Winx Club

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Winx Club (4ª temporada))
Winx Club
Clube Winx (PT)
O Clube das Winx (BR)
Winx Club
Logo da série
Informação geral
Formato
Género Fantasia
Aventura
Magical girl
Romance
Suspense
Duração 24 minutos
Estado Em exibição
Criador(es) Iginio Straffi
Desenvolvedor(es) Iginio Straffi
País de origem  Itália
 Estados Unidos[1]
Idioma original italiano
inglês (desde a 5ª temporada)
Temporadas 8
Episódios 208
Produção
Produtor(es) executivo(s) Joanne Lee
Kay Wilson Stallings
Editor(es) da história Janice Burgess
Roteirista(s) Iginio Straffi
Composto por Michele Bettali
Stefano Carrara
Fabrizio Castania
Maurizio D'Aniello
Empresa(s) produtora(s) Rainbow S.r.l.
Nickelodeon
Rai Fiction
Exibição
Emissora original Rai Yoyo
Distribuição Rainbow S.r.l. (ViacomCBS)
Formato de exibição 480p (SDTV) (2004-2009)
720p (HDTV) (2012-2019)
Formato de áudio Estéreo (1ª–4ª temporada)
Dolby Surround 5.1 (5ª–presente)
Transmissão original 28 de janeiro de 2004 – 2019
Cronologia
Programas relacionados Pop Pixie
World of Winx
Fate: The Winx Saga
Winx Club: Discovering Italy Magic

O Clube das Winx é um desenho animado de aventura e fantasia criado por Iginio Straffi[2], produzido pela Rainbow SpA e pelo canal de tv infantil Nickelodeon.[3][4][5] Foi lançado em seu país original em 28 de janeiro de 2004, pelo canal Rai Due até a 7ª temporada, sendo continuado no seu canal irmão Rai Yoyo, destacando-se por ser o primeiro desenho animado italiano a ser vendido nos Estados Unidos.[6] Em pouco tempo o desenho foi transmitido mundialmente e ganhando um sucesso grande entre o público infantil e rendendo vários produtos passando a se tornar um sucesso promissor.[7] Feito para meninas entre os 7 e 13 anos de idade, o sucesso expandiu-se, ganhando fãs de vários gêneros e idades ao longo dos anos de exibição.

O episódio piloto da série, "Magic Bloom", começou a produção em 1999. Desde o início, Iginio Straffi delineou a trama do programa para durar apenas três temporadas (um total de 78 episódios).[8] Ele escolheu continuar a história para uma quarta temporada em 2009. Nessa época, a popularidade de Winx Club atraiu a atenção da empresa de mídia americana Viacom, proprietária da Nickelodeon. A Viacom comprou 30%[9] do estúdio de animação da série, Rainbow SpA, e a Nickelodeon se tornou co-produtora do programa.[1]

A produção da quinta, sexta e sétima[10] temporadas foi dividida entre Rainbow e Nickelodeon Animation Studios.[11] A parceria entre Rainbow e Nickelodeon levou a co-produções adicionais, incluindo Club 57 em 2019,[12] que foi realizado por muitos escritores de O Clube das Winx. Também em 2019, a produção começou com uma adaptação em live-action da série Winx, intitulada Fate: The Winx Saga.[13]

Transmissão histórica[editar | editar código-fonte]

Na Itália, país de origem da série, a série foi transmitida pela Rai Due desde 28 de janeiro de 2004. Após 7 de abril de 2014, as estreias dos episódios do desenho foram transferidas do Rai Due para o Rai Gulp, começando com o 15º episódio da 6ª temporada. Em 2019, para a 8ª temporada, a série foi novamente transferida para um canal diferente, o Rai YoYo. Este canal por sua vez é direcionado a crianças em idade pré-escolar. Por isso, o criador da série, Iginio Straffi, afirmou que a oitava temporada foi escrita para um público muito mais jovem do que o das temporadas anteriores.[14]

A Nickelodeon começou a produzir novos episódios da série em 2010. O canal americano da Nickelodeon começou a exibir a série em especiais de uma hora para resumir a primeira e segunda temporadas. A terceira temporada, intitulada "Winx Club: Enchantix", foi exibida na Nickelodeon de 14 novembro a 26 de dezembro de 2011. A quarta temporada, com o título "Winx Club: The Power of Believix", foi exibida na Nickelodeon de 6 de maio a 29 de julho, de 2012. A quinta temporada, intitulada "Winx Club: Beyond Believix", estreou na Nickelodeon em 26 de agosto de 2012 e teve um curto hiatus durante o inverno de 2012, regressando em fevereiro de 2013, e o final da temporada foi exibido no final de setembro de 2013. A sexta temporada, conhecida por "Winx Club: Bloomix", começou a ser exibida na Nickelodeon a 29 de setembro de 2013.

Em abril de 2014 a Rainbow S.r.l. e a Nickelodeon anunciaram que a 7ª temporada da série já estava em produção. Em 7 de abril de 2014, foi anunciado oficialmente pelo site WorldScreen.com: "A sétima temporada da popular série Winx Club da Rainbow S.r.l. irá estrear mundialmente em 2015". "Estamos muito satisfeitos em anunciar a sétima temporada de Winx Club ... Será um privilégio fazer parceria novamente com a Nickelodeon", disse Iginio Straffi, presidente e CEO da Rainbow.[15][10]

Em 2015, numa entrevista, Iginio Straffi confirmou que a oitava temporada já estava em produção,[16][17][18] com estreia prevista para 15 de abril de 2019.[19] Em 27 de fevereiro de 2018, foi anunciado que a oitava temporada seria transmitida nos primeiros meses do ano de 2019, para celebrar o 15º aniversário da série. Foi confirmado um novo estilo de desenho, e foram confirmados novos poderes e novas transformações mágicas, além do regresso de algumas transformações da série, sendo elas: Butterflix, Sirenix e Enchantix.​ Valtor retorna como antagonista principal após a 3ª temporada. Também se sabe que cinco novos personagens vão aparecer nessa temporada: uma criatura mágica chamada Twinkly - a mensageira da Rainha de Lumenia, que vai acompanhar as Winx na sua jornada pelo universo; Dorana, a Rainha de Lumenia; Argan/Obscurum, irmão de Dorana que se corrompeu e se aliou a Valtor para poder ser o Rei de Lumenia; Orion, um misterioso jovem que fará amizade com as Winx, porém, ainda não se sabe se ele vai ser um amigo ou um inimigo; e Lumilla, a melhor amiga de Twinkly. As Trix regressarão a partir do 13º episódio: "A Sombra de Valtor". O Especialista Riven também regressará, e reatará o namoro com Musa.

Filmes[editar | editar código-fonte]

O Segredo do Reino Perdido[editar | editar código-fonte]

O primeiro filme do Clube das Winx, foi lançado em 30 de novembro de 2007 na Itália, e nos EUA em 11 de março de 2012 na Nickelodeon.[20] Em Portugal estreou a 13 de março de 2008 e mais tarde a 25 de dezembro de 2012 no Canal Panda. No Brasil foi exibido em 2012 pela Nickelodeon.

Os acontecimentos do filme seguem os da terceira temporada. Bloom continua sua busca por seus pais biológicos, e juntamente com os seus amigos, ela descobre mais sobre o seu planeta Domino, e tem que lutar contra Mandrágora, assim como as Três Bruxas Ancestrais que causaram a destruição do seu planeta.

A Aventura Mágica[editar | editar código-fonte]

O segundo filme do Clube das Winx foi lançado a 29 de outubro de 2010 na Itália, e a 20 de maio de 2013 na Nickelodeon nos EUA.[21] Em Portugal estreou em a de março de 2011. No Brasil, o filme nunca chegou a vir as telas.

As Trix tornam-se aliadas das Bruxas Ancestrais, que juntas, tentam destruir toda a magia boa do universo e acabar com as Winx e os Especialistas, que tentarão restaurar a magia e derrotar as bruxas. Enquanto isso, Bloom descobre mais sobre o passado do seu reino e por que o pai de Sky não quer que ele se case com ela.[22] Os eventos do filme passam-se durante algum momento da 4ª temporada.

O Mistério do Abismo[editar | editar código-fonte]

O terceiro filme do Clube das Winx foi lançado em 4 de setembro de 2014 na Itália, e nos EUA estreou a 1 de dezembro de 2014.

Em Portugal o filme ainda não tem data de estreia. Já no Brasil, o filme estreou na plataforma de video sob demanda NET NOW, do grupo Claro Brasil, a 23 de agosto de 2016 sem aviso ou qualquer divulgação de estreia e com um elenco de dublagem diferente do regular, já que foi localizado em São Paulo e não no Rio de Janeiro como de costume.

Conta a história seguindo do ponto onde termina a quinta temporada, em que as Trix tentam ativar novamente o Trono do Imperador após Tritannus ser derrotado. As Trix aliam-se à Politea, uma antiga ninfa e amiga de Daphne. Ela diz as Trix que só conseguirão ativar o Trono do Imperador e controlar o Oceano Infinito com a "ajuda" de um rei, e o escolhido é Sky.

Séries spin-off[editar | editar código-fonte]

Pop Pixie[editar | editar código-fonte]

Uma série spin-off, intitulada Pop Pixie estreou na Itália a 10 de janeiro de 2011. Esta série é baseada nas pixies que acompanham as Winx em algumas temporadas, e contou com personagens como Lockette, Chatta, Amore, Digit, Tune e Piff juntamente com novos personagens. As novas personagens coadjuvantes inseridas na série são Caramel e Cherie, que mais tarde aparecem na sexta temporada de Winx Club como substitutas de Digit e Tune, respectivamente.

World of Winx[editar | editar código-fonte]

Logotipo da série.
Logotipo da série.
Logotipo da série.

Em World of Winx, as garotas embarcam numa nova jornada à paisana pelo mundo em busca de jovens talentosos em áreas como artes, desporto, música e ciência. Como participantes do programa de reality TV WOW!, as Winx devem viajar pelo mundo numa missão secreta: tornar os sonhos de crianças talentosas realidade! Os miúdos e miúdas que elas encontram têm a sua própria magia, e as fadas de Winx Club ficam encantadas. Com tanta magia, a confusão não tarda, e Bloom e suas amigas deparam-se com um novo e perigoso mistério. Os fãs de Winx Club vão adorar a nova abordagem com histórias mais sérias e desenvolvidas especialmente para exibição sob demanda aos assinantes da Netflix. Na nova aventura, as fadas Winx visitam a Terra como apresentadoras do programa de show de talentos chamado WOW! À medida que procuram em todo o mundo por crianças talentosas, elas deparam-se com o Ladrão de Talentos - um vilão misterioso que está a capturar crianças talentosas. As Winx devem esconder as suas identidades de fadas, muitas vezes com consequências hilariantes, para caçar o Ladrão de Talentos e encontrar seu esconderijo secreto: uma misteriosa ilha mágica.

Devido a direitos de transmissão, a série não foi disponibilizada na Netflix de Espanha e Portugal, durante 2 anos, e Itália, sendo que neste último, a série é transmitida pelo canal Rai Gulp, desde janeiro de 2017.[23]

A segunda temporada do spin-off estreou a 16 de junho de 2017, na Netflix, com mais 13 episódios.

A 4 de junho de 2018, pelas 15 horas, foi transmitido o primeiro episódio da primeira temporada em Portugal de World of Winx, no canal Biggs, após ter sido previsto em maio a sua estreia no Canal Panda, mas foi primeiro adiada e depois alterada a transmissão do Canal Panda para o Biggs, fazendo assim Portugal entrar na lista de países em que World of Winx seja transmitido fora da Netflix, até 3 de novembro de 2018, altura que estreou na Netflix a 1ª temporada da série, intitulada de "O Mundo das Winx".

Está a ser exibida no Brasil, na TV Cultura, desde 21 de outubro de 2019, às 17:05.

Fate: The Winx Saga[editar | editar código-fonte]

Logotipo da série.
Ver artigo principal: Fate: The Winx Saga

Em 14 de março de 2018, foi confirmado que a Netflix iria produzir uma série live-action do desenho.[24]

A série é focada no público jovem-adulto. A primeira temporada de Fate: The Winx Saga tem seis episódios, com 40 minutos à 1 hora cada um, e estreou em 22 de janeiro de 2021. A jornada de amadurecimento de cinco amigas improváveis ​​que frequentam Alfea, em um internato mágico no Otherworld (Outro Mundo), onde devem aprender a dominar seus poderes enquanto navegam no amor, nas rivalidades e nos monstros que ameaçam sua própria existência.[25][26]

Outras mídias[editar | editar código-fonte]

Rainbow Magic Land[editar | editar código-fonte]

Foi inaugurado em junho de 2011 a Rainbow Magic Land que é um parque de diversoes criado juntamente com o Alfa Park e está localizado na cidade de Roma. O parque possui atrações de todos os desenhos da Rainbow S.r.l incluindo as Winx.[27] No parque, as principais atrações são: uma visita ao castelo Alfea; uma visita a vila das Pixies; shows com as Winx; montanha russa das Winx.

Teatro[editar | editar código-fonte]

Nos dias 21 e 22 de março de 2009 chegou a Portugal o "Winx Club On Tour". As protagonistas da popular série televisiva Clube Winx - Bloom, Stella, Musa, Tecna, Flora e Aisha, se apresentaram para o palco numa série de espectáculos realizados em Lisboa, Porto, Figueira da Foz e Portimão. O Winx Club On Tour, se chamou Winx Tour Portugal no país, baseia-se nas aventuras das seis fadas que estudam na escola Alfea, situado no mundo de Magix, e que defendem o Universo das obscuras forças do mal. Ao longo deste espectáculo musical, cantores e bailarinos interpretaram os grandes temas musicais da série, em coreografias que evocam o universo mágico das personagens da série. O cenário grandioso revisita a atmosfera de fantasia que caracteriza o mundo de Magix através de várias projecções e jogos de luz. As suas cenas e diálogos realistas aliados a uma cenografia moderna e ao visual trendy de todas as personagens contribuem para tornar este espectáculo num projecto abrangente, pensado não só para as crianças como também para um público mais adulto. Criado por Iginio Straffi e dirigido por Salvatore Vivinetto.

Winx on Ice[editar | editar código-fonte]

É a nova aventura das Winx, e no gelo, nesse novo musical as Winx ajudam Carolina, uma garota que ganha de Faragonda um diário mágico, que tudo o que escreve se torna realidade, e as Trix e Valtor usam Carolina para seus próprios fins. O espetáculo conta com Carolina Kostner como Carolina.

Winx in Concert[editar | editar código-fonte]

Em 2009, 2012 e 2015 um especial foi feito com as principais personagens do desenho animado, e nos palcos interpretado por um grupo live-action que juntas formam um grupo musical, és um grande sucesso que está percorrendo pelo mundo e que já rendeu demasiados produtos incluindo CDs, DVDs, vestuários, brinquedos, jogos, aplicativos e dentre outros itens que conquistam os fãs de Winx Club pelo mundo. O especial também foi levado para Europa, em Portugal em Lisboa, Troia, Faro, Ílhavo, Portalegre, Beja, Santarém, Covilhã, Caldas da Rainha, Santa Maria da Feira, Guimarães e Leiria.

Jogos eletrônicos[editar | editar código-fonte]

A série também foi adaptada para os jogos eletrônicos. Os consoles que receberam a série foram: o PlayStation 2, Game Boy Advance, Nintendo DS, Computadores, Android e iOS. O primeiro deles foi Winx Club, lançado em 2005 para o Playstation 2 , PC e Game Boy Advance . Outros jogos incluem: Winx Club: The Quest for the Codex (2006), Winx Club: Mission Enchantix (2008), Dance Dance Revolution Winx Club (2009), Winx Club: Believix in You (2010) e Winx Club: Magical Fairy Party (2012).[28]

Em 2013, Tsumanga Studios lançou um aplicativo para iOS e Android intitulado Winx: Sirenix Power.[29][30] Outros aplicativos baseados na série incluem Winx Fairy School(por Tsumanga Studios) , Winx Club: Rock the World (por Budge Studios) e Winx Club: Bloomix Quest.[31][32] O jogo eletrônico Winx Club: Saving Alfea foi lançado para Nintendo 3DS e DS em 2014. O jogo é publicado pela Pouco Orbit e conta com as fadas Winx em seu poder Bloomix a partir da sexta temporada.[33][34]

Referências

  1. a b «Winx, fatine italiane coprodotte negli Usa» (PDF). Corriere della Sera 
  2. «Iginio Straffi». Iginio Straffi. Consultado em 29 de março de 2013 
  3. «Nickelodeon and Rainbow S.p.A. Announce Global Partnership for "Winx Club" Animated Series». PR Newswire. Consultado em 9 de maio de 2012 
  4. «PRESS «  Iginio Straffi». Consultado em 11 de setembro de 2015 
  5. «Konami, 4kids Entertainment And Rainbow S.R.L. Announce Winx Club License Agreement». Game Zone. Consultado em 10 de fevereiro de 2013 
  6. «Winx Club» (em inglês). Consultado em 8 de janeiro de 2015 
  7. «La 'Winx Club Serie 7' presentata da Rainbow al festival di Taormina». Libero. 24 de junho de 2015. Consultado em 1 de julho de 2015 
  8. Stefano Fabrizi (3 de janeiro de 2014). «Ecco le avventure delle mie Winx». Corriere Adriatico 
  9. «Straffi's Rainbow: Europe's Largest Animation House Has Growing Pains» (PDF). VideoAge International. Outubro de 2014 
  10. a b «Rainbow and Nickelodeon Announce 'Winx Club' Season Seven» 
  11. «Nickelodeon Animation Studio: What We Do - Winx Club». Nickelodeon. 2014. Cópia arquivada em 13 de junho de 2014 
  12. «TV Kids: Iginio Straffi». Worldscreen. 22 de maio de 2019 
  13. Brian Lloyd (17 de setembro de 2019). «Netflix's latest TV series, 'Fate: The Winx Saga', is now filming in Ireland». Entertainment.ie 
  14. «TV Kids 2019: Iginio Straffi». 22 de maio de 2019 
  15. «Confirmação da sétima temporada de Winx Club». Consultado em 4 de Abril de 2014. Arquivado do original em 15 de abril de 2014 
  16. Massimo Longoni (8 de setembro de 2015). «Fenomeno Winx, fan da tutto il mondo a Jesolo per le fatine della Rainbow» (em italiano). Consultado em 12 de Setembro de 2015 
  17. Laura (10 de setembro de 2015). «Da grandi vogliamo 'fare' le Winx» (em italiano). Consultado em 12 de Setembro de 2015 
  18. ANSA (22 de maio de 2016). «Non solo Winx, Rainbow punta a raddoppio» (em italiano). Consultado em 24 de Maio de 2016 
  19. Rai YoYo. «Winx Club 8 - Rai YoYo» (em italiano) 
  20. «Winx Club News Page». Michael's Winx Club. 8 de outubro de 2006. Consultado em 10 de janeiro de 2014. Arquivado do original em 29 de março de 2019 
  21. Kristin Brzoznowski (9 de novembro de 2009). «Rainbow Extends Winx Club Film Franchise» (em inglês). WorldScreen.com 
  22. «Winx Club: Magical Adventure» (em inglês). Amazon. Consultado em 10 de janeiro de 2014 
  23. Toscano, Alice. «Wow, spin off delle Winx, su Rai1 nel 2016» 
  24. «'Winx Club': Netflix Adapting Italian Animated Franchise As YA Series». Consultado em 25 de janeiro de 2020 
  25. AdoroCinema, Fate: A Saga Winx, consultado em 19 de março de 2021 
  26. Lee, Anna Grace (18 de fevereiro de 2021). «'Fate: The Winx Saga' Season Two Could Reintroduce a Beloved Character from the Original Series». Esquire (em inglês). Consultado em 19 de março de 2021 
  27. Theme Park Winx (em inglês)
  28. «Winx Club: Magical Fairy Party - Game Info» (em inglês). Nintendo. Consultado em 18 de janeiro de 2014 
  29. «Winx Sirenix Power». iTunes. Consultado em 18 de janeiro de 2014 
  30. «Winx Sirenix Power» (em inglês). Google Play. Consultado em 18 de janeiro de 2014 
  31. Wolfe, Jennifer (27 de novembro de 2013). «Winx Club Unveils New 'Fairy School' Game». Animation World Network. Consultado em 18 de janeiro de 2014 
  32. «Winx Club: Rocks the World» (em inglês). Budge Studios. Consultado em 18 de janeiro de 2014. Arquivado do original em 1 de fevereiro de 2014 
  33. «Little Orbit's E3 2014 lineup» (em inglês). Little Orbit. Consultado em 31 de julho de 2014 
  34. «Winx Club: Saving Alfea» (em inglês). Little Orbit. Consultado em 31 de julho de 2014. Arquivado do original em 11 de agosto de 2014 

Erro de citação: Elemento <ref> com nome "refname2" definido em <references> não é utilizado no texto da página.

Erro de citação: Elemento <ref> com nome "refname3" definido em <references> não é utilizado no texto da página.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]