Wolfgang de Ratisbona

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
São Wolfgang de Ratisbona, O.S.B.
São Wolfgang de Ratisbona
"O doador de esmolas"
Nascimento 934 em [Suábia]], provavelmente Pfullingen
Morte 994 (70 anos) em Pupping, (moderna Áustria)
Veneração por Igreja Católica
Igreja Ortodoxa
Canonização 1052, Roma por Leão XI
Festa litúrgica 31 de maio
Atribuições Forçando o diabo a ajudá-lo a construir uma igreja; hábito episcopal; com um machado na mão direita e um báculo na esquerda; como um eremita no campo sendo descoberto por um caçador.
Padroeiro carpinteiros e marceneiros; Ratisbona; contra doenças do estômago, paralisia, derrames e apoplexia
Gloriole.svg Portal dos Santos

Wolfgang de Ratisbona, O.S.B., foi bispo de Ratisbona na Baviera, Alemanha, desde o natal de 972 até o dia da sua morte. É um santo da Igreja Católica Romana, canonizado em 1052 pelo Papa Leão XI.

Wolfgang é considerado um dos três grandes santos da Alemanha do século X [1] , os outros dois são Santo Ulrico e São Conrado, "que iluminou o período inicial da Idade Média na Alemanha com o esplendor dos seus atos e serviços".

Tem origens na nobreza da Suábia, estudou na escola monástica de Reichenau. Em 964 ingressou na abadia beneditina de Maria Einsiedeln na Suíça e foi ordenado sacerdote em 968. Exerceu o trabalhou apostólico na Hungria onde ficou até 972, quando foi nomeado bispo de Ratisbona.

Foi tutor do imperador Santo Henrique II e de Santa Gisela de Borgonha, primeira rainha da Hungria e esposa do rei Santo Estêvão. No final da sua vida retirou-se para levar vida de eremita.

Referências

  1. Wikipedia: Wolfgang of Regensburg, (2007, June 27). In Wikipedia, The Free Encyclopedia (versão: 140981492), acessado em 7 de agosto de 2007

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Wolfgang de Ratisbona