Wolfgang de Hesse-Cassel

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Wolfgang de Hesse-Cassel
Conde de Hesse-Cassel
Príncipe-herdeiro da Finlândia
Governo
Consorte Maria Alexandra de Baden
Vida
Nascimento 6 de novembro de 1896
Offenbach
Morte 12 de julho de 1989 (92 anos)
Pai Frederico Carlos de Hesse-Cassel
Mãe Margarida da Prússia

Wolfgang de Hesse-Cassel, (Wolfgang Maurício), (6 de novembro de 1896 - 12 de julho de 1989) foi o herdeiro designado na monarquia finlandesa (com uma pretensão semelhante à Estónia) e, como tal, portador do título príncipe-herdeiro da Finlândia oficialmente até ao dia 14 de dezembro de 1918.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Wolfgang era o segundo de um par de gémeos, sendo quarto filho do príncipe Frederico Carlos de Hesse-Cassel e da princesa Margarida da Prússia. Um dos seus tios maternos era o kaiser Guilherme II da Alemanha. O seu pai foi eleito como rei da Finlândia no dia 9 de outubro de 1918 para substituir o seu primo em segundo-grau, o czar Nicolau II, que era grão-duque da Finlândia. Contudo, Frederico Carlos renunciou ao trono no dia 14 de dezembro de 1918 e o título nunca foi usado pelos membros da família, embora algumas pessoas o usassem publicamente.

Wolfgang teria sido o herdeiro do seu pai como rei da Finlândia no lugar do seu irmão gémeo Filipe, uma vez que, aparentemente, estava com os seus pais em 1918 pronto para viajar para a Finlândia onde se dizia que ia casar com uma senhora de alta sociedade finlândesa que já se estava a preparar para receber o príncipe-herdeiro. Na altura Filipe estava no exército e incontactável.

Wolfgang casou-se no dia 17 de setembro de 1924 com a princesa Maria Alexandra de Baden, filha do príncipe Maximiliano de Baden e da princesa Maria Luísa de Hanôver. Não tiveram filhos. Quando Wolfgang morreu, foi o seu sobrinho, o príncipe Henrique de Hesse que o sucedeu na sua reclamação do trono da Finlândia.[1]

Wolfgang adoptou o seu sobrinho, o príncipe Carlos Adolfo de Hesse (nascido em 1937), filho mais velho do seu irmão mais novo, Cristóvão, que tinha sido morto em batalha em 1943.

Na altura da sua morte aos 92 anos, Wolfgang era o último bisneto sobrevivente da rainha Vitória a nascer quando ela ainda era viva. Vitória morreu em 1901 e Wolfgang nasceu em 1896.

Referências

  1. Baer, Katarina; Kuvat Pekka Elomaa. "Suomen Kuningas"