Woolungasaurus

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou se(c)ção não cita fontes fiáveis e independentes (desde junho de 2014). Por favor, adicione referências e insira-as no texto ou no rodapé, conforme o livro de estilo. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Como ler uma caixa taxonómicaWoolungasaurus
Ocorrência: Cretáceo Inferior, 140–100 Ma
Nadadeira de Woolungasaurus glendowerensis

Nadadeira de Woolungasaurus glendowerensis
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Sauropsida
Superordem: Sauropterygia
Ordem: Plesiosauria
Subordem: Plesiosauroidea
Família: Elasmosauridae
Género: Woolungasaurus
P.O. Persson, 1960
Espécie: W. glendowerensis

O Woolungassauro(Woolungasaurus glendowerensis),cujo nome significa Lagarto Woolunga de Glendower, em homenagem a um réptil mítico aborígene (Woolunga), é um plesiossauro, pertencente à família Elasmosauridae.

Caracteríticas[editar | editar código-fonte]

O Woolungasaurus era um elasmossaurídeo típico, com quarenta dentes afiados e um comprimento estimado de cerca de 5 a 9,5 metros. Alimentava-se de peixes, lulas e moluscos marinhos. Acreditava-se que nadavam em grupos.

A espécie Woolungasaurus glendowerensis ,foi nomeada por Per Ove Persson em 1960, é conhecida a partir de um esqueleto parcial, o holótipo QM F6890 , com quarenta e seis vértebras , costelas, braços, cintura escapular e parte dos membros traseiros) desenterrado da Formação Wallumbilla ( Albiano , Cretáceo Inferior ) do Distrito de Richmond, em Queensland. O nome específico refere-se a Estação de Glendower. Outra descoberta de espécies indeterminadas , composta por doze vértebras , foi descoberto a partir da Formação Maree ( Cretáceo, de idade incerta ) do Rio de Neale, perto do Lago Eyre , South Australia. Além disso, um crânio do Yamborra Creek , perto Maxwelltown , Queensland , descrito por Persson , em 1982 foi referida Woolungasaurus .Persson (1982) acreditava que a animal era intimamente relacionado com o seu primo norte-americano, o elasmossauro Hydralmosaurus.

Um Wollungasaurus sendo atacado por um Cronosaurus.

O principal predador do Woolungasaurus era o Cronosaurus, um pliossauro gigante e também um superpredador dos mares do Cretáceo.

O gênero Woolungasaurus foi encaminhado para Styxosaurus por Sven Sachs em 2004