William Cornelius Van Horne

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
William Cornelius Van Horne.

William Cornelius Van Horne (3 de fevereiro de 184311 de setembro de 1915) foi um pioneiro americano na área de transporte ferroviário, mais conhecido pelo papel desempenhado durante a construção da Canadian Pacific Railway.

Van Horne nasceu em Frankfort, Illinois, Estados Unidos. Quando tinha 8 anos de idade, a família mudou-se a Joliet, Illinois. Van Horne começou a trabalhar com ferrovias em 1857, trabalhando em diversos postos na Michigan Central Railway até 1864, quando mudou-se para a Chicago and Alton Railway, onde Van Horne serviu como o general super-intendente de 1878 até 1879. Em 1882, Van Horne foi nomeado o superintendente da Canadian Pacific Railway, e em 1884, o vice-presidente da empresa. Van Horne tornou-se presidente da Canadian Pacific Railway em 1888.

Van Horne considerava as ferrovias como um método integrado de comunicações e de transportes, e convenceu diretores e acionistas da empresa a criar um serviço de telégrafo que operaria junto com os serviços ferroviários.

Van Horne serviu como o reitor da Universidade McGill entre 1895 e 1915. Após sua morte, em Montreal, Quebec, um trem funerário da Canadian Pacific Railway levou seus restos mortais para Joliet, onde Van Horne foi enterrado no Cemitério de Oakwood.

Legado[editar | editar código-fonte]

  • Uma avenida em Toronto foi nomeada em honra a Van Horne.
  • Uma via arterial primária foi nomeado Rue Van Horne, em Montreal.
Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.