XAMPP

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou se(c)ção não cita fontes fiáveis e independentes (desde janeiro de 2014). Por favor, adicione referências e insira-as no texto ou no rodapé, conforme o livro de estilo. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
XAMPP
Xampp logo.gif
Desenvolvedor Apache Friends
Versão estável 1.8.8 (30 de Agosto de 2013)
Sistema operacional Multiplataforma
Gênero(s) Servidor web
Licença GNU
Página oficial http://www.apachefriends.org/pt_br/xampp.html

XAMPP é um servidor independente de plataforma, software livre, que consiste principalmente na base de dados MySQL, o servidor web Apache e os interpretadores para linguagens de script: PHP e Perl. O nome provem da abreviação de X (para qualquer dos diferentes sistemas operativos), Apache, MySQL, PHP, Perl. O programa está liberado sob a licença GNU e atua como um servidor web livre, fácil de usar e capaz de interpretar páginas dinâmicas. Atualmente XAMPP está disponível para Microsoft Windows, GNU/Linux, Solaris, e MacOS X.

Características e Requerimentos[editar | editar código-fonte]

XAMPP somente requer um arquivo zip, Rar, o exe a baixar e executar, com algumas pequenas configurações específicas ao sistema em alguns de seus componentes necessários para o funcionamento do servidor web. XAMPP é regularmente atualizado para incorporar as últimas versões de Apache/MySQL/PHP e Perl. Também são incluídos outros módulos como OpenSSL, e phpMyAdmin. Para instalar, o XAMPP necessita de uma pequena fração do tempo necessário para instalar e configurar programas separadamente.

Aplicações[editar | editar código-fonte]

Oficialmente, os desenvolvedores do XAMPP só pretendiam usá-lo como uma ferramenta de desenvolvimento, para permitir aos programadores de websites e programadores testar seu trabalho em seus próprios computadores, sem necessitar acesso algum à Internet. Na prática atual, XAMPP é utilizado atualmente para servir sites web na WWW, e com algumas modificações é geralmente seguro para uso em servidor público. Uma ferramenta especial é incluída para proteger facilmente as partes mais importantes e sensíveis do pacote. O XAMPP possui muitos aplicativos, dentre eles o Apache, MySQL, phpMyAdmin, FileZilla FTP Server, OpenSSL.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações Externas (em inglês)[editar | editar código-fonte]