William "B.J." Blazkowicz

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
"B.J." Blazkowicz
B.J. Blazkowicz Wolfenstein.jpg
"B.J." Blazkowicz em Wolfenstein (2009).
Série de jogos Wolfenstein
Primeiro jogo Wolfenstein 3D (1992)[1]
Dublador em inglês Matthew Kaminsky (Return to Castle Wolfenstein)
Peter Jessop (Wolfenstein)
Brian Bloom (The New Order)[2]
Interpretado por Daniel Krauss (Der Goldene Nazivampir von Absam 2)
Nacionalidade  Estados Unidos
Portal Games

William Joseph "B.J." Blazkowicz (pronúncia em polaco: [blasˈkɔvitʂ]; em inglês: BLAZ-ko-vitch) é o personagem fictício da série de videojogos Wolfenstein, introduzida inicialmente com o jogo Castle Wolfenstein em 1981.[3]

Blazkowicz estreou-se na série em 1992 no jogo Wolfenstein 3D, produzido pela id Software.[4] Começou por ser um protagonista silencioso mais tarde tornando-se num herói padrão com falas, aparecendo desde então na maior parte dos jogos da série, excepto em Enemy Territory. Matthew Kaminsky é quem lhe dá a voz em Return to Castle Wolfenstein, Peter Jessop em Wolfenstein e Brian Bloom em Wolfenstein: The New Order.

Biografia fictícia[editar | editar código-fonte]

William Joseph Blazkowicz nasceu nos Estados Unidos da América a 15 de Agosto de 1911, filho de uma família de emigrantes polacos. Os seus amigos deram-lhe a alcunha de "B.J.". Durante a Segunda Guerra Mundial, B.J. tornou-se sargento do Exército Americano, antes de ser recrutado como agente de topo pela Agência Americana de Acções Secretas (OSA), uma versão fictícia da Agência de Serviços Estratégicos, que lhe deu a missão de investigar rumores sobre actividades secretas do Terceiro Reich. Durante os seus serviços, ganhou várias condecorações militares incluindo a Medalha de Honra, a honra militar mais elevada nos Estados Unidos.

Blazkowicz casou depois da guerra, com 40 anos, com Julia Marie Peterson. O seu filho, Arthur Kenneth Blazkowicz tornou-se apresentador de televisão em Milwaukee, Wisconsin. Como tal, Arthur mudou o ultimo nome para Blaze. Depois casou com Susan Elizabeth McMichaels. Tiveram um filho, que lhe deram o nome do pai de Arthur, William Joseph Blazkowicz II, ou como ele assinou nos trabalhos escolares, Billy Blaze. O seu descendente, Stan Blazkowicz, é um dos heróis do jogo Doom II RPG.

No jogo de 2014, Wolfenstein: The New Order, diverge a história de Blazkowicz para uma realidade alternativa, em que ele sofre de amnésia depois de uma missão. A Segunda Guerra Mundial foi ganha pelos Nazis, e B.J. está numa asilo por mais de uma década saindo em 1960.

Referências

  1. William "B.J." Blazkowicz- IGN Uk.ign.com. Página visitada em 2013-09-28.
  2. Wolfenstein: The New Order IMDB. Página visitada em 26-2-2014.
  3. Players Wanted: Ultimate Fighting Game - IGN Uk.ign.com. Página visitada em 2013-09-28.
  4. The best violent video games of all time Telegraph (2011-06-28). Página visitada em 2013-09-28.

Ligações Externas[editar | editar código-fonte]