X-Men: O Confronto Final

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de X-Men: The Last Stand)
Ir para: navegação, pesquisa
X-Men 3 - The Last Stand
X-Men 3: O Confronto Final (PT/BR)
X-Men The Last Stand.jpg
 Estados Unidos
 Reino Unido

2006 • cor • 104 min 
Direção Brett Ratner
Produção Lauren Shuler Donner
Ralph Winter
Avi Arad
Produção executiva Stan Lee
Kevin Feige
John Palermo
Roteiro Simon Kinberg
Zak Penn
Baseado em Simon Kinberg e Zak Penn (história)
Jack Kirby e Stan Lee (personagens)
Elenco Hugh Jackman
Halle Berry
Ian McKellen
Famke Janssen
Anna Paquin
Kelsey Grammer
James Marsden
Rebecca Romijn
Shawn Ashmore
Aaron Stanford
Vinnie Jones
Patrick Stewart
Género ficção científica
ação
aventura
fantasia
Idioma inglês
Música John Powell
Direção de arte Chad S. Frey
Helen Jarvis
Sandi Tanaka
Geoff Hubbard
Direção de fotografia Newton Thomas
Siegel
Cinematografia Dante Spinotti
Edição Mark Goldblatt
Mark Helfrich
Julia Wong
Estúdio 20th Century Fox
Marvel Entertainment
Ingenious Film Partners
The Donners' Company
Distribuição 20th Century Fox
Lançamento Estados Unidos 26 de maio de 2006
Brasil 26 de maio de 2006
Orçamento US$ 210 milhões
Receita US$ 459.359.555 [1]
Cronologia
Último
Último
X-Men 2
(2003)
X-Men Origens: Wolverine
(2009)
Próximo
Próximo
Página no IMDb (em inglês)

X-Men 3: The Last Stand (em português X-Men 3: O Confronto Final[2] ), é um filme americano de ficção científica e ação lançado em 2006, baseado no grupo homônimo da Marvel Comics. Dirigido por Brett Ratner, é o terceiro filme da trilogia X-Men, sendo estrelado por Hugh Jackman, Famke Janssen, Halle Berry, Kelsey Grammer, Shawn Ashmore, Anna Paquin, James Marsden, Rebecca Romijn, Vinnie Jones, Aaron Stanford, Ian McKellen e Patrick Stewart. O filme é baseado na Saga da Fênix negra e foi a maior bilheteria da franquia, até ser superado por X-Men: Dias de Um Futuro Esquecido.

Sinopse[editar | editar código-fonte]

Gtk-paste.svg Aviso: Este artigo ou se(c)ção contém revelações sobre o enredo.

A empresa farmacêutica Worthington Labs anuncia que desenvolveu uma vacina para suprimir o gene X, que dá os poderes mutantes e os torna diferentes dos outros seres humanos, oferecendo a cura para qualquer mutante. Enquanto alguns mutantes estão interessados na cura, como é o caso da Vampira, outros estão assustados com o anúncio. Em resposta à notícia, o inimigo dos X-Men, Magneto levanta um exército, advertindo seus seguidores que a cura será fortemente usada para exterminar a raça mutante.

Ciclope, ainda deprimido com a perda de Jean Grey, retorna ao Lago Alkali, onde ela havia se sacrificado ao fim de X-Men 2. Jean aparece à Ciclope, e os dois se beijam. Jean estava diferente, e o beijo acaba por matar Scott. Professor Charles Xavier envia Wolverine e Tempestade para investigar o ocorrido. Quando eles chegam, os dois encontraram rochas flutuando, apenas os óculos de Ciclope, e Jean, inconsciente. Xavier explica que quando Jean se sacrificou, ela desatou a personalidade poderosa alternativa - "Fênix" (a personalidade que Professor X tinha 'bloqueado' para os poderes de Jean ficarem sob controle e não a transformarem num ser poderoso incontrolável). Wolverine está enojado ao saber que Xavier tem mantido por anos Jean em choque telepaticamente, mas quando Jean acorda, ele percebe que ela não é a mesma que ele conhecia. Quando Wolverine nega se envolver fisicamente com Jean, ela perde o controle e telepaticamente arremessa Wolverine contra a parede. Ela então foge para sua casa de infância.

Magneto, também ciente de que Jean é agora uma poderosa mutante disposta a realmente fazer uso dos seus fortes poderes, encontra Xavier na casa de Jean. Os dois homens disputam a lealdade de Jean até que a entidade Fênix acorda, desencadeando seu poder devastador. Ela destrói a casa de sua família, antes de descontroladamente e acidentalmente matar Xavier ao desintegrá-lo, este tem apenas tempo de dizer "Assume o controle. Controla os poderes, não os deixes controlar a ti". A mutante sai da casa, indo com Magneto.

Após a perda de Xavier, Fera pensa em fechar a escola especial para mutantes, porém Tempestade diz que se fecharem a escola, os mutantes não terão pra onde ir. Wolverine, Tempestade, Fera, Homem de Gelo, Kitty Pryde, Colossus e Warren Worthington III / Anjo, este último filho de Warren Worthington II, criador da cura mutante, preparam-se para enfrentar Magneto, que irá atacar a central da Worthington Labs para impedir que a cura continue sendo produzida. Os X-Men vão com o X-Jato até a ilha, enquanto Magneto redireciona a Ponte Golden Gate para a ilha, que juntamente com Pyro, Fanático, Callisto, Arco Voltaico, Ouriço e Psylocke e seu exército cheguem até lá. O ataque começa, e a maioria do exército de Magneto é curada pelos policiais do local. Os X-Men chegam e detêm alguns mutantes de Magneto, que olha para Arco Voltaico, Ouriço e Psylocke para fazerem sua parte: matarem Worthington, que é salvo pelo seu filho Anjo, mostrando a ele que a mutação tem suas vantagens.

Magneto ordena que Fanático mate Sanguessuga, o jovem mutante que neutraliza o gene X, porém Kitty Pryde consegue impedi-lo a tempo, salvando Sanguessuga e derrotando Fanático. Na batalha, Tempestade eletrocuta Callisto contra uma rede de ferro depois de confrontá-la duas vezes, Pyro é derrotado levando uma cabeçada de seu ex-amigo Bobby, que vira gelo sólido pela primeira vez na trilogia. No final da luta Colossus consegue arremessar Wolverine até Magneto, e Fera acaba por injetar a cura no mesmo, anulando seus poderes mutantes. Após isso, a Fênix acorda e começa a destruir tudo ao seu redor, matando os policiais e os mutantes Ouriço, Arco Voltaico e Psylocke. Wolverine pede que Tempestade leve os mutantes para longe. Obrigado, ele mata seu grande amor, Jean Grey, para salvá-la da Fênix, ou seja, de si mesma.

A escola continua sem Xavier, com a Tempestade agora como diretora e Logan como professor, o Presidente nomeia Fera como Embaixador das Nações Unidas; Vampira reaparece curada e retoma seu relacionamento com Bobby Drake. No fim, Magneto está sentado numa praça à frente de um tabuleiro de xadrez e estende um dedo na direção de uma peça de xadrez metálica que se desloca ligeiramente, indicando que a cura mutante pode eventualmente ser apenas temporária. Após os créditos finais, Dra. Moira MacTaggert verifica um paciente em coma que cumprimenta com a voz de Xavier, dando a entender que antes de ser vaporizado por Jean Grey, enviou sua consciência para a do paciente em estado terminal. Assustada, Moira indaga: "Charles ?"[3]

Gtk-paste.svg Aviso: Terminam aqui as revelações sobre o enredo.

Elenco[editar | editar código-fonte]


  • Stan Lee faz uma ponta no filme como um homem que estava regando o jardim e se deparou com a água levitando quando Jean Grey invoca seu poder.[4]

Produção[editar | editar código-fonte]

O diretor Brett Ratner assumiu a direção quando Bryan Singer abandonou para dirigir Superman Returns. "The Last Stand" gira em torno de uma "cura mutante", que provoca graves repercussões entre mutantes e humanos, e sobre a ressurreição misteriosa de Jean Grey. É vagamente baseado em dois arcos das histórias em quadrinhos dos X-Men: The Dark Phoenix Saga, dos escritores Chris Claremont e John Byrne, e Gifted, dos escritores Joss Whedon e John Cassaday.

Depois da saída de Singer, a posição de diretor foi oferecido para Darren Aronofsky, Alex Proyas, Joss Whedon e Zack Snyder. Matthew Vaughn, Kelsey Grammer e Vinnie Jones, saíram durante a pré-produção e o cargo foi ofereçido para Ratner. As filmagens começaram em agosto de 2005, orçado em 210 milhões de dólares, foi o filme mais caro na época de seu lançamento.[5]

Crítica[editar | editar código-fonte]

O filme recebeu críticas variadas de críticos e fãs, com base em 229 avaliações, alcançou 58% da pontuação no Rotten Tomatoes, na resenha principal é destacado que o "diretor Brett Ratner substituiu o coração, a emoção (e desenvolvimento dos personagens) dos filmes X-Men anteriores, com mais ação e explosões" "ainda deve fornecer um amplo entretenimento, mas os espectadores podem realmente querer saber o que seja o "Last Stand".[6]

Banda sonora[editar | editar código-fonte]

  1. 20 Years Ago
  2. Bathroom Titles
  3. The Church of Magneto, Raven Is My Slave Name
  4. Meet Leech, Then Off To The Lake
  5. Whirlpool of Love
  6. Examining Jean
  7. Dark Phoenix
  8. Angel's Cure
  9. Jean and Logan
  10. Dark Phoenix Awakes
  11. Rejection Is Never Easy
  12. Magneto Plots
  13. Entering the House
  14. Dark Phoenix's Tragedy
  15. Farewell to X
  16. The Funeral
  17. Skating On the Pond
  18. Cure Wars
  19. Fight In the Woods
  20. St Lupus Day
  21. Building Bridges
  22. Shock and No Oars
  23. Attack on Alcatraz
  24. Massacre
  25. The Battle of the Cure
  26. Phoenix Rises
  27. The Last Stand

[7]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. X-Men:The Last Stand (2006) - Box Office Mojo (em inglês). Visitado em outubro de 2013.
  2. Capa do DVD em Portugal FNAC Portugal. Visitado em 18 de abril de 2014.
  3. Filme - X-MEN 3: O Confronto Final (X3:The Last Stand) - CinePOP (em português). Visitado em outubro de 2013.
  4. Filme / DVD -X-Men - O Confronto Final (X-Men 3) -InterFilmes.com (em português). Visitado em outubro de 2013.
  5. X-Men: TheLast Stand - The Union (em inglês). Visitado em outubro de 2013.
  6. X-Men: The Last Stand - Rotten Tomatoes (em português). Visitado em outubro de 2013.
  7. X-Men: The Last Stand - Original Motion Picture Soundtrack AllMusic.com

Ligações externas[editar | editar código-fonte]