William Brown

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
William Brown
Guillermo Brown 1865.jpg
William Brown
Conhecido(a) por Guillermo Brown
Nascimento 22 de Junho de 1777
Foxford,  Irlanda
Morte 3 de março de 1857
Buenos Aires,  Argentina
Hierarquia AlmiranteAra.PNG Almirante
Batalhas/Guerras Guerra de Independência da Argentina
Guerra da Cisplatina
Guerras civis argentinas

William Brown, conhecido na Argentina como Guillermo Brown (Foxford, 22 de junho de 1777Buenos Aires, 3 de março de 1857) foi o primeiro almirante da Armada Argentina.

De familia profundamente católica, quando criança foi levado por seu pai para os Estados Unidos, ao entrar na adolescência, ficou órfão, pelo que entrou como grumete em barco norte-americano.[1] Navegou por dez anos pelo Atlântico, sendo capturado por ingleses e franceses em 1796. Regressou para a Inglaterra, onde entrou para a Marinha.

Chegou, em 18 de abril de 1810, com a fragata "Jane", de sua propriedade, a Buenos Aires como comerciante. Permaneceu dois meses , sendo testemunha da Revolução de Maio. Estabeleceu-se como comerciante em Montevidéu.

Ao começar a Guerra de Independência da Argentina, barcos espanhóis destruíram a escuna com que comerciava entre Montevidéu e Buenos Aires, além de vários outros barcos que atuavam na costa do Rio da Prata. Isso fez com que a Argentina criasse uma frota para proteger seu comércio, com Brown sendo comissionado tenente-coronel a serviço da Marinha e nomeado comandante-em-chefe da frota argentina.

[2]

Envolveu-se sucessivamente na Guerra da Cisplatina e nas Guerras civis argentinas.

Referências

  1. Catholic Encyclopedia, William Brown., acessado 27 dez 2011.
  2. Irish Migration Studies in Latin America, Dictionary of Irish Latin American Biography, William Brown. acessado 27 dez 2011.
Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.