World Heroes

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Este artigo não cita fontes confiáveis e independentes. (desde fevereiro de 2010). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Emblem-scales.svg
A neutralidade desse artigo (ou seção) foi questionada, conforme razões apontadas na página de discussão.
Justifique o uso dessa marca na página de discussão e tente torná-lo mais imparcial.

World Heroes é uma série de videogames de lutas com características de animes e mangás, produzidas pela ADK/SNK inicialmente em 1992.

Criação[editar | editar código-fonte]

A saga de World Heroes teve início com uma empresa chamada ADK. É uma softhouse pequena, tendo em World Heroes, o jogo mais famoso. Devido ao histórico bem criativo sobre lutadores de diversas épocas, conquistou muitos fãs rapidamente.

A empresa se aliou com a SNK, visto que a popularidade desta aumentou bastante devido aos sucessos de Fatal Fury e Art of Fighting. Querendo pegar o embalo, ela achou conveniente se juntar com a empresa, permitindo que esta lançasse seus jogos para o Neo Geo e Neo Geo CD. O resultado foi uma grande aceitação do público Japonês.

Outros jogos famosos da empresa em parceria com a ADK foi Ninja Masters e Agressor of the Dark Kombat, embora tenha muitos títulos conhecidos do público.

Foram lançados quatro World Heroes. O primeiro contava com a seleção de oito personagens, tendo o vilão Neo Geggus como último chefe. Este recebeu muitos elogios, devido a alta qualidade gráfica, superando até mesmo Street Fighter. Devido a esse sucesso todo, surgiu a continuação da série.

World Heroes 2 teve sua qualidade gráfica melhorada. Foram acrescentados mais seis personagens no elenco e Neo Dio foi o escolhido para ser o último chefe. Esta versão também contava com uma melhora na música (a música tema do estágio de Hanzou no Normal Mode, The Bamboozal´s Blow foi uma das cinco favoritas dos japoneses naquela famosa “eleição” das melhores da SNK...). A jogabilidade também melhorou bastante.

A terceira versão de World Heroes foi batizada de World Heroes 2-Jet. Nela, contava com a participação de mais dois personagens, totalizando em 16 personagens selecionaveis, tendo Zeus como o último chefe. O jogo não agradou muito os fãs, pois faltava um enredo mais elaborado (tanto que os lutadores não tem ending próprio). Mas os personagens Janne e Fuuma ganharam os famosos golpes especiais, o que significava o prelúdio para mais uma continuação.

Foi assim que surgiu World Heroes Perfect, considerado o melhor da série. Os detalhes gráficos melhoraram 100%, juntamente com a jogabilidade. A trilha sonora deixa um pouco a desejar, perdendo para o World Heroes 2, mesmo assim é muito bonita. O que chama a atenção nesta versão, sem sombras de dúvidas, é a excelente qualidade gráfica. Detalhes aparentemente insignificantes tiveram uma atenção especial, sendo considerado o jogo com a melhor efeito visual da empresa. Por exemplo, World Heroes Perfect é o único jogo da SNK/ADK em que os personagens olham por onde está vindo os adversários, não importa se é por cima ou por baixo. Outra coisa nesta versão que chamou a atenção foi o visual dos golpes especiais dos personagens. Sem sombras de dúvidas, os mais criativos.

Por fim, Fuuma fez uma participação no jogo Agressor of the Dark Kombat. Além deste jogo, Fuuma, Hanzou, Mudman e Neo Dio fazem uma participação em SNK Battle Coliseum e Ryoko participa em Karnov´s Revenge. Muitos fãs lamentaram a ausência dos personagens de World Heroes na saga The King of Fighters, mas essa foi uma exigência da própria ADK, não podemos fazer nada.

World Heroes foi feito no ano 1992, World Heroes 2 foi feito em 1993, World Heroes 2-Jet foi feito em 1994 e World Heroes Perfect foi feito em 1995.

Historia[editar | editar código-fonte]

World Heroes[editar | editar código-fonte]

Na época da Alemanha Nazista, o empresário Neo Geggus contrata um cientista para criar um robô com uma alta capacidade para a destruição de judeus. Esse robô foi batizado de Brocken. Geggus presenteia Hitler com este robô, que faz a maior festa de genocídio com ]]Brocken]]. Frustrado, Brown rouba Brocken do império nazista e foge para a Itália, que era fascista (Brown raciocinou que a Alemanha jamais iria procura-lo num país aliado). Só que Neo Geggus foi atrás. Para parar o nazismo, Brown resolve construir uma máquina do tempo para convocar guerreiros de diversas partes do mundo que possam deter Neo Geggus. Para proteger a máquina do tempo, Brown constrói um mechanóide que batizou de Neo Dio. Só que Geggus descobriu o esconderijo de Brown e resolveu roubar pessoalmente a máquina do tempo para tirar proveito dos grandes heróis do mundo para a vitória do fascismo. Num combate corpo a corpo, Brown consegue ativar Neo Dio e este abre a máquina do tempo. A energia liberada fez com que uma porção de lutadores do passado, presente e futuro se perdessem no tempo. E devido ao choque, Neo Dio se descontrola e Geggus tem seu corpo deformado pelo mesmo metal-líquido que o corpo de Neo Dio é feito, podendo se transformar em qualquer pessoa que ele visse. E todos vão parar no ano de 1992. Brown ficou desesperado com o que tinha feito. Viajou pelo mundo e juntou sete guerreiros: Hanzou, Fuuma, Dragon, Janne, Julius Carnn (J. Carnn), Rasputin e Muscle Power. Estes sete combatentes tiveram que lutar entre si para descobrir quem poderia derrotar Neo Geggus e procurar Neo Dio, para destrui-lo.

  • Japão Hanzou foi um ninja japonês do clã Iga que controla o poder das águas e que sente saudades do seu Japão Feudal.
  • Japão Fuuma é um ninja de um clã rival dos Iga e possui o poder do fogo. Ambos podem dar pulos duplos e soltar Shurikens. Sem sombras de dúvidas, o golpe mais forte de Hanzou é o En Ryu Há (Flecha do Dragão Marinho Explosivo) e de Fuuma é o golpe Nihon Furin Kazan (algo como o Giro da Vespa do Japão).
  • República Popular da China Coreia do Sul Dragon é o pseudônimo de Bruce Lee. Ele foi um ator de artes marciais chinesas que elevou os filmes de artes marciais para altos postos em Holywood. É rápido em dar seus golpes e chutes, mas é um pouco fraco. Seu golpe mais forte é o Ryu Kyaku (o Chute do Dragão).
  • França Janne é o nome francês de Joana D'arc. Ela foi uma mártir que enfrentou a Igreja Católica e a Inglaterra na Guerra dos 100 Anos. Uma ótima espadachim, aprendeu a controlar uma snake-sword (uma espada que pode se transformar em chicote ao apertar um dispositivo e depois volta a ser uma espada novamente). Seu golpe mais forte é o Justice Sword ( Espada da Justiça).
  • Mongólia Julius Carnn (J.Carnn) foi um nome adotado por Marcus Pólo na Mongólia. Na verdade, ele foi um explorador italiano que descobriu um caminho para o Oriente pelo continente asiático. Apesar da baixa estatura, é um guerreiro bem forte e voraz. Seu golpe mais forte é o Mongolian Explosion (Explosão Mongólica).
  • Rússia Rasputin foi um famoso mago na Revolução Russa que apoiou o fim da época dos czares. Tramou a morte da família real russa e era conhecido também pela sua excentricidade e bissexualidade. Seu golpe mais forte é o Axle Spin (Eixo Giratório).
  • Estados Unidos Muscle Power é o pseudônimo de Hulk Hogan, famoso ator norte-americano que também era lutador de Wrestler. Pode ser forte fisicamente, mas é um pouco lento e especialista em arremessos. Seu golpe mais forte é o Gigant Breaker-Bone (Quebra Ossos Gigante).

World Heroes 2[editar | editar código-fonte]

Após a derrota de Neo Geggus por Hanzou, este volta para a Alemanha para criar novos planos. Hanzou fica confuso sobre o rumo de sua vida e resolve treinar mais para se acostumar com o Japão moderno, até o Doutor Brown consertar a máquina do tempo. E Fuuma sempre ficava por trás, para desafia-lo. Enquanto ele treinava no Japão, Brown descobre que o poder do Passado, Presente e Futuro estava preso no corpo de Neo Dio. Ele alerta aos guerreiros que só um combatente pode voltar ao seu tempo se este destruir Neo Dio, que está descontrolado. E nesse meio tempo, mais seis guerreiros foram encontrados: Capitão Kid, Erick, Ryoko, Jhonny Maximum (J. Maximum), Shura e Mudman, que cobiçavam também o privilégio de voltar para a casa e a sua família (se bem que não tinha cabimento Ryoko e Maximum voltar para o seus tempos pois... eles já estavam nos seus tempos!).

  • Nações Unidas Capitão Kid foi um famoso pirata escocês que deu trabalho para a marinha mercantil européia, que tirava as riquezas das Américas para levar para a Europa. Seu ponto estratégico para os ataques era o Mar do Caribe. Foi o pirata com a riqueza mais famosa da história do mundo pirata. Foi capturado e enforcado. Seu principal golpe é o Pirate Ship (O Navio Pirata).
  • Noruega Erick foi o viking mais famoso da história. Acreditasse que ele descobriu a América antes de Cristóvão Colombo, já que as embarcações vikings eram bem resistentes a longas viagens. Seu poder é do tipo Gelo e Água. Seu golpe mais forte é o Blizard Blow (Sopro Congelante).
  • Japão Ryoko Izuna foi a judoca mais jovem a entrar uma Olimpíada ao representar o Japão com apenas 17 anos de idade e ainda por cima a ganhar uma medalha de ouro. Isso ocorreu em 1992, nas Olimpíadas de Barcelona. O resultado agradou tanto os japoneses que a SNK resolveu homenagear a judoca neste game. Ela é forte no jogo, mas o que se destaca é a sua extrema agilidade, sendo a mais rápida do jogo e ser especialista em arremessos. Seu golpe mais forte é o Nidan Nage (algo como o Arremesso de Carga Explosiva).
  • Estados Unidos Jhonny Maximum (J. Maximum) foi um famoso jogador de futebol americano da década de 70, conhecido pelo seu estilo violento no campo. Era muito agressivo, mesmo assim fez a cabeça de muito jovem americano. Ele se aposentou após o nascimento de seu filho em 1972. Hoje é dono de uma loja de material esportivo em Los Angeles. Embora no jogo ele é retratado como um gigante, na verdade ele têm 1, 78 de altura. No jogo, ele é meio lento, mas muito eficiente. Seu golpe mais forte é o Head Pounce ( Lançamento de Cabeça).
  • Tailândia Shura foi um famoso lutador de Muay Thai (kickboxing tailandês) da década de 60. Se tornou famoso na Tailândia por ser o mais jovem a ganhar um campeonato de Muay Thai ( ele tinha 17 anos quando ganhou a final de Muai Tai em Bangcok contra Seung Tiga, 5 anos mais velho que ele). Foi ele que levou o Muai Tai para os E.U.A . No jogo, ele é rápido, mas muito fraco. Seus golpes principais são o Tiger Fang ( Mandíbula do Tigre) e o Tiger Clow ( Garra do Tigre).
  • Papua-Nova Guiné Mudman não tem muito o que falar. Ele representa um dos muitos nativos das ilhas da Indonésia que lutou contra colonizadores europeus naquela região. Muitos foram massacrados cruelmente e sua cultura é quase extinta. Existem um pouco destas tribos no sul da Austrália, em Papua-Nova Guiné e Nova Zelândia. No jogo, Mudman é bem chato de se lutar contra, devido a seu excelentes antiaéreos, mas no geral, é só mais um lutador de magia e antiaéreo.

Enquanto os lutadores lutavam entre si para saber quem podia derrotar Neo Dio, surge Neo Geggus. O cara foi derrotado e morto por Neo Dio, que invadiu o ginásio na Itália. Hanzou se preparava para o combate final com Neo Dio, mas não contava com o poder de Ryoko. Ela derrota Neo Dio e cada lutador se vê obrigado a ficar nesta época.

World Heroes 2-Jet[editar | editar código-fonte]

Foi neste momento que surge Zeus, um empresário grego que tinha um poder semelhante ao do deus grego Zeus, que fica sabendo da máquina do tempo e resolve pegar para si. Neste meio tempo, ao acionar a máquina do tempo, ele chama para o nosso tempo os lutadores Jack, o Estripador, e Ryo-fu, general chinês que ajudou a expulsar os hunos do império da China.

World Heroes Perfect[editar | editar código-fonte]

Para ganhar tempo, ele resolve exibir para o mundo, os vários lutadores, que resolveram lutar por dinheiro. É aí que surge uma figura chamada Rugal (vocês ainda ouvirão o nome desta figura...). Ele observava atentamente o campeonato e ficou bastante interessado nesta máquina do tempo. Após a última batalha entre Zeus e Hanzou, ele resolve procurar Zeus para fazerem “negócios”. O resultado é que o Doutor Brown leva quatro guerreiros, Hanzou, Fuuma, Ryoko e Janne para o castelo do magnata no cume do monte Olimpo. Lá, os guerreiros resolvem lutar contra o cara, para tentar que o tal de Rugal levasse a máquina do tempo, mas Zeus os impede. Durante a luta final entre Zeus e os quatro guerreiros, Rugal foge com a máquina para a Alemanha (coincidência ou não, foi o mesmo lugar de origem de toda esta confusão...). Enquanto os combatentes apanhavam de Zeus, surge Neo Dio, poderoso e descontrolado. O andróide sabia que precisava matar Hanzou, Fuuma e Ryoko para ganhar o poder do Passado, Presente e Futuro para ficar poderoso. Os quatro combatentes resolvem unir forças contra o andróide. Com o poder das orações de Janne, Ryoko e Fuuma passam para Hanzou seu poder e este desenvolve um novo golpe, chamado de Haoh Tsunami ( Maremoto Especial). Com este golpe, Neo Dio é destruído de vez e os lutadores perdem a batalha, pois nenhum conseguiu o intento de voltar para a sua época.

E assim, termina a saga dos heróis do mundo. Janne se rende aos encantos do mundo moderno e se transforma numa “patricinha”, querendo se casar com um cara cheio da grana. Ryoko ganha mais medalhas olímpicas e se torna uma colegial, tendo duas seguidoras, Harumi e Miyaka. Fuuma abre uma academia ninja nos E.U.A. e Hanzou segue o mundo, buscando novos desafios, guardando no coração, saudades de casa.

Versões[editar | editar código-fonte]