William Colby

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Text document with red question mark.svg
Este artigo ou secção contém uma ou mais fontes no fim do texto, mas nenhuma é citada no corpo do artigo, o que compromete a confiabilidade das informações. (desde março de 2011)
Por favor, melhore este artigo introduzindo notas de rodapé citando as fontes, inserindo-as no corpo do texto quando necessário.
William Colby

William Egan Colby (Saint Paul, Minnesota, 4 de janeiro de 1920Rock Point, Maryland, 27 de abril de 1996), também conhecido como Bill Colby, foi diretor da CIA de 1973 a 1976.

Colby teve uma longa carreira na comunidade de informações. Durante a Segunda Guerra Mundial como paraquedista, realizou missões de sabotagem na Noruega contra a ocupação alemã.

Entrou para a CIA pouco depois de sua criação. Foi Chief of station (COS) em Saigon e responsável por grande parte das operações da Agência durante a guerra do Vietnam, incluindo a execução do controverso Programa Phoenix, que tinha como objetivo a destruição da infra-estrutura dos guerrilheiros sul-vietnamitas da Frente Nacional para a Libertação do Vietnam (FNL). Durante as operações milhares de pessoas morreram.

Pouco depois, em 1973, Colby tornou-se chefe de operações da CIA; em setembro do mesmo ano tornou-se diretor da Agência, após a demissão de Richard Helms. Nessa posição, teve que testemunhar na Commissão Church do Congresso dos Estados Unidos, criada em 1975, após o escândalo de Watergate, para investigar atividades ilegais da CIA, desde a sua criação.

Em 1976, Colby deixou a direção da CIA, por instigação de Henry Kissinger, sendo substituído por George Bush.

Colby morreu em 1996, perto de sua casa, aparentemente ém consequência de um acidente de barco. A investigação concluiu que Colby morrera afogado depois de ter um ataque cardíaco e cair de sua canoa. Ao contrário de seus hábitos, Colby não estava usando colete salva-vidas.

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • William Colby e Peter Forbath, Trente ans dans la CIA, Presses de la Renaissance, Paris, 1978.
Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.