Wu chin hsi

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Este artigo não cita fontes confiáveis e independentes (desde março de 2013). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Hua Tuo, criador do Jogo dos Cinco Animais.

O wu chin hsi (Wuqin xi) - 五禽戲 - , movimento dos cinco animais (também chamado de jogo ou brincadeira dos cinco animais) foi criado na China no último período da Dinastia Han (206 a.C. - 220 d.C) pelo médico Hua Tuo (110 - 207 d.C.).

O wu chin hsi é um dos sistemas de exercícios chineses para melhorar a forma física e para fins terapêuticos, que servem para facilitar a livre circulação da energia (chi) e aumentar a resistência às doenças.

Macaco.gif

Desde a sua criação surgiram muitas variações desses movimentos, que foram sendo modificados e aperfeiçoados através do tempo por famílias e professores, sendo hoje conhecidos exercícios que imitam o movimento de diferentes animais.

Há desde uma seqüência encadeada com os movimentos do tigre, do leopardo, da garça, do dragão e da serpente, até exercícios isolados do tigre, do veado, do urso, do macaco e da garça, os mais usuais atualmente.

Qualquer que seja a forma, os exercícios do Wu Chin Hsi devem ser realizados não apenas imitando os movimentos dos animais, mas também seus comportamentos e expressões.

Benefícios terapêuticos[editar | editar código-fonte]

Sua prática fortalece os músculos e os ossos, desenvolve a agilidade e o poder interno, a harmonia, a suavidade e a força através do espírito e aumenta a flexibilidade.

Referências bibliográficas[editar | editar código-fonte]

  • Dr. Dahong Zhuo, “A Ginástica Chinesa”, Editora Record, 2ª Edição.
  • Dr. Cho Ta Hung, “Exercícios Chineses para a Saúde”, Editora Pensamento, 10ª Edição, 1995
  • Timothy Tung, “Wushu”, Círculo do Livro.

Ver também[editar | editar código-fonte]