Willebrord Snel van Royen

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Searchtool.svg
Esta página ou secção foi marcada para revisão, devido a inconsistências e/ou dados de confiabilidade duvidosa (desde abril de 2008). Se tem algum conhecimento sobre o tema, por favor, verifique e melhore a consistência e o rigor deste artigo. Considere utilizar {{revisão-sobre}} para associar este artigo com um WikiProjeto e colocar uma explicação mais detalhada na discussão.
Willebrord Snellius
Astronomia
Nacionalidade Países Baixos Neerlandês
Nascimento 13 de junho de 1580
Local Leiden
Morte 30 de outubro de 1626 (46 anos)
Local Leiden
Atividade
Campo(s) Astronomia
Instituições Universidade de Leiden
Alma mater Universidade de Leiden
Orientador(es) Ludolph van Ceulen, Rudolph Snellius
Orientado(s) Jacobus Golius
Conhecido(a) por Lei de Snell-Descartes

Willebrord Snellius[1] (nascido Willebrord Snel van Royen[2] ) (Leiden, 13 de junho de 1580 — Leiden, 30 de Outubro de 1626) foi um astrônomo e matemático holandês, mais conhecido pela lei da refração, conhecida como Lei de Snell-Descartes.

Em 1613 ele sucedeu seu pai, Rudolph Snel van Royen (1546–1613) como professor de matemática na Universidade de Leiden. Em 1615 ele planejou e criou um novo método de encontrar o raio da Terra através da determinação de um ponto na superficie do planeta paralelo a latitude de outro, através da trigonometria.

Seu trabalho Eratosthenes Batavus ("O Holandês Eratosthenes"), publicado em 1617, descreve o método e dá como resultados as suas operações entre Alkmaar e Bergen op Zoom — duas cidades separadas por um grau de meridiano - o qual ele mediu sendo igual a 117,449 jardas (107.395 quilômetros). A distância atual é aproximadamente 111 km.

Uma imagem de Tiphys Batavus.

Snellius foi também um matemático diferenciado, produzindo um novo método para calcular π — o primeiro aprimoramento desde tempos remotos. Ele descobriu a lei de refração conhecida Lei de Snell-Descartes que levou seu nome em 1621. A cratera lunar Snellius também foi nomeada após sua morte.

Em adição a Eratosthenes Batavus, ele publicou Cyclometria sive de circuli dimensione (1621), e Tiphys Batavus (1624). Ele também editou Coeli et siderum in eo errantium observationes Hassiacae (1618), contendo observações astronômicas do Landgrave Wilhelm IV. von Hesse-Cassel. Trigonometria (Doctrina triangulorum) de sua autoria foi publicada um ano após sua morte.

Referências

  1. Willebrord Snellius at the Leiden Digital Family Tree.
  2. Encarta Winkler Prins, Grote Oosthoek

Ligações externas[editar | editar código-fonte]