William Barrymore

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
William Barrymore
Nome completo Elia Bulakh
Outros nomes Elias Bullock
Boris Bullock
Kit Carson
Nascimento 17 de agosto de 1899
Rússia
Nacionalidade Estados Unidos Estadunidense
Rússia Russa
Morte 23 de abril de 1979
San Diego, Califórnia, EUA
Ocupação Ator
Deputado do Condado de Los Angeles
Atividade 1925-1934
Cônjuge Blanche Fowler (? - ?) (divorciados) (2 filhos)

William Barrymore (17 de agosto de 1899 - 23 de abril de 1979) foi um ator nascido na Rússia e radicado ao cinema estadunidense na era do cinema mudo, atuando em 31 filmes entre 1925 e 1934.

Carreira[editar | editar código-fonte]

Seu primeiro filme foi o seriado The Santa Fe Trail, em 1923, ainda com o nome Elias Bullock.[1] Nos Westerns The Range Terror e Don X, ambos em 1925, foi creditado como Boris Bullock. No western seguinte, Ridin' Wild (1925), pela Robert J. Horner Productions, fez o principal personagem e foi creditado como Kit Carson. Nos filmes seguintes, intercalava algumas vezes esses dois nomes, e depois intercalou mais um nome, William Barrymore. Atuou no seriado The Mansion of Mystery, em 1927. Seu último filme foi Lightning Range, em 1934, em que foi creditado Boris Bullock.

Vida pessoal e morte[editar | editar código-fonte]

O verdadeiro nome de Barrymore era Elia Bulakh, e ele era um cossaco no exército do Czar Nicholau quando a Revolução Russa eclodiu, em 1917. Capturado por tropas bolcheviques na Sibéria, ele foi jogado em uma cela com outros oito soldados russos para aguardar a execução. Seus companheiros de cela, eventualmente, morreram, e foi-lhe dada uma lata de carne bovina como última refeição. Ele abriu sua tampa, aguçou-a e sorrateiramente cortou a garganta do guarda e fugiu. Foi inicialmente para a China, e depois para os EUA, onde se estabeleceu em Los Angeles e, eventualmente, tornou-se um ator. Ele usava inicialmente o nome Boris Bullock, mas um diretor em um de seus westerns mudou para William Barrymore, na esperança de fazer o público pensar que ele era um membro da família do ator famoso.

Bulakh foi casado com Blanche Fowler, com quem teve dois filhos e se divorciou. Exerceu também o cargo de deputado do Condado de Los Angeles.

Foi pai do diretor e roteirista de documentários estadunidense Dick Barrymore (1933–2008).

Morreu em San Diego, em 23 de abril de 1979 e, após a sua morte, seus restos mortais foram enterrados no Cypress Ver Mausoleum e Crematório em San Diego, Califórnia.[2]

Filmografia parcial[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Notas e referências[editar | editar código-fonte]