William Alexander

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
William Alexander
O bispo Alexander caricaturizado por Spy (Leslie Ward) na revista Vanity Fair, novembro de 1895.
Nascimento 13 de abril de 1824
Derry
Morte 1911 (87 anos)
Nacionalidade Flag of the United Kingdom.svg britânica
Ocupação clérigo

William Alexander (Derry, 13 de abril de 18241911) foi um clérigo irlandês da Igreja da Irlanda.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Alexander nasceu em Derry, em 13 de abril de 1824, terceiro filho do reverendo Robert Alexander. Foi educado em Tonbridge School e no Brasenose College, Oxford.

Após ocupar diversos cargos religiosos na Irlanda, foi consagrado bispo de Derry e Raphoe em 1867. Foi o último bispo a se sentar na Câmara dos Lordes, antes da separação do Estado da Igreja da Irlanda em 1871 pelo Ato da Igreja da Irlanda de 1869. Em 1896 tornou-se Arcebispo de Armagh e Primaz de Toda Irlanda.

Alexander participou das Palestras Bampton em 1876. Um eloquente pregador e autor de numerosas obras teológicas, incluindo Primary Convictions. É mais conhecido como mestre de versos dignificantes e animadores. Seus poemas foram reunidos em 1887, sob o título de St Augustine's Holiday and other Poems.

Sua esposa, Cecil Frances Alexander, escreveu alguns folhetos em conexão com o Movimento de Oxford. É conhecida como a autora de hinos como Once in Royal David's City, All Things Bright and Beautiful e muitos outros hinos bem conhecidos. Os dois moravam em Milltown House, Strabane. A casa agora é usado como escola, a Strabane Grammar School.

Na literatura[editar | editar código-fonte]

O bispo Alexander é mencionado como participante da procissão no capítulo Ciclopes de Ulisses, de James Joyce.

Referências