W.I.T.C.H.

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Witch)
Ir para: navegação, pesquisa
W.I.T.C.H.
Comic image missing-pt.png
Editora Disney
Publicação
Publicado em Itália
Publicação original Abril de 2001
Última Publicação Outubro de 2012
Gênero (s) Fantasia
Personagens Will Vandom
Irma Lair
Taranee Cook
Cornelia Hale
Hay Lin
Roteirista(s) Elisabetta Gnone, Francesco Artibani, Bruno Enna, Teresa Radice, Paola Mulazzi, Alessandro Ferrari, Augusto Macchetto
Desenhista(s) Alessandro Barbucci, Daniela Vetro, Donald Soffritti, Paolo Campinoti, Alessia Martusciello
Projecto Banda Desenhada  · Portal da Banda Desenhada

W.I.T.C.H. é uma história de fantasia criada por Elisabetta Gnone, Alessandro Barbucci e Barbara Canepa.[1] A série foi publicada na Itália entre abril de 2001 e outubro de 2012.

História[editar | editar código-fonte]

A série conta a história de cinco adolescentes que são escolhidas para serem as novas Guardiãs do Oráculo de Kandrakar. Nesse caso, elas têm que proteger o centro do universo de pessoas e criaturas que desejam causar danos a ele. Para isso, foram dados para cada uma delas um poder dos cinco elementos. As novas guardiões são Will, Irma, Taranee, Cornelia e Hay Lin, cujas iniciais formam a singla "W.I.T.C.H.".

Personagens[editar | editar código-fonte]

Will Wandom
É a líder da equipe W.I.T.C.H. e guardiã do Coração de Kandrakar. Ela se muda para Heatherfield, após deixar sua cidade natal, Fadden Hills. Seus poderes incluem trazer aparelhos elétricos à vida, dando-lhes personalidades distintas e a capacidade de falar. Ela também é capaz de conversar e de compreender os animais. Na edição 80, o meio-irmão de Will nasce. Mais tarde, ela descobre que ele também possui poderes mágicos.
Irma Lair
É um pouco atrevida e impresível, sendo a palhaça do grupo. Sua melhor amiga é Hay Lin, que possui o seu mesmo senso de humor. Seus poderes incluem a intuição e a manipulação da água, além de conseguir ter visões através da água.
Taranee Cook
Apesar de parecer tímida, Taranee é bastante determinada quando tem um objetivo em mente. Seus poderes são controlar o fogo, ler mentes, além de ser capaz de se comunicar com as pessoas telepaticamente. A mãe de Taranee diz que ela foi adotada depois que a casa de seus pais verdadeiros foi queimada e eles estavam muitos feridos para cuidar dela por conta própria.
Cornelia Hale
É uma garota extramente lógica e calma, que gosta bastante de moda e de patinação no gelo. Ela pode manipular terra, pedra, metal e madeira, além de falar com a terra e mover objetos com a sua mente.
Hay Lin
É bastante criativa, alegre e otimista. Ela é capaz de controlar o ar e de recordar o passado através do som.

Mídia[editar | editar código-fonte]

Revista[editar | editar código-fonte]

W.I.T.C.H. foi publicada pela primeira vez na Itália, em abril de 2001. Desde então, foi vendida em mais de cinquenta países e traduzida em mais de vinte línguas.[2] Sendo publicada mensalmente, a revista era direcionada para meninas jovens. Ficou conhecida principalmente pelo HQ, apesar da publicação trazer também diversas matérias para adolescentes. A revista original foi encerrada em outubro de 2012,[3] na edição 139.

No Brasil, a revista foi publicada pela Abril Jovem. Por motivos comerciais, a revista teve sua publicação encerrada em dezembro de 2009, na edição 95.

Mangá[editar | editar código-fonte]

Por razões desconhecidas, a revista nunca foi publicada no Japão. Ao invés disso, foi feito um mangá baseado na história da série. Com roteiro e arte de Haruko Lida, o mangá foi serializado na revista mensal Asuka Gekkan pela editora Kadokawa Shoten. Após o cancelamento do mangá, duas edições encardenadas foram lançadas, com capas ilustradas por Daisuke Ehara.[4] Na Itália, o mangá foi publicado na revista Disney Manga.[5]

No Brasil, em 2010, a OnLine Editora anunciou que lançaria os mangás baseados na série.[6]

Livro[editar | editar código-fonte]

Nos Estados Unidos, entre 2002 e 2003, as histórias de W.I.T.C.H. eram exclusivamente lançadas em livros escritos por Lene Kaaberbøl. Até que, em 2005, os livros foram adaptados para HQ. Desde então, foram lançados 26 livros inspirados no HQ e reproduzidos por Elizabeth Lenhard ou Alice Alfonsi.

Romance gráfico[editar | editar código-fonte]

Em 2005, foram lançados sete romances gráficos baseados em W.I.T.C.H., os quais foram publicados pela Hyperion Books nos Estados Unidos.[7]

Série animada[editar | editar código-fonte]

Uma série animada inspirada na história de W.I.T.C.H. foi produzida pela SIP Animation, em associação e participação da Jetix Europe, The Walt Disney Company, France 3 e Super RTL.[8] Contendo 52 episódios, foi ao ar entre 28 de dezembro de 2004 e 23 de dezembro de 2006.

Referências

  1. Criadores da revista W.I.T.CH. Inducks.. Página visitada em 23/05/2010.
  2. Fact Book 2005 The Walt Disney Company. Página visitada em 16 de novembro de 2012.
  3. In ogni fine c'è spazio per un nuovo inizio Il Blog del Direttore..
  4. Japan: 月刊 Asuka # 2003-05 Inducks.. Página visitada em 23/05/2010.
  5. Disney Manga Inducks.. Página visitada em 23-05-2010.
  6. Disney Witch e novos mangás da Editora Online (26-11-2010).
  7. USA: Witch Graphic Novel Inducks. Página visitada em 16 de novembro de 2012.
  8. DeMott, Rick. W.I.T.C.H. Licensed On Free TV To 13 Countries Across Europe Animation World Network. Página visitada em 21 de novembro de 2012.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]