Wolverine

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Searchtool.svg
Esta página ou secção foi marcada para revisão, devido a inconsistências e/ou dados de confiabilidade duvidosa (desde março de 2014). Se tem algum conhecimento sobre o tema, por favor, verifique e melhore a consistência e o rigor deste artigo. Considere utilizar {{revisão-sobre}} para associar este artigo com um WikiProjeto e colocar uma explicação mais detalhada na discussão.
Wolverine
Wolverine por John Cassaday.jpg

Arte de John Cassaday
Dados da publicação
Publicado por Marvel Comics
Primeira aparição The Incredible Hulk #180
(Novembro de 1974)
Criado por Len Wein
John Romita
Herb Trimpe
Características do personagem
Alter ego James "Logan" Howlett
Espécie Humano Mutante
Terra natal Canadá
Afiliações X-Men
Os Novos Vingadores
Tropa Alfa
Arma X
Irmandade de Mutantes
Novo Quarteto Fantástico
Departamento H
Clã Yashida
Os Cavaleiros do Apocalipse X-Force
Base de operações Mansão X
Torre dos Vingadores
Parentesco Daken (filho)
X-23 (clone)
Dentes de Sabre (arquiinimigo e irmão mais velho)
Situação presente Ativo
Codinomes conhecidos Logan
Arma X
Caolho
Morte
Habilidades Regeneração celular
Garras retrateis
Sentidos aguçados
Super agilidade
Ossos e garras recobertos de adamantium
Mestre em artes marciais
em casos extremos Wolverine enxerga tudo em vermelho
Longevidade beirando a imortalidade
clarividência (pouco usado)
Projecto Banda desenhada  · Portal da Banda desenhada

Wolverine (palavra em inglês para "carcaju" ou "glutão", um tipo de mustelídeo das florestas do Canadá), é um personagem fictício, um herói de histórias em quadrinhos publicados pela Marvel Comics. A primeira aparição do personagem foi na revista de HQ Incredible Hulk #180 (outubro de 1974) e foi criado pelo escritor Len Wein e pelo diretor de arte John Romita, que desenvolveu o personagem. Foi desenhado pela primeira vez para publicação por Herb Trimpe.[1]

Publicação[editar | editar código-fonte]

A primeira aparição de Wolverine foi na revista The Incredible Hulk #180, em Outubro de 1974, em história escrita por Len Wein e desenhada por Herb Trimpe. A partir daí, o personagem fez aparições em várias publicações da Marvel Comics, até fazer sua maior participação em The Incredible Hulk #181, em Novembro de 1974 novamente em história de Wein e Trimpe. John Romita desenhou o personagem em uniforme amarelo e azul e foi apresentado apenas como sendo um agente super-humano do governo canadense. Nessas aparições, suas garras não eram mostradas retráteis, embora Len Wein já tenha dito que elas sempre foram desenhadas com essa idéia.[2]

Histórico[editar | editar código-fonte]

Arma X[editar | editar código-fonte]

O passado de Wolverine sempre foi coberto de mistério. Cobaia de uma experiência governamental (o Programa Arma X) Logan pouco sabe sobre sua vida anterior, pois teve memórias falsas implantadas pelos militares.

Programa do governo do qual Logan participou com o codnome Wolverine, no qual seu esqueleto de adamantium foi inserido. Após o programa ele perdeu a memória e uma série de eventos o leva a lutar para recuperá-la.

Só recentemente se descobriu seu verdadeiro nome: James Howlett. Nascido em Alberta, no Canadá, filho de Elisabeth e John Howlett. É irmão mais novo de John Howlett Jr., que "morreu" logo cedo.

Devido ao seu “Fator de Cura Mutante”, o envelhecimento de Logan é lento, fazendo com que sua idade certa seja indeterminada. Sabemos porém que ele lutou na Guerra Civil Americana e na Segunda Guerra Mundial (ao lado do Capitão América). No livro do autor Hugh Matthews, intitulado "Lifeblood", Wolverine está preso em um campo de concentração na Polônia chamado "Höllenfeuer" (algo como 'Fogo do Inferno'), durante parte da Segunda Guerra Mundial.

Já tendo atuado como agente secreto da C.I.A. e do Serviço Secreto Canadense, ao cair em desgraça junto a seus superiores, ele foi caçado como uma ameaça, capturado e enviado a custódia de cientistas canadenses, participantes do "Programa Arma-X", quando se descobriu que ele era um mutante com fator de regeneração e com garras ósseas retráteis saindo de cada pulso. Esse programa, (parte do programa Arma Extra, que pretendia criar máquinas de guerra perfeitas), precisava de "voluntários" para sua técnica de implantes de Adamantium, (um metal fictício, sendo o mais resistente da Terra), no esqueleto humano. Graças ao seu fator de cura, Logan conseguiu sobreviver aos experimentos: o resultado foi que todo o seu esqueleto foi revestido com o metal experimental.

Tropa Alfa[editar | editar código-fonte]

Conseguindo escapar do Programa, Logan viveu como um animal durante muito tempo nas florestas canadenses, sem memória e agindo apenas por instinto. Só voltou ao convívio da sociedade quando o casal Heather e James McDonalds Hudson o encontraram, cuidando dele e o fazendo se comportar como um humano novamente. James (que era o herói Víndix) o convidou para fazer parte da Tropa Alfa, o super-grupo de heróis canadenses.

X-Men[editar | editar código-fonte]

Logan atuou com o grupo canadense até ser convocado pelo Professor X (juntamente com um grupo de mutantes novatos) para salvar seus pupilos originais de Krakoa, a "Ilha Viva". Após o bem sucedido resgate, Wolverine aceita o convite do Professor e permanece nos Estados Unidos, tornando-se um membro ativo dos X-Men, onde permanece até os dias de hoje.

Após a Saga Queda dos Mutantes, no período em que os X-Men foram dados como mortos e passaram a atuar tendo como base uma cidade abandonada no deserto australiano (antiga base dos Carniceiros de Mutantes), Logan começou a dividir seu tempo junto com a equipe em aventuras solo. Estas se passavam em Madripoor (uma ilha, capital de um principado fictício ao sul de Singapura), onde ficou conhecido como Caolho, por usar um tampão em um olho. Essa fase foi mostrada no Brasil com o lançamento de sua Revista-Solo, pela Editora Abril,no início de 1992.

Em uma aventura (publicada no Brasil em X-Men Gigante nº2) onde Magneto pretendia lançar sua empreitada rumo ao domínio do mundo através base espacial que controlava, Wolverine teve todo o Adamantium retirado de seus ossos pelo vilão. Foi essa aventura que mostrou pela primeira vez que as suas garras já existiam antes da experiência do programa Arma X. Depois disso, Wolverine passou por um período totalmente voltado ao seu lado animalesco, praticamente irracional, sendo incapaz de até mesmo de pronunciar uma só palavra. Somente com a ajuda de Elektra e Stick, ele conseguiu recuperar o auto-controle.

Posteriormente, os ossos de Wolverine voltaram a ser recobertos de Adamantium pelo vilão Apocalipse, que o transformou no Cavaleiro "Morte". Após se livrar do controle mental, o herói teve de passar por um período de readaptação e treinamento.

Logan já teve três esposas: a empresária japonesa Mariko Yashida, a índia canadense Raposa Prateada (fato questionável, devido aos implantes de memória que o herói recebeu) e a vilã conhecida como Víbora (antiga Madame Hidra). Este último casamento não ocorreu por vínculos afetivo: Wolverine se sentiu na obrigação de se casar para cumprir uma promessa feita a uma amiga já falecida a muitos anos atrás: Seraph, a fundadora do Bar Princesa. Já Víbora desejava assegurar seu domínio sobre o mundo do crime na cidade fictícia de Madripoor.

Um personagem de extremos, Wolverine já representou diversos "papéis" dentro dos X-Men. Tendo passado de "garoto-problema" a tutor e "consciência" do grupo, o comprometimento de Logan com o sonho de coexistência pacífica entre humanos e mutantes é total. Considerando os X-Men sua família, ele, de sua maneira característica, sempre oferece ajuda a todos os membros em momentos de dificuldade, aconselhando-os ou chamando-os à realidade, da maneira que se fizer necessária.

X-force[editar | editar código-fonte]

Após nascer a primeira mutante após o Dia M, Ciclope organiza a X-force,um grupo liderado por Wolverine cuja formatação foi: Wolverine, X23, Apache, Lupina, Caliban e Hepzibah.Caliban morre e Hepzibah fica ferida naquela missão e é absolvida da X-force. Este grupo seviu de Purificadores de vilões, o que deixou Wolverine e X23 livres para expressar o seu lado animal, matando todos os bandidos que encontram pela frente.

A primeira missão da X-force foi salvar Lupina dos Purificadores de Matthew Risman, que criaram um coro de Arcanjos com asas. Quando a menina volta para casa, ela arranca as asas do Anjo, o transformando em arcanjo de novo. Então, a X-force voltou a atacar os purificadores, desta vez atrás do anjo e de lupina.

No final, Anjo consegue controlar a forma entre Anjo e Arcanjo, se tornando membro da X-force, Lupina mata o seu pai, ainda dominada pelo desejo de matar o anjo,já que seu pai era um dos Arcanjos do coro e Elixir vai até o Ninho do Anjo (sede da X-force) para curar a lupina e o Anjo do seu trauma da primeira missão da equipe, tornando - se o membro mais novo do Grupo. já na segunda e terceira missão a X-force tirou de letra a nota A. Tendo agora em seu grupo Dominó, Vanisher, Elixir, Deadpool e Cable, Wolverine tem de assumir missões bem maiores e que podem sustentar o seu apetite por lutas e violências.

Guerra Messiânica[editar | editar código-fonte]

Durante o evento Lepra Suicída, em que a Rainha Leprosa e sua Liga Sapiens raptou mutantes aumentando seus poderes de forma que se tornem armas altamente destrutivas. A nova X-Force, é convocada por Ciclope para resgatar os mutantes presos e deter os planos da terrorista louca e mata-lá se fosse necessário. Mas durante esses eventos a X-Force formada por Wolverine (lider), Apache, Arcanjo, X-23, Dominó, Vanisher e Elixir são teletransportados para o futuro através de um mecanismo feito pelo Fera usando tecnologia do Forge em um tipo de pulseira. Apesar de ser um tipo de "missão de resgate", Cable não gostou nada da equipe ter viajado para o futuro.Ao derrotar o traidor Bishop, eles descobrem que o "todo-poderoso" desse futuro era nada mais nada menos que o clone de Nathan, Conflyto. Cable e Wolverine tiveram que juntar forças para derrotar as hordas de Conflyto. Arcanjo encontra Apocalipse, que por sua vez traído pelo clone do antigo Messias encontra-se em uma caverna velho e cansado que ao tocar em seu mais letal cavaleiro recebe a energia vital que precisava para se erguer. Assim para derrotar Conflyto foram necessários a X-Force, Cable e Apocalipse. No final a X-Force regressa ao nosso tempo, Cable e Esperança fogem rumo ao futuro, mas se separam no fluxo cronológico e Bishop continua sua jornada para matar a nova messias mutante.

Vingadores[editar | editar código-fonte]

Wolverine foi um dos convocados para entrar na nova formação de Vingadores. O Homem de Ferro teve de convencer o Capitão América para que Logan fosse aceito na equipe, com o argumento de que ele seria o elemento a mais na equipe, aquele que chegaria onde nenhum deles conseguiria, no caso de ações mais bruscas ou violentas, devido ao seu sangue frio e histórico marcado por assassinatos e outros. Quando viu a Tropa Alfa sendo completamente aniquilada pelo Coletivo, Wolverine se enfureceu e tentou, como pode, enfrentar o monstro.

Dinastia M e dizimação[editar | editar código-fonte]

James Howlett é um mutante que esta vivo por um século. Sobre os anos, a mente de James submeteu-se a traumas numerosos, lavagens cerebrais pelas organizações clandestinas, que fizeram o impossível para que ele recorde de seu passado verdadeiro. O que é deixado com ele é bocados de partes da memória e ele nunca sabe o que aconteceu com ele realmente.

Antes da guerra Mutante-Humana, James, codinome Wolverine, era um operativo chave na organização S.H.I.E.L.D.. Treinado por alguns dos melhores homens militares no planeta, incluindo Nick Fury e Frank Castle, Wolverine foi usado somente nas operações mais secretas. Quando seus superiores souberam de sua natureza mutante, foi mantido ausente da guerra Mutante-Humana. Foi somente quando toda a guerra iria acabar, Wolverine pensou em realizar uma tentativa do assassinato ao líder mutante, Magneto. A missão nunca ocorreu. Com os mutantes vitoriosos, a S.H.I.E.L.D. foi fechada temporariamente para baixo. James foi liberado de seu quarto solitário e descobriu um mundo novo, bravo do mutante.

Enquanto a S.H.I.E.L.D. retrocedia por seu diretor novo, Sebastian Shaw, Wolverine foi colocado na carga de um esquadrão especial dos mutantes conhecidos como o Esquadrão Vermelho. Ali ele encontrou-se com sua amante atual, Mística. O Esquadrão Vermelho foi usado quase exclusivamente para botar abaixo terroristas humanos e ameaças super-humanas. Foi mais do que até a tarefa com uma taxa de um sucesso de 100%. Com a família e os amigos, e um lugar novo no mundo, James era finalmente satisfeito.

Infelizmente, as coisas mudaram. James começou a ter sonhos e fazer com que questione sua própria vida e o seu próprio mundo. Tentou afogar estes medos com o álcool e as drogas mas este provou ser um ato mal sucedido. Embora odiando a ideia de qualquer um que vasculhe a sua cabeça, recorreu aos telepatas da S.H.I.E.L.D. para a ajuda, mas falharam.

Estas imagens tornaram-se mais viscerais e conduziram-se a Wolverine para fazer algumas decisões questionáveis no campo. Aquelas decisões conduziram a Sebastian Shaw e sua equipe, incluindo Mística, para questionar a sanidade de Wolverine e o seu papel no futuro da S.H.I.E.L.D..

Na última parte da saga Dinastia M (publicada no Brasil pela Panini Group), Wolverine recupera suas memórias, se lembrando de tudo. Esse foi o fio da meada para fazer Wolverine entrar numa caçada de vida ou morte. A noticia da volta de sua melhora impulsionou a queima de arquivos e outros até se mataram. No arco de histórias Origens e Destinos, o primeiro desde Dinastia M, publicado em sua revista mensal do número 25 ao 29, Logan enfrenta o Samurai de Prata e Bucky Jones em busca de respostas. Descobre que o Soldado Invernal matou sua esposa grávida, mas o bebê não teria morrido. Wolverine reconhece que Bucky estava sendo controlado pelo Arma X, e que não teve culpa, Logan agora vai atrás dos verdadeiros culpados por tudo.Os eventos são retratados durante o arco Origens, continuação da saga Origens & Destinos.

Guerra Civil[editar | editar código-fonte]

Durante a mega - saga Guerra Civil, Wolverine foi atrás do responsável pela morte das pessoas em Stamford (sem o consentimento dos X-Men e nem dos Vingadores): Nitro. Na sua busca, Wolverine foi totalmente incinerado até os ossos por Nitro, mas, para surpresa de todos, ele retornou e pegou o vilão. Descobriu então que aquele não era o potencial de Nitro e que alguém estava ajudando ele a ganhar mais poder de fogo. Outro que também queria a cabeça de Nitro era o Príncipe Sub-marino. Este disse a Logan que Nitro era dele por ter matado Namorita. Wolverine, com a roupa de Homem de Ferro, conseguiu pegar Nitro e descobriu quem o havia ajudado. Ele então foi prestar contas com a seguradora que ganhou dinheiro com a explosão.

Logo após, Wolverine entrou para os Vingadores Secretos.

Caracteristicas[editar | editar código-fonte]

Wolverine é famoso pela baixa estatura (1,60m), recebendo por muitas vezes a alcunha de "baixinho" (Hugh Jackman, que o interpreta nos filmes, é quase 30 centímetros mais alto). O adamantium em seus ossos o deixa bastante pesado, isso faz com que seus músculos sejam mais desenvolvidos e seus golpes mais impactantes, pois em teoria seus oponentes recebem golpes de um punho com ossos de metal indestrutíveis. É mestre em várias modalidades de combate desarmado e armado (armas brancas e de fogo), já tendo treinado com grandes mestres orientais e tendo sido agente secreto de elite das maiores instituições de espionagem do mundo. É poliglota, sendo fluente em japonês e espanhol.

A principal característica de Wolverine é sua selvageria animal, que aliada a uma inabalável força de vontade, faz com que ele seja temido e respeitado pela maioria dos personagens da Marvel, apesar de não possuir poderes cósmicos. Uma de suas frases mais famosas é: "Eu sou o melhor no que faço, mas o que faço não é nada bonito."

Poderes e habilidades[editar | editar código-fonte]

Regeneração[editar | editar código-fonte]

Seu principal poder mutante é o chamado Regeneração Celular (também chamado "Fator de Cura"), dom que, além de retardar assustadoramente seu envelhecimento, lhe permite curar-se de qualquer ferimento ou envenenamento muito rapidamente. Através desta imensa capacidade de regeneração celular Wolverine já demonstrou que pode, além de não ficar doente, se recuperar de ferimentos extensos, regenerando membros e órgãos inteiros. No filme "X-Men Origens: Wolverine", é mostrado o traumático processo de infusão com adamantium derretido a que Logan foi submetido. Durante o procedimento ele morre temporariamente, voltando a vida logo em seguida devido ao seu incrível fator de cura. Em Ultimate Hulk vs Wolverine , por ter uma força ilimitada Hulk quebrou a coluna vertebral recoberta de adamantium de Wolverine. Mesmo com sua espinha destroçada, Wolverine continuou vivo e se regenerou. Wolverine também já teve o próprio cérebro destruído por suas garras quando teve o corpo invadido por um vírus tecnorgânico e se recuperou.

Ele pode sobreviver a detonação de qualquer tipo de bomba (de granadas a nucleares como Nagasaky, mostrado no inicio do filme "Wolverine Imortal").

O evento mais impressionante já acontecido com Wolverine, que demonstra a vasta capacidade regenerativa de seu fator de cura, se deu na saga "Guerra Civil", quando o vilão Nitro o incinerou, desintegrando o corpo de Logan até restar somente o esqueleto recoberto de adamantium. Mesmo com a destruição da grande maioria de seus tecidos vivos, o poder regenerativo do herói consegue reconstruir seu corpo por completo.

Por outro lado, na saga "Dias de um futuro esquecido", escrita nos anos 80, e considerada por muitos uma das melhores aventuras dos X-men, o Wolverine do futuro tem, seu corpo incinerado por um robo Sentinela e, aparentemente, não sobrevive.

Assim tecnicamente os poderes regenerativos de Logan o tornam virtualmente imortal.


Sentidos aguçados e garras retráteis[editar | editar código-fonte]

Além do fator de cura, Wolverine possui sentidos super aguçados, podendo rastrear o alvo pelo cheiro (como um lobo), tendo também audição e visão superiores a de um humano normal. Possui também 6 garras retráteis de 30 cm (3 em cada braço) que saem de seus antebraços por meio de contração muscular, como qualquer outro movimento. Essas garras, bem como seu esqueleto, foram recobertas artificialmente com o metal Adamantium, deixando seus ossos e garras indestrutíveis e transformando Wolverine em uma perfeita máquina de combate.

Inimigos[editar | editar código-fonte]

O que se destaca na vida de Wolverine é a longa e quase interminável lista de inimigos que possui. Alguns são muito perigosos e para a sua ferocidade combativa, como Dentes-de-Sabre e Ômega Vermelho. Outros, utilizam-se de astúcia e covardia, como Tsurubaya Matsuo, o integrante do Tentáculo, mandante do assassinato de Mariko Yashida (efetuado pela assassina cega Reiko, através de toxina de baiacu).

Outro grande inimigo do Wolverine é Lady Letal. Ela odeia Logan, pois acha que ele matou o seu pai e roubou a fórmula de manipulação do Adamantium. Os dois já se enfrentaram diversas vezes, ocorrendo geralmente batalhas equilibradas.

Dentes-de-Sabre[editar | editar código-fonte]

O arqui-inimigo de Wolverine é Victor Creed (no filme X-Men Origins: Wolverine, aparece como sendo o seu irmão mais velho), mais conhecido como Dentes-de-Sabre. Adversários de longa data, possuem poderes quase equivalentes (o poder de cura de Creed é mais fraco,mas Creed é mais forte que Logan), o que, apesar do ódio declarado entre eles, gerou um certo respeito mútuo. Em combate, Creed é quase tão perigoso quanto Wolverine e é um dos raros oponentes que lhe são páreo. Um implante de memória fez Logan acreditar que Creed era seu pai e havia matado sua esposa Raposa Prateada, o que depois foi desmentido.

Dentes-de-Sabre era originalmente arqui-inimigo dos heróis Luke Cage e Punho de Ferro, sendo depois transferido por pouco tempo para as aventuras do Homem-Aranha até que finalmente foi aproveitado como arqui-inimigo de Wolverine, por possuir características semelhantes a ele.Se enfrentaram inumeras vezes até que Wolverine pegasse a lamina muramasa e decapitasse Victor Creed.

Outros Inimigos[editar | editar código-fonte]

Aliados[editar | editar código-fonte]

Pelos longos anos de sua convivência com os X-Men, Wolverine formou amizades ricas e profundas, tornando-se mais sociável e menos radical em suas atitudes, apesar de ainda ser muito agressivo. Entre suas maiores amizades femininas estão Ororo (Tempestade), Kitty Pryde e Jubileu, com as quais exerce uma suave relação paterna, além de sua clone, X-23. Entre as masculinas se destacam Noturno, a quem chama de elfo, e Colossus, com o qual tem uma amizade forte. Fora dos X-Men possui também várias grandes amizades, como Yukio, o casal Heather e James McDonald Hudson (Víndix e Guardião, da Tropa Alfa, na qual Wolverine serviu antes de se juntar aos X-Men), Eugene Judd (o Pigmeu, também da Tropa Alfa), além do Capitão América e Nick Fury. No desenho dos anos 90, Morfo é um dos melhores amigos de Wolverine, pois este sempre arfirma que Morfo foi o único que já o fez rir. Quando Morfo e Fera foram atacados pelos Sentinelas, Wolverine estava mais intensionado a salvar Morfo do que Fera. Quando Morfo fugiu da ilha do Senhor Sinistro com o X-Jato, Wolverine foi atrás dele para salvá-lo do vírus inplantado em sua mente. Chegando no bar onde Morfo estava, Wolverine tentou o convencer de voltar para os X-Men com o argumento "O Professor Xavier me salvou, e eu vou te salvar".

Lince Negra[editar | editar código-fonte]

Desde a entrada da jovem Kitty Pryde na equipe dos X-Men, Wolverine assumiu o papel de treinador e protetor da menina, desde seus 13 anos, Kitty Pryde e Wolverine mantem uma suave relação paterna, assim como foram com outras parceiras mirins posteriores. A parceria foi tão marcante que até mesmo levou a Marvel a lançar uma minissérie intitulada Wolverine and Kitty Pryde, além de anos posteriores uma mensal, Wolverine First Class, que mostrava o passado dos dois a fundo, enquanto ele a treinava e a protegia.

Os Vingadores são grandes aliados de Logan, principalmente Thor e Homem-Aranha. No final de varias missões, Thor e Logan tomam uma cerveja. Já no caso de Peter Parker, os dois se ajudavam na época da Guerra Civil, na questão da tia de Peter.

Outras mídias[editar | editar código-fonte]

Televisão[editar | editar código-fonte]

Wolverine aparece com outros X-Men no episódio "A Firestar Is Born" na série Spider-Man and His Amazing Friends, o personagem foi dublado por Neil Ross.

Em 1989, Wolverine apareceu em um piloto para uma séria animada dos X-Men intitulado Pryde of the X-Men, mas o projeto não foi pra frente. Novamente foi dublado por Neil Ross.

Em 1992, Wolverine foi 1 dos protagonistas da serie X-Men: Animated Series a série trouxe uma das mais conhecidas formações dos X-Men: Ciclope, Wolverine, Tempestade, Professor Xavier, Gambit, Vampira, Fera, Jubileu e Jean Grey,a série durou 5 temporadas, com um total de 76 episódios, encerrando em 1997.

Em 1995 na série Homem-Aranha: a série animada, Wolverine aparece junto com os X-men em 2 capítulos da segunda temporada "Morte aos Mutantes (Parte 1 e 2)" onde o Homem-Aranha procura ajuda dos x-men para sua doença mutante. Cathal J. Dodd (Isaac Bardavid no Brasil) dublou o personagem em X-Men: Animated Series e Homem-Aranha: a série animada.

Entre os anos de 2000 e 2003 em X-Men: Evolution, Wolverine é um professor do Instituto Xavier de passado misterioso, dessa vez a voz do personagem foi feita por Scott McNeil.

Em 2008 Wolverine é o protagonista da nova serie do x-men Wolverine e os X-Men,quando o Professor Xavier e Jean Grey têm um forte ataque psíquico, que causa uma explosão, fazendo com que a Mansão X seja destruída e Jean desapareça. Wolverine reúne os heróis e assume a liderança destes. Quem dá as instruções a Wolverine é o próprio Xavier,que está num coma que durará 20 anos.Ele consegue manter contato do futuro com os X-Men, os orientando sobre os acontecimentos que levarão o mundo à destruição (Charles viu um mundo dominado por robôs, com humanos e mutantes derrotados, sem vencedores).

Em 30 de julho de 2009 a Marvel postou um trailer do futuro anime do Wolverine. Seguido do Homem de Ferro, tornou-se o segundo personagem a se tornar anime. Produzida pelo estúdio Madhouse foi lançado dia 7 de Janeiro de 2011.

No mesmo de ano 2011 Wolverine também participou do anime dos X-men tambem produzido tambem pela Madhouse.

Em 2010 Wolverine faz algumas aparições em Os Vingadores: Os Super Heróis mais Poderosos da Terra no episodio "Conheçam o Capitão América" como um soldado na II Guerra Mundial,já no episódio "Os novos vingadores" Wolverine junto com Homem-Aranha e outros heróis derrotarão Kang, ele também participa da batalha final da serie contra Galactus.

Em 2012 Wolverine participou mais uma vez como convidado em um desenho do homem aranha,so que nessa vez na serie Ultimate Homem-Aranha no episodio "Muito Louca" onde o Wolverine e Homem-Aranha apreender o mutante Mesmero , o vilão vingativo usa seus poderes mentais para mudar as suas mentes, criando um sério problema de identidade para os dois heróis tão diferentes quando Sabretooth vem para a cidade.

Cinema[editar | editar código-fonte]

Cena do filme X-Men Origens: Wolverine, com o ator Hugh Jackman no papel de Wolverine.

Nos cinemas o personagem foi interpretado pelo ator australiano Hugh Jackman em uma série de seis filmes: X-Men, X-Men II, X-Men: O Confronto Final, X-Men Origens: Wolverine, Wolverine - Imortal e X-Men: Dias de um Futuro Esquecido.

O sucesso do personagem foi tanto que superou sua franquia de origem, ganhando direito a um filme solo em 2009, X-Men Origens: Wolverine, contando novamente com Jackman no papel do mutante canadense.[3] O filme revela o passado violento do personagem, explicando a sua complicada inimizade com o mutante Dentes-de-Sabre, sua experiência no projeto Arma X e vários primeiros encontros com famosos mutantes do mundo Marvel. O filme terá uma continuação, The Wolverine, inspirada na saga japonesa de Chris Claremont e Frank Miller, que foi lançada em 2013.

Jackman também faz uma ponta como Wolverine em X-Men: First Class.

Em 26 de julho de 2013 estreou nas telas de cinema um novo filme do personagem, intitulado "The Wolverine" (Wolverine - Imortal, no Brasil), onde mostra acontecimentos na história do mesmo após X-Men: O Confronto Final.

Videogames[editar | editar código-fonte]

Wolverine aparece em todos os videogames dos X-Men, e alguns outros da Marvel, como a série de luta da Capcom Marvel vs. Capcom, os RPGS Marvel: Ultimate Alliance e Marvel Ultimate Alliance 2, Marvel Super Heroes: War of the Gems, Spider-Man/X-Men: Arcade's Revenge e Marvel Super Hero Squad. Também é personagem jogável em Tony Hawk's Pro Skater 3.

Notas e referências

Wolverine participou de Desafio Infinito na luta contra Thanos.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Banda desenhada da Marvel Comics é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.