Winx Club

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Winx Club
Clube Winx (PT)
O Clube das Winx (BR)
Informação geral
Formato Série de desenho animado
Gênero Ação, Aventura, Fantasia, Drama, Romance, Garota Mágica
Duração 26 min.
Criador(es) Iginio Straffi
País de origem  Itália
Idioma original Italiano
Produção
Produtor(es) Rainbow S.p.A
Elenco (Ver dublagem)
Tema de abertura Amigas (Temporadas 1-3)
Winx Acredite (Temporada 4)
Somos as Winx (Temporada 5)
Crescemos Juntas (Temporada 6)
Tema de
encerramento
Somos Mais que Irmãs (Temporadas 1-2)
Sonho Winx (Temporada 3)
Magia de Winx (Temporada 4)
Oceano Infinito (Temporada 5)
Vivendo a Magia (Temporada 6)
Exibição
Emissora de
televisão original
Itália Rai Due
Estados Unidos Nickelodeon
Formato de exibição SDTV(480p): 2004—2011

HDTV(720p): 2012—Presente

Transmissão original 28 de Janeiro de 2004-presente
N.º de temporadas 6
N.º de episódios 156 (lista de episódios)
Cronologia
Programas relacionados Pop Pixie

Winx Club, é uma série de animação italiana de aventura e fantasia, criada por Iginio Straffi e produzida pela companhia Rainbow S.r.l. Ela tem foi lançada originalmente no dia 28 de Janeiro de 2004, pelo canal Rai Due, se destacando por ser o primeiro desenho animado italiano a ser vendido nos Estados Unidos.[1] Em pouco tempo o desenho foi transmitido mundialmente ganhando um sucesso considerável rendendo vários produtos passando a se tornar uma mania entre o público infanto-juvenil.

Feito para meninas dentre 03 a 14 anos, o sucesso se expandiu ganhando fãs de vários gêneros e idades aos longos dos anos de exibição pelo mundo.

Personagens[editar | editar código-fonte]

Sinopse[editar | editar código-fonte]

  • A historia original de linha, foi produzida pela Rainbow S.r.l, e que se concentrou principalmente na história de Bloom.
    • A série passou por um reboot depois da Rainbow S.r.l confirmar parceria com a Nickelodeon, em que a primeira e segunda temporadas foram compactados em quatro episódios de um especial de uma hora, e a terceira e quarta temporadas foram apelidados de "novo", após a história original, embora com pequenas diferenças.
  • Na versão da 4Kids, a série sofreu várias edições e muitas vezes haviam erros no enredo original, incluindo mudanças de nome (como o planeta natal de Bloom, Domino, que foi substituído por Sparks na versão da 4Kids); mudanças no papel de personagens (como Daphne, irmã mais velha de Bloom, cujo papel era alterado para o de ser apenas uma ninfa protetora da poderosa Chama do Dragão, pela 4Kids) e mudanças na personalidade dos personagens: Tecna ganhou um sotaque britânico e Musa foi dada uma personalidade hip-hopper.

Primeira Temporada[editar | editar código-fonte]

Bloom, uma menina supostamente normal do planeta Terra, descobre que possui habilidades mágicas quando ela salva Stella, uma princesa fada que convence Bloom a ir junto com ela para Alfea, uma escola para fadas na Dimensão Mágica, onde Bloom, concheçe três novas amigas Musa, Tecna e Flora, que junto com ela formam o Clube das Winx. Mais tarde na série, elas criam uma amizade com os especialistas: Brandon, Riven, Timmy e Sky, que também se tornam seus interesses amorosos. Eles também fazem inimigos, incluindo um trio de bruxas chamando as Trix. Juntas, as Winx passam por muitas aventuras e descobrem muitos segredos, enquanto lutam contra seus inimigos e ao mesmo tempo estudam para se tornarem grandes fadas.

Segunda Temporada[editar | editar código-fonte]

As Trix estão de volta e se aliam com Lord Darkar, uma antiga criatura do mal que quer dominar a Dimensão Mágica. Junto com sua nova amiga, Aisha, as Winx teram de lutar contra esta nova ameaça e adquirir um novo poder chamado Charmix. Elas também se reúnem a Helia, um especialista que se torna o interesse amoroso de Flora.

Terceira Temporada[editar | editar código-fonte]

Após vencerem Lord Darkar, as Winx tem que enfrentar um novo inimigo, Valtor, que foi libertado de sua prisão na Dimensão Omega pelas Trix e que compartilha um passado obscuro com Bloom e seus pais biológicos. As Winx também terão de adquirir uma nova transformação, chamada Enchantix que as tornará fadas de verdade, e as presemtearão com novas poderes muito mais potentes. No caminho dessa nova aventura as Winx encontram um novo amigo, Nabu, que se torna interesse amoroso de Aisha.

O Segredo do Reino Perdido[editar | editar código-fonte]

O primeiro filme do Clube das Winx, foi lançado em 30 de novembro de 2007 na Itália, e em 11 de março de 2012 na Nickelodeon americana. No Brasil foi exibido em 2012, com data de estreia atrasada. Os acontecimentos do filme seguem os da terceira temporada. Como Bloom continua na busca por seus pais biológicos, juntamente com seus amigos, ela descobre mais sobre seu planeta e tem que lutar contra Mandragora, bem como as bruxas ancestrais que causaram a destruição de seu planeta natal.

Quarta Temporada[editar | editar código-fonte]

Após os acontecimentos do primeiro filme e o final do curso em Alfea, as Winx se formam e são convidadas para serem professoras em Alfea. Porém elas terão que partir para Terra, para lutar contra os Bruxos do Círculo Negro e restaurar a magia deste planeta que foi roubada pelos bruxos e também devem encontrar a última fada da Terra, que as ajudrão a libertaram as fadas terrestres, que foram aprisionadas a muito tempo atrás. Para lutar contra os bruxos as Winx terão que adquirir o poder Believix, que lhes ajudarão a fazer com que os humanos voltem a acreditar na magia.

A Aventura Mágica[editar | editar código-fonte]

O segundo filme do Clube das Winx lançado em 29 de outubro de 2010 na Itália, e em 20 de maio de 2013 na Nickelodeon americana. Ainda não há data de estreia do filme no Brasil. As Trix se tornam aliadas das bruxas ancestrais, que juntas, tentam destruir toda a magia boa do universo e acabar com as Winx e os Especialistas que tentarão restaurar a magia e derrotar as bruxas. Enquanto isso, Bloom descobre mais sobre o passado de seu reino e por que o pai de Sky não quer que ele se casa com ela.

Quinta Temporada[editar | editar código-fonte]

Um novo perigo surge, e seu nome é Tritannus, o primo tritão de Aisha, que se transformou em um monstro depois de absorver poluição tóxica e torna-se aliado das Trix. As Winx descobrem que seu poder Believix não funciona no fundo do mar e não é forte o suficiente para lutar cotra Tritannus, assim elas são obrigadas a entrarem na busca para conseguirem o poder Sirenix. No entanto Sirenix é amaldiçoado e tem algo a ver com o passado de Daphne, a irmã mais velha de Bloom. Nessa nova aventura as Winx contarão com a ajuda de um novo amigo, o especialista Roy, que é interessado em Aisha.

O Mistério do Abismo[editar | editar código-fonte]

O terceiro filme do Clube das Winx que será lançado em 4 de setembro de 2014 na Itália, e ainda sem previsão para ser lançado nos Estados Unidos e Brasil. Conta a história seguindo do ponto onde termina a quinta temporada, em que as Trix tentam ativar novamente o Trono do Imperador após Tritannus ser derrotado.As Trix se aliam a Politea, uma antiga ninfa amiga de Daphne. Politea diz as Trix que só conseguirão ativar o Trono do Imperador e controlar o Oceano Infinito com a "ajuda" de um rei, e o escolhido é Sky.

Sexta Temporada[editar | editar código-fonte]

As Trix estão novamente de volta e elas assumem o controle de Torre Nebulosa e se tornam aliadas de uma jovem bruxa chamada Selina, que possui um livro mágico chamado Legendarium que pode tornar lendas realidade. Por culpa desse livro, as Winx, menos Bloom, perdem os seus poderes durante uma batalha contra as Trix e Selina, logo, terão que obter um novo poder, primeiramente Bloomix, e posteriormente Mythix, que as ajudarão a forjar a chave do Legendarium e impedir que o bruxo maligno Acheron liberte-se.

Sétima Temporada[editar | editar código-fonte]

Foi confirmada por Iginio Straffi, e irá ao ar mundialmente no ano de 2015 e será totalmente em 2D. Foi revelado no teaser ofícial que cada uma das Winx terá um animal que possui um talento especial, necessário para o equilíbrio de Universo Mágico. As Winx irão descobrir isso, enquanto enfrentam dois novos vilões terríveis e receberão novas transformações incríveis ao longo de sua jornada. 

Episódios Especiais[editar | editar código-fonte]

Especial Título Itália Estados Unidos Brasil Portugal
1 Il Destino di Bloom (The Destiny of Bloom)
O Destino de Bloom
Winx Club
21 de Novembro de 2011 27 de Junho de 2011 26 de Outubro de 2011 14 de Julho de 2013
2 La vendetta delle Trix (Revenge of the Trix)
A Vingança das Trix
A Vingança das Trix
28 de Novembro de 2011 01 de Agosto de 2011 16 de Novembro de 2011 21 de Julho de 2013
3 Battagila per Magix (The Battle for Magix)
A Batalha por Magix
Batalha por Magix
05 de Dezembro de 2011 18 de Setembro de 2011 14 de Dezembro de 2011 28 de Julho de 2013
4 La fenice d'ombra (The Shadow Phoenix)
A Fênix Negra
A Fénix das Trevas
12 de Dezembro de 2011 16 de Outubro de 2011 28 de Dezembro de 2011 04 de Agosto de 2013
  • Os especiais resumem a primeira e a segunda temporada do Clube das Winx, com restauração de imagem, efeitos, e melhorias no desenho. Sendo três especiais para a primeira temporada, e um especial para a segunda.

Transformações[editar | editar código-fonte]

Rainbow Magic Land[editar | editar código-fonte]

Foi inaugurado em junho de 2011 a "Rainbow Magic Land" que é um parque de diversoes criado juntamente com o Alfa Park e está localizado na cidade de Roma. O parque possui atrações de todos os desenhos da Rainbow S.r.l incluindo as Winx. No parque temos: uma visita ao castelo Alfea; uma visita a vila das Pixies; shows com as Winx; montanha russa das Winx.

Teatro[editar | editar código-fonte]

Dia 21 e 22 de Março de 2009 chegou a Portugal o "Winx Club On Tour". As protagonistas da popular série televisiva Club Winx - Bloom, Stella, Musa, Tecna, Flora e Aisha – vão saltar do pequeno ecrã para o palco numa série de espectáculos a realizar em Lisboa, Porto, Figueira da Foz e Portimão. O Winx Club On Tour, assim se chama este musical inédito no nosso país, baseia-se nas aventuras das seis fadas que estudam na escola Alfea, situado no mundo de Magix, e que defendem o Universo das obscuras forças do mal. Ao longo deste espectáculo musical, cantores e bailarinos vão interpretar os grandes temas musicais da série, em coreografias que evocam o universo mágico das personagens da série. O cenário grandioso revisita a atmosfera de fantasia que caracteriza o mundo de Magix através de várias projecções e jogos de luz. As suas cenas e diálogos realistas aliados a uma cenografia moderna e ao visual trendy de todas as personagens contribuem para tornar este espectáculo num projecto abrangente, pensado não só para as crianças como também para um público mais adulto. Criado por Iginio Straffi e dirigido por Salvatore Vivinetto.

Winx on Ice[editar | editar código-fonte]

É a nova aventura das Winx, e no gelo, nesse novo musical as Winx saíram através de um telão, nessa aventura as fadas ajudaram Carolina, uma garota que ganha de Faragonda um diário mágico, que tudo oque escreve se torna realidade, e as Trix e Valtor usam Carolina para seus próprios fins. O espetáculo conta com Carolina Kostner como Carolina.

Winx in Concert[editar | editar código-fonte]

Em 2012 um especial foi feito com as personagens da serie, ocorrido pelo mundo, em Portugal foi levado a europarque feira,lisboa,troia,faro,ilhavo,portalegre,beja,santarem,covilha,caldas da rainha,guimaraes e leiria no país e já no Brasil ainda não ocorreu, ainda se espera pois o projeto ainda viaja o mundo! Fontes dizem que a versão em Português teria sido feita para o Brasil e para Portugal, assim como Alemanha usou a mesma versão para a Holanda e Bélgica, Espanha para o México, Argentina, Colômbia entre outros e Croácia para a Sérvia! Por motivo de serem idiomas parecidos e passarem a mesma mensagem para os fãs.

Outras Mídias[editar | editar código-fonte]

Spin-off[editar | editar código-fonte]

Uma série spin-off, intitulado Pop Pixie estreou na Itália em 10 de janeiro de 2011. Esta série é baseada nas pixies que acompanham as Winx em algumas temporadas, e contou com personagens como Lockette, Chatta, Amore, Digit, Tune e Piff juntamente com novos personagens. As novas personagens coadjuvante inseridas na série são Caramel e Cherie, que mais tarde aparecem na sexta temporada de Winx Club como substitutas de Digit e Tune, respectivamente.

Jogos[editar | editar código-fonte]

A série Winx Club foi também adaptada para os jogos eletrônicos. Os consoles que receberam a série foram: o PlayStation 2, Game Boy Advance, Nintendo DS, Computadores, Android, iOS e iphone, sendo todos os jogos publicados pela Konami.

Transmissão mundial[editar | editar código-fonte]

País Canal
Europa
 Itália Rai Due, RaiSat Smash Girls e Rai Gulp
 Espanha TVE, Clan TVE, Canal 9, Nickelodeon e Disney Channel
 Albânia Vizion Plus
 Alemanha RTL II e Nickelodeon
 Áustria ORF e Nickelodeon
 Bélgica VT4, Club RTL e Nickelodeon
 Bulgária Nova Television e Nickelodeon
 Dinamarca TV2 e Nickelodeon
 Eslováquia TV Marzika
 Eslovênia POP TV
 Estónia TV3
 Finlândia MTV3
 França France 3 e Télétoon
 Grécia Alter Kids
 Hungria RTL Klub
 Islândia Stöð 2
 Noruega TV 2
 Países Baixos Nickelodeon
 País de Gales S4C
 Polónia ZigZap e TVP1
 Portugal RTP 1 (Temporada um), RTP 2 (Temporada um), SIC (Temporada dois), TVI e Canal Panda (da temporada um até temporada cinco) e Nickelodeon (Temporada cinco e mais os episodios especias)
 Reino Unido Pop Girl, GMTV e Nickelodeon
 Roménia TVR2
 Rússia STS,Nickelodeon
 Sérvia TV Košava
Suíça SF DRS
 Turquia Nickelodeon
América
 Estados Unidos The CW4kids e Nickelodeon
 Canadá YTV e Nickelodeon
 Brasil SBT, Cartoon Network, Boomerang e Nickelodeon Brasil
 Argentina Cartoon Network, Boomerang e Nickelodeon
 México Televisa
 Colômbia Cartoon Network, Boomerang e Nickelodeon
Ásia
 Coreia do Sul SBS TV
Filipinas Cartoon Network e ABS-CBN
 Hong Kong TVB
 Índia Cartoon Network e Pogo
Indonésia Lativi
 Israel Kids Channel
 Japão TV Asahi, NHK, TV Tokyo e TV Osaka
 Tailândia UBC
Paquistão Cartoon Network e Pogo
 Singapura Okto
 Turquia Nickelodeon
África
África do Sul SABC 1
Oceania
 Austrália Network Ten, Boomerang e Nickelodeon
 Nova Zelândia Sticky TV

Dublagem[editar | editar código-fonte]

Jullie dublou a fada Roxy.
Bianca Salgueiro dublou a pixe Lockette.
Christiane Monteiro dublou a pixe Tune.
Felipe Grinnan fez a primeira voz de Riven.
Guilherme Briggs dublou o vilão Valtor.

Cherie || ? || ?

Personagem Estados Unidos Dublagem americana Brasil Dublagem brasileira
Bloom Letizia Ciampa Fabíola Martins
Stella Perla Liberatori Ana Lúcia Menezes
Flora Ilaria Latini Adriana Torres
Musa Gemma Donati Mariana Torres
Tecna Domitilla D'Amico Iara Riça
Aisha Laura Lenghi Flávia Fontenelle
Roxy Debora Magnaghi Jullie
Daphne Raffaella Castelli Mabel Cezar
Christiane Louise
Sylvia Salustti
Rei Oritel/Kiko Josh Keaton/Dee Bradley Baker Marco Ribeiro
Rainha Morgana Mindy Sterling Andréa Murucci
Lockette Laura Lenghi Bianca Salgueiro
Christiane Monteiro(6ªT)
Amore laria Latini Bruna Laynes
Tune Letizia Ciampa Christiane Monteiro
Chatta Perla Liberatori Pâmela Rodrigues
Digit Gemma Donati Gabriela Cantú
Piff Domitilla D'Amico Ana Lúcia Menezes
Livy Domitilla D'Amico Érika Menezes
Lina Mendes
Caramel  ? Ana Paula Martins
Príncipe Sky Alessandro Quarta Andreas Avancini
Brandon Massimiliano Alto
Nanni Baldini
Felipe Drummond
Timmy Corrado Conforti Thiago Magalhães
Riven Mirko Mazzanti Felipe Grinnan
Philippe Maia
Helia Francesco Pezzulli Sérgio Cantú
Nabu Sashe De Toni Ronaldo Júlio
Nereus  ? Gutemberg Barros
Princesa Diaspro Ariana Grande Miriam Ficher
Christiane Louise
Professor Codatorta Dave B. Mitchell Waldyr Sant'anna
Diretor Saladin René Auberjonois Luiz Carlos Persy
Diretora Griffin Grey DeLisle Marlene Costa
Tereza Cristina
Diretora Faragonda Kari Wahlgren Emília Rey
Inspetora Griselda Susanne Blakeslee Márcia Morelli
Guilene Conte
Professor Wizgiz Mino Caprio Alexandre Moreno
Professor Palladium Vittorio Guerrieri Eduardo Borgueth
Professor Avalon Stefano Crescentini Maurício Berger
Icy Tatiana Dessi Fernanda Fernandes
Darcy Federica De Bortoli Márcia Coutinho
Stormy Valeria Vidali Flávia Saddy
Jared  ? Marcos Souza
Valtor Guido Di Naccio Guilherme Briggs
Vanessa Desconhecido Isis Koschdoski
Melise Maia
Marisa Leal
Mike James Patrick Stewart Cláudio Galvan
Alexandre Moreno
Lord Darkar Fabrizio Temperini Isaac Bardavid
Ogron Yuri Lowenthal Marcelo Garcia
Tritannus Adam Wylie Sérgio Muniz
Mirta Natalie Lander Fernanda Crispim
Lina Mendes
Lucy Jessica DiCicco Melise Maia
Narradora (no final)  ? Andréa Murucci
Nádia Carvalho

Dobragem Portuguesa Portugal[editar | editar código-fonte]

Primeira Temporada:[editar | editar código-fonte]

Áudio: Miguel Feijão

Produtor: Paulo Silva

Tradução: Sofia Mess

Direcção Musical: Paulo Curado

Uma Produção RTP MEIOS executada por Nacional Filmes

Vozes:

Segunda Temporada:[editar | editar código-fonte]

Tradução: Gisela Martins, Sara Ferreira

Produção: Ana Adão, Diogo Claudio

Equipa Técnica: Pedro Martins, Saul Gaspar, Tiago Raposinho

Direcção de Dobragem: Paulo Martinez

Gravado nos Estúdios PSB - Produções Audiovisuais[2]

Vozes:

Terceira Temporada:[editar | editar código-fonte]

Tradução e Adaptação: Cristina Diamantino

Adaptação Musical: Pedro Miguel, Saúl Monteiro

Direcção de Dobragem: Paulo Martinez

Estúdios PSB - Produções Audiovisuais

Vozes:

Quarta Temporada:[editar | editar código-fonte]

Tradução e Adaptação: Carla Machado

Direcção de Dobragem: Paulo Martinez

Estúdios PSB - Produções Audiovisuais

Vozes:

Quinta Temporada:[editar | editar código-fonte]

Tradução: Francisco Silva

Músicas: Ana Ritta

Direção Musical: Axel

Direção Técnica: Andreia Soares

Direção de Dobragem: Paulo Martinez

Estúdios PSB - Produções Audiovisuais

Vozes:

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]