Windeck (telenovela)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Windeck
Windeck: O Preço da Ambição (PT)
Windeck: Todos os Tons de Angola (BR)
Informação geral
Formato Telenovela
Duração ± 45 min.
País de origem  Angola
Idioma original Português
Produção
Produtor(es) SEMBA
Elenco Nádia Silva
Celso Roberto
Micaela Reis
Marta Faial
Solange Hilário
Exibição
Emissora de
televisão original
Angola TPA
Transmissão original 19 de agosto de 2012 - 22 de fevereiro de 2013
N.º de temporadas 1

Windeck (em Portugal: Windeck: O Preço da Ambição, no Brasil: Windeck: Todos os Tons de Angola) é uma telenovela luso-angolana transmitida TPA2 e TPA Internacional desde 19 de agosto de 2012 às 20h. Foi transmitida em Portugal, na RTP1, entre 8 de abril de 2013 e 31 de dezembro de 2013, com repetição do último episódio a 2 de janeiro de 2014. A telenovela foi indicada em 2013 ao Prémio Emmy Internacional de Melhor Telenovela com Avenida Brasil e Lado a Lado, ambas da Rede Globo, e com 30 Vies, do Canadá.[1]

Windeck foi para o ar em Angola, PortugalCabo Verde e Moçambique, e alcançou um reconhecimento extraordinário do público e da crítica, batendo recordes. A telenovela está sendo exibida na televisão aberta do Brasil pela TV Brasil desde o dia 10 de novembro, às 23h.[2]

História[editar | editar código-fonte]

Gtk-paste.svg Aviso: Este artigo ou se(c)ção contém revelações sobre o enredo.

A novela Windeck mostra o que as pessoas são capazes de fazer para atingir uma riqueza fácil e rápida. É uma história emocionante passada em Luanda e que revela os golpes daqueles que não medem esforços para alcançar os seus fins. Centrada no dia-a-dia da redacção da revista Divo, um local onde o glamour se mistura com a ambição.

Victória é uma mulher sensual que vem do Moxico e é capaz de tudo para subir na vida. Em Luanda vai viver para casa da irmã, Ana Maria, que é fotógrafa na Divo e muito diferente dela. Honesta e trabalhadora, tem uma vida sossegada, até ao dia em que Vitória aparece. Para esta mulher ambiciosa, tudo não passa de um jogo de interesses para conseguir riqueza e poder. O seu alvo está escolhido: o filho do dono da Divo, Kiluanji. Este jovem rico e honesto é quem Victória quer conquistar para enriquecer.

O dono da revista é Xavier, um empresário de sucesso, arrogante e prepotente que acredita poder comprar todas as pessoas que o rodeiam. Tem confiança na sua filha, Luena, uma mulher glamourosa e determinada que se torna chefe da Divo. Já com o irmão, Xavier tem uma relação muito conflituosa. Wilson é um homem honesto, dedicado aos filhos Lukeny e Lwejy, e com muita paciência para Ofélia, a sua mulher ambiciosa que vive das aparências. Quem torna a vida de muitos num inferno é a produtora de moda, Rosa Bettencourt, uma mulher que só pensa em ter poder de forma fácil. Para isso conta com a ajuda da filha Kássia, formando assim uma dupla de oportunistas dispostas a tudo para enriquecer. Ao aperceber-se do interesse de Vitória em Kiluanji, Rosa elabora um plano para Kássia o seduzir, e começa assim a guerra entre Vitória e Kássia. O que as duas não esperavam é que ele e a humilde Ana Maria estivessem apaixonados.

Na Divo trabalha ainda Artur, o director financeiro, um homem responsável e muito diferente de Henda, o jornalista que quer enriquecer seduzindo uma mulher rica. E para tornar todos mais bonitos, a maquilhadora Mariza é a mais indicada. Esta é também a novela das tradições e dos sabores angolanos, uma história de pessoas reais. É na empresa de catering Mufete que Nazaré cozinha deliciosas receitas, um negócio criado pelo filho, Yuri, e o seu sócio italiano, Giorgio. Também eles querem ter sucesso e triunfar na vida, mas com trabalho honesto e longe dos esquemas fáceis.

Gtk-paste.svg Aviso: Terminam aqui as revelações sobre o enredo.

Elenco[editar | editar código-fonte]

Atriz/Ator Personagem
Nádia Silva  Ana Maria Kajibanga
Celso Roberto Kiluanji Voss
Micaela Reis  Victória Kajibanga
Grace Mendes  Rosa Bettencourt
Helena Moreno Mariza Lemos
Solange Hilário  Kássia Bettencourt
Fredy Costa Artur Domingos
Edusa Chindecasse  Luena Voss
Dennis Fonseca Yuri Massano
Ery Costa  Xavier Voss
Tânia Burity  Ofélia Voss
Ailsa Conceição Lweiji Voss
Eric Santos  Wilson Voss
Clélio Márcio Lukeny Voss
Yolanda Viegas Nazaré Massano
Lélis Twevekamba Jair Garcia
Rui Santos  Giorgio Rufatto
Pedro Martins  Pedro Rufatto
Mendes Lacerda Sebastião Domingos
Marta Faial Tchyssola Paim
Joel Benoliel  Henda Salvador
Henesse Cacoma Nadir Pedro
David Enoque Caracol Sansão Massano
Celma Pontes Sila Matete
Vanda Pedro  Elizabete Garcia

Produção[editar | editar código-fonte]

A telenovela é gravada em Portugal e Angola pela Semba Comunicação, e transmitida em Portugal pela RTP1, e em Angola pela TPA, cuja ação decorre na capital do país. Esta telenovela "mostra o que as pessoas são capazes de fazer para atingir uma riqueza fácil e rápida". Windeck centra-se "no dia-a-dia da redação da revista Divo, um local onde o glamour se mistura com a ambição". Ela tem um elenco e técnicos de ambos os países.[1] [3]

Prémios e indicações[editar | editar código-fonte]

Windeck se destacou como uma das nomeadas a um Prémio Emmy Internacional de melhor telenovela, em 2013, ao lado de Avenida Brasil e Lado a Lado, ambas da Rede Globo, e com 30 Vies, do Canadá.[4] [3]

Exibição Internacional[editar | editar código-fonte]

País Emissora Título
 Angola TPA Windeck
 Portugal RTP Windeck - O Preço da Ambição
 Moçambique TVM Windeck
Cabo Verde Cabo Verde TCV Windeck
 Brasil TV Brasil Windeck - Todos os Tons de Angola

Referências

  1. a b Fonseca, Sofia (07 de outubro de 2013). Telenovela "Windeck" nomeada para Emmy Internacional (em português) DNTV. Visitado em 17 de janeiro de 2014.
  2. Windeck já tem data de estreia no Brasil Rede Angola (12 de setembro de 2014). Visitado em 17 de setembro de 2014.
  3. a b Produção angolana "Windeck" nomeada para Emmy na categoria telenovela (em português) Jornal de Notícias (08 de outubro de 2013). Visitado em 17 de janeiro de 2014.
  4. Casanova, Diana (30 de dezembro de 2013). «Windeck – O Preço da Ambição» chega ao fim amanhã e já tem substituta (em português) A Televisão. Visitado em 17 de janeiro de 2014.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]