William Goldsmith

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
William Goldsmith
William tocando bateria em junho de 2000
Informação geral
Origem Seattle, Washington
País  Estados Unidos
Gênero(s) Rock alternativo
Post-grunge
Período em atividade 1995 - atualmente
Gravadora(s) RCA
Capitol Records
Afiliação(ões) Sunny Day Real Estate
Foo Fighters

William Goldsmith (Seattle, Washington, 4 de julho de 1972) é um músico americano mais conhecido por ter trabalhado na banda de rock alternativo Sunny Day Real Estate e por ter sido baterista da banda Foo Fighters de 1995 a 1997. Foi substituído pelo músico Taylor Hawkins.

Infância[editar | editar código-fonte]

Goldsmith nasceu em Seattle, em Washington, e era filho de Hugh and Skitty Goldsmith. Ele começou a tocar bateria quando ainda era criança, citando Keith Moon (baterista do The Who) como sua maior influência.

Sunny Day Real Estate (1992-1995)[editar | editar código-fonte]

Em 1992, William fundou a banda Sunny Day Real Estate em Seattle com o baixista Nate Mendel e Dan Hoerner na guitarra e nos vocais. A banda logo recrutou Jeremy Enigk ,um amigo da escola de Goldsmith como seu líder. Eles gravaram dois álbuns de estúdio, ambos lançados pela gravadora independente Sup Pop, a mesma gravadora que lançou o Nirvana. Eles granjearam críticas positivas e foram reconhecidos no cenário de rock alternativo antes de sua seperação, em 1995.

Foo Fighters (1995-1997)[editar | editar código-fonte]

Goldsimth e Mendel se juntaram com baterista do Nirvana Dave Grohl para formar uma nova banda, o Foo Fighters, juntamente com o guitarrista do Germs Pat Smear. Em 1995, eles iniciaram uma turnê com o recente novo album da banda (apesar de as faixas terem sido gravadas com Grohl tocando todos o instrumentos). O álbum foi um sucesso, emplacando cinco singles.

Depois da turnê na primavera de 1996, voltaram para Seattle para iniciarem a gravação do seu segundo álbum de estúdio, produzido por Gil Norton. Com as seções quase completas, Grohl não se agradou com a mixagem das músicas, e começou a refazê-las sozinho no estúdio em Washington. "Everlong" e "Walking After You" foram gravadas e logo em seguida editadas com Grohl tocando todos os instrumentos, e esta versão de "Walking After You" foi uma das usadas no álbum. A banda se reagrupou em Los Angeles em 1997 para terminar o álbum, mas dessa vez com Grohl na bateria, sem informar Goldsmith disso. Mais tarde, ele ficaria sabendo através do baixista Nate Mendel. Sentindo-se traído e sofrendo da síndrome do túnel carpal, ele decide deixar a banda. Foi substituído pelo músico Taylor Hawkins. O álbum completo The Colour and the Shape foi lançado em 20 de Maio de 1997.

Em resultado disso, Goldsmith gravou um pequeno material que seria lançado com o Foo Fighters enquanto ainda na banda. A maior parte desse material foi descartado. De fato, ele só pode ser ouvido em apenas quatro faixas do álbum: "Doll", "Up in Arms" (a versão lenta), e "Down in the Park" (este último lançado apenas como faixa bônus na versão de décimo aniversário do disco).

Discografia[editar | editar código-fonte]

Sunny Day Real Estate (1994-95; 98; 99-00)

Jeremy Enigk

Foo Fighters

  • The Colour and the Shape (1997) – (bateria em "Doll", "Up in Arms" (apenas na introdução lenta), versos de "My Poor Brain" e "Down In The Park" (10th Anniversary Edition))

Mary Lou Lord

Replikants

The Fire Theft

Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.