em um subprojeto do projeto Teologia, que abordaria outras teologias também (visando a separação de tarefas e discussões e permitindo a quem gosta de alguma teologia específica participar apenas dela, mas também colocar informações gerais relativas a todas as teologias na página do projeto Teologia). --Rjclaudio (Wikiprojetos : Animangá, Pokémon, Games, Música e Ciências da computação)

De acordo. --Tonyjeff ¿Uíqui-o-quê? 16:01, 24 Dezembro 2006 (UTC)
  • Eu entendo a argumentação do Cláudio e do Tony. No entanto, tradicionalmente, apenas o cristianismo usa a expressão teologia para designar o discurso sobre a sua fé. Isto vem da apreensão cristã do helenismo - o que já é uma característica da teologia cristã. Nem os judeus e nem os muçulmanos, por exemplo, usam o termo teologia para designar os seus estudos doutrinários. Entretanto, se houver consenso entre os membros do projeto, nós alteramos o nome. Abraços. Christian 18:19, 29 Dezembro 2006 (UTC).

A Heresiologia estaria em qual daqueles subitens? Há várias heresias do cristianismo primitivo, algumas com artigos já bem elaborados. --Lutz 11:37, 29 Dezembro 2006 (UTC)

Dr. Lutz já curou o Passarinho? hihihihi Abraços incrédulos. Vidente 18:16, 4 Janeiro 2007 (UTC)
?? --Lutz 19:06, 4 Janeiro 2007 (UTC)
Eu inseri o tópico Heresias como um subitem de História do Cristianismo. Acho que (quando eu encontrar algum tempo... rs), também teremos que inserir artigos para um novo tópico: História da Teologia. Abraços. Christian 18:19, 29 Dezembro 2006 (UTC).
O tópico Heresias não é subitem excluisivo de História do Cristianismo. Abraços. Vidente 18:16, 4 Janeiro 2007 (UTC)

Não sei se seria este o lugar mais adequado para discutir isso, mas desenvolvi uma infobox aos moldes da WP anglófona para os artigos sobre santos. Acho que reune de forma sucinta os principais pontos sobre o biografado, dando um caráter pragmático ao artigo, passando então a padronizar todos os artigos referentes. Fica à vossa apreciação aqui, aqui, aqui e aqui. Abs. --Tonyjeff ¿Uíqui-o-quê? 02:40, 3 Janeiro 2007 (UTC)

Olá amigos, fico feliz de integrar os quadros da Wikipédia Teologia. Vou aplicar meus conhecimentos principalmente acerca das Igrejas Orientais e Igreja da Armênia para enriquecer a Wikipédia

Abraços

Heitor Loureiro

Parabens pelo Projeto[editar código-fonte]

Parabens pelo Projeto. Já muito tempo reclamava por isso! Vidente 18:13, 4 Janeiro 2007 (UTC)

Não percebi o porquê do convite, eu não gozo de nenhum conhecimento acerca do assunto, disponho de uma certa curiosidade sobre o tema, assim como em outros, mas nada que qualifique-me a participar de um projeto deste nível. De qualquer maneira obrigado pelo convite Dr.Lutz. Todavia, se houver alguma possibilidade de ajuda de minha parte, eu poderei fazê-lo dentro de minhas limitações. SEP discussão 00:22, 6 Janeiro 2007 (UTC)

Ok! Lutz 15:31, 6 Janeiro 2007 (UTC)

Parabens & Apresentação[editar código-fonte]

Olá! Parabéns pelo projeto. Tenho a certeza que muitas coisas boas irão acontecer como fruto de nosso trabalho. Meu nome é Mauro, e estou a disposição para os melhoramentos necessários. Mauro do Carmo    01:43, 23 Fevereiro 2007 (UTC)

Mudança do nome do Portal[editar código-fonte]

Realmente, li todo o esquema deste projeto e a argumentação é clara. Não se trata do uso tradicional da palavra teologia, mas antes em consolidar um grupo de pessoas interessadas em teologia cristã. Assim, penso que o nome deste Portal deve-se mudar para Portal:Cristianismo, onde esta parte que trata de teologia se tornaria um sub projeto do Portal:Cristianismo. Aguém ai, por favor, dá um sinal de vida. Temos que levar a idéia adiante. E penso que o principal é agrupar os cristãos e não dispersa-los.  Sim  Mauro do Carmo   23:15 Sexta-feira, 2 de Março de 2007 (UTC)

Também concordo que, se for para este projeto se focar na teologia cristã (especialmente a católica), melhor seria fundir-se ao Portal Cristianismo. --Tonyjeff ¿Uíqui-o-quê? 11:55, 8 Março 2007 (UTC)
Olá Tonyjeff. É essa a idéia. Penso em dar mais uma a duas semanas, para que os colaboradores do Wikiprojeto:Teologia se manifestem. Daí então, poderíamos aproveitar este riquíssimo conteúdo e movimentar para o então novo Portal:Cristianismo. O que todos acham?  Sim  Mauro do Carmo   23:12 Quinta-feira, 8 de Março de 2007 (UTC)


Onde estão os cristãos dessa casa?[editar código-fonte]

Onde estão os cristãos dessa “casa” que não se manifestam com seu voto aqui? [[1]] __ Observatore 23:23, 11 Março 2007 (UTC)


Estou interessado em saber sobre a igreja de Cristo. Por favor me mandem alguma coisa referida a essa religião... OBRIGADO renatatio@ig.com.br

Pelo o que vi grande parte do projeto é para o Cristianismo. Não seria melhor separar os dois casos, e criar um novo projeto só para o Cristianismo ? => Rjclaudio msg 22h02min de 1 de Abril de 2008 (UTC)

Gostaria de obter a ajuda de vocês nestas páginas Wikipedia:Como editar artigos sobre religião, Wikipedia:Critérios de notoriedade/Religião --RodrigoFera msg 02h15min de 11 de Abril de 2008 (UTC)

Caixa para artigos sobre igrejas evangélicas[editar código-fonte]

Achei em um artigo esta caixa e proponho que em artigos sobre igrejas evangélicas se use isso Obs.: o trecho seguinte está "compactado" de modo a despoluir visualmente o contexto da página toda.

Igreja Evangélica X

"Lema"

Orientação Pentecostal
Fundadores Preencher
Origem Preencher
Sede Cidade, Estado, Brasil
Presidente Preencher
Membros Preencher
Igrejas nº de igrejas
Área Geográfica Países em que atua

--RodrigoFera msg 13h27min de 11 de Maio de 2008 (UTC)


Com base na caixa feita pelo rodrigo eu fiz a {{infobox igreja}}. Divritam-se agora! Béria Lima Msg 16h16min de 11 de Maio de 2008 (UTC)
Muito bom, já estou colocando nos artigos esta caixa da Beria, vamos adotá-la! --RodrigoFera msg 03h42min de 13 de Maio de 2008 (UTC)

Teologia Católica Romana vs Teologia Cristã[editar código-fonte]

Actualmente, quando estou a categorizar artigos sobre a Igreja Católica, deparei com a existência de uma Categoria:Teologia Católica Romana, que, apesar de estar inserido na Categoria:Teologia, parece não ter muito haver, visto que no artigo teologia cristã, não menciona muitas informações sobre a teologia católica romana e as suas supostas (visto que não sei grandes coisas sobre teologia) subdivisões (Teologia Ascética e Mística, Teologia Dogmática, Teologia Moral e Teologia dos Sacramentos) que se encontram só mencionados no artigo (sem explicar a sua relação com a teologia cristã ou se ela trata disto ou não) e na categoria sobre a teologia católica romana. Eu acho que deveria ter uma maior integração da teologia católica romana com a teologia cristã. Uma outra questão, será que estas subdivisões não são também subdivisões da teologia cristã?

Depois, deparei que no artigo em inglês da teologia cristã, menciona algumas destas supostas subdivisões como sendo parte da teologia cristã, e não só da teologia católica romana, e na categoria denominada de Catholic theology and doctrine encontrada na wikipédia anglófona não contém nenhuma destas supostas subdivisões e contém muitos mais artigos. Deparei também que, enquanto que a Teologia Dogmática está redireccionada para o artigo Teologia Sistemática (apesar de haver cada uma ter a sua categoria), na wikipédia anglófona estas duas teologias são separadas e têm, suponho eu, definições diferentes.

E uma questão final: será que podemos fundir as categorias Categoria:Doutrina Católica e a Categoria:Teologia Católica Romana, tal como acontece na Wikipédia anglófona?

Espero que vocês possam oportunamente resolver estas questões que fazem confusão para pessoas como eu que não conhece grandes coisas sobre a Teologia e sobre a maior integração da teologia católica romana com o resto da teologia cristã. AdriAg (discussão) 11h02min de 29 de Maio de 2008 (UTC)

{desculpe só ver isso agora... é que as vezes eu não passo por aqui!)
Eu concordo com a fusão. Vou fazer ela já. Béria Lima Msg 00h14min de 24 de Agosto de 2008 (UTC)
Feito todos os artigos e sub-cats mudados... fusão feita e categoria colocada para ER. Béria Lima Msg 00h23min de 24 de Agosto de 2008 (UTC)

Estou achando o artigo muito pouco desenvolvido, e penso em traduzí-lo, se alguém quiser me ajudar é só combinar na página de discussão do artigo que em breve vou começar a tradução. Também existe uma predefinição {{Deus}} no inglês que não existe aqui seria legal se a gente criasse uma igual. Jack Bauer00 msg 23h58min de 23 de Agosto de 2008 (UTC)

Vou traduzir a predefinição e depois conversamos Jack! Béria Lima Msg 00h31min de 24 de Agosto de 2008 (UTC)
Beleza, conto com você Beh. Jack Bauer00 msg 01h08min de 25 de Agosto de 2008 (UTC)
Criada a predefinição {{Deus}}. Divirta-se Jack (e me chame para a festa! Haha) Béria Lima Msg 02h43min de 25 de Agosto de 2008 (UTC)

A quem interessar, o artigo Denominações cristãs foi colocado para revalidação por não apresentar fontes suficientes arriscando perder o estatuto de artigo destacado. Isso pode ser evitado se forem encontradas referências. GoEThe (discussão) 18h09min de 27 de Novembro de 2008 (UTC)

Conteúdo Teológico de Pesquisa[editar código-fonte]

Gostaria que a parte biblica dessa mega enciclopédia fosse mais detalhada em releção ao que se refere a significados biblícos.Como por exemplo procurei saber o que seria Remanescente,e não foi possível encontra,outra coisa o significado dos nomes daquela época procurei o significado do nome do filho de Ísaias Um Resto Volverá e não encontrei na proxima vez espero que esteja mais detalhada.

Doutrina da Igreja Católica[editar código-fonte]

Por favor, se quiserem e se tiver tempo, ajudem-me a melhorar o artigo Doutrina da Igreja Católica, não esquecendo claro de citar as referências usadas. Sugiro o uso do Catecismo da Igreja Católica e do Compêndio do Catecismo da Igreja Católica. Por favor, participem e ajudem-me! Se alguém estiver interessado, é só contactar-me. E não se esqueçam que este artigo pretende tratar da doutrina oficial católica, e não de críticas relacionados com ela, porque as críticas é para o artigo Críticas à Igreja Católica. AdriAg (discussão) 15h42min de 10 de fevereiro de 2009 (UTC)[responder]

Escala comum de qualidade[editar código-fonte]

Está em discussão na esplanada uma proposta para unificar os critérios de avaliações de artigos no âmbito dos WikiProjectos e da Wikipedia:Versão 1.0. Se este WikiProjecto tiver interesse em participar na discussão, por favor façam ouvir-se aqui. Obrigado, GoeBOThe (discussão) 10h22min de 14 de dezembro de 2009 (UTC)[responder]

Jesus é Deus?[editar código-fonte]

Algumas igrejas falam que Jesus é mesmo Deus. Sera é verdade?Abreu Guilherme (discussão) 19h13min de 15 de novembro de 2015 (UTC)[responder]

Gostei muito desse projecto porisso quero me integrar para que eu ganhe conhecimentos teologicos e contribua com o conhecimento que tenho por favor ajudem-me.--Holindo Dungo josé (discussão) 19h43min de 18 de novembro de 2015 (UTC)[responder]