William Donald Hamilton

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
William Donald Hamilton
Nascimento 1 de agosto de 1936
Cairo
Morte 7 de março de 2000 (63 anos)
Nacionalidade Reino Unido Britânico
Prêmios Medalha Darwin (1988), Medalha Linneana (1989), Medalha Frink (1990), Prêmio Crafoord (1993), Prêmio Kyoto (1993), Prêmio Sewall Wright (1998)
Campo(s) Biologia

William Donald "Bill" Hamilton (Cairo, 1 de agosto de 19367 de março de 2000), membro da Royal Society, foi um biólogo evolucionista britânico.[1]

Contribuiu com uma série de artigos científicos para a sociobiologia durante a década de 1960, entre eles seu The Genetical Evolution of Social Behaviour, dividido em 2 artigos e publicado pelo Journal of Theoretical Biology em 1964. Estes artigos são considerados a maior contribuição à teoria da evolução depois de Darwin. Esteve por diversas vezes no Brasil e fez pesquisas em genética em colaboração com o geneticista Warwick Estevam Kerr na Universidade Estadual Paulista (UNESP) Rio Claro.

Hamilton morreu em decorrência de malária contraída em uma de suas visitas ao continente africano.

Biografia[editar | editar código-fonte]

W. D. Hamilton nasceu no Cairo, Egito, em 1936, filho de um engenheiro neozelandês e de uma médica norte-americana. Durante sua infância sofreu um acidente com explosivos e teve alguns dedos amputados, o que quase lhe custou a vida.

Trabalhos[editar | editar código-fonte]

Artigos coletados (em inglês)[editar | editar código-fonte]

Hamilton começou a publicar seus artigos coletados a partir de 1996, nos moldes dos artigos coletados de Fisher, com pequenos ensaios dando o contexto de cada artigo. Ele morreu após a preparação do segundo volume, então os ensaios para o terceiro volume vêm de seus co-autores.

Artigos significativos (em inglês)[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «W.D. Hamilton, an obituary. By Richard Dawkins [3.12.00]» (em inglês). Consultado em 31 de outubro de 2016. Arquivado do original em 2 de dezembro de 2016 


Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.