William Pogue

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
William Pogue

Astronauta da NASA
Nacionalidade Estados Unidos norte-americano
Nascimento 23 de janeiro de 1930
Okemah, EUA
Morte 3 de março de 2014 (84 anos)
Cocoa Beach, Flórida
Missões Skylab IV
Insígnia
da missão
Skylab3-Patch.png

William Reid Pogue (Okemah, 23 de janeiro de 1930Cocoa Beach, 3 de março de 2014) foi um astronauta, matemático, cientista, piloto militar e integrante do programa espacial norte-americano Skylab na década de 1970.

Pogue lutou na Guerra da Coréia como piloto de caça-bombardeiro durante 1952 e 1953, tornando-se membro do famoso esquadrão de elite Thunderbirds da Força Aérea dos Estados Unidos após o conflito. Antes de seu ingresso no programa espacial, graduou-se como piloto em mais de cinqüenta tipos de aviões de fabricação inglesa e americana, tornando-se instrutor civil de vôo nestas naves, ao mesmo tempo em que lecionava como professor-assistente de matemática na Academia da Força Aérea no estado do Colorado.

'Bill' Pogue foi um dos dezenove astronautas selecionados pela NASA em 1966 e após treinamento fez parte da equipe de apoio em terra das missões Apollo 7, 11 e 14. Sua viagem ao espaço se deu como piloto do Skylab 4, a terceira e última missão tripulada à estação orbital Skylab , em 16 de novembro de 1973, em companhia dos astronautas Gerald Carr e Edward Gibson, para uma estadia de 84 dias em órbita da terra, até 8 de fevereiro de 1974.

Durante esta missão, a tripulação da Skylab realizou 56 experiências diversas, 26 demonstrações científicas, observações detalhadas das fontes de recursos terrestres e completaram um total de treze horas em EVA (actividade extraveicular), fora da estação orbital, durante as 1214 voltas que deram em torno do planeta.

Em 1975, retirou-se da Força Aérea com a patente de tenente-coronel e passou a trabalhar no Centro Espacial Lyndon Johnson, em Houston, Texas. Fez consultorias privadas em ciência aeroespacial e produziu vídeos sobre vôos espaciais, sendo o autor do livro How Do You Go to the Bathroom in Space? ( Como se vai ao banheiro no Espaço?), de 1991.

Pogue nunca se afastou totalmente da NASA, sendo presença constante no Centro Espacial Kennedy, na Florida, onde participava de almoços e palestras informais com centenas de turistas e aficionados pelas histórias das missões espaciais e de sua própria experiência no espaço.

Morreu durante a noite de 3 de março de 2014 na sua casa na Flórida de causas naturais, com a idade de 84 anos.[1]

Referências

  1. NASA astronaut William Pogue, 84, dies (em inglês). FloridaToday (5 março 2014).

Veja também[editar | editar código-fonte]