Windows ME

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde dezembro de 2013).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Windows ME
Logótipo
Captura de tela
Produção Microsoft
Família do SO Windows 9x
Modelo Código Fechado
Estado Descontinuado
Versão estável Windows Me 4.90.3000
Núcleo Monolítico
Licença Proprietária
Página oficial Microsoft Corporation
Cronologia
Último
Último
Windows 98
Windows XP
Próximo
Próximo

O Microsoft Windows Millennium Edition (ME de Millennium Edition) é uma versão da popular linha de sistemas operacionais Windows para computadores pessoais, lançado pela Microsoft em 14 de Setembro de 2000 sendo o sucessor do Windows 98. Essa versão do Windows trouxe algumas inovações, como a capacidade de lidar com várias mídias digitais, vindo pronto para o MP3, um programa de edição de vídeo (Windows Movie Maker), um assistente de criação de redes digitais domésticas e versões de programas atualizados. Além disso, também foi incluída uma versão limitada da função hoje presente no Windows XP, que é a de "Restauração do Sistema", que permite restaurar arquivos de sistema importantes, caso alguma modificação do sistema ou instalação de software tenha dado errado.

Como o Windows ME pertencia a família 9x, a Microsoft voltou a investir na bem sucedida família NT que ganhou uma versão Home com o lançamento do Windows XP, para receber os usuários vindos do Windows 98 / Me. Com todo sucesso dos NT (2000, XP, Vista, 7) a famíla 9x foi finalmente abandonada como a Microsoft já planejava fazer. O suporte ao cliente do Windows ME foi de apenas 6 anos, terminando em 11 de julho de 2006.

Descontentamentos[editar | editar código-fonte]

Apesar de ser uma nova versão do Windows na época, esta mesma foi muito criticada pela quantidade de problemas e instabilidades do sistema.

Truques[editar | editar código-fonte]

Algumas técnicas para melhorar o funcionamento do Windows ME são:

  • Forçar o Windows utilizar a memória Swap somente quando a memória RAM estiver totalmente utilizada, para isso coloque a linha abaixo na seção [386Enh] do arquivo SYSTEM.INI:
ConservativeSwapfileUsage=1
  • Configuração de pastas (apenas no Windows ME)

Abra "meu computador", "exibir", "opções de pasta". Por default o Windows ME usa as opções mais sofisticadas, que apesar de esteticamente melhores tornam o micro perceptivelmente mais lento. Se a preocupação maior é com o desempenho, as melhores opções aqui são:

  • Usar a área de trabalho clássica do Windows
  • Usar pastas clássicas do Windows
  • Abrir cada pasta em sua própria janela

Recursos do Windows ME[editar | editar código-fonte]

O Windows Millenium Edition tem vários recursos como o suporte ao MP3 pelo Windows Media Player 7. Suporte ao DVD e área de trabalho mais bonita em relação aos elementos gráficos. O Windows Millenium tem suporte ao Office XP e ao Windows Media Player 9.

Requisitos[editar | editar código-fonte]

A configuração mínima é um processador 166Mhz (instruções MMX) e 32 MB de RAM e HD de 1GB para a instalação do Windows. Para ter um desempenho razoável no Windows Me é preciso ter 64 MB ou superior de RAM e um processador de 300MHz ou superior. O máximo que o Windows ME gerencia é 1.5GB de RAM· Windows ME e Windows 98 não foram projetados para suportar mais que 1GB de RAM· Acima de 1GB poderá sofrer potencial instabilidade· Acima de 1.5GB, o sistema não funciona, reiniciando repetidamente·

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Informática é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.