Wuchereria bancrofti

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.


Como ler uma infocaixa de taxonomiaWuchereria bancrofti
Microfilária
Microfilária
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Nematoda
Classe: Secernentea
Ordem: Spirurida
Subordem: Spirurina
Família: Onchocercidae
Género: Wuchereria
Espécie: W. bancrofti
Nome binomial
Wuchereria bancrofti
(Cobbold, 1877)

A Wuchereria bancrofti é um nematoide do grupo dos Filarídeos, os quais tem como habitat o sistema circulatório e linfático do seu hospedeiro.

Os adultos machos e fêmeas se localizam nos grandes troncos e vasos linfáticos, tais como os axilares, inguinais, pélvicos e abdominais, formando novelos que geram embaraço na circulação de drenagem linfática. Os adultos são vermes alongados, de cutícula lisa, com esôfago muscular e glandular. Os machos medem por volta de 4 cm, possuem papilas sensoriais anteriores pedunculadas e parte posterior recurvada ventralmente; as fêmeas, de 8–10 cm, possuem útero simples, com vulva anterior.

Ciclo Biológico

A reprodução sexuada produz ovos com características peculiares: a casca é bastante delgada e complacente, formando uma bainha, permitindo que o embrião tome forma alongada e tenha movimentação própria. Esse embrião móvel é chamado de microfilária.

Durante a noite as microfilárias migram da circulação linfática para a circulação sanguínea periférica, onde podem ser ingeridas por mosquitos hematófagos do gênero Culex, que farão a vetoração do helminto. Portanto a Wuchereria bancrofti, ao necessitar de um vetor, além do hospedeiro definitivo vertebrado, é um parasita do tipo heteroxeno.

As microfilárias ao chegarem ao tubo digestivo do vetor, perdem a bainha e libertam a larva de primeiro estágio (L1). Essa larva atravessa a parede digestiva do vetor e migra para os músculos torácicos, permanecendo aí entre 7-10 dias; evolui para larva de segundo estágio (L2), permanecendo mais 10-15 dias, findo os quais passa a L3, que abandona a musculatura e se dirige para a probóscide do mosquito Culex. Wuchereria bancrofti, se aloja nos vasos linfáticos, causando linfedema - Filariose ou Elefantíase.

Ícone de esboço Este artigo sobre Invertebrados, integrado no Projeto Invertebrados é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.