Wilhelm Gustloff

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Searchtool.svg
Esta página ou secção foi marcada para revisão, devido a inconsistências e/ou dados de confiabilidade duvidosa. Se tem algum conhecimento sobre o tema, por favor, verifique e melhore a consistência e o rigor deste artigo. Considere utilizar {{revisão-sobre}} para associar este artigo com um WikiProjeto e colocar uma explicação mais detalhada na discussão.
Text document with red question mark.svg
Este artigo ou secção contém uma ou mais fontes no fim do texto, mas nenhuma é citada no corpo do artigo, o que compromete a confiabilidade das informações.
Por favor, melhore este artigo introduzindo notas de rodapé citando as fontes, inserindo-as no corpo do texto quando necessário.
Wilhelm Gustloff
Nascimento 30 de Janeiro de 1895
Schwerin, Mecklemburgo
Morte 4 de fevereiro de 1936 (41 anos)
Davos
Nacionalidade suíço

Wilhelm Gustloff (30 de janeiro de 1895 - 4 de fevereiro de 1936) foi o líder alemão do Partido NSDAP (Nazista) suíço; ele fundou a ala suíça do partido em Davos, em 1932.[1] Foi o responsável pela distribuição do livro anti-semita "Os Protocolos dos Sábios de Sião". Gustloff foi assassinado a tiros em 1936, por David Frankfurter, um estudante judeu. Ele nasceu em Schwerin, em Mecklemburgo, e teve um funeral público em Schwerin, na presença de Adolf Hitler e Joseph Goebbels.

O navio de cruzeiro alemão Wilhelm Gustloff foi batizado com seu nome pelo regime nazista.

A Fundação Wilhelm Gustloff, ou Wilhelm-Gustloff-Stiftung, em alemão, também recebeu o nome do líder do partido.

Durante a Segunda Guerra Mundial, seu nome também foi dado à pequena fábrica de armas Wilhelm Gustloff Werke.

Seu assassinato é um elemento do romance Passo de Caranguejo (em alemão Im Krebsgang), do escritor alemão Günter Grass, cuja trama é baseada no destino do Navio KdF Wilhelm Gustloff.

Wiki letter w.svg Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.