Wikis médicos

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Milhares de wikis já foram criados com os mais diversos objetivos, desde a organização de uma enciclopédia até a criação e gestão de informações sobre medicina, como é o caso dos wikis médicos.

Desde a popularização dos sistemas wiki no início do século XXI, os wikis médicos têm aparecido como uma ferramenta útil na geração e catalogação de informações médicas. Dentre os principais wikis médicos:

  • Ask Dr Wiki - um wiki que permite a publicação e revisão de toda sorte de dados médicos. Criado em 2006 por parte do corpo clínico da Cleveland Clinic, nos Estados Unidos.
  • Ganfyd - trata-se de uma enciclopédia médica em forma de wiki criada por médicos britânicos no ano de 2005. Seu nome vem da expressão inglesa "Get a note from your doctor".
  • Proteopedia - um wiki que oferece ampla catalogação e modelos tridimensionais de proteínas, DNA, RNA e outras macromoléculas. Criado em 2007 pelo Weizmann Institute of Science, em Israel, conta com cerca de 90 mil modelos e 2 mil usuários registrados, contemplando ainda todos os registros presentes no Worldwide Protein Data Bank (wwPDB), mas permitindo, enquanto wiki, uma rápida expansão, correção e agregação de conteúdos.
  • Radiopaedia - um wiki criado em 2005 que traz um amplo conteúdo sobre radiologia, contando com mais de 5 mil artigos e cerca de 10 mil estudos de caso. É mantido com o apoio da divisão médica da Toshiba Austrália e América.

Medicina na Wikipédia[editar | editar código-fonte]

No caso da Wikipédia e seus conteúdos relacionados à medicina, o tema foi abordado no encontro mundial que ocorre anualmente chamado Wikimania, organizado pela Wikimedia Foundation, fundação com sede em São Francisco que presta suporte a diversos projetos wiki, dentre eles a própria Wikipédia. Na edição de 2012, ocorrida na George Washington University, em Washington, foi estabelecida uma organização temática que gerenciará esforços no aprimoramento dos conteúdos médicos presentes na Wikipédia. Tais esforços, todavia, já vinham sendo efetuados com o auxílio do médico James Heilman, professor universitário nas universidades de Saskatchewan e da Colúmbia Britânica, ambas no Canadá. De modo mais pontual, dentre as diversas atividades estudantis ao redor de todo o mundo, pode-se citar o caso do estudante húngaro de medicina Bertalan Mesko, aluno na Universidade de Debrecen. Bertalan coordenou um projeto responsável por cerca de 1100 artigos sobre genética na Wikipédia em inglês, recebendo destaque em artigo publicado na revista Nature Medicine de 2007.[1]

Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre um website é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.