William Cavendish, 5.° Duque de Devonshire

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
William Cavendish, 5.° Duque de Devonshire

William Cavendish, 5.° Duque de Devonshire (14 de Dezembro de 1748 - 29 de Julho de 1811) foi o filho mais velho de William Cavendish, 4.° Duque de Devonshire e de sua esposa, Lady Charlotte Boyle, Baronesa Clifford de Lanesborough em seu direito, que trouxe consideravelmente dinheiro e propriedades à família Cavendish. O quinto duque de Devonshire é melhor conhecido por sua famosa primeira esposa, Georgiana, Duquesa de Devonshire.

William se casou duas vezes: primeiro com Lady Georgiana Spencer (1757–1806); depois com Lady Elizabeth Foster (1759–1824), filha do 4.° Conde de Bristol, que tinha sido sua amante a amiga de Georgiana, bem como confidente num ménage à trois por mais de vinte anos.

Com sua primeira esposa, ele teve um filho (o 6.° Duque de Devonshire, o "Duque Solteiro", que o sucedeu e morreu sem deixar filhos em 1858) e duas filhas: Lady Georgiana Cavendish, depois Condessa de Carlisle (esposa do 6.° Conde de Carlisle, e Lady Harriet ""Hary-O" Cavendish, depois Condessa Granville (esposa de Lord Granville Leveson-Gower, que foi titulado 1.° Conde Granville). Ambas as filhas deixaram descendentes. O título Barão Clifford de Lanesborough caiu em latência entre elas, que são representadas hoje pelo atual Conde de Carlisle e pelo atual Conde Granville. Entretanto, o ducado e as propriedades passaram para um neto do irmão mais novo do quinto Duque de Devonshire. O 7.° Duque no entanto casou-se com uma filha do sexto Conde de Carlisle, portanto uma neta do quinto duque e prima de 3º grau do 6º.

Georgiana Spencer foi uma socialite que congregou à sua volta um grande círculo de figuras literárias e políticas. Ela foi pintada por Thomas Gainsborough e por Joshua Reynolds; a pintura de Gainsborough foi "perdida" pelo quinto duque, mas foi recuperada muito mais tarde e atualmente está na coleção de Chatsworth House.

Pela sua segunda esposa, Lady Elizabeth Foster, ele não teve filhos legítimos. A um filho nomeado Augustus foi dado o sobrenome Clifford, se tornando Augustus Clifford, 1.° Baronete. Augustus entrou para a Marinha Real Britânica. Seus descendentes morreram em 1895. À sua filha Caroline, foi dado o sobrenome St. Jules. Ela casou-se com O Honorável George Lamb, um irmão do 2.° Visconde Melbourne, que era casado com Lady Caroline Ponsonby, sobrinha da primeira esposa do quinto duque de Devonshire. Os Lambs não tiveram filhos.

O quinto duque também teve uma outra filha - Charlotte, para a qual foi dado o sobrenome Williams - com sua amante Charlotte Spencer, filha de um indigente homem do clero. A criança nasceu pouco tempo depois de seu casamento com Lady Georgiana Spencer, que não tem parentesco com Charlotte.